LAGE, JOGADORES, PRÉMIOS E RESULTADOS

A revelação de escutas é crime, e infelizmente não vejo a mesma fúria e o mesmo alarme social contra o grupo "Cofina" que vi contra a Benfica SAD aquando do caso E-Toupeira. 
Era importante saber, e punir, quem, no Ministério Público, fornece matéria confidencial a este grupo de comunicação social, e qual a contrapartida. Se ninguém está acima da lei, não se percebe como estes crimes são cometidos à frente do país inteiro e ninguém parece interessado em investigar os seus autores.
Dito isto, não há como ignorar algumas das conversas que têm vindo a público. E se a maior parte delas é completamente inócua e não passa de bisbilhotice, outras são interessantes para montar o puzzle da vida do Benfica nos últimos cinco anos.
Cansei-me de escrever, aqui e também no jornal, que enquanto não se percebesse o que aconteceu em Fevereiro de 2020, não se entenderia o problema do clube, e muito menos como o resolver. E que as probabilidades de voltar a acontecer eram grandes. Infelizmente tinha razão quanto a isso.
A pouco e pouco, as cortinas vão-se abrindo.
Atente-se, uma vez mais, à estranhíssima sequência de resultados do Benfica com Bruno Lage. Entre Janeiro de 2019 e Fevereiro de 2020 os encarnados disputaram 38 jogos para o campeonato, e venceram 36. Isso valeu um título, e valeu uma vantagem de 7 pontos já na segunda-volta da temporada subsequente. Pelo meio, uma Supertaça ganha com 5-0 ao Sporting. De resto, a carreira do técnico setubalense em Inglaterra está a provar o seu valor.
Chegados a Fevereiro de 2020, subitamente o Benfica começa a perder pontos em catadupa. Perderá 22 nos 12 jogos seguintes, dizendo adeus a um título anunciado, a Bruno Lage, e depois também à Final da Taça e posterior Supertaça. 
Disse várias vezes que em quarenta anos a ver futebol, não me recordava de nada assim. Que certamente havia motivos extra-desportivos para tal. E que tinham de ser debatidos internamente.
Ora afinal parece que há uma explicação simples: segundo o "Correio da Manhã", em Fevereiro de 2020 o clube começou a falhar com pagamentos de prémios aos seus profissionais, à equipa campeã, ao mesmo tempo (lembro eu) que investia 20 milhões em Julian Weigl, com salário provavelmente muito mais elevado que a maioria dos jogadores campeões. Tendo João Félix sido vendido por 120 milhões poucos meses antes, é fácil adivinhar como terá o plantel reagido a tudo isso. Os resultados em campo foram a resposta - à qual não faltaram penáltis rematados ao lado, e recuperações a passo desde o meio-campo adversário. 
Isto levanta o pano sobre uma questão, mas deixa no ar outras: serão afinal os jogadores do Benfica assim tão maus profissionais? Será o balneário assim tão desunido? Ou simplesmente reagiram à falta de compromisso da direcção do clube - que ainda veio a público gabar-se de manter os salários na altura do confinamento, ao contrário dos rivais?
Será que os Pizzis (três penáltis falhados em quatro naquele período) e os Andrés Almeidas (exibições fantasmagóricas com Santa Clara e Marítimo) são mesmo culpados de alguma coisa? Ou terão sido vítimas da errância do último mandato de Vieira?
Recordemos que a seguir houve um investimento de cerca de cem milhões, imediatamente antes das eleições de Outubro de 2020. E, a acreditar no que se diz, os prémios terão permanecido por pagar. 
Quem me conhece sabe que sou extremamente compreensivo com os jogadores, tolerante com os seus falhanços, e por vezes até com a sua falta de qualidade. Há algo que jamais desculpo: falta de entrega ou profissionalismo. Mas coloco uma única excepção: justamente quando não recebem o que lhes é devido.
Se estivermos perante um desses casos, se calhar as notícias de uma limpeza de balneário são manifestamente exageradas.

7 comentários:

Anónimo disse...

Bom artigo. Obrigado.

O BENFIQUISTA ANÓNIMO disse...

Se a razão para perderem o Campeonato foi a falta de pagamento de prémios, só mostra a merda de profissionais que são. Não estou a desculpar a falta de um BÓNUS prometido. O que é prometido é devido. Estou sim a querer dizer que, se o que aconteceu foi a resposta encontrada para "castigarem" quem lhes paga ordenados principescos, quem os trata como a ultima coca cola do deserto...seria bom esses calhordas terem-se lembrado de quem anda jogo após jogo a puxar por eles, quem sofre por eles, quem realmente lhes dá qualidade de vida, quem vai a jogos e quem os segue, pagando bilhetes caríssimos, muitas vezes preferindo ver jogos do Benfica do que comprar um brinquedo aos filhos. Os sócios e adeptos. Muitos, Imigrantes, vindo de fora para assistir a mais uma desilusão.
SE foi isso que aconteceu, esses filhos da puta não merecem nada. Estiveram-se a cagar para o Benfica e só olharam para o seu bolso, quais mercenários.

SE o problema foi esse, só tinham que chegar ao fim da época, com Liga ganha e demais títulos. e colocar a boca no trombone, denunciar o que estava a acontecer. Os Sócios e Adeptos ficariam ao seu lado. Mesmo não recebendo o que lhe era devido, deram tudo e ganharam...não foi o que aconteceu. SE o que aconteceu é a hipótese que levanta, portaram-se como uns sangue sugas, calhordas filhos da outra senhora, filhos de vários pais possíveis ou incógnitos. Essa gentalha só tem um caminho. RUA.

Mas quero acreditar que não foi por isso que perdemos o que estava quase ganho.

Nau disse...

Sobre a errância do último mandato de Vieira (e para não falarmos de muita coisa esquisita que se passou nos outros mandatos, e de que talvez um dia se faça luz) estamos conversados. A ser verdade que os jogadores (o que soa do grupo Cofina relativamente ao Benfica deixa-me sempre desconfiado) perderam jogos, troféus e títulos, e que jogaram mal de propósito, não lhes perdoo. Porque aos jogadores do Sport Lisboa e Benfica, não os confundo com um trabalhador que ganha para ir vivendo, e que de um momento para o outro se vê sem dinheiro para dar de comer aos filhos. Não é o que se passa com os jogadores do Benfica. Se lhes deveram (prémios, extras e não salários) já lhos pagaram e estão em dia, penso eu. Porque continuam então a jogar miseravelmente e a perder, já lá vão dois anos sobre os motivos da birra? Se houve um grupo que encabeçou um boicote aos jogos, eu concordaria com uma limpeza.

Alberto João disse...

Eu nem tenho palavras suficientes para o teu post...fico abismado com o nível de desculpabilização sistemática de alguns sócios ao que se passa no Benfica. Então o facto de terem alguns prémios em atraso (tendo os salários em dia quando os outros clubes cortaram nos salários no período COVID) é uma boa desculpa para os jogadores não correrem, marcarem pênaltis ao lado e mostraram falta de compromisso, intensidade e atitude? Então e os jogadores do FCP e do SCP que no mesmo período viram os seus salários cortados e tb prémios atrasados com os clubes em pior situação financeira não fizeram o mesmo porque? Hummm? Que "passou-se"? "Inbestigue-se"!

Lin disse...

É claro que chegada do Weigl partiu o balneário todo. E ainda não enfrentaram esse problema. O problema só ficaria resolvido se Weigl tivesse feito a diferença como jogador e tivesse elevado o nível da equipa ganhando o respeito dos restantes jogadores. Isto nunca aconteceu. Repito, nunca aconteceu. Ao não ser afastado inverteu-se a ordem de valores no balneário. O compromisso com a equipa deixou de ser importante porque joga sempre o Weigl (e ainda fica com os nossos prémios de jogo terão pensado).

Lin disse...

O trinco tem de fazer brilhar os outros jogadores, não obrigá-los a trabalhos forçados.
A história seguinte aconteceu no Real Madrid, quanto a mim, o clube com o qual o Benfica partilha mais idiossincrasias...

When Real Madrid sold Claude Makélélé to Chelsea and replaced him with David Beckham, Florentino Perez (the Real Madrid president) was under the impression that he would not be missed.

The Real Madrid players, on the other hand, did not seem to share that sentiment. When commenting on the transfer of Beckham, Zinedine Zidane even said, “Why put another layer of gold paint on the Bentley when you are losing the entire engine?”. It would be difficult to find anyone that considers a player such as Claude Makélélé as one of the greatest players or even midfielders of all time. However, many would not hesitate to put Frank Lampard or Zinedine Zidane in both of categories.

The irony in this is that without the defensive work and dedication from Makélélé, both of those players would not have been able to shine like they did. in https://footballiconic.com/ball-winning-vs-box-to-box-vs-destroyer-midfielders/

joão carlos disse...

isso é uma coisa que um bom treinador deveria de ter resolvido.
basta ver o titulo de 93/94 em que durante a época toda a equipa andou com salários em atraso.

duvido muito que isso seja verdade, e a ser seria a coisa mais estúpida feita por um qualquer dirigente do clube.
é que em fevereiro de 2020 a sad amortizou antecipadamente parte de um empréstimo obrigacionista, para o qual não era obrigado que ele só vencia em 2021 no valor de 20M.

ps
entretanto os idiotas úteis continuam a sua saga contra um jogador sem saberem minimamente o que os jogadores pensam sobre ele.
e pelos vistos ele é revoltas contra vários treinadores mas nunca se revoltaram contra o tal jogador.