14/02/11

DEUSES NA RELVA, FUTEBOL DOS DIABOS

Olhando para o quadro publicado aqui abaixo, não me recordo nesta temporada, nas tais 21 vitórias, de nenhuma exibição simultaneamente tão brilhante e tão constante como a realizada pelo Benfica este fim de tarde na Luz.
O jogo do Dragão foi fantástico, mas puxou mais pela solidez do que pela nota artística. O jogo com o Lyon proporcionou bons momentos, mas a equipa claudicou no final. Contra Rio Ave e Nacional viu-se um grande espectáculo, mas também algumas falhas defensivas. Neste jogo, frente a uma das melhores equipas do campeonato português, assistiu-se a uma exibição de gala do primeiro ao último instante, perfeita em quase todos os parâmetros que possamos utilizar para a analisar.
Digo quase todos porque em termos de eficácia diante da baliza o Benfica ficou a dever a si próprio um resultado histórico. O caudal de futebol produzido justificaria cinco, seis ou mesmo sete golos, e só algum desacerto na concretização poupou Manuel Machado a mais um resultado humilhante diante do seu inimigo de estimação.
É um regalo ver jogar assim. Quando dos pés de artistas como Aimar, Saviola, Salvio e Gaitán (depois também Carlos Martins) sai todo o esplendor de um futebol mágico, fluente e vibrante, os espectadores só têm de agradecer o privilégio de poder presenciar tais momentos. Estavam 55 mil nas bancadas da Luz, e se a equipa continuar nesta senda, os lugares irão rapidamente voltar a esgotar, à semelhança do que ocorria na temporada passada, e mesmo que a distância para o primeiro lugar do campeonato se mantenha teimosa e injustamente ampla.
Com meia-hora decorrida já o resultado poderia estar sentenciado. O poste, a barra, Nilson e alguma infelicidade impediram que os golos se fossem acumulando. Na segunda parte foi a vez do fiscal-de-linha e de Óscar Cardozo obstarem à goleada. No fim, os 3-0 sabem a pouco para tanto, tanto, futebol. Numa tarde de deuses é-me difícil escolher o melhor em campo. Todos os argentinos, bem como Sidnei, Javi e Maxi, brilharam a grande altura. Talvez optasse por Pablo Aimar, embora Saviola ficasse muito próximo – até porque ambos marcaram, ainda que só um dos golos valesse.
João Ferreira falhou precisamente ao invalidar o golo de El Conejo, lance no qual não se vislumbra nenhuma infracção. Creio, todavia, que a responsabilidade tenha sido do assistente. À excepção desse lance, a arbitragem esteve em bom plano, deixando fluir um espectáculo de grande nível.
Acabei de ouvir as declarações de André Villas-Boas após a vitória do FC Porto em Braga. Não deixei de me rir quando, ainda a deleitar-me com o chapéu de Carlos Martins, a rabona de Aimar, o calcanhar de Gaitán, os dribles de Saviola, o técnico portista disse que os benfiquistas deveriam estar …frustrados (!?!). Eu há muito que não acredito no título, mas nunca me esqueço porque motivo a diferença pontual é a que se verifica. Há troféus para conquistar, uma Europa para encantar, e a jogar assim todos os sonhos são possíveis. Depois de uma exibição deste nível, a frustração só poderá estar do lado daqueles que têm obrigação de saber porque motivos vão ingloriamente na liderança da tabela classificativa. Ganhar a qualquer preço serve bem á vaidade (como se vê), mas nunca à satisfação e à auto-realização (como também se vê). E se as coisas continuarem assim até final, creio que o vencedor moral deste campeonato será o Benfica, ainda que outros possam, pelas ruas, dar largas aos seus sentimentos de ódio, de vingança e de inferioridade.

22 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O Barcelona é a melhor equipa da primeira década do século XXI, segundo a Federação Internacional de História e Estatística (IFFHS). O FC Porto ocupa o 14.º lugar e é a melhor equipa portuguesa.

A segunda melhor equipa portuguesa da última década é o Sporting, na 26.ª posição. O Benfica surge no 44.º lugar.

NO COMENTS....

14.2.11  
Anonymous Anónimo said...

O treinador do Benfica, levou CINCO no Dragão, estava na merda, mas bastou ganhar ao F.C.Porto para mostrar a sua dimensão de pobre de espírito, de gentinha sem nível e tentou pisar o F.C.Porto e o seu treinador. As suas declarações ficam guardadas para memória futura.
Mas Jesus só é assim, porque os prostitutos lhe dão corda, vestem a mesma camisola e depois, como acabei de ouvir na Antena 1, ainda culpam Villas-Boas por se defender.

14.2.11  
Anonymous Anónimo said...

No FCP não somos fanfarrões, nem embandeiramos em arco, não puxamos dos galões e meus amigos, se há equipa que tem legitimidade para se por em bicos dos pés, somos nós. Como disse o nosso treinador quem vai em oito vitórias consecutivas; quem, em vinte jogos, ganhou dezoito; quem tem apenas sete golos sofridos e quarenta e seis marcados, podia gritar que é o maior, mas mais vale assim, não queremos do nosso lado prostitutos, vendidos, entrevistas de encomenda para lançar a confusão e desestabilizar. Neste momentos estamos felizes. Os porcos da bola, esses, estão a Kompensan e Rennie. Alguns, quando se olham ao espelho vêem aquilo que são: uns ratos de esgoto, uns sabujos, uns sem vergonha!

14.2.11  
Blogger mWo said...

Magnífico jogo dos nossos Campeões caro LF. Nós continuamos a fazer o nosso trabalho e muito bem, mas infelizmente não é suficiente porque não dependemos só de nós...

É verdade que temos de continuar a acreditar e a lutar na revalidaÇão do título, nem que seja para honrar o manto sagrado e o escudo que está na manga esquerda, mas a realidade é que este Campeonato foi decidido logo nas 4 primeiras jornadas, da maneira como toda a gente com a coluna vertebral direita sabe.
Vamos aos factos: mesmo ganhando na Luz aos cabeÇudos, eles ainda têm de perder mais 6 pontos que nós e sinceramente não acredito que o Mestre Pinto vá deixar que isso aconteÇa...

Acho que deveríamos continuar a apostar nas TaÇas em que temos enormes hipóteses de vencer e na Liga Europa, onde acho honestamente que a podemos vencer.

AbraÇo e SaudaÇões Benfiquistas!

http://benfica-world-order.blogs.sapo.pt

14.2.11  
Blogger No.Worries said...

Sublime! Extasiante! Um regalo para quem gosta de futebol!
Não existe comparação em Portugal.
O treinador dos corruptos é que demonsra uma gritante frustração, aliada aos habituais complexos que se sentem por aqueles lados. Frustração porque ninguém minimamene inteligente poder atribuir qualquer tipo de mérito a esta classificação mentirosa, a esta classificação que é obra e arte dos àrbitros, e porque num campeonato limpo o Benfica estaria folgadamente na frente.

14.2.11  
Blogger magalhães.Sad.SLB said...

O caudal ofensivo do Benfica foi, principalmente nos primeiros 35' minutos, de tal ordem, que em épocas anteriores eram necessários 2 jogos para criar tanto futebol ofensivo. Ontem assistimos a um verdadeiro recital de futebol, um espectáculo desenhado a régua e esquadro, um futebol ultra dinâmico, envolvente e imparável.

Uma exibição sublime que vergou completamente o adversário. o Guimarães foi completamente trucidado na Luz, períodos houve em que estiveram completamente perdidos em campo, não sabiam para onde se virar nem como defender, tal era a qualidade e quantidade do jogo do Benfica. A partida de ontem é inesquecível e só não assumiu contornos de grande goleada por manifesta infelicidade e ineficácia na hora de colocar a bola nas redes Vitorianas.... Um Festival!!!

Gloriosas Saudações
RF

14.2.11  
Anonymous Peter said...

Tive o prazer de ser um dos 55 mil presentes ontem na Luz, e foi de facto uma exibiçao magnifica, e pecou realmente por escassa, Granda Benfica assim da gozo ir ao futebol.Quanto ao villas-boas tenho que ser objectivo, frustrados!? Eu sentirei-me frustrado sim sr. se o Benfica nao for campeao, e que o fcp ontem mais uma vez foi levado ao colo pela arbitragem,penalty sobre o mossoro quando o jogo estava 0-0 e mais uma expulsao perdoada ao belluschi por comportamento incorrecto sobre o duarte gomes que lhe da um amarelo, simplesmente ridiculo.A verdade e esta o Benfica joga muito melhor futebol que o fcp e este so vai a frente devido as arbitragens.Simplesmente vergonhoso, mas tb e bem sinonimo do pais que somos neste momento o futebol e apenas um reflexo.

14.2.11  
Anonymous Anónimo said...

Lf,

Gosto muito do que escreve mas cada vez mais nota-se mais o seu anti portismo, sem necessidade nenhuma diga-se. O ano passado, quando o Benfica, apesar de ter ganho justamente, repito, ganho justamente o campeonato, pois era a equipa que praticava melhor futebol, foi também ajudada em várias circunstancias e voce aqui nada referiu. Agora, vamos cá ver, o campeonato começa em Agosto e não em Dezembro. O benfica só começou a jogar bem em Dezembro. Por muito que queira tapar os olhos a muita gente, sabe tão bem como eu que o benfica até Dezembro, foi fraco, as exibições inconstantes e que se deveu não só a arbitragens, mas também a Roberto, que agora tem mostrado o seu valor, época mal preparada, fraco rendimento de Gaitan e Salvio, erros defensivos, e tudo isso. Nao seria bom relembrar isso, em vez de deitar unica e exclusivamente as culpas na arbitragem?

Nao concordo com as declarações de Vilas boas, ganhou, só tinha de fazer referencia ao jogo e mais nada. Não tem de tar sempre a falar do benfica, ja começa a chatear um bocado, mesmo a mim que sou portista.

Lf, vencedores morais não existem, existem os que ganham e os que perdem. Por muito que queira atirar areia para os olhos das pessoas, nao adianta. NO benfica joga bom futebol, sim joga, tem bons artistas, sim tem, tem um bom treinador, sim tem, apesar de que ainda nao percebi porque nao foi castigado, ganhou bem no dragao, ganhou sim senhor, mais que merecidamente.Vamos ver agora com o regresso das competiçoes europeias se o benfica conseguirá manter o nível, sim, porque as boas exibições, tirando o Lyon, foram conseguidas no período de interrupção das competiçoes europeias.

cumprimentos

14.2.11  
Blogger Jotas said...

Foi deslumbrante o público, a exibição de gala, a qualidade dos golos, numa noite de pura sinfonia a que assistimos na Luz, nem um árbitro que se entreteve a anular golos faltou.

14.2.11  
Anonymous Miguel said...

Só mesmo este tipo de "gente" fica tão aziada mesmo 11 PONTOS à frente!! Complexo de inferioridade puro e duro! Mas a grande frustração dessa gente é o facto de ganhar tanto e tanto... mas já terem dito adeus à taça da liga e à taça de Portugal!! Varrem tudo... mas com penaltys!! Eles adoravam ser como nós!

14.2.11  
Anonymous Anónimo said...

ó xôr luis

"...que jogão do clr. proponho, mesmo n ficando em primeiro, irmos para o marques festejar o campeonato. não fossem os roubos deles, estariamos na frente..."
EU DIRIA MAIS, VITÓRIA IMEDIATA NO CAMPEONATO E XEMPIONX POR DECRETO.

"...Contra este Benfica qualquer equipa das mais cotadas internacionalmente teria hoje sucumbido no soberbo Estádio da Luz, emoldurado por um cenário fantástico, constituído por quase 55 mil almas arrebatadas..."
COMO DISSE O AVB, A GANANCIA DÁ NISTO.....

"...Apenas um reparo: Desde a pré-época da anterior liga, Cardoso, se não estou em erro, já falhou 9 grandes..."
MOMENTO DE LUCIDEZ? HUM !?

"...Gostaria de comprar um jornal desportiva amanha, mas como nao dou dinheiro a esses pasquis submissos nao compro desde Maio..."
EU BEM TINHA AVISADO QUE NÃO SOMOS OS UNICOS DE CANDEIAS ÀS AVESSAS COM A BOLHA ;) !

"...das coisas que me maravilharam, foram as movimentações e posicionamento de aimar e javi, vi o jogo num sitio ideal para as ver (piso 3 coca cola) e é impressionante o equilibrio e consistencia que estes jogadores dão á estrutura da equipa..."
MY GOD! AMAZING! VENHA DE LÁ O BARÇA PARA LEVAR UMA ABADA DESTES SERES SUPERIORES !

"...Nem as outras grandes equipas europeias estão a praticar futebol com tanta qualidade como aquela que nós temos vindo a apresentar!é um regalo ver a nossa equipa jogar..."
E FOI COM O GUIMARÃES!!! ESSA EQUIPA COLOSSAL! IMAGINEM SE FOSSE POR EXEMPLO CONTRA O, DEIXA LÁ VER, O SCLAHKE?

"...Agora só temos de esperar pelos escorregoes do Porto. Eles hão-de vir..."
ESPERA SENTADO MEU ANJO!

"...Quando é que nos juntamos todos e fazemos algo contra este sistema, isto já não vai lá só com o apoiar a equipa e denunciar os casos de corrupção, temos de ser pró-activos, temos de demonstrar o nosso desagrado com uma demonstração de força!!!! Veja-se o exemplo do Egipto..."
EU IA JÁ EM PROCISSÃO A ROMA
VISITAR O PAPA !

"...Desculpei este desabafo... mas a verdade é que é mesmo muito injusto... 30 anos de tirania é muita fruta..."
MOMENTO ZEN !

"...Já agora vejo aí uns comentários a dizer mal do Valdemar tvi ) mas podem crer, porque sei, que o Valdemar é Benfiquista. O que se passa é que os Benfiquistas/jornalistas são, no mínimo, imparciais..."
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!

"...O caudal ofensivo do Benfica foi, principalmente nos primeiros 35' minutos, de tal ordem, que em épocas anteriores eram necessários 2 jogos para criar tanto futebol ofensivo. Ontem assistimos a um verdadeiro recital de futebol, um espectáculo desenhado a régua e esquadro, um futebol ultra dinâmico, envolvente e imparável...."
EU FIQUEI SENSIBILIZADO PRINCIPALMENTE COM A PARTE DO ULTRA-DINAMICO! DE IR ÀS LAGRIMAS !

"...Ah...e já agora...vocês viram bem os meninos do Braga...??? Que pena ao que chegou este clube de uma região de tantos e tantos benfiquistas...dominado por um outro servo do FCP , outro do esquema..."
ORA ORA, EU QUE PENSAVA QUE O DOMINIO AZUL E BRANCO ESTA MAIS SITUADO A NIVEL, NACIONAL....

LOL

bibam os lampioes.

14.2.11  
Anonymous Anónimo said...

caro miguel,

que eu saiba, acho que nao estou enganado,ainda falta a segunda mao da taça de portugal.

14.2.11  
Anonymous Peter said...

Anonimo falas tu das competiçoes europeias, mas o teu clube ate agora so andou a bater a mortos, ve la se o Sevilha nao te elimina, ate porque o Sevilha ja nao esta tao fraco como aquele que defrontou o braga em agosto.

15.2.11  
Blogger PB said...

brilhante

15.2.11  
Anonymous Otto said...

Sim o Benfica devia de fazer rotação na liga, apostando forte na "Euro Liga", contudo, convém, não esquecer que é uma competição a duas mãos e, a eliminar, por isso não se podem colocar as fichas todas, deve se apostar claramente nesta competição bem como nas outras taças, mas, não abdicando do campeonato, rodar, mas com jogadores que dão garantias de rendimento igual ou semelhante, tipo, Javi/Airton; C. Martins/Aimair; na frente do ataque talvez apostar no Kardec ou Jara, mas com especial cuidado; e, depois ter jogadores, para fazerem a rotação através de substituições, ou seja, jogadores como Salvio e Gaitan a renderem a 200% na 1ªparte, resolvendo o jogo, ou deixando o bem encaminhado, para depois ser gerido pelo treinador!!!
Se o Benfica passar o Estugarda tem fortes chances de chegar longe nesta competição, e se, por exemplo o Benfica ganhar tudo, menos o campeonato, acho que a época até pode ser considerada melhor que a da época passada!!!

15.2.11  
Anonymous Pedro said...

Foi sem dúvida um grande jogo e a série de vitórias e boas exibições continua.
Em relação às declarações do treinador do Porto, julgo que a parte mais importante é esta: "Não temos a força do Benfica no que respeita ao impacto da sua marca". Esta frase (dita por um portista fanático assumido) justifica o resto do discurso incoerente e com um claro sentimento de inveja.

15.2.11  
Anonymous Miguel said...

Falta sim senhor! Mas é claro que o Benfica está nitidamente melhor! Só mesmo quem não quer ver o óbvio! O campeonato é uma prova de resistencia em que o porto tem levado a melhor... mas neste momento a eliminar não tem qualquer hipotese contra o Benfica! Tudo isto contando que o árbitro do jogo não será o Jorge Sousa...

15.2.11  
Anonymous Anónimo said...

Petr, falo das competições europeias porque é um facto, o benfica começou a jogar melhor a partir do momento em que acabou as competições europeias. Não estou a falar em eliminações, porquê que voces tem de ser logo ofensivos? limitei-me a fazer uma constatação ou não concorda comigo?

Já sei que gostaria que o porto fosse eliminado, pois eu nao desejo o mesmo ao benfica nem ao braga nem ao sporting. Antes passassem todos e por sorte, não calhassem uns contra os outros ate as meias finais. era demais. mas muito, muito dificlmenmte isso irá acontecer. Nao, o sevilha ja nao esta tao fraco, mas mesmo assim nao é impossivel. é dificilimo, mas nao impossivel. Voces tambem tewm de ter cuidado, o Estugarda, apesar de ir em penultimo na liga alema, nao deixa de ser forte. E para mais, a segunda mao é na alemanha e voces nunca ganahram na alemanha.

15.2.11  
Anonymous Peter said...

Ai e que tu te enganas anonimo por mim quanto mais longe o fcp for na liga europa melhor, e mais desgaste a nivel interno.Agora tb me limitei a constatar factos tal como tu, o fcp andou a bater a mortos no seu grupo da liga europa, o Benfica o ano passado teve 1 grupo mais dificil do que vcs este ano.As equipas alemas sao sempre dificeis, ja o Lineker dizia o futebol sao 11 contra 11 e no fim ganham sempre os alemaes.Por mim as equipas portuguesas iam o mais longe possivel, mas obviamente quero e que o Benfica vença a competiçao.

15.2.11  
Anonymous Anónimo said...

Pois, mas o unico interesse é que o fc porto se canse e nao o bem do futebol portugues, que erta o que todos deveriamos querer.meias finais com 4 equipas portuguesas era um sonho. O porto andou a bater em mortos, nao penso que o besiktas seja mortos, mas os outros dois sao de fac to. Mas o benfica tambem tinha um grupo mais que acessivel nao concordas?

16.2.11  
Anonymous Peter said...

O besiktas era melhor equipa mas o melhor jogador do besiktas naquele periodo nao jogou os 2 jogos contra o fcp o r. quaresma.Facil no grupo do Benfica so o hapoel, o lyon quer se queira quer nao tem muito mais experiencia de Champions ate que o fcp visto que esta la todos os anos, e o schalke ontem em valencia voltou a provar que e uma boa equipa, alias aqui ha umas epocas tb eliminou o fcp.Eu tb quero que as equipas portuguesas pontuem o maximo possivel para terem 2 equipas sempre na champions com qualificaçao directa, mas tb temos que ser realistas so o Benfica e o fcp neste momento tem condições para isso, o scp esta uma desgraça e o braga esta muito longe daquilo que fez no principio da epoca.

16.2.11  
Anonymous Anónimo said...

Concordo peter. o benfica e o porto, curiosamente os dois com os adversários mais dificeis nesta ronda sao os que tem mais hipoteses de ir longe. nao me acredito muito que o sporting passe com o rangers. o braga tem aquela incognita daquela equipa do pozman, que deixou pelo caminho a juventus, num grupo em que ainda tinha o manchester city

16.2.11  

Enviar um comentário

<< Home