MAIS DUAS OU TRÊS COISAS SOBRE O JOGO

Quando seguia para casa, e ouvia os comentários da TSF no rádio do carro, pensava que, ou eu, ou eles, alguém tinha estado noutro estádio a assistir a outro jogo.
Andavam pelo estreito caminho entre o alívio por ver o Benfica praticamente eliminado, e a azia por não ter sido goleado, como esperavam, e como foram Porto e Sporting, por este mesmo Liverpool, e pelo City respectivamente. Então vinham as justificações:
1- O Liverpool não esteve ao seu nível. 2 - Klopp fez rotação na equipa. 3- Falhou na concretização. 4- O golo do Benfica resultou num erro do defesa. 5- Darwin não tem nível para um clube de topo da Premier League. 6- O Benfica foi goleado pelo Bayern. 7- etc, 8- etc.
Não fixei o nome dos artistas, mas isto acontece com cada vez maior frequência, quer na rádio, quer na TV, quer nos jornais. Longe vão os tempos em que os comentadores, mesmo simpatizando com o clube A ou B, tentavam ser isentos, e diziam  que realmente pensavam, sem agendas escondidas.
Hoje, cada um traz a sua encomenda, e tudo o que dizem ou escrevem parece ter um propósito de empolar uma coisa, relativizar outra, à medida de objectivos previamente definidos.
Pois bem: 1- Uma equipa está sempre ao nível daquilo que a outra deixa, e também o Benfica não esteve ao seu nível nos jogos de Dezembro contra os rivais domésticos. 2 -Não vi tal coisa, e só por má fé se pode dizê-lo e assim enganar alguns distraídos. Não jogou Diogo Jota e jogou Luís Diaz, antes assim não fosse. De resto, o onze titularíssimo. Aliás, o próprio Klopp desmentiu categoricamente que tivesse pensado em algum momento no jogo seguinte. 3- Se ninguém falhasse na concretização o jogo tinha acabado 4-7 ou coisa parecida, como aliás quase todos os outros jogos. Se o Liverpool não falhasse oportunidades no Dragão tinha ganho 1-12, e se o City também não as falhasse em Alvalade o resultado poderia ter sido 0-8. Se o Bryan Ruiz... Se o Kelvin... enfim, dá para tudo. 4- Todos os golos resultam de erros dos defesas ou dos médios e por vezes até dos avançados, e também os golos do Liverpool foram originados por falhas do Benfica. 5- Darwin é o melhor jogador a actuar em Portugal, tem sido uma das revelações da Champions, foi o melhor do Benfica em campo (talvez co excepção de Odysseas) e infelizmente só vai ficar na Luz mais dois meses. 6 - Pois foi, como também goleou o Barcelona, que antes não prestava e agora é que é bom. 7- etc. 8- etc.
Já agora, o Benfica não foi goleado como o Sporting e o FC Porto porque tem individualmente melhores e mais experientes jogadores, que não têm apresentado uma intensidade constante no campeonato, mas nestes jogos, quando dão tudo, quando concentrados, conseguem superar-se e discutir com os grandes da Europa. Assim foi com Barcelona, com Ajax - e com este Liverpool, com uma pontinha de sorte, podiam ter empatado o jogo.

5 comentários:

Anónimo disse...

A LC não é para meninos mas para querer, intensidade e força!! Este Benfica é de brincadeira...basta ver os jogos na Liga!

PS: Taarabt a titular?!?!? Está tudo louco?!

Frank disse...

Luis eu compreendo que temos que ouvir ou ver qualquer coisa para nos ajudar a passar o tempo,mas ouvir ou ver esses grandes filhos duma mae e tempo perdido eu vou sabendo algumas coisas por voces que escrevem mas ver e ouvir essa cambada antibenfiquista nao e para mim deixei de ouvir radio deixei de comprar jornais alguns anos, lia os tres diarios desportivos
mas enquanto houver essa tendencia maldosa para com o Benfica nao os volto a comprar a imprensa portuguesa esta para o Benfica como o putin esta para a Ucrania sao inimigos muito dificeis de eliminar nao vejo como podemos sair desta situacao o Benfica so por si nao tem capacidade para dar a volta nao tem forca junto das organizacoes desportivas em Portugal o Porto e Sporting conseguiram e dominam a seu belo prazer e o ex presidente ajudou apoiou toda essa corja,so nos resta um trunfo na minha opiniao a centralizacao dos jogos o Benfica que nao se aguente nao entre nessa que eles vergam-se e tu que esta proximo faz-lhes ver isso se os podermos travar com essa porque nao.

Anónimo disse...

Caro LF,

esqueceu-se da arbitragem manhosa e míope do sujeito espanhol. Mais uma... até na LC somos roubados forte e feio e nem pio por parte da estrutura e do n/calado, surdo e mudo presidente. Nem um "BASTA"?!
Rui Costa e respetiva direção defendam os adeptos e o n/clube que tanto têm chamado à atenção para a roubalheira na Liga e se a aliança do Altis, em estreita colaboração com o Hacker, vos têm presos pelos tintins, saiam!!

Anónimo disse...

caro Luis,

os relatos do Helder Conduto na BTV não diferem muito desses da tsf, tenho duvidas até que seja benfiquista tal é a narração que faz nos jogos do BENFICA.

Valdemar Duarte, este sim, é um BENFIQUISTA A SERIO. era ele quem deveria fazer a narração dos nossos jogos na BTV. e já agora com um comentador melhor do que o actual, talvez um nosso ex-jogador ou um nosso ex-treinador.
o Mozer, o Joao Alves, o Simao Sabrosa, o Ricardo Rocha srriam boas opções para fazer os comentarios dos nossos jogos e terem presença em debates na BTV.

eu só pergunto quem é um tal de Joao gonçalves que está quase todos os dias em programas da btv? além de dizer sempre o obvio, o politicamente correcto não tem carisma nem rasgo para ser comentador na btv. nao acrescenta nada. é muito fraquinho comentador.
outro que tb nada acrescenta é o Pires Vicente. qual a profissão destes dois para ser comentadores de futebol?


benfiquista a serio

LF disse...

Acho que o Hélder Conduto tenta ser profissional isento. É benfiquista, mas como os jogos da Liga passam na BTV, tenta dar uma imagem de isenção. Eventualmente, por vezes exagera.
Francamente não acho que o faça por mal.