A DIAS O QUE É DE DIAS

Soares Dias é o árbitro português mais cotado internacionalmente. Porquê? Porque para a UEFA, um bom árbitro é aquele que preenche os seguintes três requisitos:
- apresentar boa forma física;
- falar bem inglês;
- conseguir manipular jogos de acordo com os interesses superiores sem dar muito nas vistas.
Ora o árbitro do Porto cumpre todos eles, tal como, num passado não muito distante, Pedro Proença também os cumpria.
De resto, se olharmos para as prestações no campeonato nacional, e, naquilo que me diz respeito, nos jogos do Benfica, Soares Dias comete demasiados erros, erros demasiado graves, e sempre para os mesmos lados. Ninguém se lembra de um "clássico" com Porto ou Sporting em que Soares Dias se tenha enganado a favor do Benfica. Mas todos se lembram, praticamente em todos os "clássicos" com Porto e Sporting, de vários erros graves a prejudicar o Benfica - muitas vezes de forma sub-reptícia, habilidosa e em alguns casos quase invisível, mas sempre eficaz.
Depois há também outra questão: pode um árbitro a viver na cidade do Porto, reiteradamente ameaçado e insultado pela ingratidão dos Super Dragões, ter condição psíquica para dirigir um jogo como este? Apesar de tudo, não seria mais confortável que a arbitragem de um Benfica-Porto ficasse a cargo de alguém que vivesse longe das duas maiores cidades? Aqui não se trata de uma questão de honestidade, mas sim de pressões e de medo. Antigamente essa regra existia. Ainda existe em jogos internacionais. Talvez não fosse má ideia recuperá-la.

6 comentários:

Anónimo disse...

O Xistra também vive numa cidade distante de Lisboa e Porto (Covilhã) e , mesmo assim, beneficiava sempre o mesmo. Portanto, isso é irrelevante. Caso os árbitros fossem sérios, ao mínimo ato de coação, o árbitro em causa devia fazer queixa, assim como, todos os demais deviam fazer greve, acrescentando-se uma punição severa ao clube afecto, apesar de a instituição não ter efetuado o delito, e , assim, talvez se verificasse alguma imparcialidade na arbitragem. Como a corrupção é impune, tudo o que contribua para melhoria do futebol nacional, é spam...

Anónimo disse...

Ele enganou-se 3 vezes a favor do Benfica. Só que agora há VAR para corrigir os enganos

ChakraIndigo disse...

A Vieira o que é de Vieira:
Vieira bateu todos os recordes possíveis no Benfica, depois de entrar no Clube pela porta do cavalo, tendo ainda tempo para falir uma SAD e fazer um negocio de 5M com essa SAD, em nome do Benfica. Foi esta a sua carta de apresentação.

No Benfica, os seus maiores recordes -
ajudou o clube do qual foi sócio 24 anos a ser Campeão Europeu
a ganhar a Taça Uefa e a Liga Europa, a ser campeão invicto por duas vezes,
a ter a maior série de vitórias sobre o Benfica, a ganhar uma Taça de Portugal ao Benfica no Jamor pela 1ª vez no reinado de Pinto da Costa,
a ganhar um Campeonato em plena Luz, e agora, como cereja no topo do bolo, deu uma mãozinha para o outro clube do qual também foi sócio a acabar um jejum de 18 anos.

Entretanto, en passant, o clube do qual foi sócio 24 anos, conseguiu ultrapassar-nos em vitórias no confronto directo, e ainda teve tempo para sermos goleados no Dragão por 5-0, e ficar a mais de 20 pontos desse clube.

Para apresentar, ganhou 7 campeonatos em 20 épocas a mandar no futebol, e uns extraordinários , estratosféricos 3 (TRES) Taças de Portugal, repito em 20 anos!!!

Foguetes ainda pelas duas finais europeias perdidas, uma competição muito complicada, como o comprovam as 5 vitórias do Sevilha, esse colosso europeu.
Por pudor nem vou mencionar alguns clubes que também foram a finais da LE, um deles um tal Sporting e outro um tal de Braga (também neste glorioso reinado do grande líder perdemos pela 1ª, e 2ª vez na Luz com o Braga para o campeonato) - Braga que só por azar nos eliminou noutra meia-final da Liga Europa.

Nós os pulhas, os ingratos, aqueles que não merecemos esta grandiosa obra, só temos de aceitar que são coisas que acontecem, afinal isto é só futebol.
E até ganhamos 7 Taças da Liga, o que podemos querer mais?!

Mas como tenho bom coração, espero que o homem tenha melhorado das dores nas costas que o impediram de estar ontem na Luz, mas talvez os tratamentos ainda permitam que na segunda possa estar no parlamento.

É continuar, dar mais uma oportunidade, a gratidão é uma coisa bonita, e temos de nos curvar perante tão grande obra.

Viva o Benfica

Red Sea disse...

Já percorri a maior parte de blogues afectos ao Benfica e, em quase todos, o nome de Artur Soares Dias é denominador comum. É verdade que na vertente disciplinar acobardou-se, foi nítido. Já técnicamente, não fora o VAR, teria cometido alguns erros a nosso favor, embora não tenha a certeza se os cometeu respaldado precisamente por saber que estava protegido pelo VAR. Mas o que me espanta mais, é que não vi uma única referência à eminência parda responsável mor por tudo quanto acontece nas arbitragens, o Fontelas Gomes que, a meu ver, é o pior escroque que frequenta os corredores da FPF, um individuo que reiteradamente faz questão de afrontar os clubes que não sejam os da órbitra dos seus amores, Contumilense FC e Lagartos clube de Portugal.

joão carlos disse...

e o que diz a nossa direcção sobre o assunto.
e o que faz a nossa direcção sobre o assunto.

pelos visto o pensamento da direcção e de quem nela votou é que os outros é que se tem de mexer para resolver os nossos problemas.

carlos disse...

O Benfica está sem rumo e a saque. se não for feito nada para alterar isto vislumbram-se tempos muito complicados para o Benfica.