UM PROBLEMA TURCO

Faz agora um ano, escrevi isto a propósito de Kokçu. Na altura ainda tinha esperança que a realidade viesse a desmentir-me - como já aconteceu tantas vezes, e outras tantas acontecerá. Infelizmente, não é o caso.
Vejo, ouço e leio análises à equipa do Benfica, a Di Maria que não defende, aos pontas-de-lança que não marcam, a Florentino que só faz passes para o lado, a Aursnes que está fora de forma. Estranhamente, ninguém fala do mais caro de todos, e daquele que é, também, a meu ver, o maior problema de todos - pelo menos dentro do campo, e talvez também (não sei) no balneário.
Primeiro era porque jogava mais recuado, depois porque jogava mais adiantado. A verdade é que já percorreu todas as posições do meio-campo, até já actuou na ala, e o rendimento do turco permanece entre o medíocre e o mediano. Muito pouco para quem custou 30 milhões, para quem tinha obrigação de fazer a diferença, e para quem queria ter uma apresentação igual à de Di Maria.
O maior problema táctico do Benfica, neste momento, reside no meio-campo. Ou se fecha a porta com Florentino e Barreiro, perdendo-se criatividade e capacidade de passe. Ou se escancara, com Renato Sanches ou Rollheiser (ou Amdouni em 4-4-2), ficando a faltar gente a correr nas costas. Ora era precisamente para cumprir essa dupla tarefa que Kokçu foi contratado: criar equilíbrios sem bola (coisa que nunca sequer se esforçou por tentar), e desequilíbrios com ela (o que também não consegue, por falta de intensidade e/ou empenho). No fundo, aquilo que falta à equipa, além de um goleador, é um jogador como-se-pensava-e-esperava-que-fosse-Kokçu-mas-não-é. 
O mercado está aberto. O turco veio com cartaz da Holanda. Talvez ainda se conseguisse impingir a alguém, recuperando pelo menos metade do investimento. E depois contratar um médio, decerto mais barato, mas mais lutador e influente.
Não será o único problema do Benfica. Mas parece-me bastante claro que Kokçu não é solução para coisa nenhuma.
Por qualquer motivo que desconheço, comentadores e adeptos parecem apontar as suas setas para outros lados. Há uma longa tradição na Luz de se perdoar tudo a quem mostra bom toque de bola. Eu prefiro olhar para o rendimento. Nessa medida, Kokçu é um dos rostos, senão mesmo o rosto, das sucessivas crises desportivas deste Benfica desde o tempo de Roger Schmidt.
PS: Akturkoglu é um caso diferente. Entrou de rompante, mostrando ser craque. Caiu abruptamente de forma no último mês. E não sei se uma coisa não andará ligada a outra, que é como quem diz, não sei se Kokçu não tem estragado também o seu compatriota.

14 comentários:

Helena Almeida disse...

Problema Weigel 2

LF disse...

Bem lembrado

Anónimo disse...

Eu acho que ha um problema maior... chama-se Rui Costa... mas claro a culpa nunca e dele. O Gajo ha-de cair de podre... apesar da defesa que lhe fazem... esperemos que nao demore!!! E pode levar o idiota do canal Panda com ele!!!

Anónimo disse...

O problema principal está na direcção!!
Acordem benfiquistas

Anónimo disse...

Eu também acho que o maior problema do Benfica é Rui Costa, que infelizmente parece não ter perfil para liderar coisa nenhuma quanto mais ser presidente do clube. Fosse ele um presidente como deveria ser e esse turco Kocçu (ou outro) logo veria com quantos paus se faz uma canoa. Aliás, basta ver todas as más decisões tomadas por RC nos tempos mais recentes e que vão desde a manutenção de Schmidt até à contratação de Lage, ou é preciso mais!

Anónimo disse...

Nem mais nem menos o grande problema do Benfica é Rui Costa não tem capacidade para ser um dirigente com sucesso são muitos tiros nos pés são milhões gastos para um um miserável título um 1 que pouco para muitos milhões gastos.

Coach disse...

Concordo totalmente.

Anónimo disse...

O Benfica não pode perder a compra do Manu Silva. Este é o 6 que o Benfica precisa pq além de ser muito bom jogador marca golos, esta época já marcou 4.

O Benfica tem de jogar em 3-4-3, e já amanhã.

Fica aqui o meu 11 para amanhã:
Samu
Silva, Tomás, bajhrami
Bah, Aursness, rollheiser, carreras
Prestianni/amdouni, mr picanha, schelderup

Benfiquista a sério

joão carlos disse...

podemos e devemos criticar kokçu pelo que não faz, não tem feito, ofensivamente agora criticar por não equilibrar a equipa porque supostamente foi para isso que foi contratado é apenas ridículo.
é que se foi contratado para equilibrar a equipa então o melhor é despedir quem o contratou e quem permitiu a contratação porque as características do jogador não são essas nunca foram nunca as vão ser.

pois é a culpa é do weigl, do kokçu nunca é dos que os contrataram ou dos que validaram essas contratações esses é que nunca são culpados de nada.


o pavlidis também era craque por meia dúzia de jogos bons, agora pelos vistos já não presta e venha outro vamos ver é se daqui a uns tempos o akturkoglu vai ser apelidado de mandrião e de ser pouco profissional.

Jorge Leitão disse...

O problema, no fundo, é quem elegeu a escumalha que dirige o Benfica.

Anónimo disse...

Já é o 4º (mesmo) anónimo a repetir a mesma narrativa.
Gostava de saber quem é que anda a pagar a estes gajos para mandar a abaixo o treinador do SLB e o presidente. Os gajos do Reco Reco andam a pagar a estes gajos?

Pagaram a um brasuca para vir para os jornais dizer mal do Lage, que é horroroso. Um gajo que diz que não jogou futebol.

Começou com Vieira. Depois foi o Schmidt. A seguir querem despedir o Lage e a seguir vai o Rui Costa. E há benfiquistas que alinham nestas golpadas.
Mas não topam que andam a ser gozados (trollados) pelos media através de infiltrados pagos? Fazem-no há anos.
Há uma clara agenda, um fio condutor. Lidamos com criminosos.

Joaquim Rato disse...

Quando não se vai com a cara de um gajo, é fodido! O Kokcu foi o melhor jogador, lutador, de longe o mais discernido. Pode não valer 25 milhões, mas ele não é problema. Problema é Di Maria,foi ele que descaracterizou o Benfica, que era uma equipa pressão alta e, desde que ele chegou, deixou de o ser. Foi ele que tramou Roger, e vai tramar Rui Costa, que bem o merece, pois, quase de certeza que a ideia de o trazer foi dele.

Rui Dourado disse...

O problema foi este vejam o que diz Rafael ex lateral do Botafogo sobre o treinador Lage
"Eu, sinceramente, acho o Lage muito mau treinador. Acho-o horroroso, não estou a mentir, não. É muito mau treinador", começou por dizer Rafael, que prosseguiu.
Mas mais incompetente foi o presidente Rui Costa um homem do futebol que jogou ao mais alto nível cai na esparrela de voltar a contratar o treinador que foi despedido por incompetência...

sergiosousa12 disse...

Nada melhor do que o Liverpool com o treinador Arne Slot, que com ele foi campeão no Feyenoord, ficar com ele.
Pagámos e bem por ele depois de um único campeonato fantástico que fez, porque de resto...
É um jogador que no Benfica não tem carisma nem empatia com os adeptos (ainda) - contra o Bologna, depois de ser substituído, ao percorrer o campo por fora não agradeceu aos adeptos que o aplaudiam.