SURREAL

O que se tem passado com a equipa do Benfica desde o dia 8 de Fevereiro, nos últimos 13 jogos, é verdadeiramente surreal, e tem de ser esclarecido.
Bruno Lage alcançara, até então, 36 vitórias em 38 jogos de campeonato. Desde aí, é o que se vê.
É certo que o técnico setubalense não tem condições para continuar, pois já se percebeu que não tem soluções para os problemas da equipa - sejam eles quais forem. Mas, sobretudo nas últimas duas partidas, vi situações em campo de que também não gostei. E se até agora sempre tinha defendido os jogadores, começo a ter dúvidas sobre o seu papel (certamente não todos, mas alguns) nesta crise.
Espero que a estrutura do Benfica perceba o que realmente se passou, caso contrário isto poderá repetir-se com um novo técnico. Começo também a duvidar das culpas exclusivas de Rui Vitória em épocas anteriores, pois a história parece repetir-se.
Ao que se sabe, os ordenados estão em dia, e não foram cortados. Ou seja, a Direção, tendo cometido alguns erros na construção dos plantéis (o que poderia explicar, porventura, o insucesso europeu), está longe de ser responsável por esta série negra, contra equipas do meio e do fim da tabela. 
Como sócio, quero saber o que se passou com Bruno Lage. E já agora, com Rui Vitória.

15 comentários:

Anónimo disse...

Pois! A culpa é do Zé das Cuecas, claro...
Do Vieira e de sus muchachos, que tudo mamam e abafam quem não lhes convém, é que não é, de certeza!!!
Tenham juízo!
E haja decência!

(Zé das Cuecas)

Capadócia disse...

Andar à procura de culpados o é o que menos interessa neste momento, é o que os putos fazem na escola. O melhor é procurarem culpados do que aconteceu na UEFA e na FIFA já que a mesma coisa aconteceu quando perdemos 6 jogos seguidos da Champions, com a mãozinha das arbitragem. Já se esqueceram? Acham que a culpa foi apenas dos treinadores ou da direcção? E as finais da Taça Uefa, também foi culpa da direcção?
E os outros treinadores que nunca ganharam nada? Tivemos dos melhores treinadores do mundo e dos melhores jogadores do mundo na equipa e durante muitos anos nunca conseguimos ganhar nada.
Os adeptos andam há anos a ladrar na árvore errada. Alguns adeptos (não são sócios) porque querem assaltar o poder com a cartilha dos dragartos. Outros porque são adeptos irracionais e não percebem nada do que acontece. A memória nunca foi o seu forte.

Nau disse...

O Benfica dos últimos anos está repleto de mentiras, de promessas não cumpridas, de arrogâncias e tiques de ditadura, de desrespeitos indizíveis pelos sócios e adeptos, de atentados à liberdade que é e exigimos que continue a ser matriz do clube, de desleixos (ou desprezos?) e bagunçadas (ou crimes?) na constituição dos plantéis, de casos que nos revoltam e envergonham, de nebulosidades que nos confrangem e desgostam, de derivas inacreditáveis. Vieira já deu (há uns anos) o que tinha a dar. Não soube afastar-se quando o deveria ter feito - sairia prestigiado e amado. Já não dá para continuar a apoiá-lo, sequer para acreditar nele e no seu palavrório presumido e de pretensa vítima - vai sair desacreditado, desamado, detestado, por culpa própria.
Vamos eleger um presidente à Benfica, benfiquista a toda a prova, sério, que garanta uma direção (de verdadeiros benfiquistas) e um projeto que nos empolgue, uma limpeza do lixo que nos aflige e uma auditoria que esclareça muita coisa que não podemos entender e queremos ver esclarecida.

JP disse...

O Benfica está cheio de lambe notas do presidente e de lambe notas.
Benfiquismo precisa-se.

Nau disse...

Senhor Capadócia, caro consócio (creio que o é).
O Sport Lisboa e Benfica é um clube de matriz democrática - estou convencido que estamos de acordo. Assim sendo, todos os benfiquistas, sejam sócios ou não, temos direito de colocar as nossas questões e de exprimir, livremente (desde que com elevação e sem ofender), os nossos desgostos, as nossas dúvidas, as nossas exigências.
O senhor, acredito, estará tão desgostoso com os insucessos do nosso clube quanto eu ou qualquer benfiquista (seja ou não sócio) estamos.
Acha que não há culpados dentro do clube pelo estado a que o Benfica chegou? Tem todo o direito à sua opinião. Mas os benfiquistas que pensam o contrário também têm todo o direito a exprimir o que lhes vai na alma. Somos um clube democrático. Sempre o fomos.

Manuel Arons Carvalho disse...

É inacreditável a série de maus resultados que o nosso Benfica tem somado nos últimos meses. Com a mesma equipa, o mesmo treinador, a mesma Direção que tão bem começara a época. Com o mesmo treinador, a mesma Direcção e a grande maioria dos jogadores que na época passada chegaram ao título de forma entusiasmante.
Há que procurar as razões para este descalabro e tentar dar a volta com vista à próxima época. E ninguém melhor que aqueles que mais de perto lidam com a equipa para procurarem essas razões e a solução. A nós, sócios, independentemente da liberdade de crítica que sempre houve e se deve manter no Clube, cabe-nos ter a cabeça fria para não irmos em loucuras que tanto já nos custaram e que colocaram os nossos vizinhos de Alvalade na crise que é bem conhecida.
Luís Filipe Vieira e a sua Direcção muito fizeram pelo Clube nos últimos 20 anos, partindo de uma situação dificílima. Fomos campeões nacionais de futebol cinco vezes nos últimos seis anos; e temos dominado nas principais modalidades (7 títulos e 8 segundos lugares nos últimos cinco anos nas quatro de pavilhão, contra 5 títulos e 5 segundos do FCP e 4 títulos e 3 segundos do SCP; 9 títulos - todos! - no atletismo nos últimos 9 anos). E isto com uma situação financeira invejável (o FCP até tem a UEFA à perna...) e com a construção do Centro do Seixal, dos pavilhões e piscinas no nosso Estádio, do Museu, etc.
Claro que nos falta o título deste ano, que custa muito a perder depois da vantagem que conseguimos. Claro que há aspetos criticáveis na gerência do atual presidente. Mas temos que ter calma, analisar bem a situação e não embarcar no que dizem alguns oportunistas que tentam chegar à presidência, estando a fazer campanha há meses. Quando chegar a altura da campanha eleitoral teremos ocasião para conhecer os candidatos e fazer a escolha. Agora temos é que apoiar quem lá está para dar a volta a esta situação... à semelhança do que já se fez mais que uma vez nos últimos anos e com êxito!
Manuel Arons Carvalho

Rui dos Santos disse...

Está na hora de despachar (fazer algum dinheiro)o Rafa e o Pizi, que fizeram a cama ao treinador. O Jota em 10 minutos fez mais que o Rafa em toda a 2ª parte e o Pizi em 80 minutos. Rídicula a marcação de livres e cantos por parte de Pizi. Nao existe mais ninguém com capacidade?

LF disse...

A direcção tem algumas culpas na construção do plantel (não sabemos a que ponto, pois não sabemos o que lhe foi pedido).
Mas isso até pode justificar as más prestações europeias. Não justifica, de todo, perder em casa com o Santa Clara, nem ganhar 2 jogos em 13. Isso não tem a ver com o plantel, que mesmo assim é o melhor do país.
Acho que há culpas claras de Bruno Lage, que se deixou enrolar nas circunstâncias, mas nos últimos dois jogos fiquei com a clara sensação de que há jogadores desejando de o ver pelas costas.
E se há jogadores no Benfica, com salários em dia, que não se esforçam ao limite porque não gostam do treinador, então esses jogadores também não têm lugar no clube.

aloneaglesky disse...

O problema da era BL parece-me ser o mesmo do da era RV. Dirigentes que apenas estão interessados no lucro (próprio) e que não investem na qualidade da equipa. Treinadores que aceitam ser "Yes man" e que a certa altura perdem o controlo sobre os jogadores. Não são eles que definem quem joga e quem não joga e o plantel, percebendo isso, perde-lhes o respeito. Por outro lado há jogadores que se estão completamente nas tintas para o que pode ou não acontecer, sabem que jogam sempre porque têm as costas quentes. Pizzi, AA, Grimaldo... Alguém acredita que nem RV nem BL não tenham percebido que Pizzi não sabe bater bolas paradas? A juntar a tudo isto uma estrutura lambe-notas com Rui Costa, Tiago Pinto, DSO e toda aquela clique que mama há muitos anos na teta do SLB.

aloneaglesky disse...

Meu caro Manuel Arons de Carvalho, não é éticamente aceitável que venha chamar as modalidades para este tema, para mais utilizando argumentos falaciosos. 7 títulos nos últimos 5 anos nas 5 (e não 4 como afirma, a saber basquetebol, voleibol, andebol, futsal e hóquei em patins) modalidades de pavilhão? Ou seja está-nos a dizer que o satisfaz 7 títulos em 25 possíveis? Fraco benfiquismo o seu. Sabia que desses 7 títulos, 4 foram na mesma época, a longínqua época de 14/15? Sabe que a época passada fomos derrotados na final pela Oliveirense em basquetebol, pelo Sporting em Futsal, ficámos em terceiro lugar em andebol, atrás de Porto e Sporting, em quarto no hóquei atrás de Porto, Oliveirense e Sporting? O único título foi em Voleibol, curiosamente a modalidade a que esta direção nega a participação nas competições europeias? Não venha defender o indefensável. Esta Direção tem que sair bem como todo o grupo que em torno dela vegeta... alimentando-se claro...

Manuel Arons Carvalho disse...

Apenas para retificar a contabilidade dos títulos nas modalidades, pois, po lapso, não contabilizei os do futsal. Assim, nas cinco modalidades de pavilhão, o Benfica tem 9 títulos e 10 segundos lugares nos últimos cinco anos (só seis vezes não foi 1º ou 2º!). O Sporting tem 7 títulos e 5 segundos e o FC POrto 5 títulos e 5 segundos. Larga superioridade.

Tudo a SALTAR!SLB! disse...

Zé das Cuecas tudo dito!
Agora os vieristas quererão atacar alguns jogadores e o treinador para safar a cara do presidente e do seu projecto de apequenar o Benfica, mas não poderão passar!Isto tem de ser o fim de Vieira! RUA VIEIRA!

aloneaglesky disse...

Caro Manuel Arons de Carvalho
Antes de mais as minhas desculpas por ter colocado em causa o seu benfiquismo. Foi um excesso infeliz de que me penitencio desde já.
Relativamente ao assunto que me opõe a si deixe-me confidenciar-lhe o seguinte:
A sua contabilidade continua a ser falaciosa porque está a comparar o incomparável. Por exemplo, esqueceu-se de dizer que o Porto não tem Futsal, nem voleibol e o Sporting só tem voleibol há 3 anos e basquetebol desde a época passada. Ou seja, os 9 campeonatos ganhos referem-se ao seguinte: Basquetebol 2 títulos em 5 (sendo que o sporting não entra nestas contas); em andebol (modalidade em que enfrentamos desde há 5 anos quer Porto, quer Sporting) 0 em 5; em Futsal 2 em 5 (o Porto não tem futsal); Voleibol 3 em 5 (o Porto não tem voleibol e o Sporting só tem há 3 anos, ou seja, estivemos a disputar e a perder campeonatos com o Espinho e o Fonte do Bastardo), Hóquei 2 em 5. Se perante estes números continua a achar que a ação desta Direção é meritória é porque não quer ver o óbvio. Assim sendo sugiro que acrescente os campeonatos de futsal e hóquei feminino que assim torna os números esmagadores. ah... e já agora os Sub 23 do Atletismo que, se a memória me não falha, já vão em 16 campeonatos seguidos

joão carlos disse...

e o presidente esta lá a fazer o que mesmo, não toma uma decisão espera que os outros a tomem mesmo que o treinador esteja a fazer a pior serie de sempre do clube.

os jogadores fizeram a cama o rui e fizeram a o mesmo ao lage, então o que é que o tiago anda lá a fazer?
e o presidente é como aqueles macacos não ouve nada, não vê nada, não fala nada?

coitado a culpa é sempre dos outros e ele não sabe de nada.

Manuel Arons Carvalho disse...

Dizer que o FC Porto ou o Sporting não têm esta ou aquela modalidade não colhe, pois mais podem apostar nas que têm, partindo em vantagem. O Benfica tem todas as principais e anda sempre na luta pelos títulos. Nos últimos cinco anos foi primeiro ou segundo em 19 dos 25 campeonatos.