O MUNDO DE PERNAS PARA O AR

Primeiro foi o tira-e-põe do FC Porto na Liga dos Campeões, quando tinha uma condenação em Portugal por corrupção desportiva. Depois foi a inacreditável arbitragem do norueguês Ovrebo num Chelsea-Barcelona. Recentemente, a actuação de Damir Skomina (convocado para o Euro) no Chelsea-Benfica. Agora, a nomeação de Pedro Proença para a final da Champions. Pelo meio, a escolha de Olegário Benquerença como árbitro de elite, e também o caso Nuno Assis, entre outros episódios mais ou menos rocambolescos.
Se das instituições que tutelam o futebol português já se sabia que não poderíamos esperar nada que não incompetência, iniquidade e manipulação, ao futebol europeu, também a máscara de rigor e isenção já caiu de vez. Se por cá reina a mentira, por lá a seriedade não abunda. Lamento, pelo futebol que adoro, e que gostaria de ver tratado com respeito. Mas não me surpreende, numa Europa em que já não acredito - nem estimo -, e em instâncias que contam com figuras sinistras como António Garrido, Domingos Gomes ou Guilherme Aguiar entre os seus colaboradores.
Pedro Proença está ligado a alguns dos maiores escândalos de arbitragem no futebol nacional dos últimos anos: Boavista-Benfica 2001-02, Benfica-Sporting 2003-04, Penafiel-Benfica 2004-05, Benfica-Belenenses 2005-06, FC Porto-Sporting 2007-08, FC Porto-Benfica 2008-09, Nacional-Benfica 2010-11, Sp.Braga-Benfica 2011-12, Benfica-FC Porto 2011-12, Nacional-Sporting 2011-12 e FC Porto-Sporting 2011-12, para mencionar apenas aqueles que a minha memória imediata indica. É um árbitro habilidoso, manhoso, vaidoso, e que, desde que anda por aí, se vai entretendo a gozar com milhões de portugueses (excepto eventualmente com aquele que o chamou à razão, em pleno Centro Comercial Colombo).
A sua nomeação para a final da Champions é a prova de que o rei vai nu. É um ultraje, para todos quantos seguem o nosso Campeonato com atenção. É uma vergonha para o próprio futebol. É uma mancha na história da principal competição europeia de clubes.
Não alinho em hipocrisias, nem em patrioteirismos baratos. Gosto de ver os impostores desmascarados, e desejo que Pedro Proença, no sábado, mostre aquilo que é, e que por cá bem conhecemos.

17 comentários:

Anónimo disse...

Na realidade o futebol Portugês e Europeu não passa da reflexa imagem da sociedade corrompida em que vivemos.
A descredibilização do primeiro começa a ser tão evidente que para mim começa a ser o mesmo que apostar na laranjinha. Simplesmente não me deixo roubar em coisas que são à evidencia viciadas.

Adeus futebol!

Homem da Luz disse...

PARA O BENQUERENÇA E O PROENÇA, O CRIME COMPENSA!

Gandhy disse...

O que penso no meio de tudo isto é que o Bayer, em especial por Beckenbauer tem muito poder nos bastidores do futebol europeu. Platini também sabe como é que as coisas funcionam, não tivesse ele a escola da Juventus e do Marselha, clubes que a par do fcp são bem famosos pela sua forma de estar no futebol.

O Bayer a jogar a final em casa, uma derrota seria uma tragédia. Pensar que nas últimas cinco aparições nas finais, o Bayer só conseguiu vencer uma (penaltys perante o Valência em 2001). Esta temporada tem sido decepcionante a nível interno, com cinco derrotas pela o Borrusia, a última das quais na final da taça com números pouco dignos (5-2!) Logo as fichas estão todas neste jogo. A perder!!!!! Logo à que garantir que a vitória não escapa, chamando-se o homem certo para garantir isso. Habilidoso, sem coluna vertebral, Proença é o homem do serviço nesta final. O Chelsea ou faz um jogo como contra o Barça, ou está mesmo condenado!

Anónimo disse...

Se estupidez pagasse imposto

Manuel disse...

Este tipo e o Benquerença, assim como o Xistra, são os árbitros mais corruptos. Mas este é o maior DISSIMULADOR!
Mas é bom árbitro... quando quer! Por isso consegue e sabe ser tão dissimulado!

Está na calha para suceder ao Garrido. Só espero que não fique tão dependente do vício do jogo e do dinheiro como aquele.

No.Worries disse...

Está aqui o motivo: "numa Europa em que já não acredito - nem estimo -, e em instâncias que contam com figuras sinistras como António Garrido, Domingos Gomes ou Guilherme Aguiar entre os seus colaboradores." - depois da época miserável em termos de arbitragem em Portugal, aquele que esteve pior é escolhido para apitar a final da champions numa clara demonstração de gratidão. Já os abraços a jogadores do clube corrupto na penultima jornada do campeonato foi de dar a volta ao estômago. O pior é a mensagem que isto passa: não só roubar o Benfica e/ou beneficiar o clube corrupto é branqueado e passa sem punição, como também é premiado.

Gaspar Esteves disse...

Agora é pegar nos videos, das proezas do sr. Peido Proença, e enviar para as redações dos maiores jornais do mundo, para a UEFA e FIFA e para os clubes partecipantes. Eu não o sei fazer se não iam já a caminho.
O episódio do Colombo só pecou por terem sido os dentes e não uma rótula, assim teria acabado a carreia desta vedeta.

Reinaldo do paradise cafe disse...

Caro Lf embora por vezes discorde nalguns pontos concordo consigo noutros. E neste ponto não poderia estar mais de acordo. Como é possível que um incompetente deste calibre apite uma final da Champions. Alguém que só conhece as regras do jogo para beneficiar certos clubes de azul. Quando é preciso muda-se as regras do atraso, do fora de jogo, das expulsões etc para beneficiar determinado clube. Agora as madalenas saem todas à rua dizendo que a arbitragem portuguesa está boa e recomenda-se branqueando a vergonha deste ano e de anos transactos. Este ano primeiro arrasaram o SCP e no final foi o SLB, que mais algumas jornadas e duvido que ficasse sequer em segundo. Este vendido vai fazer uma arbitragem ao melhor estilo Benquerença no Barça Inter em que o Barça foi mais do que prejudicado. No fundo é um cão fiel aos donos.

Atento disse...

Já o tinha dito anteriormente é uma prenda por serviços prestados, em Portugal os árbitros sabem a quem tem que agradar para ter acesso a estes jogos é agradar ao fcp como é óbvio. Quanto á Uefa concordo com o Gandhi o Bayern precisa de 1 testa de ferro pq senão não ganha nada este ano, e perder finais em casa é um grande melão que digam os portugueses em 2004 e os sportinguistas em 2005. Simplesmente vergonhoso.

Vasco disse...

És a maior desilusão, eras o meu blog favorito. Que aconteceu?
http://geracaobenfica.blogspot.pt/2012/05/isto-sim-defender-o-slbenfica.html

Porra, tu não gostas do Benfica, gostas do LFV.

Como deixas o otário do Ontemvi-tenoestádiodaluz com idade para ser teu filhote tratar-te assim? E o pior é que ele tem toda a razão!

Sry Lanka disse...

Cada um vê as coisas do lado q lhe dá mais jeito. Então, os benfiquistas são exímios nisso.

A máscara q caiu de vez, foi a vossa...q dizem mal de tudo e de todos, patrocinados pelo vosso imenso umbigo q vos fazem achar mais do que aquilo que realmente o são, pensando que o mundo gira à vossa volta, e q o resto é mera paísagem.

Esta do Proença, é a só mais chapada bem dada de luva branca para vcs engolirem.

Aqueles q vcs aqui perseguem, e acham que são os maus da fita, lá fora, têm o reconhecimento de todos.

E vcs, mediante isso q dizem??
O mesmo de sempre...os outros é q são os maus...e nós é q continuamos a ter toda a razão do mundo e arredores.
O Mundo não sabe nada...nós é q sim!

Nada de novo.

Umbigos e fanfarronices!

jfk disse...

Quando michel Platini se preparava para assumir o comando da UEFA, lembro-me de ter lido, em mais do que um sítio, que a manipulação, os compadrios os interesse instituidos, iam aumentar dramaticamente.

A UEFA ia passar a ser a UEFA dos amigos.

Como trataram o Porto, corrupção provada, foi um caso.

Os sistematicios beneficios do Barcelona, que até aí não se consegui impor internacionalmente (1 título de campeão, outro da taça das taças...), é outro exemplo.

Não me lembro de ver arbitragens sitematicamente manhosas na europa, como nos ultimos anos.

Por isso acho normal este Pedro Proença ser homenagiado.

Eleve-se o espírito de bem servir quem lhe dá a mão a comer.

É de homens assim que a europa precisa...

jfk disse...

Homen da Luz, grande slogan!

jfk disse...

O garrido agarraram-no com o vicio do jogo, de facto, a que se juntou o do escocês (e parece-me que não era só).

Este, não precisa de vicios, eles sabem como chegar lá.

Uma mão lava a outra...

Anónimo disse...

Os caes ladram, a caravana passa.

Anónimo disse...

Este Proença não é o tal dos tres penaltys em onze minutos?
Se é passou de bestial a besta num instante!
Continuem a denegrir a arbitragem e o bom nome do F C Porto e não se preocupem com o verdadeiro problema do vosso clube que vão longe!
Olhem que estes gajos do Porto são meios malucos e de repente para o ano nem a taça da liga vos deixam ganhar!

Atento disse...

Ó Anónimo o proença 3 penalty´s em 11 minutos!? Looooooooolll Só se for a favor do fcp vê lá tu o conhecimento que tu tens do futebol que até dizes uma bacorada dessas.