MODRIC???

Dia 21 de Janeiro de 2018. O que aconteceu nesse dia? Luka Modric, médio ofensivo, marcou o único (!) golo em todo o ano civil pelo Real Madrid, contando todas as competições. Assistências? Não aprece em nenhum ranking, pelo que não apurei o número exacto, naturalmente baixo. Não mais de duas em toda a temporada.
No Mundial, chegou à final graças aos golos de Mandzukic e Perisic (marcaram nas meias finais e na final). Modric apenas marcou na primeira fase, e por aí se ficou. Tal como Ronaldo, só que Ronaldo marcou 4!
Na Liga das Nações, Ronaldo não jogou. Mas Modric sim, só que a sua selecção não se apurou, e a sua participação nos quatro jogos rendeu 0 golos e 1 assistência.
No Real Madrid, no primeiro semestre de 2018, Cristiano Ronaldo anotou 28 golos e fez 8 assistências. Na Juventus, no segundo semestre, marcou mais 12 e fez 5 assistências. Acrescentemos os golos do Mundial, e dá um total de 44 golos no ano civil.
Títulos colectivos: os do Real Madrid são iguais.A única diferença é que Modric perdeu a Supertaça Europeia, e Ronaldo já lá não estava. Aliás, vê-se onde está o Real Madrid sem ele.
Não sou o maior fã de CR7. Já aqui escrevi sobre isso. Mas se a Bola de Ouro era para determinar o melhor jogador de 2018, obviamente que teria de ser para ele. E Lionel Messi, que foi campeão espanhol, na época passada marcou 40 golos e nesta já leva 15, teria de ficar em segundo lugar. Para completar o pódio hesitaria entre Mbappé e Griezmann (ambos campeões do mundo).
Modic? É apenas um bom jogador, e caberia no top 10. Não mais do que isso.
Mas se a Bola de Ouro é para premiar outras coisas, ou castigar quem viola raparigas nos EUA, então já não sei.
No futebol, como na vida, por vezes mais vale cair em graça do que ser engraçado.

9 comentários:

Anónimo disse...

Assino por baixo.
Com uma excepção, percebe-se a ideia, mas essa de violar raparigas está longe de estar provado. Ah e tal a presunção… uma coisa muito chata.

Anónimo disse...

Totalmente ao lado este post!
Ronaldo e um Gerd Muller, não é jogador para Bolas de Ouro. Senão, por essa lógica o Jardel também teria ganho Bolas de Ouro.
E dizer que Messi devia ficar em 2º, num ano em que fez uma das melhores épocas de sempre, é gozar com o futebol.
Messi é como Maradona, e Muller nunca cerá Maradona!
O que CR faz é unicamente para ganhar a Bota de Ouro, doa a quem doer isto, aos portuguesinhos do patriotismo bacoco.
CR é um produto de marketing. Messi em 2º lugar, abaixo de Ronaldo? Nunca na vida, não brinque com o futebol.
Um jogador que acampa na área 90 minutos e só encosta é o melhor do mundo para si?
Então por essa lógica o Jardel era melhor que Zizou, só porque marcava mais golos?
Modric joga muito mais à bola que Cristiano Jardel Penaldo, o que marca de encostar, de ressalto e de penaltie.
E também Isco é muito mais jogador que Ronaldo.
Isto há 10 anos nem era debate, algum dia alguém sugeriu que o Jardel fosse ganhar a bola de ouro?
50 golos a marcar, de encosta, ressalto e peanltie, dezenas de avançados por aí fora marcavam, não brinque ao futebol...

Anónimo disse...

Acrescentaria que achando que era Messi que devia ganhar e Neymar ficar em 2º, não me choca tanto Modric ganhar. É um belíssimo jogador, dribla, passa, executa, ao contrário do CR, que nem uma bola em condições consegue receber por vezes. e nem uma árvore consegue driblar.
Choca-me sim é as Bolas de Ouro dadas ao Jardel português.

Anónimo disse...

Errata:
quis dizer "Muller nunca será Maradona"

Anónimo disse...

Está a cair na fálacia básica de reduzir ao futebol ao nº de golos e de assistências... é muito redutor... seria a coisa mais fácil do mundo, só pela quantidade. Jardel e Drulovic seriam então sempre candidatos. São os únicos quantificadores "objectivos".

Até por esse prisma vemos que Ronaldo passou ao lado do mundial, marcou e só foi decisivo em apenas 2 jogos. Acho que Pepe foi de longe muito mais regular.

Não acha profundamente ESTRANHO que dois jogadores como Ronaldo e Messi que marcaram em tudo e mais alguma coisa não tenham marcado UM ÚNICO GOLINHO até agora nas rondas a eliminar em campeonatos do mundo? Não quer dizer que há aqui alguma SOBREVALORIZAÇÃO de ambos em algumas áreas?

Modric ganha porque ganhou a nível de clubes e fez um mundial extraordinário. Afinal a Croácia chegou à final. Foi o atleta que mais correu na competição. Marcou, assistiu, fez 31 recuperações de bola e 12 cortes.

Estamos a falar do médio a nível mundial mais completo, capaz de correr o campo todo e fazer tarefas defensivas\ofensivas. Isto foi unânime a nível mundial.

Isto é também a FIFA a reconhecer que Iniesta devia ter ganho também o troféu, um dos maiores erros da história do desporto.

É também a FIFA a correr atrás da Bola de Ouro, que regressou aos bons velhos tempos, porque sempre foi o troféu mais importante e aquele que reconhecia na verdade o talento, não os números e a publicidade.

Se Ronaldo fez uma grande época? sim, mas é inegável que Modric também.

Dizer que é apenas "um bom jogador" depois de ter corrido aos 33 anos mais de 72 quilómetros num mês... enfim.

Anónimo disse...

Nunca vi tanta palermice escrita nestes comentários, até dói tanta estupidez.

Anónimo disse...

Já houve centrais a ganhar a bola de ouro. Não consta que primem por golos ou assitências.

Futebol não é só por a bola na baliza.

Modric tem futebol, mete qualquer equipa a jogar.

Ronaldo? É correr e chutar.

Tanto é, que com mijas na escada mete 4 e 5 lá dentro, quando é a doer, com equipas de topo, os outros que se mexam. Aí, quando é preciso mais que capacidade física, desaparece dos jogos.

ROC

artnis disse...

Sem o 'patrioteirismo' até ao asco que afecta a moleirinha nacionalizada, sem menorizar o bom finalizador das futeboladas, contruídas por outros, sem tirar quaisquer outros valores que o ambicioso e pretensioso atleta possa ter, é minha crença e a pés juntos o afirmo que o filho da melhor Dolores do Mundo é o maior produto de marketing, ao nível de uma Coca-Cola ou MacDonalds - para falar de 2 produtos de menor qualidade - da bola mundial !...

Parabéns, Jorge Mendes. Parabéns profissionais da GESTIFUTE ...!!!

- nota -

Nunca irei esquecer o ÚNICO golo que o 'melhor do Mundo e arredores' fez por 'acidente' - a bola caiu-lhe nas costas - cómico, na goleada à Coreia do Norte no Mundial da África do Sul em 2010.

E que dizer dos penteados a única coisa que me recorda a passagem do rei da bola 'patrioteira' e dos Algarves D'áquem e D'além mar, etc e tal !... pelo Mundial do Brasil em 2014

Anónimo disse...

artnis tudo dito!