INVESTIR NA DEFESA

O Benfica comprou Raul De Tomás, comprou Carlos Vinicius, comprou Julian Weigl, comprou Pedrinho (e só aqui estão quase 80 milhões de euros). Mas a defesa há anos que não vê qualquer tipo de investimento.
Olhando para os últimos resultados, apenas confirmamos aquilo que já se percebera, por exemplo, na Europa: os encarnados têm uma linha defensiva frágil, desequilibrada e altamente permeável, que só um grande guarda-redes foi disfarçando até mais não poder.
Tomás Tavares tem enorme talento mas deveria estar na Equipa B, ou ser emprestado para rodar. A Ferro também lhe fazia bem uma rodagem por outro clube. Nuno Tavares ainda tem de provar ter categoria para jogar no Benfica. Jardel caminha para a reforma. André Almeida sempre teve limitações (seria um bom suplente...) . Ruben Dias está longe de ser o craque que a imprensa apregoa (é bastante limitado, por exemplo, no jogo aéreo, o que é dramático para um central). Grimaldo é razoável, e bastante melhor a atacar do que a defender. Morato está verde.
Ou seja, o Benfica precisa de uma defesa praticamente nova, que seja o esteio de uma equipa ganhadora. E para isso tem de investir, não em artistas da bola, mas em jogadores fortes, consistentes e duros - como em tempos o FC Porto fez, recrutando, por exemplo Felipe e Alex Telles.
Os ataques ganham jogos, mas as defesas ganham campeonatos. A do Benfica perdeu este.

12 comentários:

Anónimo disse...

O Benfica comprou Raul De Tomás (20M), comprou Carlos Vinicius (17M), comprou Julian Weigl (20M), comprou Pedrinho (20M) (e só aqui estão quase 80 milhões de euros). Errado.
57M apenas. O RDT foi recambiado pelo mesmo preço.
Mas estou de acordo que a defesa precisa de uns toques.

RN disse...

Caro LF,
Totalmente de acordo, mas não posso deixar de perguntar... é a primeiro vez que estamos a assistir a isto?... quem é o responsável? Não lhe ficava nada mal dizê-lo.

Relativamente ao comentário anterior de um anónimo, só uma observação: ainda estamos para ver se o negócio de RDT não é semelhante ao do Roberto...

Anónimo disse...

O negócio Roberto está nos R&C. O dinheiro foi recuperado. O dinheiro do RdT é igual ao do Roberto porque também já foi recuperado.
Os incrédulos que se dizem benfiquistas, eu duvido que eles o sejam tanto como eles duvidam de negócios que já foram fechados, andam pela net a espalhar a dúvida com insinuações conspiratórias com o intuito de parecerem espertos, mas no fundo não passam de chico espertos.

moreira disse...

......todo e qualquer Benfiquista que se atreva a criticar, estes Orgãos Sociais, é, logo apelidado de "chico esperto", eu até aceito ser "chico esperto", porque sempre é melhor que "chico burro", mas, também tenho o direito de apelidar de "pseudo dirigentes os que, actualmente, dirigem o Clube à base de "chico espertices".........competência é preciso.....

Anónimo disse...

Boa tarde a todos.
Mas alguém acredita que se o Benfica tivesse uma linha defensiva tipo Pepe e Filipe, duraria muito para que fossem "derretidos"? Seriam perseguidos dentro e fora do campo. Basta atentarmos para a cumplicidade/conivência dos árbitros às entradas duras e teatrais desses dois jogadores, quando comparadas com entradas soft de jogadores do Benfica que são quase de imediato admoestados.
Desengane-mo-nos; enquanto o FCP controlar as arbitragens não temos hipóteses. Exemplos? A expulsão de Lema há duas épocas, no jogo com o FCP; as provocações de Pepe a João Félix a época passada, durante todo o jogo; o pénalti assinalado no dragão a Ferro esta época e que valeu a viragem do campeonato; isto só para me referir aos confrontos directos.
O que me custa é verificar que quando se escrevem artigos de opinião, como este, estes factos não sejam tomados em consideração.

Carlos Manuel disse...

Não me parece que o problema desta época tenha sido o investimento ou a falta dele. O Benfica tem um plantel bastante superior ao das restantes equipas do nosso campeonato e isso viu-se durante a maior parte da época em que, internamente, mesmo quando jogávamos mal, ganhávamos pelas individualidades. Na Europa a conversa já é outra...
Internamente, este plantel devia chegar e sobrar para um Porto com um bom 11 mas com um plantel com menos recursos. Algo falhou no último terço do campeonato e não parece que a culpa morra solteira no treinador. A estrutura que está directamente por cima do futebol e os jogadores terão uma grande parte de culpa. Talvez mais que o próprio treinador.

Anónimo disse...

Não são apenas os defesas que terão a obrigação de defender...o problema do Benfica é de facto defensivo mas está relacionado com a transição defensiva que foi muito mal trabalhada... Qualquer linha de 4 defesas que não tenha uma equipa solidaria facilmente cai no ridículo... Esta mesma defesa com JJ não teria sofrido metade dos golos...e ele não é milagreiro...é apenas competente!

RN disse...

Ao anónimo que entende que sou "chico-esperto", alguém que certamente é Francisco-Inteligente, e que, pelos vistos, conhece os detalhes todos, explique então, sff, para que clube foi Roberto quando saiu do Benfica, o que aconteceu a esse clube posteriormente e, finalmente, o que aconteceu nessa sequência ao passe de Roberto. Vá lá, seja generoso e explique aqui aos "chicos-espertos" os detalhes todos...

Mark Trencher disse...

Sim, devíamos ter investido a sério na defesa, pelo menos mais um lateral e um central. É arriscar a sorte ter um central completamente fora de forma como o Ferro, ter um lateral que foge ao choque como o Grimaldo e ter dois ex-juniores como os dois Tavares. Mas será que pensaram que ia haver milagre outra vez como foi na época passada?

joão carlos disse...

mas este sempre foi a marca deste presidente comprar jogadores do meio campo para a frente, sobretudo extremos e avançados, a maioria até se acotovelam uns aos outros.
a malta começa a ver os problemas mas por incrível que parece continua sem conseguir ver, ou não quer ver, a origem dos problemas.

saúdo que se junte aqueles que sempre acharam que a formação uma solução que tinha de ser complementada com o mercado de grande qualidade e não que a formação seria a única solução e que tudo o que mexia na formação servia tivesse ou não qualidade.
curioso é que só tenha chegado a essa conclusão quando o seu adorado treinador passou a ser uma possibilidade.

se a sua analise se percebe, porque presumo que seja como eu um mero curioso sem conhecimentos profissionais sobre a matéria, o que já não se percebe é a incapacidade da estrutura tão sapiente da coisa mas que não conseguiu ver estas coisas, e já nem é a primeira vez.
e mesmo assim meros curiosos já o ano passado apontavam algumas dessas deficiências, alias basta ver o seu post sobre o assunto o ano passado.

nunomaf disse...

Fodasse vai lá ver outra os RC de que falas. Cum catano... Leiam, vejam, analisem.

Não debitem mensagens de outros lados sem terem a certeza do que estão a afirmar.

Não percebo os "Benfiquistas" anónimos. Ou melhor... Se calhar percebo.

Hoje em dia o falar de cor é tão fácil que já ninguém tenta sequer pensar com os seus miolos.

Haja paciência

Anónimo disse...

Também acho que se deve investir na defesa. Aliás, Vieira deve investir na sua defesa pessoal, e pagar do seu bolso essa defesa.

De certeza que os cães de guarda vão já defender o líder supremo, que é tudo uma cabala, uma mentira pegada…….eu tenho simplesmente vergonha que o nome do Benfica esteja constantemente a ser atirado para a lama por causa das práticas do seu presidente e companhia.