PIADAS DE MAU GOSTO

Não há ruis costas, não há noronhas nem há mourinhos que resistam a isto. Foi assim a época passada, está a repetir-se o filme.
Aliás houve uma jornada no último campeonato, que se revelou fatal, e foi igualzinha a esta: Sporting levado ao colo nos Açores, e Benfica a ceder um empate em casa nos últimos instantes, então com o Arouca, num jogo com intenso perfume da arbitragem. Na altura foi uma rasteira com a cabeça de Otamendi. Agora um penálti com o peito de António Silva. O campeonato de 24-25 foi-se. Este vai pelo mesmo caminho.
Mais do que um manto verde, estamos a assistir a uma roupagem completa, com erros anedóticos sempre para os mesmos lados, e desde que Rui Caeiro está na arbitragem. Quem não se lembra, com outra cor, era mais ou menos assim o Apito Dourado. Como chamar a este?
Mas o resultado desta noite tem de ser visto em duas dimensões.  Uma é essa, que acabei de referir, e exige uma tomada de posição muito dura por parte do Benfica. Outra, é preciso dizer, é futebolística. 
O Santa Clara marcou na Luz aos 92 minutos. O Rio Ave marcou na Luz aos 91. Agora o Casa Pia também marca na Luz aos 91. Estão aqui 6 pontos (seis!), com os quais o Benfica seria líder do campeonato. Estão aqui metade dos jogos em casa. Já no tal jogo com o Arouca da época passada, o golo do empate fora sofrido aos 94. Também no ano passado, nas Aves, creio que foi aos 96. E no Jamor aos 99. Estava aí uma "dobradinha".
São demasiadas situações para se tratar de mera coincidência.  Há aqui um padrão de erros individuais e colectivos, de desconcentrações, e total incapacidade para segurar resultados. Os outros garantem vitórias nos descontos (Sporting agora e muitas  outras vezes, FC Porto em Moreira e na Liga Europa). O Benfica cede pontos e mais pontos. Empates e mais empates contra adversários que nem sequer fazem nada para os conseguir. 
Não é de agora. É assim há anos, foi com o Eduardo Quaresma, foi assim inúmeras vezes com o Coates, foi com o Kelvin, e até numa final europeia. Foi em inúmeras ocasiões, e devo confessar que já começo a ficar arrepiado quando a placa do tempo de compensação é levantada. Nos jogos do Benfica e nos jogos dos rivais. Neste campeonato estão a passar-se, também neste plano, os limites do ridículo. 
São duas dimensões desta jornada, na qual o Sporting podia, e devia, ter menos dois pontos, e o Benfica podia, e devia ter mais dois.
A primeira dimensão exige uma resposta para o exterior. A segunda exige uma reflexão no interna. 
Por vários motivos, este era um jogo que o Benfica tinha de vencer. Mas é bom que os adeptos não se esqueçam de todas as razões pelas quais isso não aconteceu. E a principal não reside nos jogadores,  nem no treinador, nem no presidente. 

30 comentários:

Anónimo disse...

A culpa de todo este bolo de miséria e de miseráveis é, em primeira análise, de Rui Costa.
Deixou tudo isto chegar a este ponto, arbitragens e afins, por culpa própria e silêncio cúmplice.
R U A!!

Alberto João disse...

Todos esperávamos com ansiedade este textito de desculpas! "São demasiadas situações para se tratar de mera coincidência." - nisto tens toda a razão, claro que não é coincidência! É falta de competência, de força mental e de mística, acima de tudo do responsável pela preparação desta época que gastou 130 milhões em jogadores banais, que nada acrescentam, que permitiu um banco de suplentes sem qualidade, que despede treinadores inconsequentemente depois de os arrastar para além do prazo de validade e que insiste num guarda-redes e numa dupla de centrais que dão casas jogo sim jogo não, porque precisa de os vender para equilibrar as contas no final de cada época. Continuar a falar de outras coisas é mandar areia para os próprios olhos e atrasar a solução. Continuem a negar o óbvio e nem a Aliança Galáctica salva o Benfica da irmandade das trevas!

Anónimo disse...

Depois do que se passou ontem no jogo do Santa Clara, as 20h o suposto presidente do Benfica que foi eleito ontem devia ter vindo a BTV dizer que queria uma arbitragem limpa!

Agora vai falar hoje? Já é tarde, já perdeu os pontos….

Rui não defende o Benfica , ponto final

Anónimo disse...

Isso é tudo verdade, mas desculpe, não pode ilibar Rui Costa disto tudo. O problema já se vinha manifestando com LFV e agora nestes ultimos 4 anos descambou com Rui Costa que não conseguiu , nem se sabe se vai conseguir acabar com este estado de coisas. Assistimos agora na conferência de imprensa a um GRANDE JOSÉ MOURINHO em defender em 3 minutos mais o Benfica do que defendeu Rui Costa em 4 anos.

Anónimo disse...

Equipa apática , não pressiona, não defende bem, jogadores decidem mal, não controlam tempos nem as fases diferentes de jogo…. Meu Deus , que filme de terror!!!!

Anónimo disse...

A culpa é, maioritariamente, do Costa, porque foi ele quem deixou que o Sporting dominasse as estruturas do futebol e nem um pio soltou. O varandim e o más defecam-lhe na tola e ele ri-se para eles.
Viste a resposta que deu ao parolo da Foz? E viste a resposta de Manteigas? Em quem te revês? No inerte que desgoverna o Benfica ou no gajo que ficou em 4.º lugar nas escolhas dos sócios.
O Costa esconde-se atrás do Mourinho, que tem de fazer o trabalho dele e o do banana do presidente.
Parabéns aos 65%! Agora, é lidar!

Anónimo disse...

Pese embora……..

Nuno disse...

Sem palavras.
Roubados pelo projeto.
Incompetentes em campo.

O Casa Pia.

O LF diz que fecha o blogue.
Pois eu vou fechar a minha participação durante uns tempos. É o melhor, para não ofender ninguém, que tenho a certeza que é enorme benfiquista e não tem más intenções.
Apenas más escolhas. Péssimas escolhas. “Erros, para ser simpático”.

Rui Costa já falou.
“Não fujo à responsabilidade”.
Não foge? Então? Assume? Como?

“O Benfica vai pedir uma audiência clara. Já chega”.

Sim. Até tremem.

Anónimo disse...

Aguentem! O casa pia levou 5 do Amadora no último jogo e 4 do Braga no penúltimo e agora foi empatar á luz...nem tudo foi mau ganhamos um ponto, parabéns aos 65%

Anónimo disse...

Este ano nem em sexto ficamos…. Isto vai ser cavar buraco atrás de buraco…

Alberto João disse...

Ah, finalmente chegaste lá! Talvez porque tenhas chegado aqui mais tarde...talvez agora entendas por que alguns de nós somos mais agressivos nas palavras, porque já estivemos aí nesse ponto, simplesmente não fechámos a nossa participação para evitar ofender alguém!

Anónimo disse...

Pensava que a culpa tinha sido do COVID… 100 milhões e marcamos um golo ao casa de jogo corrido e outro de Penaltie….

Belos tempos do rolo compressor

Anónimo disse...

Elel deixou o quê? Os lagartos tomaram conta da Arbitragem, dos media e das estruturas do futebol. Esperaram 40 anos por isto. Tiveram mais que tempo para se prepararem. Até a Bolha conseguiram comprar através dos seus amigos na Suiça.
O que tem Rui Costa a ver com isto? Menos do que tu!
Pelo menos não diz tantos disparates!

Anónimo disse...

Se percebi bem, o Rui Costa devia ter adivinhado que os árbitros e VAR iriam roubar o clube no dia seguinte. É isso? Porra que são estúpidos!

Lin disse...

1- é batota demais. 2- ver um. A partir daqui podemos dizer tudo e mais alguma coisa. Eu o que digo é que o Rui Costa não pode ter medo de ter jogadores bisarmas.

Anónimo disse...

O Rui adivinhar? Claro que não! Então se ele. Só vê, não ouve e assina sem ler, algum dia poderia ser vidente?

Anónimo disse...

Então, mas, mas, mas... Foi ele que os contratou!

Alberto João disse...

Ora aí está a equipa de alucinados da lavandaria Rui Costa! Um penaltie mal assinalado quando estás a jogar com a pior equipa do campeonato, em casa, a ganhar por 2-0 é que é a explicação para um péssimo resultado, quando até foi um jogador do Benfica a marcar autogolo? Os bananistas vão todos pegar nisso, mas pensas que enganas alguém? Só a ti mesmo, mas tenho uma coisa a dizer-te: vais levar com isto mais uns anos até abrires os olhos, e tens o que mereces!

Anónimo disse...

Não pah, o Rui Costa devia ter falado! Ponto final! O Rui Costa em cinco anos falou um vez apenas! Percebes? E quando não falas e não metes pressão em quem deves, acabas comido! O Rui Costa não tem de adivinhar nada, mas eu que sou um simples empregado de balcão já percebi como funciona o futebol português! Tu não? Quantas vezes já vimos este filme? Vê lá se o varandas no ano passado não falou e não teve logo colinho…. Presidente ausente , é o que é

Anónimo disse...

O Florentino está disponível no mercado?

MCRC disse...

Não desculpes o teu presidente nem branqueies as culpas que são todas dele e apenas dele! Quatro anos de silêncio, de mansidão, de preguiça - que é apanágio dele - tiveram este resultado. Todos c@gam em cima do Benfica e como disse Mourinho ninguém respeita o Benfica. São horas e horas nas televisões a malhar no Benfica. Ajudaram a despedir o Schmidt, provocaram a saída do Lage, um traque do Benfica dá horas e horas de conversa! E com os árbitros tem sido uma vergonha! Nos jogos dos outros grandes, os erros são sempre em seu benefício. Nos nossos jogos são quase, QUASE sempre em nosso prejuízo. E depois ainda temos o desplante de desculpar esta cambada toda a quem o Benfica dá de comer, com auto culpabilizar-mo-nos por estas situações. Sim, também temos culpa... Mas os outros são sempre tão perfeitos que nunca tem culpa?
SIM, O TEU PRESIDENTE E TODOS OS QUE NELE VOTARAM SÃO OS PRIMEIROS E PRINCIPAIS CULPADOS! - PARA NÃO DIZER ÚNICOS CULPADOS!...

Anónimo disse...

MVP do jogo: o Zé Nabiça.
MVP da época: Rui Costa e 65 mil génios.

joão carlos disse...

que falta de vergonha e hipocrisia só estas a ter aquilo que fizeste por merecer ter um post absolutamente patético.
a cultura de derrota deve ser dos candidatos da oposição só pode.

fomos prejudicados a serio, eles até gozam e cada vez vão fazer pior agora que sabem que podem prejudicar à vontade porque o manso se deixa comer por todos e nem pia mais ainda votam nele.

o que interessa é que não temos derrotas nas competições nacionais isso é que interessa.

Anónimo disse...

Amanhã, o Fialho já vai sacar outro quatro a mostrar como ainda não perdemos neste campeonato.
Como diz o Fialho, foi um voto na continuidade: nunca esteve tão certo.

I-nónimo disse...

Mas continuamos a valorizar excessivamente um penalti mal assinalado, que foi defendido...

E um canto que deu golo, quando o sportem estava com menos um, e teve vários outros sem conseguir marcar.

E mais, ainda na primeira parte teve outro não assinalado que foi uma grande defesa do GR.

O sportem se foi beneficiado poderá ter sido por uma cotovelada do Diomandé num outro canto ofensivo. Aliás, esse jogador faz isto em pelo menos 3/4 dos lances que disputa.

O que nos tem de fazer pensar é a diferença de mentalidade de muitos dos nossos jogadores em relação aos dos outros.

Nem vou falar na qualidade, mas temos jogadores com a mentalidade do Hujlmand, do Suarez, do Maxi Araújo, do Ioanidis, do Trincão, do Pote, do Simões, até do Fresneda?
Temos meninos...
Rapazinhos simpáticos...

Vietname: Michel Preud'homme, Gamarra, Miguel, Marchena, Dimas, Karel Poborsky, João Pinto, Hugo Leal, Nuno Gomes, Brian Deane, e vários outros que a memória já não é a mesma. Alguns dos jogadores titulares atuais, nem para reservas destes serviam. Mais, se acham que agora é difícil jogar no Benfica, nem sabem do que se safaram!

I-nónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

A reação do Costa ao golo do empate é impagável!
Vai sofrer tanto durante estes 4 anos. Noronha ainda vai agradecer a derrota.
Aos murros na tribuna. Que triste! Que patético! Que figura ridícula o Benfica tem como presidente: comido por todos e alvo de chacota de ainda mais.

joão carlos disse...

isso.
isso e dizer que os outros estão muito forte, não percebe é que nós é que estamos mais fracos.
isso e dizer que os outros vencem porque tem um gajo que é bestial e marca não sei quantos golos, não fosse isso e limpávamos tudo, espera esse até já foi embora.

José do Telhado disse...

A culpa maior é, naturalmente, de quem manda... ou seja, de Rui Costa!
Foi ele quem deixou as coisas chegarem ao ponto em que estão!
Deixou que desrespeitassem o Benfica, que o vilipendiassem repetida e continuadamente, e sempre de braço dado com o Proença "e sus muchachos" e sem levantar a voz para defender a nação benfiquista!
Deixou que quem representa o Benfica - jogadores e técnicos - se permitissem desresponsabilizar-se pelos seus desempenhos e, naturalmente, levassem as equipas para os patamares medíocres - de resultados e exibições - que continuamos a registar!
Deixou que os que falam em nome do Benfica na comunicação social o façam sem qualquer tipo de pudor e denigram cada vez mais o clube, sem levantar a voz para os mandar calar ou para os desautorizar!
Contratou, como se o fizesse "ao quilo", jogadores. treinadores e outros colaboradores, que, apesar de pagos a peso de ouro e com condições de trabalho de excelência, grande parte dos quais não tem qualidade, nem mentalidade, para representar um clube com a grandeza do Benfica!
Permitiu, e continua a permitir, que qualquer borra-botas que tenha um apito na boca ou um monitor à frente, desrespeite, ou lese dolosamente o Benfica, nas várias modalidades e escalões, sem que que lhe chame publicamente incompetente, ladrão ou corrupto, dependendo isso dos factos verificados!
O que vais fazer com 65% dos votos, Rui Costa?
Que todos os santos te perdoem, banana...

joão carlos disse...

isso foi a culpa do rui nos quatros anos anteriores, a partir de ontem a culpa é só, e apenas, dos sócios que nele votaram.

é que o rui não tem culpa de ser impreparado, medíocre e incompetente, os sócios é que tem culpa porque decidiram mesmo assim votar nele.