EMOÇÃO, FUTEBOL E GOLOS

Os principais responsáveis pelo encanto desta competição são justamente as três equipas que se mantêm em prova, por sinal todas elas europeias. Sobre a Alemanha já aqui falei, a Espanha é aquilo que, infelizmente, bem sabemos, mas a Holanda, orientada por um treinador de quem nunca tinha ouvido falar, está também a revelar-se um caso sério, podendo muito bem ser ela a levantar o troféu no próximo domingo, o que seria absolutamente inédito.
Conduzida em campo pelo inesgotável talento das super-estrelas Sneijder e Robben, com verdadeiros príncipes de honor com a qualidade de Van Persie, Kuyt ou Van Bommel, faltará apenas uma dupla de centrais de maior consistência para estarmos perante uma equipa ao nível das que encantaram o mundo nos anos setenta (com Cruyff, Rep e Rensenbrink), e oitenta (com Gullit, Van Basten e Rijkaard). Esta Holanda não é tão ferozmente atacante como algumas das anteriores, mas, perdendo esse lado romântico (ingénuo?), tornou-se, por outro lado, uma armada muito mais competitiva, que logo nas primeiras partidas deixou excelente impressão. Na fase de qualificação venceu todos (!) os jogos, e nesta fase final...também. Melhor era impossível.

Amanhã será o dia daquela a que muitos chamam "final antecipada". A Alemanha, por aquilo que tem mostrado, merece algum favoritismo, mas nesta fase da prova, e com David Villa, Xavi e Iniesta pela frente, será oportuno lembrar que prognósticos certos só se fazem depois dos jogos. Em todo o caso, uma final Holanda-Alemanha, a lembrar Munique há 36 anos atrás, com Robben e Schweinsteiger em vez de Cruyff e Beckembauer - e um outro Muller que, ou me engano muito, ou ainda irá ser melhor que o daquela altura - seria certamente um momento delicioso para quem gosta de futebol. Será ela possível?
Sem comentários:
Enviar um comentário