RECORD DA LUZ

66387 espectadores estiveram esta terça-feira na Luz. O número constitui record do estádio inaugurado em 2003, e ligeiramente aumentado em 2025.
O top dez de assistências consta do quadro que se segue:
Já o antigo Estádio da Luz (e consequentemente o país, suponho que também a península ibérica) registou a sua maior enchente no dia 4 de Janeiro de 1987, numa partida com o FC Porto que o Benfica venceu por 3-1, com hat-trick de Rui Águas. Esse FC Porto, orientado por Artur Jorge, com Madjer, Gomes e Futre no ataque, viria a sagrar-se campeão europeu. Já o Benfica, de John Mortimore, faria a "dobradinha" doméstica.
O jogo, no qual estive presente (foi a última vez que fui ao estádio com o meu pai) aconteceu 21 dias após os 7-1 de Alvalade. Segundo notícias da altura, com bancadas, escadas e corredores de acesso apinhados, marcaram presença cerca de 140 mil pessoas. Antes, a "exigência" era assim - perdia-se 7-1 com o Sporting, e batia-se o record de assistência logo a seguir.
Já agora, diga-se que o record europeu ter-se-á registado num Escócia-Inglaterra, no Hampden Park, em 1937, com quase 150 mil espectadores. O record mundial supõe-se ter ocorrido no Brasil-Uruguai de 1950, com cerca de 175 mil a encherem o Maracanã.

7 comentários:

Anónimo disse...

É mesmo um fenômeno estranho um clube presidido por uma banana mole e apoiado por burros analfabetos e atrasados mentais mesmo assim consegue ter boas assistências... muitos parabéns

LF disse...

Em 1987, presidido por outro banana qualquer, e depois do clube ter perdido 7-1 em Alvalade, foi batido o record de assistência com 140 mil burros e analfabetos. Eu fui um deles.

Anónimo disse...

Estás mesmo a comparar Fernando Martins com o Rui costa?? A sério!? Mesmo, mesmo a sério?! ...... Nem vale a pena discutir esse assunto com vocês.....

Anónimo disse...

Não percebeste a ironia?

LF disse...

Fernando Martins foi um grande presidente e um grande benfiquista. Mas cometeu erros muito mais graves, e de relevância histórica, do que Rui Costa (que apenas falhou nalgumas contratações).
Foi de braço dado com Fernando Martins que Pinto da Costa tomou conta do futebol português. Foi Fernando Martins que vendeu Chalana e Stromberg (e na altura não havia a pressão de mercado que existe hoje) para fechar o terceiro anel - que passado poucos anos, com as transmissões televisivas em massa, passou a ficar às moscas.
Ai se Rui Costa tivesse feito metade disto....
Ai se houvesse redes sociais na altura....

LF disse...

Mas claro que não estava a chamar banana a FM, nem analfabeto a mim próprio...

Anónimo disse...

Foi um grande recorde de cenas tristes, racismo, lançamentos de objectos à força toda ,pancadaria no túnel com o Rui mano costa expulsão do Mourinho acusações falsas e mentirosas do treinador sobre os jogadores do Real Madrid que não podiam levar amarelo, ele foi expulso por pedir a segunda amarela para Vinicius e ainda chamar idiota a um jogador que festeja sempre da mesma maneira, triste espetáculo para a grandeza deste clube do Eusébio Coluna e Simões que junto com o adversário Real Madrid foram os primeiros a ganhar a taça dos campeões europeus aguardemos a Uefa e o cagão do Mourinho auto expulso para não ir a Madrid vai ficar no Hotel mais vale que os adeptos do Real tem uma calorosa recepção para ele, e os comunicados foram inoportunos....e para acabar quando o primeiro jogo que foi um hino ao futebol quando acabou o jogo o estádio ficou vazio em pouco tempo ontem perderam e tardaram um quilho abandonar tal era os apupos e lançamento de objectos dai o Rui or a agredir o elemento do Madrid quem se mete com os dele apanha aguardemos a Uefa agora que o Madrid fez as pazes com a Uefa estão jodidos..