COMO É POSSÍVEL?

É um filme já demasiadas vezes repetido. O Benfica em vantagem, sofre golos nos descontos. Nas Aves, com o Arouca, no Jamor, com o Santa Clara e agora com o Rio Ave, só para não ir mais atrás no tempo (Chaves, Catamo, Matheus Nunes, Talisca, Kelvin etc). Se não houvesse descontos, creio que o Benfica teria mais dois ou três campeonatos no seu palmarés.
Vantagens que deram muito trabalho a conseguir, neste caso arrancada a ferros e a Lukebakio, são desperdiçadas por desconcentrações tardias, em alturas em que não podiam, de todo, acontecer. Sofrer golos em contra-ataques aos 91 minutos, quando se está em vantagem, é de uma candura inqualificável.
Uma vez aceita-se, duas ou três,  enfim, mas quando se torna um padrão, começa a intrigar. Começa a não haver desculpa. Estamos perante um padrão, que custou o campeonato e a taça da época anterior, e pelo andar da carruagem, começa também a comprometer a presente.
O Benfica deu meia parte de avanço.  E logo aí começou a complicar a sua vida. Mas pelo que fez na segunda metade, não merecia tão cruel facada. Ou merecia, por ter sofrido um golo assim, naquele momento.
Houve coisas boas neste jogo, que o resultado naturalmente deitou para o lixo. Lulebakio, por exemplo, foi uma boa surpresa. A dinâmica colectiva em certos momentos da segunda parte também foi interessante. Obviamente houve coisas más. E eu não queria, mas tenho de falar novamente de Rios, que agora parece estar a contagiar o seu parceiro de meio-campo (Enzo), que começou bem a temporada, mas, jogo a jogo, vai-me fazendo sentir saudades de Florentino.
Além destes dois, que ocupam uma zona nevrálgica do terreno,  também é de sublinhar a má forma de Dahl e de Schjelderup. Dedic e Pavlidis também não voltaram bem das pausas. Os centrais têm dias. É demasiada gente a meio gás ou a gás nenhum.
É preciso também colocar o dedo na ferida: esta equipa não é assim tão boa, e está mais fraca que a da época passada. Desde logo falta Di Maria, que resolvia sozinho um jogo em cada três.  Depois, não há Carreras nem Akturkoglu, que eram elementos diferenciadores a defender e, com assistências e golos, também atacar.  Florentino já mencionei. E até Kokçu, com todos os seus problemas, era melhor do que Rios.
Foram mais de 100 milhões em vendas, que, pelo menos no imediato, não se vê que tenham sido supridas.
O Sporting ficou privado de um único titular e manteve o treinador. O FC Porto reforçou-se muito e bem. Mesmo com Mourinho, não será fácil o Benfica vencer este campeonato. Não pelos quatro pontos, mas pelas insuficiências referidas, e que têm sido escondidas atrás da falsa narrativa dos investimentos milionários e da equipa de milhões. Como aqui demonstrei na altura, entre o deve e o haver, o Benfica vendeu mais do que comprou. Está agora a ver-se que não comprou assim tão bem, sobretudo se olharmos para o meio-campo e para a lateral esquerda.
Desta vez não foi pelo árbitro que o Benfica não ganhou. Mas ainda assim, a actuação de mais um senhor desconhecido deixou muito a desejar, complicando um jogo que até era fácil de apitar. O Rio Ave limitou-se a não deixar jogar. Apenas mais um nesta fantástica liga portuguesa, cujas receitas querem dividir.
E agora? Não se pode mudar de plantel. Não se vai mudar de treinador. Vão dizer-me que se pode mudar de presidente. Quem me dera que fosse isso a fazer do Benfica campeão. Obviamente não fará. O que é pena. 

13 comentários:

Alberto João disse...

Mais uma fuga em frente! SE mudar de presidente não resolve, queres ver que temos de mudar de oposição? Ela é que é a culpada? Todas essas palavras num só texto para dizer absolutamente nada? Então não se pode mudar de treinador, de equipa, de presidente também não funciona, muda-se a águia vitória ou fecha-se a SAD? Mudar de presidente talvez não faça milagres este ano, mas dará uma bolsa de esperança e ar fresco ao clube e também pode permitir evitar mais 4 anos disto! Até neste desastre arranjas força para o seguidismo? Eu a pensar que o Rui Costa era a principal lapa no Benfica...

Anónimo disse...

É isso mesmo. Há que mudar de direcção, independentemente de se ganhar ou perder.

Jorge Leitão disse...

Consócios, há que reeleger Rui Costa. Foi ele quem trouxe o Benfica a este ponto, portanto é a ele que cabe sair do buraco, mesmo que, daqui a quatro anos, voltemos a não ganhar campeonatos ou ganhar um singelo.
*
E nessa altura há que o reeleger novamente. De preferência, até o homem falecer. Esta parte é de puro sarcasmo, mas o primeiro excerto não. Manteigas, Noronha, Mayer, Parreira, Cristóvão, não têm nada a ver com isto. Quem fez a merda que vá comprar a esfregona, o detergente, a água e a limpe.

Anónimo disse...

Caro LF,

se o lance do golo anulado com o Ota fosse com os dragartos de certeza absoluta que não seria anulado. Basta ver o que se passou em vila do conde com o primeiro golo dos Andrades.....de tão nítido à primeira vista mas o Var tinha ido mudar a água ás azeitonas.
Como diria o outro: siga.

#UmSLBnaInvicta

Anónimo disse...

O que custou o campeonato e, principalmente, a taça, não foram golos sofridos no final dos jogos.
Foi o gamanço nítido e indisfarçável durante meses e jogos seguidos....e no final da taça foi escandaloso. Tudo com o beneplácito da direção muda e calada do Sr Rui Costa.

Mark Trencher disse...

Duas notas.

A equipa está fisicamente (e talvez psicologicamente) de rastos, a época passada prolongada e o início desta com tão elevado nível de exigência poderiam (e estão a) ter custos.

Já sei que falar arbitragens quando não se ganha é feio, e que dadas as discrepâncias de orçamentos ainda mais mal fica, mas por uma sequência vá lá de três ou quatro jornadas gostava imenso de ter os mesmos critérios dos outros dois, sobretudo do que nos é mais próximo geograficamente. Só por umas três ou quatro jornadas. Ah, e eles a terem que levar com o critério que nos é aplicado.

joão carlos disse...

quando se da uma primeira parte de borla depois coisas destas ficam sempre mais próximas de acontecer é um facto.

também é inadmissível sofrer um golo cinco minutos após se ter marcado o primeiro que tanto custou que demonstra falta de mentalidade.
a questão é que os jogadores são outros, o treinador é outro o denominador comum a direção e a cultura do laxismos por ela implementada.
mas já percebemos que afinal a culpa é da oposição.

e mais um ano sem defesa esquerdo e outras coisas que tais mas entretanto já percebemos que afinal quem os contratou e a responsabilidade de mais um plantel desequilibrado só pode ser da oposição.
e realmente o único problema o ano passado era mesmo o di maria estar velho e não defender isto com putos é outra coisa.

Anónimo disse...

Vamos lá a ter alguma calma, pois isto ainda vai no principio. Não haja dúvidas que o Benfica não possuía ninguém para abrir defesas fechadas, até chegar Lukebaquio, agora viu-se bem isso. Depois de com tanto esforço chegar à vantagem voltamos a sofrer um golo estúpido de inteira responsabilidade dos nossos jogadores. Vamos ver se o Gil não vem também à Luz jogar com autocarro e esperar que num qualquer contra ataque marque golo mesmo nos descontos. Isto são defeitos que se instalaram no clube ao longo deste desgraçado mandato de Rui Costa com o ex treinador. Quero acreditar que Mourinho irá mudar esse paradigma já que com Lage era impossível. Ficamos a 4 pontos da liderança mas nada está perdido, precisamos é de uma outra direcção em 25 Outubro.

John Wayne disse...

Com um bocadinho de esforço, tropeçam também com o Gil Vicente.

Anónimo disse...

PALAHÇOS QUE NAO DEFENDEM O BENFICA E PALHAÇOS QUE NAO PERCEBME NADA DE FUTEBOL TEM QUE FAZER FALTA TEM QUE FAZER FALTA TIPO MOZER PEPE SERGIO RAMOS A GENTE VE UM GAJO A IR EM DIREÇAO A BALIZA E EM VEZ DE FAZER FALTA DEXIA SE O GAJO FAZER A VONTADE UM GOLO A MESSI E DEPOIS O CINISMO MAIS UMA VEZ DAS ARBITRAGENS PROTUGUESAS PARA DIZER QUE SAO SERIAS HOJE EM DIA TEM DE PREJUDICAR O BENFICA QUER DIZER UM GAJO SALTA A BOLA CAI COM A BICA DA BOTA NA BICA DO GAJO E E FALTA HAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHHAAH PEDRO PROENÇA SEMPRE A PREJUDICAR O BENFICA O MOURINHO GOSTA MAIS DO BENFICA QUE VOCES TODOS PALHAÇOS NAO PERCEBEM NADA DE FUTEBOL NEM DEFENDEM O BENFICA NEM VEEM O OBVIO O BENFICA TEM OS ANTI BENFIQUISTAS QUE ODEIAM O BENFICA IDIOTAS

joão carlos disse...

mas isso do fisicamente era mais do que previsível, até para malta como nós que não somos profissionais de futebol.
mas para isso era preciso ter, excecionalmente este ano, um plantel extenso em quantidade e qualidade, curiosamente nem uma coisa nem outra.

o ano passado tínhamos oito jogadores para atuarem nas alas do ataque, este ano temos tres, fantástico planeamento da oposição esta claro, depois andamos a jogar com o ponta de lança e um medio centro nas alas ofensivas.

Alberto João disse...

É exatamente isso, em vez de reforçarmos o plantel com poucos ajustamentos, mantendo os melhores, vendemos os melhores, mudámos meia equipa mais uma vez e ficamos com um plantel desequilibrado e com menos soluções ofensivas. Quem imaginou e decidiu que seríamos candidatos a ganhar alguma coisa com o Scheldrup como principal solução à esquerda é que não defende o Benfica! Mais uma vez um falhanço na gestão desportiva. Enquanto isso, o Sporting vendeu apenas um titular. Não admira que tenham ganho o bicampeonato e vão a caminho do tri. Enquanto isso os idiotas úteis para defender o Rui Costa acham que a culpa é toda dos árbitros e dos sócios que não defendem o Benfica não se percebe bem do quê...não abram os olhos e depois queixem-se de uma travessia no deserto!

francisco disse...

Sim temos que mudar de presidente porque e ele o grande culpado de como nao se deve gerir um clube, vendeu-se tudo o que era bom e os que entraram nao sao assim tao bons como os pintavam, Carreras nao sei se esses 50 milhoes era a clausula se eram mais fonix so saia pelo preço da clausula quer ficasse contariado ou nao era muito jovem odia esperar mais um ano ate que arranja-se alguem capaz para o seu lugar,Kocku Arthurkoglu,Florentino eram muito melhores que os entraram enquanto for assim nao vamos a nenhum lado estou vendo que nao sao as mudanças de treinadores que vamos levar o barco a bom porto mas sim os sacanas da direçao que nao valem nada.
Olhem ali para os inimigos da segunda circular, tiveram olhos para um trincao,Gyokeres,mais uns do Famalicao e agora esse que veio do Almeria o Grego etc, nos vemos Pavilidis que so sabe atrirar por cima da barra o Ivanovic nao passa dum cepo, o Benfica vai de mal a pior ja nao da para aguentar mais isto tanta incompetecencia nunca tinha visto Rui Costa por favor da o teu lugar a outro es um inutil.