O HOMEM CERTO

Ao longo dos quatro anos em que orientou o Sporting, Paulo Bento assumiu demasiadas vezes, e com demasiada veemência, as dores do clube - esquecendo-se que era um simples profissional -, e excedeu-se frequentemente nas declarações sobre arbitragem, mesmo quando não tinha manifestamente a razão do seu lado. São esses os pecados que lhe aponto.
Do outro lado da balança sempre vi um homem sério e vertical, e um treinador exigente, rigoroso e competente. Não necessariamente um mago da táctica, mas antes um líder, um disciplinador e um motivador, dono de um discurso inteligente e determinado, aspectos que foram sustentando a minha profunda admiração por ele, a qual nunca aqui escondi.
O seu trajecto em Alvalade foi brilhante. Com plantéis medíocres, conseguiu presenças sucessivas na Champions League, vitórias na Taça de Portugal, na Supertaça, e por pouco não chegou ao título nacional. Estranhamente foi objecto de uma contestação interna que acabou por tornar inevitável a sua saída - momento que, enquanto benfiquista, vivi com alívio e satisfação.
No pós-Scolari, foi precisamente o seu nome que eu apontei para a equipa das quinas. Antes de Jorge Jesus, cheguei também a sugeri-lo para o Benfica. A escolha agora assumida pela FPF vai pois totalmente de encontro ao meu agrado.
Não espero milagres. A situação da selecção nacional é aflitiva, e não existe nenhum treinador no mundo que possa, num passo de mágica, garantir o apuramento para o Euro 2012. Acredito, todavia, que a partir de agora a equipa “de todos nós” terá condições para se tornar mais coesa e mais competitiva, podendo assim voltar a dar-se ao respeito e à admiração dos portugueses.

3 comentários:

Homem da Luz disse...

Não sou grande fã, mas tem o meu respeito pela sua coragem, e apoio pelo seu cargo.

Ao menos começou bem, indo directo aos temas mais sensíveis: dispensa de Varela de Alvalade e de Carlos Martins da Selecção. Se fosse o que lá estava, tinha de perguntar ao Pápa.

José Sousa disse...

E se quem sair das próximas eleições (espero que não seja o Madail) não quiser Paulo Bento? O que vai acontecer?
Com um contrato até 2012 lá virá mais uma indemnização!!!

Mandrake disse...

Paulo Bento tinha de fazer aquilo que ninguém no Sporting fazia: defender a equipa e denunciar as situações lesivas da mesma.

Devia ter sido resguardado dessas situações, cabendo a outrém do clube fazer essas declarações. Mas tal não aconteceu e Paulo Bento teve quase sempre razão nessas queixas.

Agora não exijam o apuramento - muito complicado por culpas a si alheias - ao homem. Lembro as sábias palavras de Toni que desafiou a FPF a ir buscar AGORA o Scolari. É que, com as coisas como estão, o sargentão não vinha. E até está prestes a ser despedido mais uma vez.

Louvo assim a coragem de Paulo Bento que aceitou esta responsabilidade. Em futebol não há "forever"'s, mas deixem o homem trabalhar.

Com ou sem bandeiras desfraldadas, viva Portugal!