ATÉ MORRER!

Sempre convosco. Nas horas boas e, sobretudo, nas horas más.
A dor também faz parte da paixão clubista. Não morreu ninguém, e no domingo há outro jogo.
Houve muitas coisas más, muitos erros, muitos equívocos - desde logo técnico-tácticos. Mas não há nada a apontar ao profissionalismo dos jogadores.
Há problemas na constituição do plantel (faltou contratar um central, e a saída de Mitroglou não foi colmatada por um outro ponta-de-lança de raiz, que, diga-se, são espécie rara, por isso devem ser bem agarrados), houve neste caso também problemas na constituição do onze (Ruben Dias, Salvio, Seferovic), mas o principal problema deste Benfica tem a ver com a dinâmica colectiva da equipa - que fica frequentemente bloqueada, sem conseguir reagir. Já na ponta final da temporada passada houvera sinais de esgotamento táctico. Agora são evidentes, sem que, do banco, se veja qualquer solução.
Há jogadores que correm, correm, mas não rendem, nem se valorizam (Jimenez e Rafa os casos mais flagrantes). Outros que são bloqueados em campo, ficando sem guião alternativo (Pizzi, por exemplo). A linha defensiva não sabe como se posicionar nem como se coordenar. Enfim, há muito a rever nesta equipa e nos seus mecanismos colectivos, mas há que fazê-lo com sensatez, sem estados de alma, e com muito benfiquismo.
Continuo a acreditar no Penta. O plantel ainda assim é forte (o melhor em Portugal), e a estrutura de apoio também.

11 comentários:

Anónimo disse...

A estrutura já todos vimos como é forte. O polvo pode andar discreto mas ainda mexe. Mas pelo sim pelo não convém renovar contrato com o bruxo.

Rogério Paulo disse...

desculpa, mas alguma vez tivemos "táctica"??? Ou querias dizer PERNAS!!
O Benfica está repleto de velhos e doentes no seu plantel. Esta é a verdade!
A maior culpa caí sobre a "estrutura". E alguma sobre Vitória que se sujeitou a chupar com um plantel medíocre.

Saudações!!

gandy disse...

Até o careca do Rio Ave, com este plantel, punha a equipa a jogar o dobro!

Pior que os cinco golos sofridos, foi a imagem total deixada durante 90 minutos! o Benfica ontem não fez nada!!! O zeros à baliza!!!

LF disse...

Caro Rogério,
Quando os posicionamentos em campo são deficientes, e, por isso, os jogadores são obrigados a correr mais, notam-se mais as fragilidades físicas.
Além de que, por exemplo no caso da dupla de centrais, havia um miúdo novo e cheio de garra que podia e devia ter jogado, mas ficou na bancada. No meio campo temos um Krovinovic, que nem foi inscrito.
A estrutura foi demasiado optimista na construção do plantel, pensando que André Almeida, Júlio César, Jardel e Luisão eram suficientes para colmatar as vendas. Mas mesmo com este plantel não há qualquer desculpa para levar 5-0 do Basileia.
Se o plantel é bom, e os jogadores se esforçam...

Anónimo disse...

O plantel é bom?!
Admites que a estrutura foi demasiado optimista com Almeida, César, Jardel e Luisão e continuas a achar que o plantel é bom?!
Não foi optimista também ao pensar que podia confiar num 6 preso por arames e que podia triunfar sem ter no plantel um verdadeiro 8?!
O plantel é bom?!
Só para ver se estamos a falar do mesmo, aqui fica a definição de plantel "Grupo de atletas de um clube desportivo, principalmente de futebol, com que se conta para formar uma ou mais equipas".
O plantel é bom?!

LF disse...

O plantel ficou mais fraco que o do ano passado, não foi suficientemente reforçado, mas, quanto a mim, continua a ser o melhor em Portugal.
E não são, de todo, as eventuais carências do plantel que justificam levar 5 do Basileia

artnis disse...

LF

Meu caro,

cada um é livre de acreditar no que bem entender e nas crendices que nos 'vendem' em particular mas, permita-me a pergunta; a 'estrutura' é o quê?!...e é quem?!...e é como?!...e é quando ?!

Primeira acção deste 'cliente', assim tratado via SMS (mais do que o accionista, directo e indirecto !...) da Benfica - Futebol SAD !...deixar de auxiliar (pedindo a baixa do que em tempos foi melhor o canal de Desporto Nacional, reentregue à mão 'amiga' da Olivequalquercoisa) a NOS, num brilhantíssimo negócio, a pagar ao SL Benfica...

No.Worries disse...

"sinais de esgotamento táctico. Agora são evidentes, sem que, do banco, se veja qualquer solução." - concordo, mas se não se vê solução do banco quem é que pode solucionar este problema?
A linha defensiva que (por exemplo) jogou ontem de início é composta na sua maioria (excepção feita a Grimaldo, que tem um pouco menos) por jogadores com muitos anos de SLB, e presentes no plantel nos dois anos anteriores de Rui Vitória. Por que razão é que agora (ou a partir do jogo em Vila do Conde, onde acho eu se deu a viragem para todos estes maus jogos e resultados) é que não se sabe coordenar e posicionar?
A questão parece-me acima de tudo mental, pois já todos vimos estes mesmos jogadores jogar bem mais e melhor, mas se uma das principais qualidades que devemos reconhecer em Rui Vitória é a sua capacidade motivacional e gestão do grupo de trabalho, e se ele não está a conseguir "entrar" na cabeça dos jogadores, o que poderá ser feito? Será que é altura da estrutura provar que é de facto forte? Se sim, como? Fazendo o quê?
Bem sei que são muitas interrogações, peço desculpa...

Anónimo disse...

Quer dizer apontaste uma equipa para Basileia onde da equipa que jogou apenas o Rúben Dias não estava e vens dizer que foram cometidos erros na constituição da equipa?
Mas vai-se continuar a querer tapar o sol com a peneira? Vai-se branquear uma derrota destas contra uma equipa banal? Vai-se continuar a defender um sistema de jogo que colapsou? Vai-se continuar a esconder a defesa fraca e um meio campo que é um buraco autêntico, com um pseudo craque a jogar adaptado a uma posição para a qual não serve? Vamos continuar a negar a falta de qualidade do Rui Vitória?
Se levamos 10 anos de avanço para a concorrência, o que seria se fossem apenas 4 ou 5?

Tony Montana

LF disse...

Tony Montana,
É fácil fazer a equipa depois dos jogos. Provavelmente a minha também estaria errada. Com uma pequena diferença: não sou treinador do Benfica.
Se leu com atenção o que escrevi, verá que fui bastante crítico em relação a Rui Vitória.

No Worries,
Quando me refiro a solução vinda do banco, não falo de jogadores. Falo de ideias. E ideias quem teria de as ter seria o técnico. De facto Rui Vitória tem sido bom no plano motivacional, mas em termos tácticos não tem provado saber fazer a diferença.
Quanto à solução para o problema, é difícil dizer. Não estamos lá dentro. Não sabemos se há conflitos, se os treinos são bem dados, se os jogadores cumprem todas as suas obrigações profissionais.
O que não devemos fazer é disparar contra tudo e todos, pondo em causa um projecto que nos deu 4 títulos consecutivos e a hegemonia no futebol português - coisa que há quinze anos parecia totalmente impossível.
Mesmo tratando-se de um problema de treino (e se tivesse de apostar dinheiro punha-o aí), neste momento não vejo soluções que pudessem ser mais valias imediatas. Dito de outra forma: despedir Rui Vitória para contratar quem?

Artnis,

O aspecto mais importante da dita estrutura é o apoio dado aos jogadores, providenciando tudo o que necessitam, e permitindo concentrarem-se apenas nos treinos e nos jogos.
Outro aspecto é o trabalho de base feito para dotar o plantel de um espírito de grupo e sentido colectivo como não se vê em muitos outros clubes. Por exemplo, fazendo com que os jogadores estrangeiros vivam perto uns dos outros, de forma a criarem laços de convívio e de famílias.
Depois há a tecnologia, em termos de estudo do rendimento individual, e preparação de acordo.
As condições logísticas. Etc

Quanto à questão de sermos clientes, sinceramente nunca me senti como tal. Aliás se há coisa que Luís Filipe Vieira sempre fez foi valorizar o associativismo.
Mas, claro, os clubes não vivem do ar. Têm de criar receitas, vender merchandising etc. Nesse sentido sim, somos clientes de produtos do Benfica. Não do Sport Lisboa e Benfica.

JP disse...

Tb quiseram fazer de nós clientes da Olivedesportos. ..
A btv, menina dos meus olhos, deve ser reavaliada.