UM PROBLEMA LATERAL
Bah só volta em 2026. Carreras, mais dia menos dia, vai para o Real Madrid. Daqueles que eram os titulares nas laterais no início da época passada, não haverá nenhum em grande parte da próxima. Entretanto veio Dahl, que é um jovem promissor, mas que, a meu ver, é melhor médio do que defesa.
Não se sabe se os centrais ficam (Ota, Tomás e António). Mas mesmo que, como espero, permaneçam, deverão ser utilizados como isso mesmo: centrais.
Não descurando o meio-campo, com um médio que seja capaz de manter bola, e o ataque, com uma alternativa a Pavlidis (não sei se Belotti fica), o grande foco de mercado do Benfica deve ser a aquisição de dois laterais de grande qualidade.
Não se sabe se os centrais ficam (Ota, Tomás e António). Mas mesmo que, como espero, permaneçam, deverão ser utilizados como isso mesmo: centrais.
Não descurando o meio-campo, com um médio que seja capaz de manter bola, e o ataque, com uma alternativa a Pavlidis (não sei se Belotti fica), o grande foco de mercado do Benfica deve ser a aquisição de dois laterais de grande qualidade.
Laterais que ataquem (o modelo de jogo exige-o), mas sobretudo que sejam bons defensores, de preferência altos e robustos (a equipa carece de dimensão física), que possam fechar por dentro, e a partir dos quais o Benfica possa fechar, também ele, as portas aos adversários - coisa que nesta temporada raramente foi capaz de fazer.
20 comentários:
e o Rui Costa, tão bom jogador que foi, incapaz de perceber debilidades e montar um plantel equilibrado...tipo Maradona, Futre e outros que tais..jeito para a bola tinham, perceber de futebol é que não! eles e eu, claro...
N.
Texto com boa análise quanto a mim á situação por que passa, ou passará, a defesa do Benfica. Mas também, quanto a mim, é toda uma incógnita a que assistimos em virtude da incompetencia que reina na estrutura daquele clube a começar no Presidente e acabando no treinador.
É um problema que já dura há anos, diga-se...
Nem de propósito. Já chegou um novo jogador, Amor Dadic (o nome promete) que eu não conheço, mas pelo que já ouvi, vêm encómios de todos os lados.
Melhor que do que Bah, dizem. É muito fisico, tem muita energia, muito polivalente, já jogou em 6-7 posições (cuidado Trubin!), capacidade de liderança, etc.
Ouvir os comentadores na SapoTV2 (canal 11) é deprimente tal a azia, a inveja, a ignorância, a falta de inteligência seja ela "emocional", artificial ou natural, aquilo é um local mal frequentado, de maledicência, de incompetência e de aversão mal escondida ao Benfica.
Não sendo o pior canal, prestam um mau serviço ao povo português.
O que faz parte da linhagem de sangue dos sapos.
O pior é um tal de Diogo "Malparido", nem sei o nome dele.
laterais que principalmente saibam defender, que é isso que se exige a defesas depois se souberem atacar bem melhor.
no entanto nestes últimos anos tem sido invertidas as ordens e por isso tanto se tem falhado, muitas das vezes por falta de características dos jogadores defenderem mal outras por falta de qualidade em tudo, e isso resulta num problema que já dura há anos.
dahl é um jogador para esquemas de tres centrais não para um esquema a quatro defesas que se agrava com a pouca altura, que seria compensada por tres centrais mas que não usamos.
o próprio bah é um jogador das mesmas características a diferença é que é alto e forte fisicamente e acabar por conseguir disfarçar numa defesa a quatro.
mas este era um problema que já tínhamos no ultimo mercado mas alguém preferiu ir buscar mais um extremo para juntar aos muito que já tínhamos, para agora ficarem a aquecer o banco, em vez de ir buscar um defesa direito e o esquerdo que fomos buscar veio com o mesmo perfil do que saiu baixo.
já sei que os especialista da bola vão falar de acertar o totobola à segunda e que ninguém previa a lesão do bah, o que para já nem era difícil atendendo ao que tinha sido a época anterior do jogador, mas sobretudo porque antes do mercado fechar se alertou e muito para a falta de outro defesa direito.
Não é só o facto de acertares no totobola à 2ª feira mas, o mais extraordinário é a capacidade de preveres lesões gravíssimas, como roturas de ligamentos, devido ao desempenho desportivo do atleta um ano antes. Nem os nandingas conseguiam isso.
Deves estar riquíssimo não apenas com as uromancias das 2ªs feiras, mas acima de tudo com o que ganhas com a zoomancia desportiva.
Que clube treinas?
Já experimentaste a antropomância?
Em todos os jogos, no dia anterior a um jogo, os grunhos que trabalham nos programas desportivos em canais anti-Benfica - são todos - inventam falsas noticias sobre o Benfica. Nota-se há meses.
Ou é o Lage que vai sair, ou um novo treinador que já foi escolhido, o destino do Félix que está ligado ao destino do Lage, ou vive versa, é o Rui Costa que está tramado, são os concorrentes às eleições elevados aos píncaros, são anti-benfiquistas que passam por benfiquistas a darem opiniões contra o clube, etc, etc. A lista é imensa.
O mesmo aconteceu a vários treinadores e ao Vieira até sairem. A guerra é total. Agora é a vez do Rui Costa. E do Lage. É importante dividir o clube antes da época começar. Já planeiam o tri.
Um chorrilho de invenções feito com intenção manipuladora e vil com o fito de destabilizar o clube nos jogos. Entra pelos olhos dentro.
Riem-se muito quando mentem. Nota-se que possuem agenda combinada.
Só eu notei? O departmento de comunicação do clube continua em coma?
Estão a preparar-se para começar uma campanha antes da supertaça e para não nos qualificarmos para a Champions. Estejam atentos.
Iremos ver campanhas contra Rui Costa e Lage. O ódio é total.
Os demónios não conseguem esconder as vibrações negativas que expelem e que nós sentimos.
Para a lateral direita, tenho muita dificuldade em entender como não se faz tudo para conseguir o regresso de Nelson Semedo. Está sem contrato, é dos nossos, internacional, sempre respeitou o Benfica. O salário será alto… mas não mais alto que o de Otamendi ou Di Maria.
E resolveriam o problema, de 2 anos, desta posição.
Mas… não parece que venha. E preferimos ir buscar mais um jovem, formado algures.
Para a lateral esquerda, infelizmente, a solução terá de ser uma aquisição de lateral de créditos firmados, confirmando-se a saída de Carreras.
Digo infelizmente, porque Dahl - bom jogador, não questiono isso - vai tapar o lugar a Rafael Rodrigues, que fez (bem) 9 seu ano de adaptação no AVS… para agora ver a sua posição tapada por um jovem sueco.
Uma vez mais, a estratégia de aposta na formação é destruída pela estratégia de compra e venda.
Os agentes esfregam as mãos de contente.
Já os atletas da nossa titulada formação, irão percebendo que… não há futuro no Benfica. Se ser titular da seleção sub 21 não é suficiente para merecer aposta, o que será?
Dahl e Rafael, juntos, uma terceira opção, resultarão num excesso de juventude e um risco grande para a equipa e para a afirmação de ambos.
Pelo caminho, não esquecer, há Jurasek. 13 Milhões de euros, se não me engano, para o cano.
E assim se vai gerindo o clube, ao pontapé.
Vencemos tudo nos escalões de formação. Para não aproveitar nada.
Caro anónimo, não é preciso nada para prever lesões.
É só preciso saber um mínimo de gestão desportiva para saber que um plantel tem de ter 2 jogadores por posição.
O risco de lesão traumática grave (como uma rotura do LCA) existe. Não é muito alto, mas é significativo. Falo por experiência.
Já o risco de lesão muscular, entorse sem gravidade, infeção viral, etc., é significativo. E depois há cansaço, físico e mental.
Nenhum jogador, em média, está disponível o ano inteiro. Com os atuais calendários competitivos, ainda mais se torna impossível partir para uma época pressupondo 100% de disponibilidade.
Foi o que o Benfica fez, para a posição de LD. 2 épocas seguidas.
Nas capas de hoje, temos um argelino para médio ofensivo, por uma pipa de massa.
(Devemos ter um olheiro residente no Feyenoord. Já no Seixal, pelos vistos não temos nenhum)
O João Rego pode começar a procurar clube.
O Hugo Félix, bem pode continuar a esforçar-se. Acabará cedido.
O Martim Neto terminou a carreira no Benfica com a conquista da Youth League.
E por aí em diante - isto com o maior respeito pelos outros nossos jovens, que não nomeei aqui.
O clube com a melhor formação do mundo… insiste em não aproveitar esta sua vantagem distintiva.
Para quem diz que o Nelson Semedo é dos nossos, é melhor desenganar-se. Ele nem da Formação é.
Esteve 2 anos na equipa B e outros 2 na equipa principal.
Ele é um tipo inteligente, nunca desrespeitou qualquer clube onde jogou porque sabe que um dia pode vir a precisar...Ele só vem para o Benfica se não existir quem lhe ofereça mais dinheiro...se ele quisesse mesmo o Benfica, já cá estava. Mas deixo um a pista : Pelo mesmo valor, se houvesse proposta, ele preferia jogar no sporting em vez do Benfica...para bom entendedor, fica tudo dito.
Tem proposta melhor para a posição? Eu não vejo.
Eu sei que Nelson não fez escola no Benfica. Foi só o clube onde foi lançado profissionalmente. Para mim, basta.
É internacional, bom jogador, sempre respeitou o clube (mesmo com todos os apartes que deixa).
Mas vamos lá gastar milhões num jovem… formado algures.
Martin Neto e Hugo Felix não servem para a 1ª equipa neste momento. Ponto! Essa é a minha opinião.
Não quer dizer que dentro de 2-3-4 anos, jogando noutros clubes e noutros níveis níveis competitivos não atinjam um nível que seja aceitável.
Aconteceu a centenas de jogadores. Isso não invalida que neste momento não cheguem para a 1ª equipa.
Nelson Semedo, bom jogador, não vem porque o Benfica não lhe paga o que ele quer. Simples.
Conseguimos um mais barato e mais novo. E provavelmente melhor.
Há muito peixe nos oceanos.
Martim Neto fez uma época inteira a jogar, na 1a divisão, com boas prestações e bons números.
Porque “não serve”?
E porque serve um Argelino… que não conhece? Quem diz que será um Aursnes? Não será um Meité?
Que fez Cabral que Henrique Araújo não teria feito? O que fez Tengsted?
Porque vamos renovar com Otamendi… e tapar a época de afirmação de Tomás Araújo, ou a evolução de António Silva?!
Não entendo o que os jovens formados no Benfica têm de fazer para poder jogar, sinceramente.
A estratégia de formação do Benfica é violada, por dentro, por nós. Não deixamos que aconteça. Vamos continuar a acreditar que temos um scouting do catano, melhor que todos os outros, e dinheiro para comprar talentos que mais ninguém na Europa inteira viu.
É a galinha da vizinha.
“Aconteceu a centenas de jogadores”, diz?
Pois vejamos, com factos, o que aconteceu, no atual plantel, na Liga 24/25:
Tomás Araújo: 2320 minutos
António Silva: 2036 minutos
Florentino Luís: 1972 minutos
Leandro Santos: 266 minutos
Tiago Gouveia: 100 minutos
João Rego: 18 minutos
Nuno Félix: 15 minutos
Diogo Prioste: 7 minutos
Gustavo Marques: 0 minutos
6734 minutos, somaram os jogadores da formação do Benfica, este ano, na Liga.
Num total de 33.660 minutos disputados (34x90x11).
(Parece-me elementar tirar Renato Sanches, visto ser do PSG… mas se quiser pode somar os seus… 194 minutos. Não altera nada).
6734/33660=0,2
20%, foi o tempo de utilização “do Seixal”, no campeonato que agora terminou.
No Clube que lidera a formação em Portugal, que mais valor gera com a sua formação… no Mundo.
20% é a taxa de utilização da nossa formação.
o nuno já fez o favor de responder ao asnonimo.
só acrescento que devido as características físicas, e genéticas, alguns jogadores são mais propensos a lesões como, pelo seu historial o bah sempre aparentou, do que outros.
só acrescento que por alguma razão todos os clubes, importantes, do mundo tem dois jogadores por posição por alguma razão é.
"e tapar a época de afirmação de Tomás Araújo, ou a evolução de António Silva?!"
se esta a tapar é porque é porque acha que ele é melhor que os outros dois senão não os tapava.
se o mandar embora fica só com os dois para a época toda? mais o araujo esta lesionado já sabe que vai recuperar e quando e se não vai ter recaída, que até é frequente neste tipo de lesões sobretudo como quer uma utilização intensiva.
temos de contratar muito melhor sem duvida porque a taxa de aproveitamento é péssima, mas agora fica a pergunta quantos jogadores da formação é que não aproveitamos e foram aproveitados por clubes do nosso nível.
Formados no Benfica e não utilizados no Benfica, com carreira de sucesso… vamos ver.
Podemos ter conceitos diferentes de sucesso. Não me vou lembrar de todos (o transfermarkt ajuda, mas não lista quem nunca esteve na equipa A).
Bernardo Silva, João Cancelo, Danilo, Ricardo Horta, Nuno Tavares, Pedro Pereira, Mário Rui, Jota, Tiago Silva, Helder Costa, Miguel Vitor, Manuel Fernandes. Chiquinho, André Horta,, Ivan Cavaleiro, Nelson Oliveira, Nuno Santos, José Fonte, Gonçalo Borges.
Nos últimos anos, será isto. Talvez falte mais um ou outro.
Tirando os dois primeiros, às vezes Ricardo Horta, nenhum tinha lugar na equipa principal actual. E na altura também não.
Porque não começam um clube e colocam o vosso extenso (NOT!) conhecimento ao seu serviço?
A ignorância é mesmo muito atrevida!
É que é mesmo vontade de dizer mal. Estão assim tão mal na vida?
pelos vistos não leu bem disse aproveitados por clubes do nosso nível.
depois pelos vistos também não sabe os critérios que definem um jogador ser formado num clube.
o bernardo e o cancelo não foram aproveitados porque alguém quis fazer dinheiro, como fizeram com o neves o guedes e outros.
danilo, mario rui, chiquinho, jose fonte e gonçalo borges não considerados jogadores formados no clube.
o jose fonte até só fez parte da equipa principal por essa lógica o pavilidis e o trubin também são da formação.
ainda assim dizer que o danilo e o mario rui não quiseram renovar não foram dispensados.
o manuel fernandes foi vendido.
agora também ficamos a saber que braga, guimarães, monza, equipas do chipre, da grecia, estoril equipas de segundas divisões e polacas são do nosso nível.
ficam apenas tres jogadores.
nuno tavares, jota e nuno santos.
começo por dizer que o ultimo nem pintado.
jota só funciona no celtic, falhou em todo o lado nem na arábia.
o nuno tavares falhou no arsenal, no marselha funcionou mas num esquema de cinco defesas que não utilizamos, falhou no nothingham, este ano esta a funcionar na lazio veremos o futuro.
mas tal como o arsenal não somos clube para poder esperar tres, ou quatro, anos para um jogador finalmente funcionar.
Enviar um comentário