COLECÇÃO DE CROMOS

RUI PEDRO GONÇALVES PINTO - Tem 30 anos, vivia em Budapeste, cresceu em Mafamude. Foi detido esta semana por suspeita de vários crimes, entre os quais o de extorsão, incorrendo em penas que poderão ir até 10 anos de cadeia. Terá criado o Football Leaks, e terá sido ele a piratear os e-mails do Benfica. Alega não ter recebido dinheiro pelos mails, mas contratou advogados de luxo à escala internacional - entre eles, o advogado de Edward Snowden e de Julian Assange.



DIOGO FARIA - Colega e amigo de Rui Pinto desde os tempos da faculdade. Frequentaram ambos a Faculdade de Letras do Porto, no mesmo período. Sensivelmente na  em que os e-mails começaram a ser divulgados, passou a fazer parte do painel do Porto Canal onde decorreu a divulgação, criando e participando também no site "Baluarte Dragão" juntamente com Pedro Bragança (outro comentador no programa de Francisco Marques às terças-feiras). 

FRANCISCO JOSÉ MARQUES - Director de comunicação do FC Porto. Diz-se que já antes, quando estava na Lusa, recebia uma avença do clube. Foi alvo de queixas do Benfica à ERC pela sistemática hostilidade para com o clube da Luz, mesmo ao serviço de um órgão do estado. Logo que assumiu as actuais funções, imprimiu um cunho de total guerrilha e ódio ao Benfica. Foi fotografado numa reunião no Hotel Altis, junto do então Director de Comunicação do Sporting, Nuno Saraiva, e de Manuel Tavares, antigo Director de "O Jogo", a poucos dias de os dois clubes reatarem relações institucionais, pouco antes de começar a divulgar os e-mails no Porto Canal, e de surgirem na Internet alguns blogues (Mercado de Polvo e Mister do Café, por exemplo) com constantes ataques à privacidade dos encarnados. Apadrinhou a estreia televisiva de Diogo Faria, e com ele publicou um livro sobre o Benfica. Também gerou polémica o seu vencimento declarado de apenas mil euros, quando vivia ou vive numa situação de insolvência e penhora de rendimentos.  É arguido no processo.

ANÍBAL PINTO - Fanático do FC Porto, actual comentador da CMTV, e antigo advogado do hacker de Mafamude, com escritório em S.Mamede de Infesta. Participou nas "negociações" com a Doyen numa estação de serviço de Lisboa (encontro filmado pela PJ), sobre alegadas compensações daquela empresa a Rui Pinto - segundo o advogado relativas a eventual contrato de trabalho, segundo a Doyen a uma tentativa de extorsão. Diz não ter tido mais contactos com Rui Pinto desde então.

Há outros cromos a considerar, como Pedro Bragança (do Baluarte Dragão e do Porto Canal), Nuno Saraiva (ex Director de Comunicação do Sporting) ou Manuel Tavares (antigo Diretor de "O Jogo" e também presente na reunião secreta do Altis), ou os jornalistas Carlos Rodrigues Lima (portista fanático e Sub-Director da Sábado, sempre muito zeloso em tudo o que poderia prejudicar o Benfica), Gonçalo Azevedo Ferreira (o grande amigo de Bruno de Carvalho e autor da farsa com o alegado "jogador" do Marítimo na SIC) e Pedro Candeias (das repetidas capas anti-Benfica no "Expresso") - que, por encomenda ou não, deram especial eco aos ataques ao clube da Luz 

Com todo estes dados e coincidências, perante estas histórias de pirataria, e olhando para a pinta dos meninos, tire o leitor as suas conclusões.

2 comentários:

Xaréu disse...

Nunca o epíteto, "criminalidade organizada" fez tanto sentido.
O pior é que a quadrilha não se limita e estes bandidos. Temos todas as outras ramificações infiltradas em instituições que fazem parte da pandilha do Capo di Tutti Capi. Para além dos aliados lagartos.

Jaime Palha disse...

É só pintos e aos pintos torce-lhes o pescoço.