ENFIM FELIZES


“Caiu do céu”. “Foi só sorte”. “Não jogaram nada”.
Tudo isto se ouviu, quer à saída do Estádio da Luz, quer nas horas subsequentes ao jogo com o Lyon.
Que o Benfica teve a sorte do jogo, isso é inegável. Mas tanto adeptos, como críticos, como, em alguns casos, a própria estrutura benfiquista, têm de aprender o que é, e como se joga, a Champions League.
Para pontuar na Liga “milionária” são precisas três condições:
-       -     Defender bem;
         -     Não cometer erros;
3      -    Ser eficaz.
Isto pressupõe que a equipa se redimensione até ao seu verdadeiro nível internacional, que é baixo. Ou seja, dito de outra forma, há que jogar como pequeno, defender como pequeno, e tentar pontuar como pequeno. Não o fazer, tem sido o grande equívoco dos encarnados nos últimos anos nesta prova – pois muitas vezes parecem querer disputá-la da mesma forma que o campeonato, onde os desafios que se colocam são totalmente diferentes.
Nesta perspectiva tem de se dizer que o Benfica deu um passo em frente face às suas mais recentes exibições europeias. Reforçou o meio-campo, cometeu menos erros, foi mais coeso, e soube sofrer sem bola. Plasticamente o efeito não foi de deslumbrar. Mas os três pontos já cá cantam.
Terá faltado Rafa para dar uma outra profundidade ao jogo encarnado. Mas ainda assim contei, com os dois golos, pelo menos cinco oportunidades para marcar, o que na Champions não é pouco. É claro que quando surgiu o segundo golo (e da forma que surgiu…) já não se esperava a vitória. Tal como no ano passado já não se esperava a derrota em Amesterdão, e em mutas outras situações que seria fastidioso lembrar.
Afinal o que interessa mais: jogar bonito e perder, ou jogar mais feio e ganhar? Por mim, nem hesito.

2 comentários:

Saraiva disse...

O Cristiano Ronaldo pressionou o guarda-redes do Luxemburgo... Já o Pizzi beneficiou de um brinde de um guarda-redes, adepto do FCP!

joão carlos disse...

que na LC temos de ter uma estratégia diferente sem duvida.

mas o problema dos maus resultados não foi só por isso até porque o rui jogou sempre coisa assim alias com o cska, o besiktas, o ajax etc jogamos assim e os resultados foram diferentes deste.