MEIO FESTIVAL

Se à partida a contratação de Roberto Martinez não me entusiasmou, e a insistência em Cristiano Ronaldo me pareceu (e parece) contraproducente, é preciso dizer, em nome da justiça, que a Seleção Nacional está a surpreender pela positiva.
É verdade que os adversários deste grupo não permitem tirar conclusões definitivas, mas, mesmo diante deste tipo de equipas, vê-se (muito) mais futebol do que se via com Fernando Santos.
Na Bósnia, perante uma equipa que, no passado, havia criado dificuldades, e ainda lutava pelo apuramento, Portugal passeou classe e tranquilidade.
Numa fase final, contra Franças, Espanhas ou Alemanhas, se verá enfim o que vale esta equipa e este selecionador. Para já, tenho de admitir que as coisas não estão mal de todo. E começo a inclinar-me para dar a mão à palmatória. Oxalá tenha de o fazer.

8 comentários:

Rui Dourado disse...

Parabéns pela lucidez, o primeiro Benfiquista a falar bem da selecção, saudações desportivas...

Anónimo disse...

Luís,
Tb estou surpreendido, pela positiva, com estas goleadas de Portugal e com o Sr Martinez.
Na minha modesta opinião, estás goleadas são fruto do 4-3-3 do Martinez em que os 3 da frente são todos avançados e tem golo, onde os extremos são os laterais e o meio campo é preenchido por um fixo(6) e dois médios alas com chegada à área.

Este 4-3-3 do Martinez é o sistema táctico das grandes equipas mundiais (real Madrid, bayern munique, psg do messi, Alemanha 2014 campeã mundial, Argentina campeã mundial 2022)

E é este o sistema que Schmidt tem de implementar no Benfica e deixar-se de adaptações do Aursness a DE e a DD, com:
Trubin
Bah, António, otamendi, juracek/Bernat
Neves, tino, kokcu/Aursness
Di Maria, musa, neres/ rafa

Para o jogo da taça nos Açores, eis o meu 11:
Samuel
Filipe Cruz/ tome, Tomás Araújo, morato, juracek
Chiquinho, tino, Aursness
Tiago gouveia, arthur, tendsted

Benfiquista a sério

Anónimo disse...

Luís,
No meu último comentário esqueci-me do João Mário.
Para o jogo da taça fica aqui a correção do meu 11:
Samuel
Cruz/ tome, t. Araújo, morato, juracek
J. Mário, Aursness, chiquinho
Gouveia, arthur, tendsted

Para o jogo com o Real Sociedade:1
Trubin
Bah, António, otamendi, bernat
Neves, tino, kokcu
Neres, musa, Di Maria

Agora o 11 base e alternativas até janeiro:
Trubin
Bah, António, otamendi, bernat/ juracek
Neves/ j. Mário , tino, kokcu /Aursness
Neres/ rafa, musa/ tendsted , Di Maria/ gouveia

Benfiquista a sério

RN disse...

Acho que é muito cedo para tirar conclusões. Esta campanha foi recheada de exibições fracas até agora, com as exceções do Jogo contra o Luxemburgo e as primeiras partes dos dois últimos jogos. Também não podemos esquecer o quão fraquinhos são estes adversários. A atual Bósnia, por exemplo, não dá luta a ninguém.
E a insistência no Ronaldo até à náusea é uma coisa que...lá está... dá-me náuseas.
Vamos ver como nos comportamos contra outro tipo de adversários. Até lá, podemos agarrar-nos às estatísticas maravilhosas, mas as estatísticas são cegas, não olham à valia dos adversários e não ganham títulos.
E para ser justo, a Seleção nem sempre jogou mal com o Fernando Santos.

Adão disse...

Enquanto tiver lá jogadores tipo otario e um presidente corrupto só desejo insucesso a essa corja e que os nossos jogadores não se lesionem. Jogos não vejo nenhum.

Anónimo disse...

Luís,

O Benfica tem de ser mais objetivo, tem de acabar todos os ataques em remates à baliza e não acabar as jogadas com turnovers, sem rematar a baliza. O futebol do Benfica, esta época, é inócuo, é inofensivo pq a maior parte dos ataques acabam em passes errados sem tentarem o golo com remates para golo.
Há que jogar com 3 avançados na frente sempre com o golo na mente e não em passes e passinhos que acabam em turnovers.
Aursness, João Mário e chiquinho tem de Sr opção apenas para o meio campo, nunca para o ataque pq não sabem marcar golos, os remates deles são sempre passes para o guarda-redes adversário. O rafa tb falha muito, por isso, prefiro neres ou até tendsted no trio da frente sempre com um 9 fixo na área, temos de ter sempre, pelo menos 3 jogadores com golo na área adversária em todos os ataques

Benfiquista a sério

Anónimo disse...

Luís,
Sabe o que mais me irrita no futebol do Benfica desta época? É, constantemente, o Benfica perder a bola no ataque sem tentar o golo, com passes e passinhos até perder a bola sem fazer um remate a sério para tentar o golo. É constante o Benfica ter 5 a 6 jogadores a entrada do bico da área adversária e ter apenas 1 no centro da área, é gente a mais a tentar construir e quase ninguém para finalizar.
É o cúmulo da objetividade, o futebol praticado pelo Benfica

Benfiquista a sério

Anónimo disse...

Luís,
O Sr quando quer comprar uma mesa ou uma cama contrata um carpinteiro ou um pedreiro?
Contrata um especialista na matéria ou contrataum habilidoso com luzes em carpintaria?

Claro que contrata um especialista na matéria e nunca um habilidoso na matéria.

O Sr Schmidt faz o contrário, contrata o habilidoso Aursness em vez de um especialista para fazer de defesa direito, esquerdo, avançado esquerdo, avançado direito, segundo ponta de lança.
O Aursness ou joga onde é especialista, que com tantos biscatos que fez , eu ainda não consegui descobrir qual a sua especialidade , ou então vai para o banco.

Rafa: ainda não renovou pq quer mais do que vale. É tempo de o mandar para o banco e apostar no futuro já que o presente do rafa não merece o quer ganhar num futuro onde nunca será melhor do que é actualmente.

Benfiquista a sério