FESTAS FELIZES

"O futebol não é uma questão de vida ou de morte. É muito mais do que isso !" BILL SHANKLY
Publicada por LF à(s) 23.12.10 9 comentários
Trocando três pontos na Liga por uma eliminatória da Taça, a equipa de Jesus está, grosso modo, em termos absolutos, na mesma situação da temporada passada. A diferença classificativa verifica-se sobretudo na relação com o desempenho do FC Porto (que soma mais nove pontos esta época), e na forma como este tem sido empurrado para as vitórias.
Há, na verdade, três aspectos que marcam a época benfiquista:
- As arbitragens que condicionaram o início da época, retiraram pontos e confiança a uns, na mesma medida que os acrescentaram a outros;
- A goleada sofrida no Dragão, num jogo em que os jogadores portistas pareciam correr tanto como o Ben Johnson;
- Uma Liga dos Campeões verdadeiramente decepcionante, onde, aí sim, o Benfica tem de se queixar de si próprio, e de uma postura, a meu ver, demasiado romântica para a morfologia da competição.
São estes três itens (um por culpas alheias, outro por responsabilidades próprias, com um ponto de interrogação pelo meio) que, justa ou injustamente, têm deitado abaixo uma equipa que, afinal, mesmo com pouco brilhantismo e alguma irregularidade, até tem cumprido grande parte das suas obrigações.
Publicada por LF à(s) 22.12.10 12 comentários
Publicada por LF à(s) 21.12.10 29 comentários
Salvio, com uma estupenda exibição, aumentaria a vantagem, após lance primoroso de Gaitán, e nem um penálti duvidoso – que voltaria a reduzir distâncias – encolheu o Benfica, que continuou sempre em ritmo elevado, e em busca de mais golos.
Faria apenas mais um, novamente por Salvio, dispondo contudo de várias oportunidades para tornar a goleada ainda mais expressiva.
Foi pois uma tarde de tango, com os argentinos em plano de grande destaque. Salvio com dois golos e uma assistência foi o homem do dia, mas Saviola também com dois golos – e cinco nos últimos cinco jogos -, Aimar com um, e Gaitán com uma assistência e mais alguns lances de grande classe, brilharam também a grande altura.
O árbitro Hugo Miguel esteve mal ao não assinalar uma grande penalidade sobre Fábio Coentrão na primeira parte, e voltou a estar mal quando sancionou um corte do mesmo jogador dentro da área benfiquista. Devo confessar todavia que, no estádio, fiquei com a ideia que esta grande penalidade tinha sido bem assinalada. Mas tal como diz Jesus (e qualquer pessoa de boa fé) o critério dos penáltis neste campeonato tem sido absolutamente obtuso, e tem prejudicado sistematicamente o Benfica, beneficiando o FC Porto.
Publicada por LF à(s) 20.12.10 12 comentários
Publicada por LF à(s) 17.12.10 9 comentários
Publicada por LF à(s) 17.12.10 3 comentários
Publicada por LF à(s) 16.12.10 0 comentários
Publicada por LF à(s) 16.12.10 9 comentários
Publicada por LF à(s) 14.12.10 11 comentários
Publicada por LF à(s) 13.12.10 2 comentários
Publicada por LF à(s) 13.12.10 3 comentários
A equipa eborense vale pelo conjunto, e tem revelado uma eficácia defensiva notável. O treinador, Migue Ângelo, é um homem da casa, mantendo-se no comando técnico há já seis temporadas consecutivas, depois de ter sido adjunto, treinador dos juniores, além de jogador e capitão de equipa durante muitos anos. O plantel é bastante equilibrado, sendo seguramente uma das equipas melhor organizadas do seu escalão. Dispõe de jogadores como o ex júnior portista Viúla; o ex V.Setúbal Nelson Silva; André Xavier, irmão de Abel Xavier; o senegalês Cissé; e o experiente avançado Nuno Gaio (na foto, ao lado do guarda-redes), ex júnior do Benfica, e que já ganhou no Dragão, com o Atlético. O guarda-redes suplente é Nuno Laurentino, irmão de Hugo Laurentino, guarda-redes de Andebol do FC Porto. Mas a grande estrela é o jovem goleador luso-francês Sebastien (na foto, o primeiro em baixo a contar da esquerda), que anda a ser pretendido pelo União de Leiria e pelo Olhanense.
Este não é o primeiro confronto entre os dois clubes. Também para a Taça de Portugal, o Juventude já se deslocou ao Porto por duas vezes: na primeira perdeu 4-0 (em 1993), na segunda (em 1998) a coisa correu pior, saindo derrotado por 9-1, num jogo em que Jardel marcou 7 golos (entre os quais aquele que ele próprio considerou o melhor da sua carreira). Lamentavelmente nunca jogou contra o Benfica (nem contra o Sporting), até porque nunca atingiu a 1ª divisão - apesar de, no final dos anos setenta, e no início dos anos oitenta, ter estado muito próximo de o conseguir (por três vezes, 77-78, 78-79 e 80-81 ficou a uma simples vitória). Na Taça de Portugal chegou duas vezes aos quartos-de-final, a última das quais em 1982.
Se o leitor quiser saber um pouco mais sobre a história do clube eborense, recomendo um espaço que lhe dediquei aqui ao lado, com fotos novas e antigas, com toda a carreira na Taça de Portugal e nos campeonatos nacionais, com o plantel, e até com a razão de ser do meu juventudismo (que, embora vestindo de azul-e-branco, tem uma águia no seu emblema).
Ficam também os onzes que eu escalaria para este fim-de-semana. Do Benfica, e…claro, do Juventude de Évora.
Publicada por LF à(s) 10.12.10 6 comentários
Publicada por LF à(s) 9.12.10 10 comentários
Publicada por LF à(s) 8.12.10 9 comentários
Publicada por LF à(s) 7.12.10 15 comentários
Publicada por LF à(s) 7.12.10 23 comentários
Publicada por LF à(s) 6.12.10 3 comentários
Publicada por LF à(s) 6.12.10 4 comentários