O NÃO FÉLIX

Penso não ter escrito ainda sobre o assunto. Num primeiro momento parecia-me um delírio - face ao salário que o jogador aufere. A partir da altura em que o tema foi recorrrente, e se percebeu que a intenção era real, pareceu-me uma loucura.
O Benfica precisa de um elemento criativo para ligar o meio-campo ao ataque. Félix é um excelente jogador, tem essas mesmas características. Tem vindo a pagar o preço dos 120 milhões (uma exorbitância de quem pensava estar perante um futuro Bola de Ouro) e de uma carreira que não seguiu o rumo que mais o poderia valorizar (o Atlético de Simeone era o último clube para onde deveria ter ido). Vir para o Benfica poderia ser muito bom, antes de mais, para ele. Mas acredito que até encaixasse bem no esquema de Lage.
Dito isto, no contexto português, apostar 25 milhões em metade do passe, e pagar um salário de seis milhões, por apenas um jogador, significaria apostar todas as fichas num Félix super-estrela e capaz de resolver jogos sozinho. Ora eu tenho dúvidas (muito temos dúvidas, a maioria tem dúvidas) de que, no ponto a que chegou a sua carreira,  isso se viesse a verificar dentro do campo.
Dito por outras palavras, e recorrendo à matematica: porque não comprar dois bons jogadores a 12,5M cada, e com salário de dois ou três milhões cada, suprindo as posições de segundo avançado criativo e de extremo - algo de que o Benfica necessita, depois da saída de Di Maria, agravada pela lesão de Bruma?
Bem sei que as coisas não são assim tão simples, que isto não é o "Football Manager", mas se o Benfica tem de facto 25 milhões para investir, e seis milhões/ano para custos salariais, creio que pode reforçar mais e melhor a equipa do que com um jogador que, por muito querido que seja dos adeptos, por muito impacto emocional (e eleitoral) que gerasse, não deixaria de ser um enorme ponto de interrogação.
Vamos esperar pelos próximos dias. Se houver um volte-face e Félix ainda vier, pois da minha parte será bem recebido. Se vier outro mais barato e capaz de ser uma mais valia para a equipa,...também. 

1 comentário:

Steven Pires disse...

Bom dia. O tempo e as energias que se desperdiçaram a tentar o Almada e o Félix!! Não consigo simpatizar... Por estas e por muitas outras, é que espero bem que em Outubro próximo se dê oportunidade a outros. JDM será certamente o que levará os meus votos. Mas vamos aguardar pelos restantes nomes que cada um dos candidatos vai apresentar para acompanhar nas listas. Diretor geral para o futebol. Diretor financeiro. Vices presidentes. Saudações benfiquistas.