NÃO DIRIA MELHOR

"(...) não lanço, pois, o apelo à “Paz Benfiquista”, uma vez que isso seria colocar-me sob fogo amigo e inimigo. Mas deixo um repto: se sem essa paz, como sabemos, é impossível alcançarmos o sucesso, para quê manter a guerra?

O processo eleitoral teima em não findar, com um pedido de recontagem de votos (e não contagem, como muitos parece não perceberem) feito 15 dias depois da proclamação do vencedor, apesar do vencido, com muita dignidade, ter aceite os resultados, o que mantém abertas feridas que já deviam estar a sarar, com reflexo claro nas redes sociais: a cada golo sofrido, a cada revés, enchem-se de ódio e proclamações vertiginosas.

Ódio esse incompreensível, deixem-me que vos diga. Um querido amigo, com o humor refinado que muitos lhe conhecemos, perguntava antes do último jogo para o campeonato, em pleno Twitter, uma coisa deste género: não levam a mal que apoie o Benfica?

Muitos de nós crescemos com os nossos Pais a ensinarem-nos que assobiar o Benfica era pior que cuspir no prato da sopa. Esses professores, que aprenderam, por sua vez, de seus Pais, envergonhar-se-iam se descessem ao Twitter, ao Facebook ou ao Whatsapp durante um jogo de futebol do nosso Benfica. Aí não se assobia, mas faz-se pior: achincalha-se, destroem-se jogadores e faz-se política no infortúnio - como será, lamentavelmente, feita na vitória (...)

João Pereira da Costa

in  https://www.benficaindependente.com/

5 comentários:

joão carlos disse...

estou à vontade porque durante os jogos não estou em nenhuma rede social ou sequer na Internet.
estou à vontade porque achava que os votos deveriam ter sido contado mas se não foi exigido na altura agora já é tarde.

mas se acreditam que é por andar malta nas redes sociais durante o jogo que a equipa anda a jogar mal então se calhar o mal até é mais esses, ou então os jogadores andam no intervalo a ver os telemoveis em vez de estarem a ouvis as indicações dos técnicos.
mas se o processo foi, é, transparente porque razão não se contaram os votos tinham acabado com a conversa de uma vez por todas assim não só não acabaram como cada vez vai ser pior.

por fim não é só pedir união, que alias nunca existiu desde que conheço a vida do clube desde os anos oitenta e penso que antes era igual, tem que se fazer por ela e o que é que esta direcção fez para ir de encontra à varias reivindicações da oposição, a resposta é nada.
e oferecer lugares, vulgo tachos, aos rostos das contestações não é fazer alguma coisa é só calar vozes criticas.

O Benfica Sou Eu disse...

Caro LF

Somos vizinhos de blog há 12 anos e mesmo não concordando em tudo o que dizemos - ainda agora tivemos em lados diferentes nas eleições - defendemos o mesmo em tantas áreas e há assuntos que sempre defendeste e é intransigente.

Uma delas foi a transparência.

Então se o nosso presidente da assembleia geral anterior, colocou mesas de voto em 25 cidades diferentes de Portugal Continental, se cada cidade tinha vários pontos electrónicos e em cada ponto electrónico havia uma urna física para depositar o voto, rapidamente concluímos que existiam várias dezenas de pontos electrónicos e urnas - em Lisboa havia 25 pontos e urnas, mas havia cidades com apenas 2 pontos electrónicos e 2 urnas e outras cidades só com 1 ponto electrónico e 1 urna. Ou seja existiam entre 60 a 70 pontos electrónicos e 60 a 70 urnas o que significa que cada urna teria algo entre 400 e 700 votos.

Aliás, é muito fácil de concluir que cada ponto electrónico terá que ter o exacto numero de votos na urna que está associada. O que seria exigível é que cada cidade tivesse apresentado os resultados electrónicos e feito a contagem que iria dar o mesmo numero de votos.

Contar 400 a 700 votos físicos em cada urna com 3 / 4 pessoas demora pouco tempo e deveria ter sido feito na noite da eleição em cada uma das cidades, em cada uma das urnas, com observadores de todas as três listas.

Isto é tão óbvio que eu não entendo como benfiquistas democráticos e evoluídos, podem questionar esta situação.

Para mim é tão óbvio que não pode haver qualquer discussão sobre isto.

As perguntas que eu faço são:

1. Porque não se deram os resultados electrónicos parciais separados por cada uma das localizações?

2. Porque não soubemos electronicamente quem votou em quem - separados por escalão - em cada uma das localizações ?

2. Porque não se contaram os votos físicos no dia em que a eleição se fez, comparando esses votos físicos com os votos electrónicos de cada urna?

Como estas perguntas não tiveram resposta do anterior presidente da assembleia geral, esse presidente no momento da sua despedida, disse que as urnas estariam disponíveis para contagem até 6 meses depois do acto eleitoral se os sócios assim o entendessem e o novo presidente da assembleia assim o aceitasse / desejasse.

Então, menos de um mês depois das eleições há uma petição com 48 horas e já com cerca de 2000 sócios do Benfica a pedir a contagem dos votos e se a contagem será exactamente igual à votação electrónica - porque o talão imprimido é igual ao voto electrónico - porque não se contam os votos, porque não se traz a paz benfiquista que todos desejamos e fechamos este acto eleitoral como ele deveria ter sido fechado pelo anterior presidente da assembleia geral no dia da eleição?

Eu não entendo porque há tanta gente contra esta contagem - não é recontagem, como diz o texto porque nunca foram contados - e porque não se respeita a vontade de 2000 sócios que já assinaram a petição?

Estes 2000 sócios são bem mais que todas as assembleia gerais do Benfica desde que LFV é presidente e bem mais que os sócios que votaram em Junho e em Setembro as contas e o orçamento.

Porque não se promove a paz, contando os votos em vez de estarmos a promover a discórdia em algo que deveria ser claro para todos - contar os votos?

Abraços e continua a escrever porque ter este cantinho aberto quase há 15 anos merece aplausos de pé!

Força Benfica



LF disse...

Obrigado pelos comentários,

Quanto à contagem física dos votos, sinceramente não sei porque motivo não foi feita.
Talvez questões logísticas? Não sei.

A questão é se isso é assim tão importante. E se insistir tanto nisso não causa instabilidade, e não dá trunfos aos rivais.

Eu acredito na boa fé das pessoas que integraram o processo eleitoral. Não é Vieira, em pessoa, que vai manipular a contagem. Há muita gente envolvida. E desconfiar de todos não me parece sensato.

Não vamos entrar pela via de Trump.

Anónimo disse...

Não sei porque é necessário fazer a contagem física dos votos. 2000 assinaram? Em quase 40.000 que votaram e 260.000 sócios? Mas andamos a brincar? Sabem o que é representação democrática? A votação foi clara e não estamos nos EUA. As diferenças foram gigantescas.

Deixem-se de brincadeiras porque isto mais não é do que tentativas sucessivas de tentarem dividir o Benfica, campanha que continua a ser feita pelos inimigos do clube, onde incluo alguns alegados benfiquistas em blogues e "listas", porque estão falidos e desesperados e querem este ano o Braga, o Porko das putas e os sapos dos "Procuradores que fazem braço de ferro na justiça", nos primeiros 3 lugares do campeonato para entrar na Champions e por isso terão de manter a pressão mediática de insinuações difamatórias de forma a denegrir, a manter e a aumentar o ódio dos portugueses contra o clube.

ChakraIndigo disse...

Um fraco Rei faz fraca a forte gente.

Viva o Benfica