MUITO OBRIGADO A AMBOS!

Por motivos que desconheço, Pizzi , sensivelmente desde a fase final do período-Lage, tornou-se um mal-amado no Benfica. Terá tido culpas próprias, mas também alguma incompreensão dos adeptos.
Por mim, prefiro ficar com os números. O médio transmontano marcou mais golos de águia ao peito do que João Pinto, Magnusson, Diamantino, Simões, Isaías, Mitroglou, Chalana, Paneira, Gaitán, Saviola, Filipovic, Mantorras, Valdo ou Rui Costa, só para dar alguns exemplos de grandes ídolos do benfiquismo. Ganhou também mais títulos do que alguns dos mencionados. Foi capitão inúmeras vezes. E pedra angular nas últimas conquistas do clube.
Do pouco que o conheci, pareceu-me também uma pessoa afável e educada (aparentemente até dos mais simpáticos e acessíveis jogadores do plantel). Não o imagino como terrorista de balneário.
A mim, deixa saudades, embora entenda o fim de ciclo - ao qual nem Eusébio escapou.
Desejo-lhe a melhor sorte do mundo como pessoa e como profissional. A história não irá mentir.

Seferovic foi um jogador de altos e baixos. Altos muito altos, como na temporada em que se sagrou melhor marcador do campeonato e foi um dos pilares do último título encarnado, com golos extraordinários de verdadeiro ponta-de-lança; ou como no último Europeu em que foi um dos avançados em maior destaque. Baixos muito baixos, com falhanços inacreditáveis em frente das balizas, e, sobretudo, eclipsando-se por completo, quer na segunda metade da primeira época na Luz (ainda com Rui Vitória), quer em quase toda a última (com Jesus e Veríssimo).
Ficou sempre a ideia de que tinha condições físicas e técnicas para mostrar maior regularidade e maior preponderância. Mas, se fosse o caso, talvez há muito que já não estivesse em Portugal. 
Gosto de goleadores, e apreciava bastante o modo de jogar do suíço. As suas movimentações, a sua elegância em campo, e sobretudo os golos. Não sei se treinava bem, se treinava mal, pelo que não faço ideia dos motivos das profundas oscilações de rendimento. E compreendo que um dos mais elevados salários do plantel não pode ser desperdiçado no banco de suplentes.
Na hora do adeus, fico com os altos. Com 2019. Com os fantásticos golos que foi capaz de marcar (inclusivamente a Sporting e FC Porto), e que o colocam, em números, à frente de  Mitroglou, Saviola, Filipovic, Lima, Rodrigo, Darwin, César Brito, Vata, Yuran, Jimenez ou Mantorras, para falar apenas de pontas-de-lança.
Obrigado e Boa Sorte!

10 comentários:

Anónimo disse...

100% de acordo

Anónimo disse...

Eu digo-te porque Pizzi tem sido mal-amado nas últimas épocas. De alguns anos a esta parte, instalou-se no Benfica um grupo de «exigentes» para quem tudo está sempre mal: direção, treinador, jogadores e adeptos! Ai de quem diga bem do Grimaldo ou do Weigl; caem em cima destas pessoas e é insulto que até ferve. Esses exigentes são uns chatos do caraças e inundam certos blogues e conseguem fazer a cabeça de adeptos menos confiantes. Não me admiraria se no seio deles pululassem dragartos (olá jotapê) cuja missão é tentar dividir-nos.

Quanto ao teu post propriamente dito, eu sou daqueles para quem Pizzi, ao lado de Jonas, foram os jogadores mais influentes do SLB, especialmente na conquista do Tetra! Obrigado Pizzi e também obrigado Seferovic.

Ruben Sosa disse...

Junta 95 assistências para golo, ao Pizzi. São 189 intervenções directas em golos do Benfica. Goste-se ao não dele, é inegável que teve um enorme impacto no sucesso do clube, durante um determinado período de tempo.

francisco disse...

Luís disseste tudo não vale a pena acrescentar mais nada obrigado aos dois e que sejam felizes nos seus futuros clubes.

Rfa disse...

Chamavam-lhe a Quinta del Buitre. Se o Pizzi visse a televisão espanhola em miudo saberia que o Real Madrid teve que despachar meia equipa titular para limpar o balneário de jogadores que mandavam mais que os treinadores. Aprende-se muito com a história.

Mark Trencher disse...

Obrigado, sim sr. Nunca fui propriamente o maior fã de algum deles, mas sendo (ou neste caso tendo sido) atletas do Benfica, com certeza que fui (e serei) fã deles.

Jorge Gonçalves disse...

L.F., totalmente de acordo. Parabéns pelas suas palavras à Benfica: com exigência e gratidão. Saudações benfiquistas

ChakraIndigo disse...

O principio de Peter aplica-se a todos, e a lei da vida não poupa ninguem.

Pizzi merece um lugar destacado no Benfica, assim como André Almeida, mas o tempo deles passou.
Obrigado e que tenham uma despedida condigna, quem sabe na Eusébio Cup.

Seferovic ganhou um campeonato, como muitos jogadores bem melhores do que ele.
Merece a mesma consideração que todos os jogadores que por cá passam, se jogam ou jogaram no Benfica é porque alguem os contratou e os pos a jogar.

Viva o Benfica

joão carlos disse...

só não percebe quem não quer porque é que o pizzi passou a ser mal amado, genericamente os adeptos gostam de um tipo de jogadores, e este perfil vem que se saiba desde o inicio da fundação, jogadores com raça que deixam tudo em campo mesmo que muitas vezes tecnicamente não sejam grande coisa, um bom exemplo disso ultimamente tem sido o gilberto.

pizzi nunca teve essas características tinha tecnica e sobretudo uma capacidade enorme de decidir, e finalizar, próximo e dentro da área enquanto fisicamente foi conseguindo produzir os adeptos gostavam, uns mais outros menos, quando deixou de conseguir ser influente por falta de andamento não tinha mais nada que o os adeptos gostassem.

pizzi nunca foi um jogador que eu gostasse especialmente mas sempre lhe admirei a capacidade de ser decisivo e os seus números.
mas agora não venha é comparar o incomparável jogadores que jogaram muito menos jogos e épocas, outros que jogavam em posições muito diferentes, e outros em que o seu futebol era muito mais do que marcar ou fazer assistências, é que nesse lote existem jogadores porque muita gente pagava só para os ir ver jogar coisa que nunca aconteceu ao pizzi pese as suas muitas qualidades.


seferovic nunca teve grande técnica, pelo menos a técnica que interessa aos pontas de lança que a técnica de saber finalizar.
conseguiu ser goleador porque por vezes marcava muitos e não por saber finalizar.
mais uma vez convém é comparar com jogadores que tenham estado o mesmo numero de jogos porque senão é comparar alhos com bugalhos.

uma coisa tinha ele uma capacidade de se levantar quando ninguém já dava nada por ele que outros não tem, principalmente naquela posição, qualidade que é inversamente proporcional à sua capacidade para finalizar.

Luis disse...

Eu tenho para mim que acima tudo e todos está o Benfica , eu não posso nunca apoiar jogadores que são funcionários do clube ,que se recusam a
treinar e por pior que seja o Treinador, é uma falta de respeito pelo clube, o mais que posso dizer é que tenha sorte para onde for e as melhoras aos seus pais