NÚMEROS HISTÓRICOS

Seria preciso recuarmos até 1984 para vermos um Benfica ainda mais forte nas primeiras vinte jornadas de um Campeonato Nacional de Futebol. Então, com Eriksson ao leme, e ainda com Bento, Humberto, Chalana e Nené na equipa, os encarnados chegaram a esta altura da prova sem qualquer derrota, mas apenas com dois empates consentidos (contra os quatro de 2012/13). Esse é, de resto, o único Campeonato do pós-Eusébio em que os números do Benfica se sobrepõem aos do actual. Diga-se, porém, que em 1983/84 já caíramos da Taça de Portugal, e agora estamos a um pequeno passo de chegar ao Jamor. Ou seja, olhando estritamente para os resultados, em cerca de quarenta anos é difícil encontrar paralelismo com a notável temporada que a nossa equipa está a realizar – sendo que, na frente externa, só uma estranha carambola de resultados nos impediu de prosseguir na Champions, e que, na Liga Europa, o primeiro e difícil obstáculo está já ultrapassado.
É certo que a competitividade deste Campeonato se resume aos dois principais emblemas, e que nem sempre assim foi. Havia Sporting, houve também, a seu tempo, Boavista, e do meio da tabela para baixo, a força da maioria das equipas era genericamente superior à que manifestam nos austeros tempos que vivemos.
Nada disto, nem o facto de (ainda) não estarmos em primeiro lugar, retira mérito ao trabalho destes jogadores, e, sobretudo, deste treinador. Recordemo-nos daquilo que se disse em Agosto, quando, por muitos milhões, Javi Garcia e Witsel partiram para outras paragens. Confesso que eu próprio duvidei, na altura, que tão rapidamente os esquecêssemos. Hoje vemos Matic (um dos melhores jogadores a actuar na nossa Liga), vemos Enzo Perez, e percebemos que mantemos uma “Senhora Equipa”, à qual Lima e Olá John também vieram acrescentar qualidade.
Ainda não ganhámos nada. Nem temos garantias de que o possamos fazer. Há muitas barreiras a transpor (equipas de futebol, e não só). Mas o caminho é este, e está a ser percorrido com eficácia e brilhantismo.

9 comentários:

Hugo Pinto disse...

Subscrevo totalmente. Não me recordo de ver nos últimos anos uma temporada sequer parecida com a que estamos a fazer. E estou confiante nesta equipa, podia até apostar na betclic por um desfecho brilhante de época. Veremos o que acontece ;)

Hugo Pinto disse...

Por falar em apostar na betclic, o jogo de hoje vai ser renhido, mas eu aposto na vitória do Benfica... esta taça é nossa, venha quem vier ;)

Anónimo disse...

boa aposta grunho

Anónimo disse...

Boas achei interessante o seu blog,gostaria que visitasse o meu.
Digo-lhe que é recente mas espero que seja um bom inicio...Blog não oficial mas de um simpatizante do clube em questão.Aguardo a sua visita e de seus conhecidos MUITO OBRIGADO
http://thefootfan.blogspot.pt

Anónimo disse...

Hi, i believe that i saw you visited my web site thus i came to return the choose?

.I am trying to find things to enhance my web site!I assume its ok to use some of your ideas!
!

Also visit my homepage - louis vuitton original

Anónimo disse...

I'm gone to inform my little brother, that he should also pay a visit this blog on regular basis to get updated from most up-to-date gossip.

Here is my weblog; reality shows

Vitória do Benfica disse...

Hoje mais um dia histório o Benfica mais uma vez nos quartos de final. Espero que chegue ás meis finais. Espero que ganhe o campeonato

Anónimo disse...

Luckily, there are more methods for getting rather face - [url=http://ywashst.com]lifecell[/url] great deal of tension in some ways. lifecell cream But no mistake http://lfcream.com advertising and marketing their goods and their recognition as opposed to concentrating on them staying efficient.

Anónimo disse...

Testimonials of [url=http://lfcream.com]lifecell reviews[/url] concerning make the merchandise a lot more "welcome" or much easier to use. buy lifecell cream Cooperating with Eyeliss http://ywashst.com they invest cents on their own items and thousands and thousands on extremely effective marketing.