RECUPERAÇÃO - 1ª etapa

Há poucos dias atrás o Benfica estava a sete pontos de dois rivais, e dizia-se que tal era praticamente impossível de recuperar. Neste momento está a sete de um e a quatro de outro (não está a quatro de ambos porque alguém no Estoril não deixou). Se ganhar todos os jogos até final (sim, sei que é uma hipótese académica, como todas as outras previsões que se façam neste momento), precisaria apenas que FC Porto perdesse mais quatro pontos (dois empates), e Sporting mais um (um empate). Atendendo a que têm de jogar entre si, metade do caminho estaria feito (ou ficariam os dois a um ponto, ou apenas o Porto acima, com dois ou quatro pontos de vantagem).
Isto para dizer que tudo ainda é possível, não deixando de ter em conta que nas próximas dez jornadas o Benfica apenas tem quatro deslocações (Arouca, Tondela, Bessa e Portimão), sendo verosímil que possa encetar uma sequência de triunfos capaz de, no início de Abril, quando se deslocar a Braga, tornar a tabela classificativa bastante mais simpática. E entretanto o mercado de Janeiro pode ainda alterar algumas coisas, cá e lá.
O jogo com o Paços pode ter sido, assim, o primeiro dia do resto deste campeonato. Vitória sólida, boa exibição, à qual faltaram mais golos. Esse tem sido, aliás, um dos principais problemas do Benfica nesta temporada. Até mesmo no "Dérbi" com o Sporting, as oportunidades desperdiçadas poderiam, aí, ter escrito outra história.
Muito se falou da arbitragem depois do jogo. Quando o Benfica ganha, há muitos comentadores a mostrar-se nervosos. Na CNN (canal que desaponta de dia para dia, e onde a isenção não tem lugar) foi um regalo.
Para mim a expulsão do jogador do Paços é clara. E é verdade que Otamendi podia ter visto o cartão vermelho, tal como Paulinho do Sporting na jornada anterior, tal como tantos jogadores em tantos jogos. O grande erro da jornada aconteceu no Estoril, onde o possível 3-1 foi escamoteado pelo árbitro, e esse sim é um lance objectivo de golo, com influência directa no resultado.
Segue-se mais uma etapa: Benfica-Moreirense.

3 comentários:

Anónimo disse...

Não se esqueça do lance do Fábio Cardoso sobre o Darwin!

joão carlos disse...

nos jogos anteriores nunca tivemos tantas oportunidades desperdiçadas neste jogo mesmo não praticando um jogo muito fluido ou bonito tivemos muito mais oportunidades que anteriormente.
é que tirando um caso ou outro nos tempos do anterior treinador, o portimonense claramente no derby tivemos oportunidades apenas para empatar o mesmo e nunca para vencer, por norma sempre fomos muito eficazes porque produzíamos muito poucas oportunidades.

Jorge disse...

concordo com tudo o que foi dito.
Eu apenas acrescentaria que o principal problema do Benfica além da falta de eficácia (que nao tem sido má) é a quantidade de golos sofridos.
Muito mau para uma equipa como o Benfica.
Falta de coesão defensiva a este Benfica algo que sempre sentimos falta pelo facto de termos apenas 2 médios centro.
Coesao defensiva foi algo que começamos a ter no inicio da época muito por causa do sistema a 3 que defensivamente eram 5 defesas. Mas estranhamente foi-se perdendo e concedendo um numero anormal de golos...

Temos capacidade de a jogar em 442 (em bloco) voltar a ter muitos mais golos marcados e poucos sofridos porque nesse sistema em linha todos atacam e todos têm que defender para nao ficarmos demasiados expostos.

Para combater a falta de domínio interior muitas vezes vamos ver o Rafa a sair da ala e ir para o centro, tendo superioridade numérica central mas perdendo profundidade ofensiva do lado direito.

Para termos uma boa coesão defensiva sem perder a profundidade ofensiva, temos de ter um trinco para conter os ataques adversários e caso seja necessário ir para central para poder defender um resultado curto ja no final do jogo.

Em vez de jogar com dois PL teríamos apenas um + um extremo e um avançado ala agressivos a defender e fortes a atacar e dar profundidade necessária à equipa.

Algo assim:

__________Odysseas

Gil__Otamendi___Morato__Vertonghen

____________MD
_________________JMario
____________Rafa

_Everton_________________Darwin
___________Seferovic