DE QUE ESTAVAM À ESPERA?

João Mário foi assobiado no jogo da Selecção em Alvalade.
Logo caiu o Carmo e a Trindade, e até já houve comunicados da FPF. 
Mas, agendando jogos de Selecção a meio da fase mais quente das competições clubistas, espera-se o quê? Um grande fervor nacionalista? Um "vamos parar tudo, e já voltamos"? Um "temos grande paixão pelo futebol, mas agora isso não interessa, o que interessa é Portugal"?
Não. A mim, pessoalmente, não me é possível vibrar muito com a Selecção numa altura destas - para mais numa partida frente a um semi-país, que não joga nada, e que Portugal nem sequer devia defrontar. E aceito perfeitamente que aos adeptos do Sporting também não seja oportuno despir a camisola. Há que ser honestos: ponha-se o Otávio a jogar na Luz neste momento e o que acontece? Ora.
Queira-se ou não, quem paga o futebol em Portugal são os adeptos ferrenhos de Benfica, Sporting e Porto. São esses que permitem receitas, audiências, patrocínios, e com isso, bons resultados internacionais dos clubes. São esses que pagam Sportvs, Elevens, bilhetes caríssimos e lugares cativos. São esses que compram jornais desportivos. São esses que fazem girar a manjedoura, de onde muita gente se alimenta. Não os que, circunstancialmente, e por conta de descontos no Continente, vão de vez em quando, em família, ver o Ronaldo ao vivo. Nem os jornalistas ou comentadores politicamente correctos que mal fingem isenção, e devem os seus ordenados aos tais fanáticos que tanto criticam.
O mundo mudou, e o futebol também. Há que lidar com ele como ele é, e não esperar que seja aquilo que um dia possa ter sido, ou que alguém gostaria que ainda fosse. Isto vale para os calendários FIFA, e vale também, aqui no burgo, para legislação absurda como a que obriga à centralização dos direitos televisivos.
Se um dia os tais fanáticos de Benfica, Sporting e Porto se fartarem, e o futebol português voltar então, à força, a ser o que esta gente pretende que seja, acaba-se o mediatismo, acaba-se o dinheiro, e acabam-se os tachos.  Se é isso que querem...

NOTA FINAL: Já que entrou a dois minutos do fim, depois do Ruben Neves, depois do Vitinha, e apenas para ser vaiado, deixo um conselho ao João Mário: faça o mesmo que Rafa, e deixe-se de ronaldices.

7 comentários:

Da Fonseca disse...

Lamentável, a clubite no seu pior, bem se mandasse na FPF era os jogos todos no norte, ponto final.. Não havia assobiadelas nem pagamentos pela porta do cavalo..

Rui dos Santos disse...

Mais 1 razão p/ todos os do S.L.B. convocados pelo MARTINIS selecionador da F.P.FRUTABOL dizerem em unissimo: JE SUIS RAFA...

Anónimo disse...

da fonseca, seu veneno disfarçado de lagartixa com focinho de dragão,
Só para te lembrar que no tal norte que pensas, o minuto de silêncio em memória de Manuel Galrinho Bento foi preenchido com uma vaia vergonhosa de assobios da corja a que pertences.
Vai mas é brincar com o bufas, o bobby e o tareco, mais as putas do calor da noite.
Para isso é que te pagam para vires aqui vomitar.
Quanto a pagamentos lá sabes do que falas...

Da Fonseca disse...

Oh boi podes urrar à vontade, que não me afectas, tu sabes bem os pagamentos que foram, agora vai lá enfardar a Palha do tio Guerra tá fresquinha galhudo...

Da Fonseca disse...

Fazem tanta falta como a fome ou o Covid, a selecção neste momento tem jogadores de sobra, aliás os melhores jogadores do Benfica são estrangeiros...

joão carlos disse...

mas o caso não tem nada a ver com o facto de estarmos na fase final do campeonato tivesse sido em agosto ou setembro e era a mesma coisa, isso é um não argumento.

mas sempre foi assim sempre foram os adeptos dos tres grandes que alimentaram o futebol e a seleção mais antigamente nem a malta dos descontos continente ia ver a seleção e antigamente ninguém assobiava jogadores na seleção fossem de que clube fossem e em que estádio fosse.
a situação é ridicula não gostam do jogador a ou b a representar a seleção então não vão, eu não vou, não vejo, agora quem opta por ir então não faça figuras que são ridículas.
só para dar um exemplo nunca viu o futre ser assobiado em jogos da seleção.

e o que é que a centralização dos direitos televisivos tem a ver com o assunto, e já agora foi só em portugal que existe lei que obriga a centralização ou também existe noutros países, como espanha, e a nossa não é mais do que uma copia barata doutros exemplos.

N. disse...

a selecçao jogou?