POR ONDE ANDAVAS TU, BENFICA?

Não me enganava quando previa que alguns jogadores do Benfica, mais indolentes em jogos domésticos, puxassem pelo corpo e pela alma nesta partida de Champions. Tecnicamente são bons, e quando se entregam, quando se juntam, podem fazer isto.
Também não me enganava quando disse desconfiar do Ajax enquanto potência esmagadora e inexpugnável, qual Bayern, qual City, qual Liverpool. É uma bela equipa, bem organizada, que tem em Antony e Tadic dois craques de altíssimo nível, mas que daí para trás não passa da classe média-alta do futebol europeu – muito longe dos exemplos acima referidos.
Estava igualmente certo ao prever grandes dificuldades para Ten Haag perceber uma equipa como a do Benfica, complicadíssima de estudar, que por vezes nem a si própria se entende, que já alterou de sistema e de modelo de jogo mais do que uma vez, que não tem o mesmo treinador da fase de grupos nem dos “clássicos”, e para a qual qualquer observação, em vez de esclarecer, ainda aumenta as dúvidas. Na segunda parte, o Ajax manifestamente não percebeu o Benfica, nem como o ferir de morte.
O único factor que eu talvez tenha subestimado foi a falta de confiança que a equipa encarnada tem nela própria, que se fez sentir sobretudo na primeira parte (tantas perdas de bola, tantas hesitações), com consequências directas nos golos sofridos e no resultado final. Quando perdeu o medo, mostrou que podia perfeitamente ganhar este jogo, e que pode perfeitamente eliminar os holandeses.
O bom é inimigo do óptimo. Este resultado, não sendo bom, nem óptimo, garante pelo menos os mínimos necessários nesta partida: levar a decisão para a segunda mão. E tem também o condão de transmitir alguma confiança à equipa e aos adeptos, dada aquela luxuosa segunda parte, seguramente o melhor momento da era-Veríssimo.
De resto, o espectáculo foi todo ele magnífico. Verdadeiro jogo de Champions League, com futebol de altíssimo ritmo e intensidade, oportunidades de parte a parte, e um estádio cheio e vibrante como há muito não se via.
Destaque individual para Taarabt, Darwin e sobretudo Rafa – verdadeiramente endiabrado, num jogo que até lhe pode valer uma transferência milionária no final da época (a de Darwin é dinheiro em caixa).
O árbitro esteve quase sempre bem. Ainda assim, aquele lance com Gonçalo Ramos na área holandesa podia ter tido outra interpretação. Aí, a culpa foi do VAR.
Agora, resta-nos sonhar durante três semanas. O jogo de Amesterdão, sim, vai ser “o” jogo. Não há nada para além dele. Será de vida ou de morte, ou…como dizia Shankly, ainda mais do que isso.

8 comentários:

Alexandre Rodrigues disse...

A diferença entre ambos os clubes é que um soube nos últimos 5 anos dar o salto qualitativo para a classe média-alta da Europa e outro nos últimos 5 anos tem estado focado em salvar presidentes e os seus amigos. Como avaliamos isso? No valor dos planteis. Na época 17/18 o novo valia 229,08 M € e do Ajax 251M. Nesta época valemos 270M e eles 365M. A diferença acentou-se, uns evoluiram, outros estagnaram. Os clubes da Holanda e Portugal nunca conseguirão ser classe alta da Europa, mas com boa organização e muito trabalho conseguem ser média- alta.

Anónimo disse...

Quando a malta se contenta com um jogo mais ou menos e empata com o Moreirense e perde com o Portimonense em casa, está tudo dito! Ao que a gente chegou!!

Conclusão: pouca exigência, falta de entrega e dedicação, nenhum respeito por quem paga salários aos meninos e uma completa e vergonhosa complacência e desnorte da direção em relação ao n/clube.
Basta olhar para as arbitragens e ao CD da FPF.
Os benfiquistas estão à espera do quê para mostrar que são eles que têm de mandar e exigir mudanças!

Herr Kommandant disse...

Julgo também que o jogo de ontem foi uma prova que o plantel não é tão fraco com alguns o querem pintar, e que não é preciso a "razia" nem a "limpeza de balneário" que alguns defendem.
A primeira parte no Bessa e a segunda parte de ontem é o que queremos para os 90 minutos de todos os jogos.

PS.- é só a mim que me faz uma tremenda confusão ver o presidente do meu Clube aos abraços e cumprimentos ao maior cancro do futebol português e responsável por tudo de mau que acontece nas competições em Portugal? E a ver jogos da champions na companhia de duas figurinhas - presidente da liga e presidente da federação - que tanto mal nos fazem e são tão responsáveis por tudo de mau que acontece ao futebol português por serem cúmplices e aliados dos corruptos? O circo dragarto ainda foi há apenas duas semanas...

JP disse...

Ficamos felizes por ter um Rafa possivelmente transferível e um Darwin que é dinheiro em caixa...
Objetivos desportivos!
São prioridade!
O clube está em desintegração e ou atacamos objetivos desportivos ou caminharem os alegremente para a desvalorização de todo o clube.

joão carlos disse...

continuamos a não saber defender como equipa coisa que vai muito alem deste ou daquele jogador não saber defender.
a condição física da equipa é uma lastima provada pelo facto dos jogadores em fevereiro andarem aflitos com câimbras e não aguentarem o jogo todo.
a equipa não sabe controlar o jogo atrás, e isto é um problema com mais de uma década, e continua a ser só parvo insistir em fazer uma coisa para a qual não temos nenhuma capacidade.

off topic
existem uns que pelos vistos andam num mundo virtual estranham porque é que se insiste em weigl e grimaldo e que precisávamos de um trinco e de um lateral esquerdo a serio, pois e onde é que existe um trinco puro no plantel, não existe, onde é que existe outro defesa esquerdo sem ser o grimaldo, não existe.

curiosamente quem marcou o primeiro deles estava sem marcação, e curiosamente o tal jogador que não fez a marcação deixou um jogador adversário cruzar sem oposição no lance do segundo, pelos vistos temos tres laterais direitos e nenhum serve mas pelos vistos isso não é problema.

Anónimo disse...

andava e anda entretido com jogadores maricones como o weigl, grimaldo e cebolinha e com um treinador sem categoria, sem curriculo e sem chama.

benfiquista a serio

Anónimo disse...

caro LF,

isto são factos, são realidade e não estatísticas inócuas.
desde que weigl chegou ao Benfica em janeiro de 2020 o Benfica passou de 7 pontos de avanço do 2.º para um segundo lugar em 2020, para terceiro em 2021 e um possivel terceiro para 2022 graças à desgraça do Braga senão era um 4.º lugar.

quem não vê isto, ou é burro ou é anti-BENFICA.

benfiquista a serio

joão carlos disse...

não são factos são mentiras ditas muitas vezes, quando weigl chegou não estávamos a sete pontos do segundo.
mas ficamos a saber dos inteligentes que afinal não precisamos nem de onze titulares nem de um plantel de vinte e tal basta mandar todos embora e contratar um único jogador, um trinco, que passamos a ser a melhor equipa do mundo.
e ao mesmo tempo resolvemos os problemas financeiros.