TRATAMENTO DE CHOQUE

É assim que a imprensa designa as palavras de Mourinho na conferência de imprensa de Leiria, no duríssimo pós-eliminação da Taça  da Liga.
Ao contrário daqueles que acham que sabem tudo, eu não sei o que se passa no interior do balneário, nem quais as razões que levam uma equipa a entrar em campo com a atitude da primeira parte frente ao Braga, particularmente se depois até foi capaz de mostrar (tarde demais) que podia jogar bastante mellhor.
Como adoro futebol, adoro os jogadores. Da infância fiquei com Chalana no coração, mas todos os jogadores do Benfica são meus ídolos...enquanto vestem a camisola do clube. Depois passam a profissionais, que me limito a respeitar (Não é João Félix?, Não é Bernardo Silva? Não é Ruben Dias?). E respeitarei sempre, pois são eles que fazem o jogo, que marcam ou evitam os golos, que me fazem ou fizeram vibrar. Mais do que treinadores, muito mais do que dirigentes, muitíssimo mais do que árbitros, são os jogadores que escrevem a história do futebol - de que eu tanto gosto.
Tendo a defender sermpre os atletas de críticas injustas, sobretudo quando apontam a factores técnicos. Nunca assobiei um jogador do meu clube, e jamais o farei - pelo menos durante um jogo.  Sei que Leandro Barreiro nunca fará o que vi fazer a Chalana. Se errar um passe, percebo e aceito. Eu, por muito boa vontade que tivesse, faria certamente bem pior.
Já falhas de atitude competitiva, confesso que tenho mais dificuldades em aceitar. E aquilo que se viu em Leiria, como já se vira noutros momentos da presente temporada (a trilogia dos golos nos descontos, Qarabag, segunda parte de Newcastle, primeiros minutos do dérbi da Luz, etc), não me parece ser do domínio técnico-táctico. 
Já vi Richard Rios fazer bons jogos. Já vi Sudakov fazer bons jogos. Já vi Dahl fazer bons jogos. Tal como Otamendi, Dedic, Tomás Araújo, Manu Silva, Aursnes ou o citado Barreiro (senão em técnica, em força, velocidade, movimento, concentração, atitude) Podem até nem ser superestrelas. Não o são. Mas têm capacidades físicas e técnicas, em doses variáveis, mas suficientes, para construir uma equipa competitiva. Para ganhar ao Santa Clara, ao Rio Ave, ao Casa Pia, ao Qarabag e mesmo ao Braga. Para não perder seis pontos da mesma ridícula maneira. A verdade é que não as aplicaram, parecendo pensar uma de três coisas 1) a competição não interessa muito e ir à final são favas contadas 2) temos de nos poupar para a montra da Champions 3) estamo-nos nas tintas para este clube. Qualquer delas imperdoável em quem ganha tanto dinheiro para fazer aquilo que é suposto gostar de fazer (deixo de fora Trubin e Pavlidis que, como depois Prestianni, merecem ser ilibados do desastre de Leiria).
Se há jogadores que têm algum talento e/ou alguma capacidade física, se conseguem mostrá-lo quando são espicaçados, porque não o fazem sempre? Porque não lutam sempre até aos seus limites? Porque não deixam tudo em campo? Houve bons exemplos de aplausos depois de maus resultados, em jogos em que os adeptos reconheceram esforço e empenho totais. Infelizmente, não foi o caso. E de Leiria, alguns jogadores, não só não mereciam qualquer aplauso, como merecia assobios ou mesmo ter vindo a pé, ou de Uber.
Foi erro do presidente contratar um Rios que sabe jogar como fez com o Sporting e com o Nápoles, ou como fazia no Palmeiras? Ou um Dedic que entrou de rompante na temporada e toda a gente parecia "Amar"? Ou apostar num Dahl que na época anterior, sempre que entrtava, causava boa impressão? Foi a táctica de Mourinho que não resultou? Mas a mesma táctica resultou noutros jogos, e mesmo na segunda parte deste. Então?
Enfim. Acho que há muito que reflectir, e seja com tratamento de choque ou não, há jogadores que têm de dar mais de si, muito mais.
O mercado está aberto. Quem não tem perfil para vestir a camisola de um clube que joga sempre para ganhar, deve ir à sua vida, e procurar um Bournemouth ou um Oviedo qualquer. No Benfica, seja qual for o resultado, temos de ter a certeza de que todos deram o seu máximo até ao apito final do árbittro, até à última gota de suor. Em Leiria não fiquei nada convencido disso.
Parafraseando Mourinho, espero que tenham dormido tão mal como eu.

25 comentários:

Anónimo disse...

Parafraseia Mourinho. Muito bem.

Mas porque não parafraseia Rui Costa?
É que Rui Costa desvalorizou por completo o suposto “tratamento de choque”. Nas declarações após o jogo, desvalorizou a ida para o Seixal.

«Saímos daqui derrotados numa competição que queríamos ganhar. A primeira parte não justificou isso. Já estava programado que os jogadores passassem a noite no Seixal. Não é castigo, é prevenção para os próximos jogos. O que é lamentável é que não estejamos aqui no sábado por responsabilidade nossa».

Estava programado. Lamenta. Não é castigo.

Preciso dizer mais?

Anónimo disse...

Talvez falte sublinhar mais uma coisa: “por responsabilidade nossa”.

Mais uma responsabilidade que assume. Mais uma. A somar a tantas outras.
Assumiu. Está assumido.

Todos sabemos que assumirá também a responsabilidade quando não vencermos o campeonato. Assumirá a responsabilidade quando formos afastados da Champions. Assumirá a responsabilidade quando formos eliminados da Taça de Portugal.

“Responsabilidade significa a obrigação de responder pelos próprios atos, deveres ou por algo que lhe foi confiado.
Implica assumir as consequências das suas ações e ter a capacidade de prestar contas, para si e para outras pessoas, instituições ou a lei”.

Alguém lhe envie o conceito, por favor.

Anónimo disse...

Montenegro / Ministra da Saúde = LF / Rui Costa

LF disse...

Já respondi a essa questão nos comentários ao ppost anterior.
Os jogadores sabem se foi castigo ou não. O Rui Costa sabe que tem de fechar a polémica perante a comunicação social.

Anónimo disse...

O Benfica não joga nada e Mourinho mete sempre os mesmos? Porquê?
Mourinho diz que aursnes joga lesionado pq não tem jogadores. Como? Quantos jogadores com qualidade tem o Benfica no plantel principal , equipa B, nos sub 23, nos sub 19? Muitos mas só servem para os treinos, não dão comissões.
Os jogadores estiveram e tem estado mal mas Mourinho tb o esteve e tem estado. Ele tb é culpado pelas miseráveis exibições e ninguém fala disso.
O Mourinho não tem metido os melhores, por isso, é tão culpado como os jogadores.
Se o Benfica só tivesse maradonas não precisava do Mourinho, bastava o Veríssimo

Mourinho e tão culpado como são os jogadores. Fala bem mas em jogo jogado nada tem apresentado de especial, não está a fazer melhor que Lage.

Anti amelias

Anónimo disse...

Pessoal tenham calma... pó ano há mais 🤭

Anónimo disse...

O Benfica está a sofrer do mesmo síndrome do Manchester united.
Esbanjamento de dinheiro todos os anos e sempre a piorar.
O que está acontecer ao Benfica ainda consegue ser pior que o united, porque o united não gasta o dobro dos seus concorrentes, o Benfica gasta o dobro de Porto e Sporting, 20X mais que o Braga que nos ganhou e + de 100X que casa pia, Santa Clara e rio ave que empatou contra nós na Luz
Isto é vergonhoso, miserável e intolerável

Anti amelias

John Billy #37 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
John Billy #37 disse...

Se os jogadores não dão o máximo de quem é a culpa? Não será falta de liderança?
Mas atenção que não partilho dessa opinião. Perdemos contra o Braga porque eles estavam melhor preparados. O Mourinho foi papado de cebolada. Ao intervalo conseguiu parar as fugas dos avançados do Braga mas já foi tarde.
Temos que ter paciência. O Mourinho ainda está em fase de aprendizagem. Além disso entrou no clube e já estávamos a uns longínquos 2 pontos da liderança. Com o seu bom trabalho já recuperamos bastante e só estamos a 10. Estou confiante no título.

Anónimo disse...

Mourinho fala, fala mas não o vejo a fazer nada.
Esta é a verdade.
Diz que os jogadores que tem não servem e quer os monos de Nápoles e al nasr, um péssimo profissional que gozou com os benfiquistas ( Rafa) e um jogador do rio ave a preços de um titular do Barcelona.
Estes 4 jogadores que Mourinho quer não são melhores que os fracos que temos, é ir de cavalo para burro mas com umas comissões pelo meio.
André Luiz e wesley são melhores que schjelderup e prestianni? Não
O Lorenzo Lucca e o wesley são suplentes de Nápoles e al nasr e custam tanto dinheiro?
O André Luiz foi dispensado do flamengo e custou 600 mil euros ao Estrela e vale 15 milhões por jogar no colosso rio ave?

Todos estes negócios cheiram muito mal, serão negócios ruinosos para o Benfica e darão muito lucro aos comissionistas.
E o rafa voltar ao Benfica é de uma falta de tudo a quem der o aval para o contratar

Anti amelias

Alberto João disse...

Alguém está em negação. Estas reflexões seriam interessantes se estivéssemos num período vencedor e em situação de vencer noutras competições. Em janeiro estamos arredados de tudo; achar que este tratamento de choque vai resultar no Dragão e é uma jogada brilhante é incapacidade de entender a realidade e mandar as culpas para cima dos jogadores. 1 campeonato em sete anos e fingimos que está tudo normal?

Anónimo disse...

Ganhar no Porto sem avançados, com 4 médios de contenção como tem escolhido o Mourinho, sem poder de fogo no ataque. Diga-me como?

Anónimo disse...

O tratamento de choque vai ser jogarem novamente os mesmos que não tem jogado nada.


Anti amelias

Anónimo disse...

Pelo que se tem visto, o sidny tb não é melhor que o dahl pq quem é titular é o dahl.
Anda-se a contratar jogadores para o banco?

Isto é que é gestão?

Anti amelias

Anónimo disse...

Vai tomar o comprimido… já não dás uma para a caixa. Passaste de um Blog de referencia do Benfiquismo a um inqualificavel Lambe Botas!!!

Semper Fidelis disse...

devias ter vergonha por passares tanto a mão pelo pêlo do teu Ruim Bosta

Semper Fidelis disse...

concordo em absoluto

MIKE JACO disse...

O problema do SLB começou nos anos 70, quando as seitas tomaram conta do futebol. Olharam para o SLB como o alvo a abater. Só um cego não percebeu movimentos anuais nos bastidores. Ao princípio titubiantes.

Podem gritar, escrever centenas de comentários, desabafar a frustração, mas nunca irão perceber o que se passa.
"Estão a mijar na árvore errada".

Estas seitas tinham o controlo total do planeta há milhares de anos (já não têm). Precisavam de destruir o maior obstáculo, 60% da população. Com cuidado. Se o SLB falisse, lá se ia a galinha dos ovos d´ouro, ficavam agarrados ao c@r@lho! Tinham de o fazer a pouco a pouco.

Precisavam de 2 coisas.
1.. Despachar Vieira. Evitou a falência levando o clube à proeminência mundial. Um empecilho duro de roer. Cooptaram a justica com a cumplicidade da media capturada e benfiquistas lavados, por isso, estúpidos. Eles entram nos cérebros dos mais fracos e incautos lavados através da media cada vez mais deles.
Sabem o que é MK-Ultra? Estudem e investiguem. Existe desde a 2ª guerra. A TV foi criada para isso.
Pagaram a sócios do Benfica para atacar LFV, minando a sua imagem ano após ano. Só quem não acompanhou e não percebeu...

2.. Sabiam que quem viesse não tinha os tomates ou intuição de LFV.
Sabiam que seria RC.
Intuitivo, LFV percebeu desde o 1º dia o que se passava. Já tinha experiência, sabia onde estava o poder.
Concentrou-se no clube para o levantar, sem olhar para o lado.

A partir do momento em que RC entrou, trataram de conseguir, finalmente, 100% dos media com o NOW e a Bolha com os amigos da Suiça. A Suíça fundada em 1291 nunca foi neutral. É considerada o eixo do mal, centro global de corrupção com décadas de atividades nefastas.
O NOW azul aliado do sapo Record começou Junho 2024, a Bolha, comprada pela cabala Suiça Julho 2023, mudou a agenda editorial.
A pouco e pouco implementaram a estratégia dos 100%.

LFV no fim foi visitar o Pinto. Foi beber chá? Ou para visitar o Museu, como A. Costa disse, quando Agosto 2023 foi de repente a correr para o Porto??Ahaha! E o Marcelo “desmaiou”. Eu sei o que aconteceu.

LFV sabia de onde vinham as ordens. Tinha de safar-se dos processos falsos e ilegais que os corruptos lhe colocaram.
Já foi condenado por algum processo?
Apesar das mentiras e da manipulação dos media? Tudo inventado.
Este é o "modus operandi" destas seitas em todo o mundo.
Têm a justiça e a política no bolso. E as religlões, criadas por eles.

Notem. Os “padres” agora estão ao lado do Vil Broas no Dragão.
Acham que é por acaso? Nunca se viu no tempo do Costa.
Porquê? Não era necessário. Agora já é.
Desesperados, não podem ficar 5 anos sem a Champions. Já viram quantos pontos lhes foram dados pelos árbitros e por jogadores adversários “condicionados”?? “Modus operandi” muito usado pelo Pinto durante anos!! E pelo Cashball!
Um vez comprado, para sempre comprado. Se mijam fora do penico... fazem chantagem.

A prisão do Madureira foi um atirar de areia para os olhos. Se querem limpar, precisam de prender dezenas de criminosos. A máfia e os “agentes” continuam a agir da mesma forma. Perceberam?

À seita do PC sucedeu seita mais “elitista”, com o mesmo objetivo de controlo total. Andaram anos a preparar o sapo Proença, como nos EUA fizeram com o Obama. Conseguiram a totalidade da media após anos a infiltrar as instituições arbitrais, depois irradiarem tudo que era vermelho, deixando um ou outro “verbo de encher” para enganar os papalvos.
Controlam 100% da arbitragem.

A arbitragem é a entidade mais fácil de infiltrar, de subornar e mais eficiente, porque obtem resultados mais rápidos, através de manobras conhecidas. É como ter numa eleição, máquinas que falsificam os votos.

Sabiam que os Zionistas e a Mossad roubaram eleições em 72 países em mais de 20 anos? Ficaram a saber, mas não pela media portuguesa.
Fabi Capelo chamou à arbitragem uma máfia. Percebeu tarde, mas tem toda a razão.
A arbitragem funciona como um espécie de braço armado da cabala, para implementar uma agenda de control total com dezenas, centenas de anos.

Anónimo disse...

VocÊs é que deviam de ter vergonha por serem idiotas. Não dizem coisa com coisa, completamente ignorantes, estão totalmente destrambelhados da cabeça, insultam para todos os lados, não percebo como ainda não agrediram a mulher e o filhos, se calhar porque têm medo de serem presos.

Silence is golden. E informem-se do que realmente se passa no mundo e no futebol em Portugal porque tudo influencia o desempenho dos jogadores, dentro e fora do relvado. As palavras são importantes. A ignorância mata.
Solução? A consciencialização da verdade e dos factos.

Alberto João disse...

Coloco aqui este link para que se faça o contraditório com a defesa acérrima que o LF faz do Costismo e para que alguns se conscientizem de que ser do Benfica não é ser seguidista! https://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2026/01/rui-costa-ate-acaba-por-ser-o-menos.html

Anónimo disse...

Infelizmente, tendo também a concordar.

Sempre gostei deste espaço, pelo inegável Benfiquismo do autor.
Mas esse Benfiquismo foi, nos últimos tempos, ultrapassado pelo RuiCostismo que o assolou.

Temo que, da mesma forma que LF ama o Benfica, tenha passado a amar Rui Costa. Por razões que desconheço. Uma entrega da alma, a crença que Rui Costa seria um exemplo perfeito do homem que progride, da evolução da raça humana. O miúdo que se fez jogador, daí fez-se estrela, daí dirigente, depois presidente e, finalmente, Rei Sol das enormes conquistas Benfiquistas.

Seria uma história bonita. Da qual todos gostaríamos de fazer parte.

Infelizmente, é só ficção. Um desejo e não uma realidade.
Mas continua, LF e muitos outros, a tentar fazer crer que poderá vir a ser verdade.

É literalmente culto.
O culto de um homem, contra a razão e os factos.

Perigoso. Assim caem os gigantes.

Anónimo disse...

Hein?

Nós é que insultamos por todos os lados?

Nah. Você já não me engana mais. É lagarto ou tripeiro. Só está aqui para acicatar.

Baze.

Anónimo disse...

Bravo, Alberto Miguéns.
Respeito, muito, o homem. E o afastamento que mostrou durante o período de eleições, deixando a cada qual a decisão que cada um fez. Mesmo tendo fortes opiniões, só uma vez escreveu sobre as mesmas.
Alberto deixou a democracia funcionar em pleno.
Fez bem. Consciente dos riscos.
O resultado foi o que vimos. E que revela o Clube que somos. Com todos os seus imensos defeitos. E imensas virtudes.

A verdade é que optámos, como um coletivo, por este caminho.
Um caminho de crise.
De auto flagelação.
Decidimos sofrer.

Tivemos oportunidade de mudar, antes da crise se abater em força, com alternativas sólidas e pejadas de talento, experiência e desinteressado Benfiquismo.
Não quisemos. Fomos pelo encanto. Pelo puto dos calções grandes demais para o corpo franzino. Que hoje veste fato. E que, de fato, devia só ter vestido os calções.

Teremos de carpir os nossos pecados. Espero que a nação acorde antes que seja tarde.
Espero ainda que, desta vez, não tente encontrar solução, daqui a 4 anos, num aventureiro tipo Vale e Azevedo.

Talvez o Benfiquismo de Rui Costa venha a imperar. Talvez saiba sair antes de se tornar o vilão para o qual caminha, neste triste fado que interpreta.
Haja fé.

joão carlos disse...

agora é que vai ser.
o rui aprendeu com os erros e agora é que os vai corrigir.
a culpa é dos jogadores temos que correr com esses que não sabem o que é o clube, fazer uma limpeza de balneário, o rui não tem a culpa deles não darem tudo até porque não é ele que os contrata como é óbvio.
os jogadores estão todos comprados pela oposição para queimarem o nosso maravilhoso presidente.

a culpa é dos iluminati, e afins, e nem sei como é que eles nos deixaram vencer tantos campeonatos, nem duas taças dos campeões, deviam de estar a dormir.

o que interessa é que não temos derrotas no campeonato.

eu acredito que agora é que vai ser.

LF disse...

Tinha tanto a dizer sobre isso...
Mas não o faço. Fico com o meu benfiquismo e outros que fiquem com o deles.