21/10/10

LIGAR A CALCULADORA

Contas e mais contas. É o que espera o Benfica, que, com duas derrotas consecutivas, se pôs a jeito de uma eliminação evitável.
É cedo para uma análise mais consistente, pois a amplitude de possibilidades é enorme. Repare-se como os encarnados tanto podem ser apurados com apenas seis pontos, como ser eliminados alcançando exactamente o dobro, doze (o máximo que lhes é agora permitido).

APURADO COM 6 PONTOS
4ª Jornada: Benfica-Lyon, 0-1 e Hapoel-Schalke, 1-0
5ª Jornada: Hapoel-Benfica, 1-0 e Schalke-Lyon, 0-1
6ª Jornada: Benfica-Schalke, 3-0 e Lyon-Hapoel, 1-0
Classificação Final: Lyon 18 pts, Benfica 6, Schalke 6 e Hapoel 6

ELIMINADO COM 12 PONTOS
4ª Jornada: Benfica-Lyon, 1-0 e Hapoel-Schalke, 0-1
5ª Jornada: Hapoel-Benfica, 0-1 e Schalke-Lyon, 1-0
6ª Jornada: Benfica-Schalke, 2-0 e Lyon-Hapoel, 1-0
Classificação Final: Lyon 12 pts, Schalke 12, Benfica, 12 e Hapoel 0

Significa isto que o Benfica não depende de si próprio? Errado! Se ganhar ao Lyon e em Israel, o pior que poderá então acontecer à equipa de Jesus é ver-se na necessidade de marcar três golos ao Schalke na última jornada. Não seria fácil mas…dependeria sempre de si.
Aliás, esse jogo diante do Schalke, já em Dezembro, é o único que o Benfica não pode, de forma alguma, perder, quaisquer que sejam todos os outros resultados.
Para já, e tomando apenas em conta a próxima ronda, para se manter dependente dos desfechos dos seus próprios jogos o Benfica terá de fazer, na Luz com o Lyon, pelo menos o mesmo resultado do Schalke em Israel.
Recordemos, por fim, que em 2005-06, a equipa então orientada por Ronald Koeman chegou à fase seguinte depois de uma sequência pouco prometedora: VDEDE...e V(sobre o Manchester, num jogo épico).

4 Comments:

Anonymous Nuno Figo said...

Caro LF,

É verdade que estamos de calculadora em punho e é verdade que as exibições na Champions (e salvo excepções, no campeonato) têm ficado aquém da época passada e do que eram as expectativas para este ano.

Mas recordo a todos que isto é a Champions League! O Lyon chegou no ano passado às meias-finais. Mesmo o Schalke joga num campeonato infinitamente mais rico que o nosso. E esta equipa do Benfica, assuma-se, não tem - ainda? - dimensão europeia.

Recordo ainda que o calendário da Liga ditou que na 1ª metade tivéssemos 2 jogos fora e 1 em casa. No jogo em casa vencemos, como se impunha. Fora, poderíamos ter feito melhor... MAS ISTO É A CHAMPIONS.
Mas a meu ver, na Champions exige-se que se vença todos os jogos em casa e fora contra a equipa mais fraca do grupo. Para já, nesta minha "meta", cumprimos. Na 2ª volta, temos 9 pontos para fazer.

Teria sido bom fazer mais pontos fora? Claro, mas não haja ilusões! Re-repito, é a Champions! E o sorteio não nos foi feliz: Lyon seria o mais fraco adversário do pote 1, mas Schalke estava muito, muito, muito longe de ser um adversário desejável no pote 3.

Racionalmente, seria bem melhor "o perfil oposto": um forte adversário de pote 1 (um triturador, que seria o natural 1º classificado) e um fraco 3º. Pelo que era óbvio que iríamos ter sempre uma calculadora na mão...

Resta agora fazer os 9 pontos que faltam (6 em casa, 3 fora). Se isso não chegar para o apuramento, não acho aceitável que hajam críticas.

22.10.10  
Blogger VHugo said...

Eu estive nesse jogo com o Manchester.

E acredito na teoria dos 12 pontos.

http://forcamagicoslb.blogspot.com/2010/10/taxa-de-basofia.html

22.10.10  
Anonymous Anónimo said...

Lá foram a única vergonha..

22.10.10  
Blogger Mandrake said...

A verdade é que o SLB foi o pior ataque desta jornada europeia (32 + 48 = 80 equipas), com ZERO remates à baliza!!!!

Depois das arrogantes declarações de Jesus, haverá aqui conspirações, dedos de Pinto da Costa?

E afastar os adeptos dos jogos fora, a nível interno só vai piorar as coisas, para já não falar da incoerência de depois irem comprar 2 500 bilhetes para o jogo no Dragão.

Como o LF sabe, sou sportinguista, mas procuro ter uma visão neutra das coisas. Vocês assim vão mal!

Independentemente da luta contra a eventual corrupção e teia de ligações de Pinto da Costa - e nisso o SLB na época passada também tem telhdos de vidro - não reconhecer méritos alheios e escamotear falhas internas não leva a lado nenhum.

Duas pistas: atenção a Jesus, falado no norte como andando em conversinhas com gente ligada ao FCP, daí algum desconforto em declarações recentes de Villas Boas e porque não está a jogar nada David Luiz.

Saudações cordiais e desportivas.

JM

27.10.10  

Enviar um comentário

<< Home