VIVA A CANDONGA
No ano passado trouxe aqui o tema. Outros também falaram dele. Aparentemente está tudo na mesma.
Tentei comprar bilhetes para o Estoril-Benfica através da app oficial. Às 10.00h em ponto, hora do início da venda, já eu estava a clicar, e via uma mensagem a indicar-me 52 minutos de espera. 19 minutos depois a mensagem passou a ser outra: "temporariamente esgotado". Sei bem o que isso significa.
Tentei comprar bilhetes para o Estoril-Benfica através da app oficial. Às 10.00h em ponto, hora do início da venda, já eu estava a clicar, e via uma mensagem a indicar-me 52 minutos de espera. 19 minutos depois a mensagem passou a ser outra: "temporariamente esgotado". Sei bem o que isso significa.
Sou sócio desde 1986, sempre com as quotas em dia, pequeno accionista da SAD, e detentor de Red Pass ininterruptamente desde 2004. Entre quotas, lugares no estádio (também de familiares), bilhetes, deslocações, refeições e diversos, gasto com o clube, direta e indiretamente, valores na ordem dos milhares de euros por ano - e o facto de ser colaborador gratuito do jornal desde 2008 nem sequer é para aqui chamado.
Mas na época passada não consegui ir a Portimão, nem a Alvalade, mau grado todas as tentativas - não me atrasando sequer um segundo nos acessos, dedicando pelos menos duas manhãs inteiras (perdidas) à compra online (não sucedida) de bilhete para cada um desses jogos.
As questões que desde logo se colocam são: quem consegue estes bilhetes? E, como faz para os conseguir? O que é certo é que as bancadas enchem, sempre com as mesmas caras. E também que, em sites de candonga, rapidamente aparecem bilhetes a preços exorbitantes.
As questões que desde logo se colocam são: quem consegue estes bilhetes? E, como faz para os conseguir? O que é certo é que as bancadas enchem, sempre com as mesmas caras. E também que, em sites de candonga, rapidamente aparecem bilhetes a preços exorbitantes.
Aquando do jogo de Alvalade, cheguei a pensar ir à entrada do estádio questionar: "caro amigo, importa-se de me dizer como conseguiu o seu bilhete?". Confesso que mantenho a curiosidade. Seria uma sondagem interessante.
Outras questões que eu gostava de ver respondidas: quantos bilhetes são de facto disponibilizados ao Benfica neste tipo de jogos, quantos são destinados às claques (?) e porquê, e quantos chegam a esta bilheteira virtual, que infelizmente é apenas isso mesmo, virtual. Será preciso dispor de um telemóvel igual ao do Domingos Soares Oliveira para ter sucesso na compra online? Ou é preferível ser amigo do OLA e nem perder um minuto com apps ou sites?
Chego a ter saudades dos tempos em que ia para as filas do estádio às 5.00h da manhã. Era desagradável mas, ou saía de lá com bilhetes, ou pelo menos via quem os comprava. Se lá não fosse, se não quisesse esperar, só podia culpar-me a mim mesmo. Neste método, com esta app, há algo de turvo que me escapa. E uma sensação de gritante injustiça que permanece.
Chego a ter saudades dos tempos em que ia para as filas do estádio às 5.00h da manhã. Era desagradável mas, ou saía de lá com bilhetes, ou pelo menos via quem os comprava. Se lá não fosse, se não quisesse esperar, só podia culpar-me a mim mesmo. Neste método, com esta app, há algo de turvo que me escapa. E uma sensação de gritante injustiça que permanece.
Já sugeri que, para este tipo de jogos, havendo um número reduzido de bilhetes e muita procura, fosse feito um rateio mediante inscrição (como no Euro 2004). Seria azar ou fortuna, mas institucionalizada, e não selvagem como é, ou manipulada como desconfio ser.
Acredito que quem toma as grandes decisões, e vê o jogo tranquilamente na tribuna, nem sonhe com o que se está a passar no inferno da App. Mas a área comercial tem obrigação de saber.
Acredito que quem toma as grandes decisões, e vê o jogo tranquilamente na tribuna, nem sonhe com o que se está a passar no inferno da App. Mas a área comercial tem obrigação de saber.
É muito triste quando vemos o clube que amamos tornar-se uma parede burocrática, fria, opaca e inacessível. Na bilhética do Benfica, é isso que está a acontecer.
7 comentários:
Correctíssimo!
A falta de transparência na venda de bilhetes é gritante. Costumo dizer que ainda tresanda a Vieirismo...
Já desafiei o LF a fazer isso e volto a fazê-lo: Escreva esta crónica no Jornal do Benfica!
O jornal deve servir para discussão/exposição de temas relavantes para o clube e não para loas ao presidente!
nao me compadeço. agora imagina milhares e milhares de benfiquistas espalhados pelo Portugal, socios que nao conseguem nem comprar para a Luz nem para jogos fora (pior, muito pior, morar a 300kms de Lisboa, o SLB vir jogar perto e bilhetes estarem agrafados por RED PASS que nao vêm e depois os vendem ou por claques).
Temos sempre a alternativa de pagar bilhetes inflacionados ao clube visitado, proibidos de levar adereços e levar nos cornos dse celebrarmos...Boa SLB, nada como apoiar os seus..
Estive de ferias em Agosto em Lx, na minha terra, quis levar meus putos pela primeira vez à Luz, jogo com Estrela Amadora...la estive, porta bilheteiras desde as 8.00AM... 3 socios, a Mãe nao pôde ir, não vendiam a acompanhantes de socio...que se fodam as familias portanto..mas na merda das bancadas, primeiras linhas, na tv , estao sempre estrangeiros que, aproveitando ferias em Lisboa, vao a bola, ver a Luz, ver o Benfica.. não ha um jogo que nao se vejam estrangeiros na Luz...
nao me compadeço pá, vai para fila!
N.
Qual fila? Esse é o problema...
Caro Miguel,
O jornal é um órgão oficial do clube. Não deve servir para dar recados, nem fazer críticas internas. Pelo menos, é isso que eu entendo, mesmo sem que ninguém me tenha dito ou pedido.
Posso gritar na rua, no estádio, na AG, aqui, mas não num veículo oficial do clube.
Para fora, através das suas plataformas oficiais, o clube tem de comunicar a uma só voz.
Aqui, como isto é meu, escrevo o que me apetece. O clube não é (só) meu.
Caro Luís, não seria enviar recados a quem quer que seja.
Seria isso sim chamar a atenção para um problema que afecta muitos sócios e que no Benfica insistem em ignorar.
Este problema já acontece há muitos anos, assim como a palhaçada dos convites.
Quem dirige o clube tem lugar garantido (para si e para os amigos), por isso não fazem o que quer que seja para corrigir o problema.
Presumo que muitos sócios se sintam maltratados (eu pelo menos sinto).
Para quem dirige o Benfica somos clientes, não uma parte do clube.
Transparência é necessária!
Tens que lamber os dedos ao Delfim Rui Costa, a ver se chove
....
O melhor post neste blog em muito tempo
Enviar um comentário