PARABÉNS A VOCÊ !

Passaram ontem três anos desde que a Nova Catedral da Luz foi inaugurada.
Depois de um conturbado processo, os benfiquistas tiveram a oportunidade de inaugurar o seu novo e grandioso estádio a 25 de Outubro de 2003, numa bonita cerimónia que culminou com um jogo frente ao Nacional de Montevideu (vitória por 2-1).
Desde então, já por lá passaram equipas como Barcelona, Chelsea, Manchester United, Juventus, Inter de Milão, Real Madrid e Liverpool, bem como selecções como as de Inglaterra ou França, sem esquecer a triste final do Euro 2004 frente à Grécia. Nomes como Ronaldinho Gaúcho, Samuel Eto’o, Zinedine Zidane, Frank Lampard, Thierry Henry, Fabio Cannavaro, Gianluigi Buffon, Claude Makelele, Wayne Rooney, Arijen Robben, Ronaldo, Roberto Carlos, Steven Gerrard ou David Beckham já pisaram o relvado da nova Luz, conferindo-lhe o brilho próprio de um estatuto de relevo no futebol europeu, ou não se tratasse de um dos poucos estádios de elite da Uefa.
Momentos de grande euforia já lá tiveram lugar, como a comemoração do título nacional do Benfica em Maio de 2005 (e o jogo com o Sporting que o possibilitou), ou alguns dos jogos chave do Euro 2004 como o célebre Portugal-Inglaterra, desempatado pro penaltis a favor das nossas cores.
As estatísticas dizem-nos que já lá se jogaram 84 jogos, 24 dos quais com as bancadas repletas (a média total de espectadores ultrapassa os 41 mil, e se contabilizarmos apenas os jogos da Champions League é mesmo superior a 56 mil)). Nos 77 jogos disputados pelo Benfica (os restantes foram de selecções), o clube da casa obteve precisamente 50 vitórias, marcando 125 golos. No total a Luz já viu marcarem-se 201 golos. O melhor marcador da Nova Catedral é Simão Sabrosa com 23 golos, seguido de Nuno Gomes (que também anotou o primeiro golo do estádio) com 20.
Terminando com uma nota intimista, referiria que o autor destas linhas já lá assistiu a 59 jogos, ou seja 70 % de todos os disputados. Maiores alegrias? Portugal-Inglaterra (2-2), Benfica-Manchester United (2-1) e Benfica-Sporting (1-0).
Que venham ainda muitos mais dias ou noites como essas.

Sem comentários: