RENOVAR CONTRATO E AUMENTAR SALÁRIO, PARA ONTEM !

Só por absurdo se poderia imaginar que fosse a publicação do contrato de um jogador a levar à insatisfação de outro. Não acredito que num balneário, num clube, numa empresa, não acabe por se saber quanto ganha quem está ao lado a fazer exactamente o mesmo trabalho. Sobretudo se a diferença for injustificada.
Com ou sem publicação, com ou sem pirataria informática, Jonas viria, mais tarde ou mais cedo, a conhecer o vencimento de Ferreyra e de Castillo. Já agora, com ou sem pirataria, Herrera não deixaria de ser feliz com aquele pontapé, pelo que os efeitos de terem sido lançados a público outros dados privados do Benfica se ficaram, e vão ficar, pela perda de tempo, pelos custos jurídicos e pela revolta.
Dito isto, indo ao essencial, e partindo do princípio que Ferreyra aufere efectivamente mais do que Jonas (2,3M para 1,5M por ano, segundo se pode ler na imprensa), parece-me que o brasileiro tem toda a razão para exigir igual salário.
Jonas é o melhor goleador do Benfica, e o melhor jogador do Benfica deste século. Foi Tri-Campeão na Luz, e a década de sucessos dos encarnados terá sempre a sua marca, como a de 60 teve de Eusébio e a de 80 teve de Chalana ou Nené. No rácio de golos por época, é o terceiro melhor da história do clube, só atrás do Pantera Negra e de José Águas.
Ferreyra é apenas uma aposta, que pode ser bem-sucedida ou não. Entende-se que seja bem pago, pois não fica barato trazer para Portugal o melhor marcador do campeonato ucraniano. Desportivamente, percebe-se a tentativa de trocar dois avançados de concretização, eu diria moderada como Jimenez, ou baixa como Seferovic, por goleadores capazes de acompanhar os registos de Jonas e complementar o seu futebol requintado com eficácia. Podem vir a sê-lo ou não, mas o objectivo é esse, e é louvável.
Os pontas-de-lança são caros. Muito mais caros que outro tipo de jogadores, pois não abundam no mercado e são eles que decidem jogos e títulos. Seguramente Bas Dost, Doumbia, Aboubakar ou Marega também ganham bom dinheiro. Mitroglou também ganharia bem na Luz, e, ao que se diz, foi para Marselha ganhar ainda mais do que Ferreyra ou Castillo.
Neste contexto, e por tudo o que atrás ficou dito, parece aceitável que Jonas exija mais qualquer coisa – nem que seja a título de reconhecimento – e a única alternativa que o Benfica tem é corresponder às suas aspirações.
Estão em causa 800 mil euros por época, o que, para um contrato de, vá lá, dois anos, dará pouco mais que um milhão e meio de euros. Uma bagatela se falarmos do melhor jogador da equipa, do mais regular, do mais decisivo, e de um dos melhores da história recente do futebol português.

Manter Jonas, e mantê-lo satisfeito, deve ser a prioridade imediata do Benfica, e se, além disso, mais nada acontecer, já o mercado de pré-temporada se pode considerar positivo.

7 comentários:

José Rama disse...

Seria coerente se baixasse o salário do Luisão que não tem qq perspectiva de ser titular.

LF disse...

Mas tem importância no balneário, além de que é um prémio por tudo o que deu ao clube.

Anónimo disse...

Prémio pelo que deu ao clube? Eu já dei muito ao clube e nem uma caneca das caldas...

Manuel disse...

Jonas ganha mais do que o Ferreyra se tivermos em linha de conta os prémios de assinatura que recebeu. Devem contar, porque fazem parte do salário.

Não há qualquer insatisfação em relação ao salário, isso é invenção dos jornais a cavalgarem a publicação criminosa dos contratos do Ferreyra e do Castillo. As notícias que vieram do Brasil são falsas, foram plantadas num site.
Faz tudo parte da mesma estratégia que os criminosos têm vindo a utilizar. A prova que é tudo inventado é a mentira de que tinham discutido. Já foi tudo desmentido.

O que há são ofertas de outros clubes, de vários pontos do globo (Médio Oriente), não do Brasil porque não têm dinheiro para isso, que Jonas e o seu irmão poderão estar a utilizar como argumento para tentar aumento de salário.
Nada que outros jogadores, no Benfica e não só, já não tenham feito. Quantas vezes o Messi já foi aumentado? Quase todos os anos.
Não podemos esquecer que Jonas foi aumentado, com prémio de assinatura, há um ano. E vendeu uma parte do seu passe, que era sua propriedade, recebendo alguns milhões, ao Benfica.

LF disse...

Manuel,

Se é mentira, tanto melhor.
No texto parti do pressuposto que poderia ser verdade. E a ser verdade até tem razão para querer ser o mais bem pago do plantel.
E a haver alguma insatisfação, tal tem de se resolver a contento dele.
Estamos a falar do melhor jogador do Benfica do século.

Cerveira disse...

JONAS é o nosso melhor jogador. Já deveria ter renovado e ser o jogador mais bem pago do plantel. Dá gosto ver um jogador com tanta classe e um grande goleado como ele.

Coach disse...

100% de acordo