BYE-BYE!

Não entendo aqueles que continuam a ignorar que jogadores e treinadores são profissionais, que a sua vida, e a das suas famílias, está dependente do dinheiro que conseguirem ganhar no futebol, e que, obviamente, não podem perder-se muito em sentimentalismos, perante aquilo que lhes é essencial.

Uma coisa é sair de um Benfica para um FC Porto, de um Barcelona para um Real Madrid, ou vice-versa. Aí, concedo, há uma questão de respeito pelos adeptos, e pela própria dignidade. Desejar ir para um país estrangeiro à procura de melhores condições é, pelo contrário, perfeitamente natural, e só um idiota quereria ficar no FC Porto a ganhar 100 mil (se é que lá chegava), quando podia ganhar 400 mil (ou mais) noutro lugar.

Isto vale para Villas-Boas. Isto vale para Coentrão. Isto valeria para qualquer um de nós que se visse em semelhante situação.

De resto, vendo a parte que me toca, creio que este negócio é aquilo que o Benfica precisava para sair do sentimento depressivo em que tem vivido. Ao contrário do que eu próprio temia, com este inesperado golpe de estado portista, volta a ser possível sonhar alto. O super-FC Porto de Villas-Boas morreu. Tudo volta á estaca zero. De ultra-favorito ao título, o FC Porto passa, num dia, a mero candidato ao título. E vamos ver se segura Falcão, Moutinho, Rolando, Fernando…

Treinador para o FC Porto? Eu escolheria o Professor Neca. Mas, já que falo em Professores, e como Pinto da Costa aprecia bastante o Professor Carlos Queiroz, deixem-me sonhar, uns dias que seja, com essa possibilidade tão…azul.

19 comentários:

M disse...

a grande questão não passa pela escolha perfeitamente legítima de um melhor futuro profissional...passa por não se saber lidar com as declarações populares, com declarações de amores eternos, com sonhos e mais sonhos....que duram 5 minutos.

também hoje em dia se torna necessário ser profissional em tudo aquilo que se declara à comunicação social...pois aquilo que faz que se seja, num dia, muita vezes (e exageradamente) idolatrado, pode ser aquilo que faz com que se seja odiado.

Peter disse...

Digam o que disserem na minha opiniao o fcp nao estava a espera disto, as razoes que o LF enumera concordo perfeitamente com elas (e ate me da um certo gozo visto que os meus amigos portistas gozavam com a situaçao do Coentrao), agora a 8 dias da epoca começar creio que a saida de villas-boas e um rude golpe na preparaçao da proxima epoca.O fcp encaixa uma verba consideravel e verdade,mas venha quem vier apesar de apanhar uma equipa campea nao vai ser a mesma coisa (quando o mourinho saiu foi uma desgraça), ate porque o villas-boas concerteza que levara pelo menos 1 jogador consigo e concerteza outros sairam ate porque o mercado fecha a 30 de Agosto somente.Quanto ao universo Benfiquista claro que para nos foi uma boa noticia, mas tb foi uma boa noticia para o fcp o Di Maria,Ramres e D.Luiz terem saido do Benfica a epoca passada, alias se isto acontecesse mais cedo ate acho que o domingos iria treinar o fcp e nao o scp.De facto a esperança voltou a renascer para nos, mas nao e por causa disso que devemos embandeirar em arco e pensarmos que vamos ser campeoes novamente, o Benfica tera que ser humilde e nao se desviar do seu caminho apenas porque o fcp perdeu o seu treinador.

P.S.A supertaça europeia com o barcelona ja ia ser muito dificil para o fcp de villas-boas agora entao mais dificil.e ate creio que o treinador saiu nao so por dinheiro mas tb porque sabe que nao ia conseguir fazer a epoca brilhante que fez na anterior, e assim evita uns bons amargos de boca.

Anónimo disse...

por causa de posts como este é que voces nao ganham anda. vêm alguma coisa acontecer no rival ficam logo todos contentes a pensar que ja vao ganhar tudo outra vez. ja devias saber que o fcp tem uma organizaçao muito melhor que o slb. ja devias saber que os treinadores passam mas o clube continua a ganhar. e ve la se isto nao tem precisamente o sentido oposto. mais um treinador novo, disposto a querer dar tudo por tudo para manter a mentalidade ganhadora. e podes tirar o cavalinho da chuva porque nao vai ser nem o neca nem o quieroz, por isso vai sonhando, assim como sonhaste que ias ganhar as competiçoes todas este ano

frank disse...

Sim senhor e verdade o fcp tem ganhado tudo seje com que treinador for porque para alem das boas equipas que tem construido atravez dos anos ,tem sido bem apadrinhado pelos Elmanos,Sousas,Soares,Paixoes,calheiros e tantos outros,e venha quem vier treinar a seguir ao Vilas Boas continuara a ganhar ate eu que sou um nabo que nao percebo nada de bola,enquanto nao acontecer um 25 de Abril no nosso futebol futebol o campeao sera sempre o mesmo o da aldrabice,da mentira.da vergonha,mas no entanto reconheco que tem actualmente uma grande equipa e nao precisavam dessas ajudinhas mas como estao habituados a elas,sem elas ja nao podem viver.

Anónimo disse...

não concordo. com um ordenado de 100 000€ certamente não se passa fome...
há coisas que são mais importantes que dinheiro. prefiro só ter que pagar um porsche, em vez de dois, se assim continuar a representar o clube do meu coração e, quiçá, um dia atingir o estatuto de símbolo desse mesmo clube.

Anónimo disse...

Anda por aí uma azia...

Os ladrões estão ofendidos por terem sido roubados!

Delicioso!

Anónimo disse...

vedeta da bola ja devias saber que os treinadores passam, mas a corrupção é sempre a mesma... nada de deitar foguetes, que os tripas vão buscar lá o varredor do chão do balneário do mourinho (rui faria) para treinador... ja veio o moço dos powerpoints e resultou... o resto é APAF, CD da Liga, CJ FPF... tudo azul! se ainda o nosso slb tivesse malta influente na arbitragem... poderíamos ser campeões!

jfk disse...

Meus amigos, que melhor forma de aliviar um rude golpe do que... tentar infligir um no principal adversário.

O alvo prioritário de Pinto da Costa chama-se (novamente)... Jorge Jesus.

Otto disse...

Pois o Falcão e o Moutinho vão seguir viagem, encaixando o SCP mais 9 milhões, que também é parte interessada nisto LOOL

Quanto ao Rolando e Fernando acho que, sobretudo o primeiro, devem já ter recebido ordens para taparem a boca, pois já não vão a lado nenhum e vão ter de continuar por cá, enfim saiu o tiro pela culatra ao FCP!!!!

A poucos dias do início de época aquele que melhor tinha o plantel preparado agora tem uma nuvem cinzenta sobre o mesmo, pois agora muitos outros vão querer seguir as pisadas do AVB...

Agora aquele que é conhecido cá no burgo como maior em gestão desportiva como é que ficou após isto?? ainda é o maior??[ainda que ganhe o campeonato de novo, isto foi um rude golpe, o qual não soube prever e se deixou confiar em demasia na palavra do seu treinador...ai se isto acontecesse aqui na Luz!!!]

30daLuz disse...

No http://www.3gloriosaspalavras.blogspot.com/ partilha-se a mesma opinião deste post!

Vitória do Benfica disse...

Bem poderá dizer-se que Pinto da Costa a olhar para todas as suas taças e tacinhas e tacetas que ganhou na época de 2010/2011 já não são a mesma coisa. E desta vez Pinto da Costa deverá dizer para consigo, até ele???. Nada o deve ter feito tanto sofrer como esta partida. Pinto da Costa é um homem do passado e com o seu romantismo não foi capaz de ver que o "pecado" também morava no Dragão. Este golpe deve-lhe ter doido mais mas bem mais do que qualquer titulo que o Benfica lhe tirou.

Carlos Alberto disse...

Muito bem analisado LF.

No.Worries disse...

De facto dá um certo gozo esta saída, especialmente depois do pito da costa vir dizer que o AVB era tão portista como ele, e que não acreditava que saísse mesmo que alguém batesse a cláusula de rescisão, etc, hehehehe.
Mas não acredito que isto seja uma boa noticia para o Benfica ou outro clube. Ali o treinador não passa duma peça decorativa, não passa dum acessório... vai continuar a haver ofertas de prostitutas a àrbitros, jantares, viagens, aconselhamento matrimonial, etc.
Hoje de manhã, num forum na antena1 onde o tema era esta saída do AVB, não houve um unico adepto protista a lamentar a saída, a dizer que o AVB vai deixar saudades, apreensivo com o futuro imediato, etc. Nem um! Todos falaram na confiança que têm no corrupto presidente e na "estrutura". Houve até um que disse que mesmo que o avô da fernanda ponha lá uma vassoura no banco o futebol corrupto do porto vai continuar a ganhar. Esclarecedor.

Lolita disse...

O Porto foi buscar um treinador à Segunda Liga, 9º classificado.
O Porto sabe que não é nos treinadores que contrata que reside a sua força.

Anónimo disse...

Meus caros, o FCP n dorme. Apesar do q mtos dizem aqui, uma coisa é inegável. No FCP há futebol 24 horas por dia. O FCP já perdeu grandes treinadores e jogadores, só falando na ultima decada, e continuou a ganhar. Acabaram de vender o treinador mais caro de sempre. Mas aqui na Luz rimo-nos de quê????

Anónimo disse...

O Jesus n saiu a temporada passada. N sei se poderia sair por 15 milhoes, mas alguém, um ano depois, poderia dizer q n seria positivo o Benfica vender o Jesus por 15, 10 milhoes??? E o Jesus ganhou metade, se tto, do q ganhou o Vilas-Boas, num clube q já tem um estatuto europeu q o Benfica espera alcançar daqui a 3-4 anos, se Deus quiser. Com a venda do Vilas Boas, o Porto deixa de ter necessidade de vender jogadores (e já tinha o melhor plantel do campeonato, sem duvida). Pode haver alguma confusao com a saída, ams conhecendo a casa, como todos devíamos conhecer, é tijolo caído tijolo posto.
O futuro do Benfica n é pensar nos adversários, é pensar, passo a passo, em conquistar uma estrutura, uma estratégia e um grupo de pessoas q saiba levar o clube no caminho do sucesso. Por mto q vos custe, imitar, de certa forma, o FCP! O Jesus há dois anos era melhor q o Mourinho, ng deu 5 milhoes por ele e o Vilas Boas conquistou aquilo q qq Benfiquista sonhava, 6 ou 7 anos depois de o Mourinho ter feito o mesmo no mesmo clube. Podemos querer fechar os olhos à vontade, pensar em árbitros, sorte e o raio q o parta, mas a verdade é evidente. O Benfica pode ver e aprender, ou pode ver e tapar os olhos. Gente humilde com vontade de vencer, geralmente prefere a primeira opção.

Anónimo disse...

Caro LF, como bem se vê o FCP n vai começar do zero. O treinador era o adjunto, já tido há algum tempo como provável sucessor (se bem q n tão cedo). Aqui reside uma diferença de organização e uma estratégia de longo prazo obvia, reelativamente o Benfica.
Já nas contratações a questão é semelhante. O FCP tem-se especializado em encontrar jogadores com grande potencial de desenvolvimento para mais tarde recolher grandes lucros com a sua venda. O Benfica tem tentado seguir a mesma política, mas com desvios (ou desvarios) q depois mostram ser diferença. O LF julga q algum dia o FCP comprava20-25% de jogadores como Reyes e Salvio, ter cá os jogadores a valorizar uma época, e depois ser incapaz de os manter ou ter uma grande mais valia com a sua compra??? E o mesmo diria do Ramires! Alguma vez o Porto deixava o Salvio tirar o lugar a um qq jogador com potencial para o valorizar para o Atletico de Madrid??? Alguma vez o Porto comprava Aimar ou Saviola (naturalmente deram-nos um título, mas vão embora sem deixar mais nada a nível financeiro q é mto importante para ter resultados com regularidade) e continuava com Luisão até ultrapassar os 30??? Maxi Pereira n era para estar (bem) vendido e substituído por alguém com potencial??
Mais uma vez, o Benfica tem comprado jogadores jovens, com potencial, mas com estas decisões a estratégia é nula!! É ver os bons exemplos, infelizmente para o Benfica o bom exemplo está em Portugal e a disputar o mesmo campeonato q nós! Doa a quem doer, com desculpas com árbitros ou com doping, as coisas estão aí para qq um ver, desde q queira!

ulisses disse...

está errado, caro LF. A importância do villas Boas no FCP era tanta que se deram ao luxo de o substituir por um vitor pereira qualquer. No porto, com o sistema montado, até o rato mickey é campeão. Tirando mourinho, verifiquem o rumo dos treinadores q sairam do porto...

Gramoxone disse...

Esta contratação por parte do russo, só vem demonstrar que este, a única coisa que tem é dinheiro, dinheiro que por mais que possa ter não consegue comprar inteligência.
Então não se está mesmo a ver que este foi mais um tiro no pé. O rapazito do Vilas Broas, vai ser um autêntico fiasco. Veja-se o que aconteceu nos últimos 30 anos aos super treinadores do FCP, que ao serviço deste ganharam tudo, mas quando vão para um clube estrangeiro não passam de treinadores de trazer por casa. Vamos exceptuar deste lote o Mourinho que é um caso à parte. Tirando este o que é que fica de sucesso fora do FCP??? Nada.
Agora, se o dono do Chelsea, para além de contratar o Villas, contratar também o Olegário, o Elmano, o Xistra, o Artur, o Pedro, o Bjorn Kjupper, e o resto dessa corja, aí sim, talvez consiga ter sucesso, caso contrário, vai-lhe acontecer como ao Scolari.
Quanto ao treinado do Porto, até podiam contratar a estátua do Marquês de Pombal, que se a rapaziada que referi anteriormente não for apitar para Inglaterra, o FCP ganharia na mesma.