O MELHOR DO MUNDO

Vejam bem este vídeo. É Diego Armando Maradona no Mundial 86. Vários jogos. Vários lances. Genialidade total e inigualável. Quem não era nascido pode perceber aqui porque ainda se fala tanto dele.
Maradona não fez a melhor carreira do mundo (essa talvez venha a ser a de Messi). Não foi a melhor pessoa do mundo (nem de perto). Não é o melhor exemplo de profissionalismo, nem de desportivismo (é até um dos piores). Mas foi o mais genial jogador de futebol de todos os tempos. Talvez algum extraterrestre um dia faça isto em campo com uma bola. Até hoje não vi mais ninguém fazê-lo.
Fica a pergunta: o que teria sido este homem sem cocaínas, sem lesões graves e outros problemas que teve, ou arranjou para ele próprio?

19 comentários:

Alma Encarnada disse...

De facto Maradona foi extraordinário, nem falo de Pelé, que cheguei a ver jogar e para mim o maior da história do jogo, mas Messi tem n jogadas semelhantes e anda há 20 anos a emprestar arte ao futebol, tornando-se tão corriqueira a sua genialidade como em décadas de vida nunca vi. 20 anos de arte!

Anónimo disse...

São mais de 20 minutos de pura magia. Se fossemos fazer uma compilação dos melhores momentos do amigo do Piers Morgan em 5 mundiais, bastava menos de 1 minuto. Ou então repetia-se em loop os golecos de penalty marcados na fase de grupos. Não estou a exagerar, se estiverem atentos, sempre que mostram imagens dos melhores momentos da figurinha em questão com a camisola de Portugal, repetem sempre os golos contra a Suécia num playoff de apuramento. Pois... tirando penalties e livres directos, não existe mais nada.

Águia Preocupada disse...

Cansa ver tanta genialidade à solta! Tive a felicidade de ver muitos jogos dele pela televisão e era sempre um prazer! Pena a sua cabeça não acompanhar o seu génio futebolístico!
Absolutamente sublime!

RN disse...

Como sempre digo, só pode dizer que Messi, Ronaldo ou qualquer outro foi o melhor de sempre quem nunca viu Maradona jogar. Foi simplesmente o melhor... e com uma grade diferença. Para além disso, em oposição a toda a proteção de que Messi sempre gozou (e bem!), Maradona era literalmente caçado em campo e todo o tipo de agressões passavam incólumes.

Anónimo disse...

Sabes lá tu o que dizes...
Por acaso sabes quem é o Pelé?
Edson Arantes do Nascimento.
É bom que saibas e te deixes deste tipo de merdas...

Celso Lopes disse...

Claro que Maradona foi um grande jogador, um talento nato agora temos que analisar toda a carreira desportiva, um mundial é só um torneio marcou um golo iregular e ele estaria completamente limpo??? Bom eu não sei, agora os números de Messi e Ronaldo são incríveis e não são 3 ou 4 épocas são há mais de uma década, para mim estes dois jogadores são os melhores jogadores da história do futebol e eu estou á vontade para dizer isto porque não sou fã de Ronaldo porque ele olha muito para recordes e para mim futebol é um jogo de equipa e sou do Benfica e não me esqueço do gesto que ele fez para os benfiquistas.

Da Fonseca disse...

O Eusébio também tinha o whisky como amigo, não se pode ter tudo Malheiro Preocupado..

Da Fonseca disse...

Maradona foi melhor que Pele e Eusébio sem dúvida...

joão carlos disse...

dos que vi jogar sim foi o melhor, mas para quem quer que seja que não viu jogar os jogadores antes dele dizer que ele foi o melhor de sempre é abusivo.

quanto à tua pergunta final provavelmente seria um bom jogador mas não um génio, foram esses defeitos que falas que faziam dele um génio sem os defeitos provavelmente também não existia o génio futebolístico.

Anónimo disse...

Malheiro Preocupado já pagaste o que deves ao Benfica?? É que isto de andar aqui a defecar de graça não ajuda o clube em nada.. Não sejas caloteiro pah...

Anónimo disse...

Caro LF, podia ver o vídeo, mas ainda são 20 minutos e não tenho tempo, porque nos dias em que não há jogos do mundial, estou ocupadissimo com o mercado de transferências, como seria de esperar. Não nos esqueçamos que o melhor jogador da história, tão bom que é mais importante que Portugal e deve jogar sempre, porque é o maior, está sem clube. Um portento destes a custo zero, obviamente que está a fazer mexer com o mercado. É o Real Madrid, Barcelona, PSG, Manchester City, Liverpool, Bayern Munique, entre tantos outros a disputá-lo incessantemente. Aqueles que diziam que ninguém quer o melhor de sempre são invejosos e mentirosos, como o próprio disse na famosa entrevista. É óbvio que todos o querem e o mercado está movimentadíssimo. Agora é que ele vai calar as críticas.

Anónimo disse...

Sabes lá...
Eusébio da Silva Ferreira o pantera negra já ouviste falar?
O resto paisagem 🤣

Glorioso SLB

Anónimo disse...

O melhor foi o Eusébio. Apenas jogou no Benfica, 1 golo por jogo de média e nem era avançado. 9 golos em apenas 1 mundial. Não comparem o incomparável.

ChakraIndigo disse...

Os ditos 2 melhores de sempre, na minha opinião, nem são os melhores de sempre dos seus Países.

Esses foram Maradona, o GOAT, e Deusébio, um dos melhores de sempre, e que descansa no panteão.

Viva o Benfica

Anónimo disse...

Só se for a marcar com a mão e com cocaína para dar uma ajuda...
Fds o maradona pode ter sido muito bom... mas não era melhor que o Eusébio. Vocês nem tem noção o que era o Eusébio porque não há videos de todos os jogos, golos que marcou e deu a marcar, e o que fazia a equipa jogar.

Anónimo disse...

Beira mar e Amora o boi..

Anónimo disse...

O bêbado?? De Moçambique +???

an0n disse...

https://youtu.be/PtrCUYlgWMI (manoel francisco dos santos)

( Neste vídeo, você vai conhecer ano a ano, toda a trajetória do espetacular Mané Garrincha. Sua história é algo que precisa ser contada sempre. Então, assista a esse vídeo e perceba o tamanha que foi esse grande jogador brasileiro )

#mane_garrincha

Da Fonseca disse...

Era melhor o alcoólico de Moçambique, era português porque a ditadura assim quis, se não fosse o Vieira a dar um ordenado de solidariedade ia comer à sopa dos pobres, mas enfim gostos são gostos, eu gosto de Bujão, tu se calhar gostas de levar nele..