É DE NÓS TODOS!

O Benfica é nosso!”. Ouviu-se na última AG, como lema de uma minoria contestatária que parecia pretender impor pela força os seus pontos de vista.
O Benfica é de facto nosso. É meu, é do caro leitor e consócio, e é de mais duzentos mil espalhados de norte a sul do país e pelos quatro cantos do mundo. Não é exclusivamente, nem preferencialmente, de qualquer facção, grupo de adeptos, claque, bancada, blogue, faixa etária ou localidade. É de todos.
Tratando-se de um clube onde a democracia antecedeu, em muito, a do próprio país, é à maioria que cabe escolher o caminho. Independentemente do legítimo direito à crítica, o poder dos sócios materializa-se essencialmente pelo voto. E o rumo seguido desde 2001 tem sido sucessivamente sufragado por amplas maiorias de associados.
Quem não está de acordo tem total liberdade para promover e apresentar alternativas. Já aconteceu, e certamente voltará a acontecer no futuro - o que, diga-se, é salutar para a vida do clube.
Também a exigência é saudável. Todos exigimos vitórias e títulos. É disso que se alimenta a nossa paixão. Porém, essa exigência tem de ser exercida dentro dos parâmetros institucionais, e do respeito por quem nos representa. Nesta última AG alguns jovens, numa idade em que as certezas são maiores do que a sabedoria, não tiveram esse cuidado.
Não é com petardos, cadeiras pelo ar ou agressões, que se resolve seja o que for. Os nossos dirigentes foram eleitos há menos de um ano, com mais de 90% dos votos, em acto bastante participado. Desrespeitá-los é desrespeitar a esmagadora maioria dos sócios. É desrespeitar o próprio clube.

2 comentários:

Nau disse...

«Os vómitos do antigo estádio das Antas», vídeos publicados hoje num post do blogue «Fura-Redes».
São muito elucidativos acerca da pressão incrível dos jogadores do clube das quengas sobre os árbitros, e mostram a porrada basta que os caceteiros nortenhos davam nos jogadores do Benfica.
Não deixem de ver (e de divulgar).
A BTV podia (e devia, digo eu) passar isto várias vezes ao dia, para mostrar quem são aqueles corruptos e desmascarar «a sua verdade desportiva», e também para chateá-los, que é o que nos fazem constantemente esta época - seria o olho por olho.

artnis disse...

Luís Fialho

Meu caro,

para não ser levado como o 'chato da estória', porque gosto de o ler, hesitei em comentar este post em que volta a repisar (e nunca será demais!...na questão da violência) com outra roupagem o tema quente do momento. Concordo totalmente !...embora mantenha e continue a apontar aquele mesmíssimo senão.

Eu quero continuar a acreditar que 'é de todos nós'!...Depois vejo a foto do meu vice-presidente da MAG e nosso representante MAIOR na última AG, na pantalha do 'cofinado' pasquim verdoengo, a expor-se (e a TODOS NÓS!) a quem diariamente nos falta ao RESPEITO !...

Saudações Benfiquistas