A VERDADE DOS NÚMEROS

O senso comum é apontado como o pior inimigo do conhecimento científico. Subverte dados, enviesa conclusões, adultera a verdade. Só a experimentação, a verificação e a análise permitem chegar aos destinos de objectividade que a ciência exige.
Um bom exemplo disso mesmo é a pontuação das equipas portuguesas para o ranking da UEFA dos últimos anos. Muita gente, que não fez as contas, diz que o FC Porto é quem mais contribuiu. Eu, que fiz as contas, afirmo a pés juntos que foi o Benfica. Quem conseguir, que me desminta.
Comecemos pelas pontuações simples (vitórias, empates e bónus) de cada clube em cada uma das últimas cinco temporadas:

Não seria preciso muito mais, mas a pontuação efectiva ponderada é calculada dividindo a pontuação simples pelo número de equipas representativas do respectivo país em cada temporada. Vejamo-la:

Chegamos assim à pontuação do país no Ranking, onde Portugal, à entrada desta temporada, ocupava o 10º lugar.

E pronto, lá temos o Benfica como o maior contribuinte para a pontuação de Portugal no Ranking da UEFA. Curiosamente o 2º lugar é do Sporting.
Não acreditam? Façam as contas!

PS: Depois da publicação deste post apareceu um artigo do "Mais Futebol" que diz ser o FC Porto o clube que mais contribui. Acontece que o "Mais Futebol" considera já os pontos desta temporada (que ainda não terminou), e retira assim os de 2004-05. Embora respeite a opção, não creio que seja a melhor forma de analisar o contributo efectivo dos clubes para aquilo que mais interessa: as qualificações de equipas. Os meus números são reais para a temporada presente. Os do "Mais Futebol" são provisórios para a temporada seguinte.

6 comentários:

Anónimo disse...

LF,

Já que estás numa de números agradecia a tua ajuda.

Uma amigo meu sportinguista disse-me hoje que o Sporting nos últimos 10 anos, em futebol, tem o dobro dos títulos que o benfica. Aliás até tinha mais que o dobro.

Tinha 9 títulos e o Benfica 4.

Isto é verdade?

Obrigado,

AC

Anónimo disse...

oh artista és mesmo faccioso... porque só começas a contar desde 2004/2005???? looool

enfim... és mesmo rasca!!!

VIVA O Futebol Clube do Porto!!!!

Tiago Pereira disse...

Esta conversa já passou por este seu blog um cem número de vezes.

LF disse...

AC,

Contando taças, supertaças etc, é verdade.

Mas o Sporting não é campeão há 8 épocas, e nessas mesmas 8 épocas (contando a corrente), o Benfica poderá alcançar agora o seu 2º título.

LF disse...

Oh artista do FCP,

Sabes, por acaso, que o ranking da Uefa é feito com os últimos 5 anos ?

Se for preciso também arranjo um ranking de sempre. Mas o oficial é este.

André Alves disse...

Para tirarem as dúvidas, vejam esta página: http://www.xs4all.nl/~kassiesa/bert/uefa/data/method4/trank2009.html