JORGE JESUS

Nas eleições presidenciais de 1986, o histórico comunista Álvaro Cunhal, perante a hipótese do candidato apoiado pelos partidos de direita (Freitas do Amaral) poder vencer na segunda volta, recomendou aos militantes do seu partido: tapem-lhe a cara, tomem uma Kompensan para engolir o sapo, mas ponham a cruzinha em Mário Soares (personagem que ele e a maioria dos comunistas então detestavam, mas que naquela eleição era considerado um mal menor). O socialista acabou, como se sabe, por vencer, tendo esses votos sido decisivos.
Lembro-me disto ao ver-me confrontado com a hipótese de Jorge Jesus voltar ao Benfica. 
Os anticorpos de JJ no clube da Luz são mais que muitos. Haverá gente na estrutura, desde funcionários a dirigentes (talvez até jogadores), que não o pode ver. E é difícil pedir aos adeptos para esquecerem a troca pelo Sporting, os abraços a Bruno de Carvalho, os saltinhos em Alvalade etc. Mas quem vê o Benfica jogar com Rui Vitória no banco, e se lembra dos Benficas do antigo treinador, não pode deixar de sentir alguma saudade. Não necessariamente do treinador, não (de todo) da personagem, mas sim do seu trabalho - a todos os títulos notável.
Jorge Jesus será porventura o melhor treinador português da actualidade. Pelo menos é o melhor para o campeonato português, que conhece como ninguém, desde as equipas do fundo da tabela aos rivais directos. Até no Sporting ia sendo campeão, o que tem de se salientar. Aliás, a condução que lá tentou fazer do caso entre o então presidente e o então plantel denotou uma capacidade de liderança extraordinária - quase ia resolvendo tudo sozinho...
Jorge Jesus é um profissional, e o que se pretende no seu eventual regresso ao Benfica é que, a troco de dinheiro, muito dinheiro, coloque a equipa a jogar bem e a ganhar. Um negócio portanto. E como se sabe, amigos amigos, negócios à parte.
É preciso dizer também que Jorge Jesus jamais, enquanto técnico do rival, desrespeitou os adeptos do Benfica. Entrou em colisão com a SAD, queixou-se de alguns dos elementos (que já lá nem estão, como João Gabriel e Paulo Gonçalves), achincalhou, ou tentou achincalhar Rui Vitória (coisa entre colegas, que lhe ficou mal, mas com a qual não temos directamente a ver). Manteve sempre os limites ao falar do clube e dos adeptos. E não bastas vezes deixou denotar algum arrependimento por ter saído. Saído, diga-se, depois de ser de algum modo empurrado para fora do clube (mudança de paradigma, lembram-se?) no final do contrato. Nada a ver com Paulo Sousa e Pacheco, por exemplo. Mais como João Vieira Pinto, se quisermos encontrar exemplos entre jogadores.
É sócio do Sporting? Isso é o que menos interessa. Mourinho nunca foi portista e no FC Porto ganhou tudo. Jesualdo, Fernando Santos e muitos outros exemplos provam que tal não é relevante.
Provavelmente já terei escrito aqui que algumas personalidades do desporto, com demasiado umbigo, não percebem o alcance de uma mudança directa para um clube rival. Jorge Jesus confessou várias vezes não ter previsto todo o impacto daquela transferência. É muito inteligente, terá aprendido com isso e, caso regresse, saberá como limpar a sua imagem aos olhos dos adeptos da Luz. Nem é preciso muito: bastará começar a ganhar.
Enfim, sendo um assunto que também não me deixa totalmente confortável (o risco é elevado, sobretudo se correr mal), tenderei, à semelhança de Álvaro Cunhal em 1986, a engolir o sapo. Evitarei talvez olhar para o banco, mas estou convencido que o que se passar em campo me vai absorver. Evitando também vê-lo no FC Porto num destes dias...
Assim sendo, tomemos uma Kompensan e venha ele!

23 comentários:

Anónimo disse...

Não estou de acordo, este SAPO, não quero engolir. Estarei eternamente grata pelo trabalho que fez por nós, na mesma medida em que não o posso engolir, face a tudo o que disse e fez depois de deixar o Benfica.
Acho que esta hipótese nos aproximaria em termos de carácter, dos outros...

Anónimo disse...

Não estou de acordo, este SAPO, não quero engolir. Estarei eternamente grata pelo trabalho que fez por nós, na mesma medida em que não o posso engolir, face a tudo o que disse e fez depois de deixar o Benfica.
Acho que esta hipótese nos aproximaria em termos de carácter, dos outros...
Sempre Presente
inês Lima

paulojcduarte disse...

Mesmo que JJ tivesse saído em ombros pelos adeptos para treinar o Real Madrid, JJ só é superior a RV na comunicação para a CS, e mesmo assim é onde normalmente mata o balneário, JJ se tivesse começado a carreira no SLB com os plantéis de RV teria 0 títulos, aliás, na pré-época já estaria a meter os maiores coxos na equipa para forçar a direção a investir.

Foi com JJ e Júlio César, Luisão, Maxi, Coentrão, David Luiz, Javi, Gaitán, Aimar, Salvio, Saviola, Cardozo... que ficámos a 21 pontos do FCP

de repente há aí uma onda de viúvas de JJ que quer fazer passar a ideia de que com JJ era só maravilhas e nunca se fez um jogo mau, até tirava a derrota com FCP por 5, Braga meias finais da LE, Tel Aviv e metia a malta a ver os jogos do SLB fora de casa e recordar como era Guimarães, Braga, Madeira, Coimbra, Tondelas e afins

Depois de um início de época desgastante e com imenso sucesso desportivo, objectivos atingidos, tirando aquele empate com o SCP em casa onde o clube visitante acabou como qualquer equipa da 4 divisão a chutar bolas para fora bastou duas semanas de baixa de forma que até acontece ao Barcelona para andar tudo louco e comer os bitaites dos cartilheiros dos rivais como dogma religioso. Ganhem juizo

Anónimo disse...

O labrego? Nem vê-lo! Porque não me esqueço das vergonhas por que nos fez passar, e do mal que fez ao SLB. E também porque não é o treinador que pintam e que ele tem a mania que é. Com os plantéis que teve à disposição (e que escolheu, jogador a jogador) era para ter ganho todos os campeonatos - e não ganhou - e, pelo menos, uma das finais europeias que disputou.

Rui Pinheiro 1968 disse...

Acredito que é só uma história para nos adormecer ou para mostrar que o chefe está atento ao que se passa.
Não o tenho em tão má conta que acredite que cometesse um erro deste tamanho...

Anónimo disse...

O JJ desrespeitou os sócios do Benfica quando era treinador do clube!

O episódio do Shéu é uma das maiores vergonhas da história do Benfica, de alguém que sempre deu tudo em prol do clube.

Basicamente o JJ acha-se o ser superior a todos... e há limites éticos no Benfica. Ou havia.

paulojcduarte disse...

Ao anónimo acima, o problema com os limites éticos é a massa associativa, quando no primeiro jogo que perdes para o campeonato tens a maioria dos adeptos a abandonar o jogo a meio e acenar lenços brancos. LFV pode prometer que não vale tudo para ganhar, que assim que perca vem um populista prometer este mundo e o outro

O Benfica Sou Eu disse...

Leio este blog há 12 anos e nunca pensei ler o que acabei de ver neste post.

Eu até entenderia se tivéssemos a falar de Guardiola, mas estamos a falar de Jorge Jesus.

O Benfica precisa de paz e de futuro.

A entrada de Jorge Jesus no Benfica vai trazer guerra e uma volta ao passado que ninguém quer e ninguém precisa nos próximos anos.

Jesus vai colocar o Benfica a jogar bem? Sim vai... Maioria dos jogos vamos jogar melhor que os adversários, mas vamos perder campeonatos, perder Taças de Portugal e perder muitas passagens aos oitavos de final de champions. Vamos ter muitas Taças da Liga no museu, vamos ter as contas novamente desequilibradas com os milhões que ganha, os milhões que mete ao bolso de comissões e os milhões que gastaremos em jogadores que não valem nada.

Tu és uma pessoa que gosta de futebol e sabe ver futebol. Em 9 anos a treinar as duas maiores equipas de Portugal, este "menino Jesus" ganhou 3 campeonatos, 1 taça de Portugal e passou 1 unica vez aos oitavos de final da champions com 400 milhões de investimento de Benfica e Sporting.

Este é o maior mito de treinador que alguma vez existiu em Portugal.

Será uma guerra entre o que "fazer bem" e o que "fazer mal, sabendo que "fazer bem" será contratar qualquer treinador para o eventual despedimento de Rui Vitória e o "fazer mal" será contratar Jorge Jesus.

O Benfica e a massa associativa irão responder a essa contratação como uma declaração de guerra de LFV para com a mesma massa associativa e cada um responderá como melhor sabe.

O que nunca pensei é que o caro "Vedeta da Bola" tivesse do lado errado da História.

A Ética não se perde por "supostos resultados" que mais facilmente chegam com qualquer outro treinador do que com Jorge Jesus como se viu nos três anos de Sporting e como se viu nos três anos de Villas Boas - 19 pontos atrás - e de Vitor Pereira.

Um abraço

Força Benfica

David Gonçalves disse...

Benfica sou eu, parabéns pela lucidez !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Jesus já esteve no Benfica e fez coisas boas e coisas más. Teve o seu tempo e bastou.

Não são taças da liga e campanhas na liga europa que escondem a sua falta de capacidade em gerir planteis, em adaptar o esquema táctico ao plantel (e não o contrário) e a sua postura pouco digna de representar aquilo que o Benfica representa para nós.

Obrigado pelo que já lá vai, xau, adeus e não voltes.

Anónimo disse...

olhe la, pense bem e responda, todos estes casos de justiça e-toupeira, roubo de correspondência, vouchers e tudo o resto começaram quando? antes de JJ sair da Luz ou depois? nao poderemos ver aqui qualquer coisa mais que coincidências...

ChakraIndigo disse...

Depois disto, e sabendo quem é o autor deste blog, infelizmente um destes dias vamos ver Jesus sentado no nosso banco.

Nem vou bater mais no ceguinho, já escrevi muito sobre isso, a duvida não é se JJ é superior a RV em termos de treino, isso é pacifico, a questão é outra.

#Ele Não
#Jesus Nunca

Viva o Benfica!

LF disse...

A todos os que contestam a opção Jesus, lembro que em momento algum ele desrespeitou os adeptos do Benfica. E que foi ele a ser empurrado para fora do clube, em fim de contrato.
Porém, esta é a minha opinião (e é apenas ela que aqui sempre manifesto), e caso exista uma larga maioria de benfiquistas que não o queira de volta, também eu passarei a achar inoportuno esse regresso - por esse mesmo motivo, pela repulsa que muitos adeptos sentem por ele, e pela intranquilidade que, desse modo, lhe seria colocada em cima.
Mas que era tentador conseguir de volta um técnico com a sua sabedoria, lá isso era. Que estaríamos mais perto de ganhar, também.
Compreendo os argumentos de honra e orgulho clubista. Mais nenhuns.

GRÃO VASCO disse...

Já há algum tempo que há qualquer coisa neste blogue que não está bem. Será mesmo o autor?
Continuo na dúvida, apesar dos disparates que acabei de ler.

Um artigo destes, deste autor, só o tolero, pensando que quando o escreveu estaria com uma bebedeira monumental!

pimenta64 disse...

Neste comentários todos acima expostos, há uma coisa que NINGUÉM consegue dizer: é que o JJ não consegue pôr a Nossa Equipa a jogar bem e com um futebol galvanizante para os adeptos!
Essa é que é essa!

O resto são "peaners"

Viva o Benfica!

Anónimo disse...

pimenta64, essa é para rir à grande...

A lenda do bom futebol de Jesus... lol Isto agora somos tipo o Sporting: jogar como nunca, perder como sempre. "O que interessa é jogar bem!"
Este grande Grão Mestre do Bom Futebol conseguiu ganhar apenas a Taça da Liga na época 2011/2012 com "apenas" estes nomes no plantel (basta consultar a net para confirmar, caso a memória selectiva não vos permita mais...):

Luisão
Garay
Jardel
Maxi Pereira
Capdevila
Javi García
Matić
Witsel
Pablo Aimar
Nicolás Gaitán
Nolito
Enzo Pérez
Óscar Cardozo
Javier Saviola
Rodrigo

Carissimos, um cego era campeão em Portugal com estes jogadores! O Prof. Neca limpava a Liga com este plantel!
O que está aqui em causa não é um Jesus vs Rui Vitória. É a qualidade de um treinador que, em 9 anos no comando de dois candidatos ao titulo, ganhou apenas 3 (!!!) campeonatos! Tanto no Benfica como no Sporting teve à sua disposição os planteis mais caros da história dos dois clubes! Em 8 épocas que esteve na fase de grupos da Liga dos Campeões, falhou a passagem em 7! Em 3 anos de Sporting ficou 2 vezes em terceiro! Em 3 anos ficou 3 vezes atrás do Benfica de... Rui Vitória!
Em 2010-2011 ficou a 21 pontos do Porto!! Nas duas épocas seguintes perdeu o campeonato para o Porto de Vítor Pereira!! Vítor Pereira!! Repito: Vitor Pereira!!

Claro que nem tudo foi mau com Jesus e há que reconhecer muitos méritos que também teve. Mas não é isso que faz dele um grande treinador. Por muitas voltas que o mundo dê, não passa de um treinador razoável que se agiganta contra equipas pequenas e que inventa contra equipas iguais ou superiores.

Jesus, obrigado mas não!



pimenta64 disse...

Ó anónimo (não costumo responder a este tipo de escriturários), eu não misturo o Benfica com os lagartos, seja em que comentário for, portanto vai à tua vida.

Viva o Benfica!

artnis disse...

A troca pelo Sporting tem um ÚNICO responsável !... o 'EUCALIPTO' das Furnas. O mago da estrutura que percebe tanto de Futebol como eu de helicicultura.

Já agora fica a saber que sem lhe fechar a porta, não deu troco aquilo que o lagartinóide pretendia - (e que tinha conseguido e resultado em 2013, salvando o Sporting duma provável descida de divisão, quando o SuInácio treinava o Moreirense) - quando em Janeiro foi contactado pelo psicopata, para se comprometer com a lagartada, após o 'despedimento' vergonhoso de Marco Silva.

Tudo o resto, incluindo o estúpido, alvo de chacota, pedido de indemnização não passou duma ególatra 'discussão' entre dois mal formados pacóvios ...!!!

JP disse...

Fui a vários jogos no estádio (redpass), na altura do auto intitulado mestre e catedrático e lembro-me bem do aí Jesus que foram vitórias com Aroucas e académicas. Pode ser bom treinador mas está longe de ser a última coca cola no deserto.
Se mandasse escolheria o Pepa (preferia que tivesse mais tarimba, mas não se pode sempre escolher o momento )

Sempre Luz disse...

Não foi quando este senhor JJ andava em lua de mel com o sr. Bruno de Carvalho, que começou o maior ataque ao Benfica que existe memoria?! O seu inicio deu-se com caso dos vouchers, e alguém minimamente racional pensa que nesse ataque não houve a conivência com JJ?! Mas… então o Benfica não chegou a colocar este sr. JJ em tribunal por levar material informático para o rival?!

QUE FEZ ESTE TREINADOR DE TÃO ESPECIAL PARA QUE TUDO LHE SEJA PERDOADO E VOLTE A PISAR A PASSADEIRA VERMELHA?

VALE A PENA CRIAR UMA "GUERRA" DENTRO DO BENFICA POR CAUSA DESTA PERSONAGEM…

Quin Indonesia QQ disse...

RAKSASAPKR.NET - BANDAR DOMINO99 | AGEN BANDARQ | AGEN POKER | DOMINO ONLINE | AGEN DOMINO


Raksasapkr.net Agen Bandarq & Agen Domino99 Terpercaya Indonesia
RaksasaPoker Yang memberikan Pelayanan Terbaik dan mempunyai Server Yang Berkualitas Di Dalam Permainan Asli tanpa Robot .Agen Poker
Dengan permainan BandarQ Yang Real Money / Uang Asli Di sini Tepatnya Anda Memilih
Silakan Bergabung Bersama Kami Di Raksasapoker.net Domino99

Di Jamin Permainanya Seperti Asli Tanpa Jauh Harus Ke Luar negri
Tidak Ada Robot 100% Player VS Player
Minimal Deposit Rp 20.000
Minimal Withdraw Rp. 20.000
Dan Bahwa Pulang Jacpot Jutaan Rupiah

Menyediakan 7 Permainan 1 User ID ;
BandarQ , Domino99 ,Capsun , Sakong , Bandar Poker , Poker,AduQ

Dan Banyak Bawa Pulang Kemenangan Jackpot Puluhan Juta Rupiah
RaksasaPoker.net Menyediakan 7 Game Dalam 1 User ID
Langsung Daftar Sekarang Juga !
(+) Bonus Rollingan(Mingguan) 0.3%
(+) Bonus Refferal 20%

RAKSASAPOKER Menyediakan Support Bank Local ;
- BCA
- BRI
- BNI
- MANDIRI
- Danamon
- CIMB


Dan CS Yang Ramah & Cantik Akan Melayani Anda 24Jam Nonstop
Untuk Informasi Lebih Lengkap Mengenai Daftar langsung Hubungi Kami
(+) LiveChat : RaksasaPoker (Online 24jam)
(+) BBM : 5C5634BB
(+) Skype : RaksasaPoker

Mau Jadi Bandar Disini Tempatnya !
http://defense-studies.blogspot.com

CS Koboi disse...


RasasaPKR.net Agen
RaksaDomino Server Terbaru dan BandarQ Terpercaya Indonesia
Website Judi Online Yang memberikan Pelayanan Terbaik dan mempunyai Server Yang Berkualitas Di Dalam Permainan Asli tanpa Robot
Dengan Agen BandarQ Yang Real Money / Uang Asli Di sini Tepatnya Anda Memilih
Silakan Bergabung Bersama Kami Di Raksasapkr.net

Di Jamin Permainanya Seperti Asli Tanpa Jauh Harus Ke Luar negri
Tidak Ada Robot 100% Player VS Player
Minimal Deposit Rp 20.000
Minimal Withdraw Rp. 20.000
Dan Bahwa Pulang Jacpot Jutaan Rupiah

Menyediakan 8 Permainan 1 User ID ;

Dan Banyak Bawa Pulang Kemenangan Jackpot Puluhan Juta Rupiah
RaksasaPoker.net Menyediakan 7 Game Dalam 1 User ID
Langsung Daftar Sekarang Juga !
(+) Bonus Rollingan(Mingguan) 0.3% - 0.5%
(+) Bonus Refferal 20%

RAKSASAPOKER Menyediakan Support Bank Local ;
- BCA
- BRI
- BNI
- MANDIRI

Dan CS Yang Ramah & Cantik Akan Melayani Anda 24Jam Nonstop
Untuk Informasi Lebih Lengkap Mengenai Daftar langsung Hubungi Kami
(+) LiveChat : RaksasaPoker (Online 24jam)
(+) BBM : 5C5634BB
(+) Facebook : Officialraksasapkr

>>> DAFTAR SEKARANG <<<
RAKSASAPOKER
Mau Jadi Bandar Disini Tempat NyA !!

thanida disse...

Thank you for sharing this.It is worth reading for everyone.
เว็บย่อลิ้ง
เว็บย่อลิ้งค์
ย่อลิ้ง
ย่อurl
ย่อเว็บ