DIGAM 32!

Ninguém terá dificuldade em acreditar que, nos quatro anos que “Vedeta da Bola” leva de vida, este será provavelmente o post que mais prazer me dá a escrever. Paradoxalmente é também um dos mais difíceis de articular, pois as emoções são muitas e ainda estão à flor da pele, após uma noite mal dormida mas inesquecivelmente bela.
O Benfica é campeão. É um justíssimo campeão, a quem só o fanatismo mais radical poderá retirar mérito.
É campeão porque tem a melhor equipa, tem os melhores jogadores, tem o melhor treinador, jogou o melhor futebol, marcou mais golos, venceu mais jogos, fez mais pontos e até conseguiu vencer o duelo dos goleadores. Não há um único aspecto futebolístico neste campeonato em que o Benfica não se tenha superiorizado a todos os adversários. E fê-lo quase sempre de forma clara e inequívoca.
Só a surpreendente carreira do Sp.Braga evitou que esta competição cedo se tivesse tornado um passeio benfiquista. A qualidade do futebol e a consistência revelada pelo conjunto de Jesus (15 vitórias nos últimos 17 jogos) justificavam uma consagração menos sofrida, mas o futebol vive também das suas circunstâncias, e este fortíssimo Braga surgiu (para sua própria infelicidade) precisamente nesta época, e não numa das anteriores, nas quais, com os pontos agora obtidos, teria conquistado o título.
Temia este último jogo, e disse-o aqui. Surpreenderam-me portanto algumas manifestações de festa antecipada com que deparei à chegada ao estádio, onde percebi que a família benfiquista estava com a confiança em alta. Foram essas manifestações de confiança que contribuíram para aliviar a minha tensão. O golo de Cardozo logo aos dois minutos, seguido da expulsão de Wires, representaram o golpe quase definitivo na ansiedade – na minha e, seguramente, na dos jogadores.
Só na segunda parte, com o inesperado golo vilacondense, o nervosismo voltou. Contudo, novo golo de Cardozo, garantindo-lhe a “Bola de Prata”, devolveu de pronto a festa à Luz. O dia era mesmo do Benfica, que não precisou de uma grande exibição para escrever uma das mais belas páginas da sua história recente.
No fim foi o que se viu, mas sobretudo o que se sentiu. E isso, caros leitores, eu não consigo descrever. Mas muitos de vós sabem bem do que se trata.
A postura de Luís Filipe Vieira após o jogo mostra a elevação com que também se pode saber vencer (algo que, em Portugal, há algum tempo não se via). Não é um título ganho contra ninguém, disse. A mim, pessoalmente, custa-me bastante a esquecer tudo o que foi feito, e foi dito, para perturbar a caminhada benfiquista. Custa-me desde logo a esquecer o que se passou na semana passada (e a espaços repetido na noite de ontem), mas custa-me também a perdoar as infelizes declarações de Domingos Paciência, que desde a pré-temporada até à conferência de imprensa final, nunca perdeu uma ocasião para destilar veneno sobre o Benfica.
Mas, enfim, tudo está terminado, e terminado em bem. Deixemos para trás as menoridades. Pensemos no futuro.
O desafio para a próxima época é enorme. Para além presença na Liga dos Campeões, o Benfica tem pela frente a responsabilidade de alimentar o novo ciclo que acredito ter agora iniciado. Só ganhando mais campeonatos poderá cumprir o verdadeiro objectivo que persegue: recuperar a hegemonia no futebol português. Por isso, o próximo campeonato será ainda mais importante que este. Por isso, a gestão deste defeso terá de ser extremamente cuidadosa.
Para já, ainda é hora de continuar a festejar.
Viva o Benfica !

PS: O Benfica sagrar-se campeão nacional já seria motivo de sobra para um estado de euforia total. Juntar a isso a subida de divisão do Juventude de Évora, consumada no mesmo dia (vencendo o Farense no Estádio do Algarve), é algo de absolutamente extraordinário, e que dificilmente se irá repetir na minha vida.
Deixo uma foto da equipa eborense, em homenagem aos jogadores que materializaram este sucesso.

20 comentários:

Anónimo disse...

Eu juntei o Benfica ao Portimonense!

Vitória do Benfica disse...

Foi uma noite inesquecivel depois de um sábado de tormentas. Não foi um grande jogo foi só o suficiente. O Benfica precisava de ganhar e Cardozo precisava de marcar dois golos. O Benfica tem de pensar a próxima época de forma muito cuidada pelo que se diz na Benfica TV a época já está toda planeada. O lindo é os jogadores não querem sair do clube.

Referiu LFV mas também Jorge de Jesus teve uma postura e grande dignidade em contraponto com a do aruaceiro treinador do Braga.

Na realidade gosto muito desta equipa, mas o Benfica tem de ter cuidado porque eles vão fazer tudo para não iniciarmos um novo ciclo.

MAS NÂO PASSARÃO

eagleheart disse...

MARAVILHOSA NOITE MEU AMIGO E TAL COMO NO SEU CASO PARA A SEMANA O MEU COIMBRÕES TAMBEM IRÁ SUBIR Á SEGUNDA DIVISÃO FOI PENA NÃO TEREM COINCIDIDO AS FESTAS.

catn disse...

LF

Grande Domingo para as nossas cores, quer do Sport Lisboa e Benfica, como do Juventude Sport Clube

Saudações Eborenses

LF disse...

Vitória,

O sábado de tormentas já anunciava um domingo de bonança :)

Do Volei tive muita pena. Principalmente porque tivemos o pássaro na mão (2-0 na final, e mesmo neste último jogo chegámos a estar à frente no 5º set).

Quanto ao Futsal, deixemos o Belenenses ganhar a sua taçazinha, que há muito tempo merecia. Foi pena ser a 6 segundos do fim, mas foi uma derrota bem digerida.


Em contrapartida ficámos com a taça de Hóquei à mercê, dadas as eliminações de Porto, Juv.Viana, Oliveirense e Barcelos nesta ronda.

jfk disse...

Emoções ao rubro e lágrimas nos olhos no momento da confirmação, espécie de 2 em 1 que foi o 2º golo de Cardozo, e depois na consagração que o apito final trouxe a esta maravilhosa e inesquecível equipa de futebol.

Pena que alguns não saibam perder com desportivismo e elevação.

Saudações de campeões.

LF disse...

Catn,

É verdade Catn. Nunca se passara nada assim, e não sei se alguma vez se irá voltar a repetir.
Os nossos dois clubes em glória quase simultânea.

um autêntico jackpot.


Já agora espero que a próxima época faça finalmente cumprir um dos meus sonhos: um Juventude-Benfica na Taça de Portugal.

troza disse...

Ehe! Muito bem.

Há 5 anos foi o Benfica campeão e o Barreirense a subir da 2ªB para a 2ª de honra... agora o Barreirense está nos distritais mas o Benfica é campeão e parece melhor que há 5 anos!

Parabéns Benfica, Juventude de Évora e Portimonense.

Nuno Figo disse...

Caríssimo LF,

este ano, ao contrário do anterior, pouco cá escrevi.
Achei que não havia muito a dizer. A equipa sempre deu, no campo, resposta a tudo o que eram as minhas opiniões (mesmo a desilusão em Liverpool era esperada. Apenas falhámos verdadeiramente na Taça de Portugal, no jogo contra o Guimarães).

Disse no início da época que não esperava ser campeão este ano. Não achei sensato pedir a Jorge Jesus que pegasse na equipa e a fizesse vencedora num espaço de tempo tão curto (ainda por cima depois de um ano em que pouco ou nada evoluiu).

Jesus mostrou que estava errado. O trabalho do treinador do Benfica é verdadeiramente extraordinário. Num ano apenas criou uma dinâmica de equipa vencedora, "fez" jovens jogadores, transformou eternas promessas em certezas, recuperou jogadores que se dizia estarem em final de carreira.
Juntou ainda, pasme-se, resultados positivos com exibições brilhantes e um futebol ofensivo (que alguns criticaram por ser "ingénuo").

Estamos, sem dúvida, de parabéns!

Da tarde e da noite de ontem surge-me, hoje, uma dúvida: onde está aquele mar de gente que ontem encheu o país? Como não chegámos ainda aos 300 mil sócios? Devemos pedir os 400 mil? Como é possível não esgotarmos, SEMPRE, o Estádio da Luz?

Acarinho o desafio que Luis Filipe Vieira ME lançou: farei tudo o que está ao meu alcance para levar (ainda) mais um sócio para o Benfica e mais um cativo para o meu lado.

Para o ano há mais.
E melhor.

Um abraço campeão
Nuno

Anónimo disse...

Como natural da cidade do Porto só tenho a dizer que sinto vergonha de aqui ter nascido.
Uns energúmenos, albergados sob a capa dos super-dragões, coartam as liberdades e os direitos de cidadania num país que se quer livre e democrático!
O que tem o Comando da PSP (e o respectivo Monistro) a dizer-nos?
Quem nos garante o direito à liberdade e a expressar os nossos sentimentos?
Não vivemos, nem queremos viver, no Iraque ou Afeganistão!!!

Baresi disse...

o Autocarro do Braga pronto para a festa em www.averdadedaliga.blogspot.com

Anónimo disse...

Bom blogue, bem estruturado e com bom design.
Também tenho um sobre futebol, passa para ver:

http://portuguesesnoestrangeiro.wordpress.com

Se houver interesse podemos trocar links!

Aproveito para anunciar que o "portugueses no estangeiro" prepara-se para divulgar uma entrevista exclusiva com um jogador português. Vejam , se quiserem, o anúncio(não divulga ainda quem é, mas dá pistas!):
http://portuguesesnoestrangeiro.wordpress.com/2010/05/10/1564/

Cumprimentos,
Paulo Silva

ele há coisas disse...

eu digo 33!!!

Abelourinha disse...

Campeões com toda a justiça só os doentes de clubite muito aguda não reconhecerão a supremacia do Glorioso ao longo deste campeonato.
Parabéns Benfica e todos os seus adeptos que comemoraram com civismo a conquista deste campeonato,o que ainda enriquece mais esta vitória.
Benfica Enorme Campeão.

Marcel Jabbour disse...

Que grande conquista, LF!

Por estar de férias, demoro um pouco para comentar. Mas acompanhei o jogo e não pude deixar de lembrar de você!

Parabéns!

Nos encontramos na Copa? Rsrs

Abraços

LF disse...

Um grande abraço Marcel,

Foi de facto uma grande vitória. Estamos de parabéns.

Quanto à Copa, como percebes por aqui, a confiança não é muita.
O seleccionador
e um idiota, e está a estragar tudo o que estava feito.

Ou Cristiano Ronaldo resolve sozinho, ou vamos ficar de fora muito cedo.

Pode ser que o Brasil no último jogo, estando já apurado, nos deixe ganhar ;)

nunomaf disse...

Grande! Enorme! Juventude de Évora!

Foi um dia em cheio para mim também!

Além de sócio do Glorioso, sou sócio do Juventude há mais de 25 anos...

O nosso Benfica e o nosso Juventude juntos na Glória... Lindo!

Anónimo disse...

E se tudo correr bem esta semana Ganharemos o titulo em Monte Gordo, Viva o JUVENTUDE

HC

LF disse...

Assim espero. E se não for em Monte Gordo, é na semana seguinte em casa.

Paulo Buchinho disse...

Parabéns!