GUIÃO ANUNCIADO

Com um resultado natural, e uma diferença de capacidades eloquentemente expressa ao longo dos noventa minutos, pode dizer-se que o dérbi de Alvalade seguiu à risca o guião previamente anunciado.
Não foi necessário que o Benfica realizasse uma grande performance artística para que ficasse bem demonstrada a sua gritante superioridade sobre o velho rival, coisa que aconteceu, quer enquanto as equipas estiveram numericamente equilibradas, quer após a injusta expulsão de Sidnei.
Como eu tinha dito na antevisão ao jogo, o grande adversário do Benfica nesta partida estava no interior de si mesmo, que é como quem diz, na cabeça dos seus jogadores. Triunfalismo, excesso de confiança, ou sobranceria, poderiam ser factores suficientes para alterar a correlação de forças, e trair a melhor equipa. Desde cedo ficou patente que isso não iria acontecer, vendo-se um Benfica humilde e empenhado em sair desta jornada com o sonho do título ainda vivo.
Poucas vezes na história do futebol português se terá estado perante um diferencial de poderes e capacidades tão profundo entre estes dois clubes como o que se assiste neste momento. Mas é preciso também dizer que o Sporting não teve a sorte do seu lado, nem pôde preparar este jogo da forma que certamente gostaria. Vendo-se, por diferentes razões, sem Valdés, sem Carriço, sem Evaldo, e sem Vukcevic (já nem falo em Izmailov, e muito menos em Liedson), não dispondo da voz de comando do seu treinador desde o banco, a equipa leonina dificilmente teria argumentos para se bater com o melhor Benfica da temporada. Foram de facto azares a mais para quem já vive no sobressalto de uma crise directiva sem precedentes, e na angústia de um presente muito pouco promissor. Também por tudo isso, a vitória do Benfica não surpreendeu ninguém - nem terá feito os benfiquistas rejubilar de alegria (ao fim ao cabo, a equipa encarnada quase se limitou a cumprir a sua obrigação), e muito menos deverá ter humilhado qualquer sportinguista, pois poucos acreditariam num destino diferente, e alguns até talvez temessem números mais expressivos.Não se viu, como disse, uma grande exibição do Benfica. A equipa teve apontamentos de classe, mostrou-se eficaz no processo defensivo e nas transições ofensivas, mas a espaços evidenciou algumas dificuldades nas transições defensivas (aqueles dois contra-ataques após pontapés de canto a favor, e já em vantagem no marcador, não se poderão repetir, por exemplo, na Alemanha). É impossível especular sobre que segunda parte teríamos visto se estivessem em campo os onze jogadores encarnados. A que se viu mostrou um bloco mais retraído, e suficientemente eficaz face a um adversário que não tinha argumentos técnicos nem físicos para importunar a baliza de Roberto. Este Sporting é totalmente inexistente no jogo aéreo, e grande parte dos seus jogadores executa de forma lenta e denunciada, o que favorece qualquer linha defensiva. Frente ao Estugarda o Benfica terá outro tipo de problemas pela frente. Esperemos que lhes saiba dar, também, diferentes respostas.
Em termos individuais há que destacar a grande exibição de Nico Gaitán (um caso sério de talento, como sempre tenho defendido), mas também do quarteto defensivo (quer com Sidnei, quer com Jardel). No Sporting, só Djaló e João Pereira tentaram remar contra a maré.
A arbitragem esteve perfeita no plano técnico. Já quanto ao aspecto disciplinar, abusou dos cartões, equivocou-se nos critérios, e quase estragou um jogo correcto e leal.
Na próxima semana haverá novo dérbi. E se o Benfica souber respeitar o seu rival como o fez na partida desta noite, haverá seguramente nova vitória daquela que é, incontestavelmente, a melhor das duas equipas.

3 comentários:

dezazucr disse...

"Na próxima semana haverá novo dérbi. E se o Benfica souber respeitar o seu rival como o fez na partida desta noite, haverá seguramente nova vitória daquela que é, incontestavelmente, a melhor das duas equipas."

Espero bem que sim, pois o da próxima semana vale uma final.

Peter disse...

Uma vitória importante para acimentar o bom momento que o Benfica atravessa, concordo com a leitura do LF em quase todos os aspectos mas devo acrescentar que o soares dias trazia a lição bem estudada para dar o título já neste jogo ao fcp. A dualidade de critérios na disciplina (para o Sidnei ser expulso o p.mendes devia ter sido expulso 1º)e o carregar de amarelos para limitar os jogadores não só naquele jogo como nos futuros jogos da liga, e claramente para cansar os jogadores para o jogo de 5ª na liga europa, pq o fcp tem medo que o Benfica na europa faça melhor figura que eles, aliás os 6minutos de descontos dizem tudo, eu sei que houve uma paragem grande devido ao choque do Jardel com o cristiano, mas mesmo assim 6m foi demais,querem apostar que se fosse o scp que estivesse a ganhar 2-0 ele não dava 6m de descontos?Este nunca me enganou e quem sabe de futebol português sabe bem de que família este vem.

Anónimo disse...

e depois nos é qjue temos complexos de inferioridade? foi um sporting benfica e mesmo assim falam do fcp