ISTO NÃO MERECE PALMAS. MERECE MÚSICA!

Exibição de gala, triunfo incontestável, eliminatória tranquilamente ultrapassada, ponto final na malapata germânica, 16ª vitória consecutiva, prestígio reforçado. O que mais poderia desejar o Benfica desta quinta-feira europeia?
Na verdade, começam a escassear adjectivos para qualificar a extraordinária equipa de Jorge Jesus. Mesmo depois de encaixar quase 80 milhões de euros nas vendas de três dos seus principais activos, o Benfica continua, impávido e sereno, a deslumbrar plateias com um futebol maravilhoso e terrivelmente eficaz. Neste jogo mostrou uma vez mais todas as suas virtudes, vulgarizando um adversário forte (a Bundesliga não é a Liga Sagres, e à excepção de Benfica e FC Porto, não vejo equipa portuguesa superior a esta), resolvendo, com distinção, uma eliminatória que há uma semana atrás chegara a parecer ameaçada.
Dá gosto ver jogar este Benfica. Sobretudo quando veste o fato de macaco e parte de uma atitude humilde para desde aí atingir o esplendor de todo o seu brilhantismo. Em Estugarda, a equipa da Luz começou a ganhar o jogo justamente na atitude competitiva com que o iniciou, lutando por cada posse bola como se fosse a última, enfrentando cada duelo individual como se fosse o único.
A história do Benfica é uma história de trabalho, de querer e de raça. Trata-se, afinal, de um clube que veste da cor do sangue e da cor da gente. É esse o seu ADN, e quando os seus profissionais o interpretam em campo da forma exuberante que se viu, o futebol transforma-se em muito mais do que um simples jogo. Será disto que falamos quando falamos de “Mística”?
Que dizer mais do talento de Gaitán ou Sálvio? Que dizer mais da perseverança de Jara, da classe de Aimar, da eficácia de Cardozo, da generosidade de Maxi ou da segurança de Luisão? Este Benfica supera largamente a capacidade do analista para o qualificar, e, mais do que escrever sobre ele, deixa-me vontade de simplesmente o contemplar, e me deleitar com o aroma do seu inigualável perfume.Esta vitória e esta exibição (porventura a melhor da época, e uma das melhores a nível internacional nos últimos anos) enchem de alegria a nação benfiquista, e reforçam a confiança numa temporada que pode ainda vir a ser histórica. A jogar assim todos os sonhos são possíveis, inclusivamente o de voltar, quase cinquenta anos depois, a erguer uma taça europeia.
Destaques individuais? Numa equipa que joga colectivamente tão bem, será quase um sacrilégio fazê-los. Não deixo todavia de notar o impressionante jogo de Franco Jara, a quem só faltou um golo para tornar perfeita uma noite em elevadíssima rotação.
Arbitragem? Um jogo como este nem merecia árbitro. E com tanto com que regalar o olho, confesso que nem dei pela sua presença em campo.

12 comentários:

mWo disse...

Caro LF, ao 100º jogo a contar para a Liga Europa/TaÇa UEFA, lá foi o borrego com o caraÇas e com muita nota artística! Eheh

AbraÇo e SaudaÇões Benfiquistas!

http://benfica-world-order.blogs.sapo.pt

jfk disse...

E sou só eu, ou sente-se cada vez mais uma segurança enorme quando olhamos para a baliza e vemos... Roberto?

LF disse...

Não foste só tu, Jfk.
O homem é de facto um grande guarda-redes, e aqui tenho também de dar a minha mão à palmatória, pois fui dos que desconfiei do seu valor.

Anónimo disse...

A dose para o Saviola tem quer ser em menores quantidades, senão o rapaz anda sempre lixado do estômago!

rfonseca disse...

Concordo com jfk e LF Roberto está com uma estaleca na baliza que nos dá uma confiança brutal, ainda assim gostaria de reforçar a ideia de grande exibição de Franco Jara que demonstra que os senhores do mais futebol não percebem nada de...isso mesmo...futebol então não é que nomearam jara como pimbolim do ano??? e até muito proximo do fim da competição teve em 1º lugar?? lololol então que dizer do plantel inteiro do sporting (nem vale a pena individualizar) ou da defesa fraquinha do porto...enfim até nisso somos grandes...a dar dor de cotovelo LOL

Brytto disse...

Ninguém fala dele neste jogo, mas o Coentrão está um defesa esquerdo soberbo... vamos mesmo perdê-lo!!!!!!!!
Renovem com JJ já, nem em sonhos vamos conseguir novamente um treinador deste calibre que sabe valorizar desta forma os jogadores...

O Roberto, se melhorar nas saídas, torna-se num dos melhores gr do mundo, pois entre os postes, já o é!!!!!!!!!!!

Peter disse...

Finalmente matá-mos o borrego, os meus piores receios não se fizeram sentir e a equipa respondeu com a atitude certa, destaques, o colectivo, e é isto no fundo que faz as grandes equipas.Força Benfica continua assim que ainda há mais batalhas para vencer.

No.Worries disse...

Fantástica exibição do Benfica... é uma delicia ver esta equipa jogar!
E assim como vestiram o "fato-de-macaco", não deixamos de ter momentos soberbos de verdadeiros hinos ao bom futebol.
E não são só essas 3 vendas referidas no post. Ainda neste jogo sairam dois habituais titulares (Javi e Saviola) e entraram o Airton e o Jara e a qualidade do jogo do Benfica continuou altíssima.
Nunca mais chega domingo para ver esta equipa ao vivo...

No.Worries disse...

Fantástica exibição do Benfica... é uma delicia ver esta equipa jogar!
E assim como vestiram o "fato-de-macaco", não deixamos de ter momentos soberbos de verdadeiros hinos ao bom futebol.
E não são só essas 3 vendas referidas no post. Ainda neste jogo sairam dois habituais titulares (Javi e Saviola) e entraram o Airton e o Jara e a qualidade do jogo do Benfica continuou altíssima.
Nunca mais chega domingo para ver esta equipa ao vivo...

Anónimo disse...

anonimo, e a dose do falconete? deram-lhe uma de cavalo... aquelas analises nunca mais desciam... felizmente a agencia anti-doping portuguesa tem o amigo horta e a europeia o amigo domingos gomes!

Pedro disse...

Há também que realçar que a equipa do Benfica para além de todo o impacto que causa pelo futebol que joga, também é responsável por mudanças de significado de certos termos usados no futebol. Por exemplo, a palavra "frango", tantas vezes usada para fazer referência a Roberto, significa guarda-redes seguro e capaz de fazer defesas fantásticas. As palavras "flop" e "fracasso" significam jogadores de grande qualidade técnica e com um enorme potencial, visto que foram as palavras escolhidas pela imprensa para caracterizar Jara, Salvio e Gaitan.

Vitoria do Benfica disse...

Caro Luis
Infelizmente por motivos profissionais nao estou em Portugal estou na Argentina na provincia de Jujuy ou seja na fronteira com a Bolivia. Um homem caminhava com uma camisola do Saviola vestida e eu lhe perguntei no meu castelhano pobre sabes onde esta Saviola e o homem respondeu-me Claro por supesto em lo Benfica de Portugal e de Eusebio.

Viva o nosso Benfica

Saudade e uma semana de grande Benfiquismo