UMA CONVOCATÓRIA À QUEIROZ

Não me apetece muito escrever sobre a selecção. O título conquistado pelo Benfica ainda me ocupa a mente e a alma, e só mais perto do Mundial me irei preocupar com a equipa de Queiroz.
No entanto, como a actualidade o impõe, faço desde já um comentário à convocatória. E esse comentário poderia resumir-se a uma simples palavra: patética.
Eu diria mesmo que esta foi uma convocatória à Queiroz, como tudo o que isso significa de mau, de hermético, de incompreensível, de experimentalista.
Vejamos ponto por ponto:
1) Começando pela baliza, e embora não goste do personagem, entendo e aceito a convocatória de Eduardo. O que de todo não se compreende é como Quim, titular indiscutível da equipa campeã nacional, é preterido em função do suplente do FC Porto (que, estranhamente, jogou os últimos jogos, o que faz supor que a decisão da sua chamada não tenha sido tomada apenas pelo seleccionador). Por outro lado, convocar Daniel Fernandes (que eu nem sei bem quem é) e deixar de fora Rui Patrício e Hilário é coisa que também só lembraria a este professor. Enfim, inacreditável.
2) Pelas minhas contas estão dez (!!) defesas na lista, e apenas dois pontas-de-lança. Se, por infelicidade, um deles se lesionar, o esquema táctico de Portugal ficará desde logo limitado a uma opção, salvo recorrendo a desnecessárias adaptações. Sempre pensei que entre Nuno Gomes, Edinho, Makukula ou Yannick, alguém mais fosse convocado para a frente de ataque. Queiroz acha que Liedson e Hugo Almeida, ambos longe da melhor forma, são suficientes. Oxalá o sejam.
3) Ricardo Costa e Zé Castro (para já não falar de Duda) não têm categoria para representar a selecção portuguesa. É claro que, com Queiroz, já lá vimos Antunes, Eliseu, Gonçalo Brandão, Orlando Sá, e outros, pelo que nada mais nos pode surpreender. Brincar as selecções é um passatempo que nos vai sair caro.
4) Com ironia, quase seria capaz de estranhar a ausência de Miguel Lopes da lista. É que para Queiroz basta ser português e jogador do FC Porto para ter lugar assegurado nas convocatórias. Só lá não estão Varela e Ruben Micael porque se lesionaram, senão veríamos uma selecção à base da equipa que ficou em terceiro lugar no campeonato, e levou 5-0 do Arsenal. Se Rolando nunca percebi o que tinha feito para ser seleccionável (a não ser talvez umas exibições mais dóceis quando estava no Restelo e enfrentava a futura equipa), para convocar Beto as razões encontram-se provavelmente num célebre Leixões-FC Porto da época passada. Já agora, pois, porque não o Miguel Lopes, que até jogou mais minutos que o Paulo Ferreira? Ninguém lembrou isso ao professor?
5) A exclusão de João Moutinho é estapafúrdia sob o ponto de vista futebolístico (até porque também não está Maniche), mas é também mais um rude golpe na popularidade desta equipa. Depois de afrontar os adeptos do Benfica, deixando de fora Quim, Carlos Martins, Ruben Amorim e Nuno Gomes, Queiroz parece pretender fazer o mesmo aos do Sporting, não convocando o seu capitão. Pode argumentar-se que Scolari também chocou de frente com o FC Porto. Acontece que se tratava de uma minoria. Não sei que representatividade terá uma selecção sem o apoio de grande parte de benfiquistas e sportinguistas. E Fábio Coentrão ainda pode ser o excluído.

Em suma, este seleccionador conseguiu a extraordinária proeza de me fazer desinteressar quase por completo da campanha portuguesa no Mundial. Não do Mundial em si, que esse está bem gravado no mapa das minhas paixões (desde o Argentina 78, e do Espanha 82, curiosamente, ambos sem Portugal), mas da prestação de uma equipa pela qual não aposto um pau de fósforo queimado.
Não deixarei, obviamente, de desejar a vitória portuguesa, mas, pelo menos por agora, não sinto qualquer tipo de entusiasmo com esta pseudo-selecção (na qual, somando todos os jogadores, treinadores e dirigentes, apenas sete figuras me são minimamente simpáticas).
Não acredito na maioria dos convocados (muitos sem qualquer qualidade, e alguns escolhidos por critérios extra-futebol), e muito menos neste medíocre treinador, que só um golo da Dinamarca à Suécia salvou de nos conduzir a uma tremenda humilhação, e que seria a sua terceira qualificação falhada.

20 comentários:

Anónimo disse...

opah, eu ate concordo contigo em algumas coisas, mas é inacreditável como nem numa convocatória do FCP és incapaz de deixar de falar mal do FCP. Quer dizer, querias o quim em vez do Beto. e porque nao poderia ser o eduardo, o quim e o beto?para mim esses tres eram os seleccionaveis.depois falas do miguel lopes, ainda n tem categoria pa representar a selecção. e queixas-te dos suplentes mas querias o nuno gomes convocado quando quase nao jogou esta época. aprende a ser coerene e aprende que estamos a falar da selecção e nao de clubes sim? que o carlos martins deveria ter ido? devia. eu pelo menos gostava. assim como n gostei que fosse o ze castro, o ricardo costa, o duda e o daniel fernandes, como tu. mas sabes, ao menos quando olho pa selecção dispenso as clubites, ao contrario de titinhas de vir falar n sei que do terceiro lugar e dos 5-0. preciso de te lembrar que no euro 2004 no 1º jogo com a grecia perdemos com a greia pk o senhor scolari nao pos nenhum jogador do meio campo do FCP, em deterimento do petit, do tiago e por ai fora?se calhar disso ja n t lembras pk n da jeito. acho que neste momento ta na altura de deixar as clubites e apoiar a selecção. se foi estes que ele escolheu ( mais uma vez digo que tal como tu ha muitos que nao concordo) entao é com estes que vamos ter de lutar.

jfk disse...

A culpa não é dele. É de quem lá o meteu. Mas a esse(s) servem muito bem os interesses.

Este gajo é a voz do dono.

Vão ser humilhados porque o homem não sabe mais. Não sabe nada.

É das piores personagens deste País.

Coentrão vai porque não tem coragem para não convocar ninguém do Benfica. Mas não vai jogar.

E não tem vergonha na cara. Nunca teve.

Vou ver os jogos do Brasil e da Argentina, porque não me identifico minimamente com esta equipa servilista na sua génese.

Não me digam que isto é Portugal.

Recuso-me a aceitar, apesar de saber que isto é o Portugal que temos neste momento, em que tudo se passa à vista, impunemente.

Anónimo disse...

Custa, não custa????
Queizem-se à FIFA de só se puder levar 23 jogadores.

Anónimo disse...

Vai mas é procurar o Mantorras para ver se passa a azia!

Têm a mania q tem q ser sempre o centro das atenções, e andar com eles ao colo, q quando aparece alguém q s limita a tratar todos por igual, ficam todos chateadinhos!

Vamos levar tareia disse...

-Beto (7jogos, 630min)
-D.Fernandes (Iraklis,11jogos,990min)
-P.Ferreira (13jogos,950min)
-Ricardo Costa (24jogos,1881min)
-Zé Castro (9jogos,630min)
-------> Miguel Veloso (42jogos,3573min)


-H.Almeida (31jogos,1599min,9golos,0,29 golos/jogo)
-------> Liedson (43jogos,3809min,19golos,0,44 golos/jogo)

ALguem me consegue explicar como:
- Patricio
- Quim
- João Pereira
- Carriço
- Ruben Amorim
- Carlos Martins
- Makakula

estão fora da convocatória?

LF disse...

Estou cheio de azia, e custa-me horrores esta convocatória.
Nem dormi, e passei a noite banhado em lágrimas...

Anónimo disse...

Queiroz não leva ninguém do Benfica e depois? Qual é o problema? Eu até rezo para Coentrão não ir. Assim, ainda corre o risco de se lesionar e ficamos sem um excelnte jogador....

Quanto ao resto, quero lá saber da selecção... A minha selecção é o Benfica!

Maluco do Futebol

José Sousa disse...

Podemos discordar de alguns nomes de jogadores que foram convocados pelo seleccionador Carlos Queirós mas, a partir de agora só temos que ter um pensamento: apoiar a Selecção e esperar que chegue o mais longe possível.
De agora em diante o nosso clube é PORTUGAL.
Saudações Benfiquistas.
José Sousa

Paulo Santos disse...

De facto, é hilariante esta coisa a que chamam de convocatória. Isto para mim é um insulto a quem gosta de futebol. E nem é por não ter jogadores do campeão nacional, que eu esses até agradeço que não sejam convocados, pois correm o risco de desaprender tudo o que aprenderam esta época, é mesmo porque não tem explicação, uma convocatória com 6 defesas centrais (um deles vai só para figurar), mais uns quantos laterais, apenas dois avançados centro, não haver um substituto para Deco (Moutinho? Assis? Martins?)...
Enfim, eu nunca fui grande adepto da selecção, no entanto, acabei por me deixar entusiasmar bastante em alguns momentos, tal como nas duas últimas campanhas finais, neste momento, sinceramente, não me revejo nesta palhaçada. Nem serei capaz de torcer por esta confraria da Federação e do Jorge Mendes...

Vou vibrar com o Mundial, na perspectiva que também referes, na competição global. Os jogos de Portugal vão entusiasmar-me tanto como os do Gana.

Ainda assim,desejo que corra tudo bem a alguns jogadores que compõem a comitiva.

Otto disse...

O mais engraçado disto tudo é que no mesmo grupo há uma outra selecção que tem mais jogadores do Benfica!! E não é um selecção qualquer!!
A minha selecção são os jogadores do Benfica, e, gostava muito que o Fábio não fosse ao mundial, para não ter o nome do Benfica associado a esta gentinha!!
Só espero ver a cara deles após cada humilhação, por quantos é que Portugal vai perder com o Brasil..eu tenho um feeling que o Luisão marca um!!! e eu festejo, com muito orgulho, pois, trata-se de um jogador do meu Benfica

Fank disse...

Eu sou uma das pessoas que nao gosto de dizer Amen a tudo o que leio e ouco,mas estou em plenamente de acordo com o autor deste blogue,somente estou em descacordo com o Nuno gomes pelo pouco que tem jogado,e acaso o Pepe tem jogado muito se vao pelos nomes o nosso Nuno na seleccao tem muito mas muito mais nome.
Nao estou de acordo com queiros com os convocados como istive em descaoordo no passado com nomes como Vitor Baia,como agora com Rubem Amorim,Carlos Martins e Quim,como Joao Moutinho Rui Patricio<Makukula que esta a fazer uma grande epoca la fora.Foram estes que o Sr Carlos Queiros anti benfiquista escolheu e com estes que Portugal vai jogar desejo o melhor pro nosso Pais mas se forem corridos logo a primeira confesso que nao vou a correr pra primeira taberna da isquina tomar uns copos para afogar a tristeza nada disso apenas direi olha mr Queiros you got what you deserve.

Tiago Pereira disse...

Torçam pelo brasil então...

Brytto disse...

A questão do Quim é de todo incompreensível. Ainda pensei que ele não era convocado devido a questões extra futebol, ora ao fazer parte dos 50 pré-seleccionados, significa que essas questões não existem e que a sua não convocação se deve a factores estritamente técnicos, significando portanto que para CArlos Queirós o Quim é inferior aos 3 guarda-redes seleccionados!!!!!!!

E segundo parece, foi enviada à fifa um número de 30 elementos (23 + 7 de reserva), dos quais faz parte o Manuel Fernades que nem fazia parte dos 50, a questão que se coloca é: para que serviu a palhaçada dos 50 pré-seleccionados?!!!!!!!

iBenfiquista disse...

Vou ser muito sincero, eu estou contente que os jogadores do Benfica não tenham sido escolhidos. Por uma razão muito simples. No próximo ano vamos ter uma época bastante mais intensa e desgastante do que esta, pelo que é importante que os jogadores do Benfica aproveitem bem as férias para descansar. Sinceramente, tenho pena que o Coentrão tenha sido escolhido. Mas, por outro lado, estou convencido que não vai ser utilizado muitas vezes.

Espero também que o Luisão, o Ramirez, o Cardozo e o Maxi não tenham muita utilização. Pelas mesmas razões.

Além disso, a minha intuição diz-me que não vamos longe. Irei ver os jogos, é tudo.

Mas existem outra selecções que me despertam bastante mais curiosidade: Argentina, Brasil, Espanha e Inglaterra. Ah! E a Alemanha. Por razões familiares. Penso que destas sairá o campeão.

Peyroteo disse...

Como sempre estarei a sofrer pela minha pátria, mas até passar a fase de grupos me parece difícil.

E passando... apanhamos logo com a Espanha.

Confesso que olhando para os convocados tenho grande dificuldade em fazer um "11".


É uma convocatória cheia de erros e lacunas.

Notoriamente uma selecção de cariz defensivo.

Para a posição de organizador de jogo, onde joga Deco, pergunto eu em caso de lesão / castigo, quem mete o Queirós a jogar?
Parece-me que vai jogar de forma bastante defensiva e esperar que o CR possa resolver os jogos num lance.

Enfim... entre outros cepos, o que vai fazer o Rolando ao mundial?

LOL

Oficialmente o seleccionador é Queirós, mas esta convocatória foi claramente escrita pela mão do Pápa.

Queirós não vai ao Mundial para ganhar nada, vai para vender jogadores do FCP, que afastado dos €€€€€ da Liga dos Campeões, procura no mundial inflaccionar jogadores seus para os vender melhor.


Nota: recordando o que se passou na final da taça da liga, e o clima deindinação (direito a petição e tudo) convem não esquecer que Português que se preze não pode aceitar que um indivíduo como Bruto Alves represente Portugal.

Vitória do Benfica disse...

Bom Dia Luis Fialho e restantes visitantes do Blogue.
Eu não me revejo nesta convocatória. E não percebo porque a tenho de aclamar. È o meu País dizem alguns. Mas Luisão e Ramirez quando jogam com a camisola do Benfica vestida fazem menos por Portugal do que a Selecção Nacional?. Cardozo ao serviço do Benfica nas competições Europeias mete menos golos por Portugal que o Liedson?. Maxi Pereira ao serviço do Benfica no jogo contra o Milan prestigiou ou não prestigiou Portugal. Di Maria de quem um Argentino em Tucuman me disse tu és Portuguesa! Então conheces o Di Maria que joga no Benfica. Eriksson quando no Benfica prestigiou ou não prestigiou Portugal quando levou o Benfica á final da Taça das Taças.
Qual é o Português que se revê em DECO, ou em Pepe. O primeiro em final de carreira com uma passagem fugaz por Portugal e Pepe, outra passagem meteórica por Portugal de quem nós assistimos à brutal agressão a dois jogadores do Getafe , de quem se escreveu na altura, imprensa madrilena um brasileiro ao serviço dos Portugueses.
Não me identifico com Bruno Alves com a suas agressões em campo. A defesa da baliza portuguesa não é para Beto , alguém de quem se diz que faz muito por dinheiro e pouco pelo futebol.
Assim, não tendo que me desculpar perante seja quem for porque ninguém se desculpou perante mim, como adepta de futebol, por esta convocatória.

A minha posição é esta:
Quando Portugal jogar com a Costa do Marfim eu vou torcer pelo Eriksson
Quando Portugal jogar contra o Brasil eu vou aplaudir e vibrar por cada golo que o Brasil marcar.
Quando Portugal jogar contra a Coreia do Norte não vou ver porque não vejo jogos entre corruptos.
Por isso não desejo o melhor desejo o pior para a selecção portuguesa.
PS E não sou só eu ontem no Trio d’ataque um dos programas dos anti-benfiquistas 91% dos espectadores votaram contra a convocatória de Carlos Queiroz.

Acho que todos os Benfiquistas e Sportinguistas deviam boicotar a compra de produtos vendidos pelos patrocinadores da Selecção, como protesto. Eu não meto gasolina na Galp nem compro no Continente.

LF disse...

Eu, ainda assim, não sou tão radical como alguns de vós.

Quero que Portugal ganhe sempre, seja contra quem for, independentemente de haver jogadores do Benfica na outra selecção.
Gosto, sempre gostei, da selecção nacional. E gostaria de, no fim do mundial, ter de engolir tudo o que escrevi sobre Queiroz.
Não misturo as coisas. Portugal não é Queiroz, graças a Deus.

Mas tenho de dizer também que este seleccionador, com estes critérios incompreensíveis, faz tudo o que pode para me subtrair o entusiasmo, e afastar a maioria dos portugueses da equipa nacional.

Nem está em causa as convocatórias de jogadores do Benfica.

Se não queria levar o Carlos Martins, que levasse o Nuno Assis.
Se não queria o Nuno Gomes, podia levar o Makukula, ou até o Yannick.
Custo a perceber e a aceitar como não leva o Moutinho (tratando-se do capitão do Sporting estou à vontade para o dizer). Como convoca jogadores sem qualidade nem curriculo como o Zé Castro ou o Ricardo Costa. Como convoca jogadores que praticamente não jogaram, e deixa outros de fora por não terem jogado. Como não convoca jogadores mentalmente problemáticos, e depois leva o Miguel. Como deixa de fora jogadores por estarem fisicamente fora de forma e leva outros que estão lesionados. Como leva 10 ou 11 defesas, e não leva um substituto para o Deco (que também não está a 100%). Como só leva dois pontas-de-lança, enfim...
O problema é esta terrível falta de critérios, própria de quem, por muito que perceba de metodologias de treino, pouco percebe de futebol. A prova está no seu paupérrimo currículo.

Ele está a brincar com a selecção nacional. E se Scolari cometeu erros, ele não só não os está a corrigir, como lhes está a acrescentar outros.
Uma lástima.

Só de pensar que este homem esteve para ir para o Benfica, até me arrepio.
E faço votos que vá rapidamente para o FC Porto. Será um seguro de vida para os benfiquistas...

Peyroteo disse...

Vitória: o Benfica de Eriksson não foi à final da Taça das Taças mas sim UEFA (jogada em 2 mãos).
Perdeu para o Anderlecht

Anónimo disse...

oh vitoria nao tem vergonha na cara? aplaudir por outros so pk os jogadores do benfica nao estao lá? vá ams é lavar a louça. é uma desonra para os portugueses e para os benfiquistas que comente sequer este blog. caladinha é que está bem. nao percebe rigorosamente nada de futebol.porque k fala do beto e nao fala do daniel fernandes, esse GR que ninguem conhece? o seu benfiquismo e anti portismo estão acima de tudo nao é? este tipo de comentarios eram aqueles que o LF deveria eliminar. só porque o luisao e o ramires sao do brasil ja vai aplaudir por eles? so porque o erikson ja foi treinador do benfica vai aplaudir por ele? ganhe juizo mulher ou entao deixe o futebol para quem sabe. VERGONHA VITORIA, TENHA VERGONHA DOS COMENTARIOS QUE AQUI ESCREVE

apoiemos mas é a selecção, embopra eu esteja de acordo com o luis fialho, nao ha grandes esperanças e queiros está a destruir tudo.

catn disse...

LF

Eu também não me revejo nesta selecção,
- 1º por ser luso-brasileira
- 2º por não ter pés nem cabeça, os jogadores não são os melhores de Portugal (não percebo a não convocação de N.Moutinho, R. Amorim, C. Martins e em especial de um dos melhores jogadores de Portugal na sua posição, Nuno Assis)compreendo que Deco tem de jogar mesmo "velho", sem ambição, cheio de lesões e já a pensar na reforma, vamos ver que mundial irá fazer
- 3º porque o F. Coentrão só foi convocado por especial favor do C.Queiroz, para os adeptos do Benfica, não irá ser titular de certeza

Em relação ao Quim, acho que não deveria ir á selecção, porque não tem categoria para tal, isto comparado com outros guarda redes que já vestiram a nossa camisola como Manuel Bento, Vitor Damas, Vitor Baia e outros

Agora Eduardo (espero que as noticias que dizem que ele vem para o nosso Benfica sejam falsas, eu nunca iria perdoar ao nosso presidente LFV), Beto (suplente do fcp) e um tal Daniel qualquer coisa, nem sei o nome dele, não me parece que seja pior que qualquer deles

Eu percebo que Queiroz tem de dar a titularidade ao Eduardo e não queria ter um guarda redes melhor no banco, assim foi melhor, não o convocou e ponto final

LF, neste mundial vou torcer pelo Benfica, ou seja pelos jogadores do Benfica e não é a selecção Luso-brasileira a que tem mais jogadores do nosso clube, por isso...

Viva o Benfica