ADEUS PORTO !

Por muito que os seus responsáveis evitem assumi-lo, o jogo de Alvalade significou o fim das aspirações do FC Porto ao título nacional. Mais do que isso, terá até significado o fim de um certo FC Porto. O fim de uma era que não deixa saudades no futebol português.
A forma desgarrada, resignada e incapaz como o FC Porto foi goleado pelo Sporting ilustra bem o fim de ciclo que até no interior da equipa se sentirá. Jesualdo Ferreira tem a porta da saída escancarada (Domingos espreita), e Pinto da Costa está já fora do prazo de validade. Mas, mais do que isso, o plantel portista não tem hoje matéria-prima capaz de corresponder às expectativas dos seus adeptos, e a força da concorrência (leia-se, Benfica) deixa pouco espaço e pouco tempo para reequilibrar as coisas.

Ruben Micael, Falcão e Varela. São estes os grandes jogadores deste FC Porto, ainda assim com rendimento intermitente. Para lá destas excepções reina a mediocridade. Ora por via da falta de qualidade de alguns elementos (Tomás Costa, Álvaro Pereira, Rolando, Guarin etc), ora por via da abrupta e continuada quebra de forma de outros (Meireles é, neste particular, o caso mais aflitivo, mas também Bruno Alves dá mostras de decadência). O que é certo é que desde as saídas de Lucho e Lisandro não mais o FC Porto conseguiu três jogos seguidos em alto rendimento. A equipa mantém a sua musculatura de laboratório, mas aparece agora inchada, sem mobilidade, nem criatividade. Está fora do título, está longe da Champions do próximo ano (e não fora um árbitro amigo estaria também eliminada na edição corrente). A sua época estará em breve limitada à possibilidade de tentar atrapalhar o Benfica na penúltima jornada.
Depois de campeonatos ganhos pela arbitragem (até 2004), e de campeonatos ganhos por via de estranhas facilidades concedidas pelos adversários, um certo FC Porto morreu em Alvalade.
O enterro está para breve. Paz à sua alma!

28 comentários:

José Fialho disse...

Que maior chorrilho de disparates. A morte de um certo FC do Porto? vamos lá ver uma coisa, a única coisa que vai mudar é o modelo de gestão da equipa porque foram campeões consecutivamente apesar de venderem todos os anos melhores jogadores. É claro que um ano sem ganhar o campeonato teria de acontecer e vai acabar por ser este ano. Mas fico mesmo contente por esta tua conversa tola, que é sinal de que não percebes nada, mas absolutamente nada do que falas.

Bem hajas LF, por te esqueceres que o benfica foi campeão em 2004-2005 e desde ai só ganhou uma taça da liga.

cj disse...

ainda pensei que veria aqui a rectificação à anunciada "belenensização", mas afinal o alvo foi outro.

BoyGenius disse...

É não só uma morte anunciada (era uma questão de tempo), como julgo que vai ser uma morte lenta e penosa! A começar com a possível mas quase certa exclusão da Champions no próximo ano!

Não deixa certamente saudades este Porto!

Hugo disse...

"Depois de campeonatos ganhos pela arbitragem (até 2004), e de campeonatos ganhos por via de estranhas facilidades concedidas pelos adversários"

Fantástica argumentação. É por pensarem assim que ficam tanto tempo sem ganhar. Depois os benfiquistas queixam-se que não dão mérito ao Benfica no actual campeonato.

jfk disse...

RIP.

Perdão, RIA - Rest In Agony, bastards

jfk disse...

Como tenho visitado o blogue de forma intermitente, pergunto aos habituais: há quanto tempo não vêm aqui os tripeiros reclamar que vão estar a festejar o título em Maio?

Por acaso, olhando para a classificação, em Maio até poderão estar a festejar o título, ... do Braga!

Sportinguisaram: daqui para a frente vai ser: deixam de ligar aos jogos da sua equipa, FCP, no fim de semana, com medo de mais uma pobreza franciscana em campo, e vão ver os jogos do glorioso, para verem um bocado de bom futebol mas torcendo com o pensamento: nós não conseguimos mas eles também não hão-de conseguir.

LOL

Jotas disse...

Na minha opinião e tal como disse no meu blogue, esta jornada que ficou marcada pela 12ª goleada da época em jogos oficiais do Benfica, facto que fala por si e responde a todos aqueles que infundadamente tentam por todos os meios arranjar argumentos por forma a retirar mérito a um Benfica de grande qualidade e pelo afastamento do Porto nas contas do título e talvez da Champions, com uma copiosa derrota, ante um Sporting transfigurado.
embora a Matemática diga o contrário, estou em crer que a luta pelo título ficou quase que exclusivamente reduzida a dois clubes, Benfica e Braga, o que faz antever dentro de poucas semanas um escaldante e emocionante confronto na Luz, jogo esse que pode defenir em muito as contas do campeonato.

Manuel Neves disse...

LF:
Concordo consigo na caracterização desta gente (sobretudo nos posts 20 anos de A a Z e "O Futebol Clube do porto não é, efectivamente" uma equipa normal), mas penso que é cedo para festejar o enterro.
Para já ainda há 9 jornadas de inferno. E depois falta o hábito de ganhar. Só quando começarmos a ganhar 3 em 5 campeonatos festejo o regresso do nosso domínio.
Concordamos em absoluto que há fragilidades na estrutura portista, mas para mandar o navio ao fundo ainda falta muito. E para o ano, se formos campeões - acredito que sim - é rpeciso mentalizar os rapazes que o Bi é mais importante que a Champions, e isso é difícl (caso Koeman é flagrante). O caminho é longo.
Viva o Benfica.

iBenfiquista disse...

Estou completamente de acordo. Já há muito tempo que prevejo a chegado do "tipping point", em que os andrades, depois dos lagartos, "entornam", começando uma descida em plano inclinado acelerado. Aliás o plano inclinado já começou para os andrades. Agora que o ciclo vicioso se vai intensificar é que esse plano inclinado se irá notar mais.

1. Se forem imediatamente para a rua na Champions, mais acentuado irá ser o ciclo vicioso que se avizinha. Corte drástico e urgente nos custos.

2. Obrigação de venda dos melhores jogadores por preços não consentâneos com o que estavam habituados. Terão que vender 2 ou 3 dos melhores jogadores. Sem capacidade para comprar igual.

3. A não ida à Champions no próximo ano irá obrigar a cortar ainda mais nos custos. Terá como consequência directa que o dinheiro extra que têm utilizado para "despesas colaterais", não irá existir.
Muitos "assalariados" irão ficar "desempregados". Com a consequente perda de influência nos escuros bastidores do futebol português.

4. Abalo profundo nas estruturas e na "organização" interna do clube. Treinador, jogadores e presidente começarão a ser contestados. Esta turbulência irá ser passada para a rua com os jornais e demais CS a cair sobre eles. Muitas histórias antigas virão à superficie, com os concomitantes estragos na imagem interna e externa do clube. A blogoesfera irá agradecer.

5. Muitos destes casos chegarão ao estrangeiro, com perda de influência e da boa imagem que têm tentado criar e alimentar nas esferas internacionais.

E o ciclo continua....até atingir o ponto em que, com pessoas sérias e honestas à frente, sem corrupção, truques, trapaças ou tramóias, encontram um ponto de equilíbrio com a ajuda de estratégias sérias, honestas e competentes. Mas que nunca irá repetir a série de vitórias passadas, porque baseada em estratégias mentirosas e corruptas, assim como em conjunturas falaciosas e ilusórias que não mais se repetirão.

Enfim, não me vou alongar mais que o post já está longo. Mas penso que já perceberam a ideia...

Assim como o Bob Dylan, que cantava "The Times They Are A´Changin", há já um bom par de anos.

Saudações Benfiquistas

quatro disse...

É verdade LF, os tempos parece que estão a mudar, mas o Benfica ainda não é campeão. Vais ver que os canudos para o Braga ser campeão, vão ser mais do que muitos até Maio, por muitas goleadas que o Benfica dê. Cuidado... O Sistema não está morto, não te fies...
Mas estas ultimas semanas/meses, tenho assistido com inegável gosto (tenho de o reconhecer) a essa gentalha portista (tipo tavares, moreiras e afins) falar de tuneis com a maior sem-vergonha, o maior sem-descaramento e mentira que há memória. Esses seres ignóbeis, que de tanto doutoures serem, nem sequer são consistentes: esqueceram-se das aguardentes e nas esperas no balneário das antas (quando ainda não havia câmeras, esse foi o azar deles este ano), nos anos em que o benfica se equipava em pé nos túneis e nos corredores dos balneários, essas coisas... Vêm agora estes moralistas execráveis falar do tunel da Luz, como se nada antes se tivesse passado, e não tivessem passado 20 anos a corromper as arbitragens.
É nojento (desculpem, mas não encontro outra palavra) como vêm agora defender as tecnicidades das escutas e das imagens filmadas (ah! e uma coisa, aprendam: gravado não vale, só vale filmado, na óptica desses senhores lá de cima - e aliás, aquilo não eram o hulk e o sapunaru a agredir: era photoshop mas aplicado a video hein!).
Para além das goleadas e o magnifico futebol do Benfica e nestes 2 ultimos jogos, do Sporting (bem-hajam), o Benfica pode até nem ser campeão (o Braga se fôr campeão será merecedor) mas o que nos deus este ano (deu-nos daquilo que por exemplo enche os estádios em inglaterra), é impagável.
Quanto ao FCPorto, amigos, esqueçam, gozem as goleadas do Benfica (campeão ou não) e sobre essa genta corrupta e mentiorsa, basta desfrutar das autênticas touradas que o Ricardo Araujo Pereira dá em nome de todos os benfiquistas, cada Sábado no Jornal A Bola...

zé das coibes disse...

fina ironia era o benfica ser campeão e dedicar o título ao... josé maria pedroto.

Vitória do Benfica disse...

Já não era sem tempo que o Porto devia começar a perder muitos pontos. A politica de mentira de batotice alguma vez terá de vir ao de cimo. Estes anos ficarão para a história do futebol português como os anos que todos os Portistas sérios quererão esquecer.

È natural que o prazo de PC chegue ao fim, a sua maneira de dirigir futebol como muito bem você Luís Fialho o RAP a Leonor Pinhão entre outros colunistas do Benfica têm vindo a denunciar.

Não acho que a culpa seja só dos vendidos e daqueles que fizeram ao Benfica aquilo que um dia farão ao Porto, só se intimidados pelos métodos do clube de Bruno Pidá.

Não me recordo de Porto estar a nove pontos do primeiro classificado e à muitos anos que não está a nove pontos do Benfica.

Só duas perguntas eu deixo, como dá o Porto uma goleada à equipa de Domingos e empata em Leixões e sofre três golos do Sporting.?

È curioso que as grandes catástrofes do Porto são sempre à volta dos jogos das competições Europeias. Não sei o que dirão, mas o Di Maria (após o jogo de Matosinhos) teve controlo anti-doping mas os jogadores do Braga e do Porto tiveram após o jogo no Dragão??.

Recordo ainda as citações de RAP na última crónica como é possível o chefe da claque do Porto gabar-se num livro que roubaram tudo na estação de serviço e compraram bilhetes para o Braga Porto com notas falsas e ainda levaram troco. Talvez incrédulos os adeptos do Sporting de Braga não tenham acorrido ao estado AXA, mesmo com bilhetes grátis, no último jogo (disseram-me que nem cinco mil estavam presentes ) È que quer queiram quer não o povo é sereno e tem muitas vezes razão.

LF disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LF disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LF disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LF disse...

É verdade que o sistema ainda não está morto. E para o matar definitivamente é necessário que o Benfica seja campeão duas ou três vezes seguidas.

Também é verdade que ainda não é campeão. Longe disso. Embora haja alguma certeza que o campeonato vai ser vermelho, creio que o Braga é um verdadeiro candidato e a partir de agora vai ter apoios redobrados.

Mas esta é uma oportunidade que o Benfica não pode desperdiçar. Nem o Benfica, nem o futebol português.

De facto, Ricardo Araújo Pereira (um grande benfiquista com quem tive a oportunidade e o gosto de privar em Berlim), é o cronista que melhor defende o Benfica na comunicação social.
Gosta muito do clube, é inteligente e perspicaz, e depois tem o talento que se lhe reconhece para colocar as coisas de forma simultaneamente engraçada e arrasadora.

quatro disse...

É verdade sim sr., o Ricardo Araújo Pereira é impressionante nas análises que faz, arrasando com quaisquer desses tontos dos tavares e moreiras. Eu imagino esses srs. cada vez que lêm as crónicas do RAP, ao ponto de até o Pinto da Costa já o ter zurzido. Gente sem vergonha, corruptos, aldrabões, falsos, facínoras, quase destruiam o futebol em Portugal. Pode ser que a coisa se componha. Deu-me bastante gozo ver o Sporting ganhar ontem (aliás, interessante aquela imagem do grifo (animal metade leão e metade águia) num dos desportivos), e ver como os andrades discutiam uns com os outros. Que povem do seu próprio veneno.
Ainda quanto às crónicas, será devastador nesta gentalha as crónicas do RAP e até do José Diogo Quintela, embora este se controle mais... Mas não perdem uma semana em falar da fruta e do café-com-leite. Devem alucinar, os do porto... A verdade não deixará de perdurar, por muito que queiram. O Platini teve de engolir um sapo bem grande, mas chamou-os de "corruptos" com todas as letras, e isso ficará para sempre. E "coirruptos" são, ou o Platini será um idiota chapado para (sem ter plena posse da informação, e no lugar que está) afirmar o que afirmou? O que lhes valeu aos do porto, foram as legalidades, como as das escutas. É de vomitar como o MSTavares e o RMoreira defendem a invalidez das escutas mas nem se pronununciam sobre o seu conteúdo... É nojento. São nojentos. Mas quando o Hulk e o Sapunaru desatam a agredir, é uma cabala... Inteligente o Garção, que até mandou esperar os jogadores doi Sporting para não ir para o túnel. Consta que foi José Gomes com os azeites de estar a perder que provoca tudo e arrasta na explusão o Lima, mas claro, ontem em Alvalade também estava tudo preparado e foi tudo uma cabala da imprensa e dos clubes de Lisboa...

quatro disse...

Ah e LF uma coisa, dá para fazeres uma análise profunda (mas à anteriori do Benfica-Braga de 28-Março) à forma como o Braga se apresentou e jogou no Dragão?

E depois pf analisar esse mesmo Braga que vem jogar à Luz.

E vamos desde já antecipar algo, que fique registado desde já, para depois não virem por aí os arautos das dúvidas e de que isto são tudo cabalas: são igualmente decisivos os 2 jogos para o Braga, quer o do Dragão quer o da Luz, igualmente decisivos, mas sem qualquer ponta de dúvida...

Podes pf analisar tal, mas de um ponto-de-vista meramente futebolístico, que sempre se apreciam bastante as tuas análises. Nada fora das 4 linhas. Analisa o jogo na relva, apenas isso... Mas é como tu dizes no post, "Domingos está a caminho..." e eu vou adorar ver o Braga a jogar na Luz: que diferente vai ser do da semana passada no Dragão...

zephirus disse...

Concordo com algumas coisas escritas neste post mas não posso concordar com a facilidade com que diz que o Porto está fora da luta do campeonato e da champions. Ainda faltam 27 pontos e estamos com 9 de vantagem. Tudo pode acontecer. Se o Benfica mantiver o nível que tem demonstrado, tudo correrá bem mas nunca se sabe...

Brytto disse...

O mais elementar espirito de prud~encia manda que não se larguem já os foguetes até pq a festa nem sequer tem ainda dia marcado... Resumindo: nada de festejos palermas antes de tempo...

jose jesus disse...

Acho que desta vez é mesmo o adeus,será que o culpado foi o tão falado sr João Ferreira?É bom que esses dragões andem de cabeça baixa,espero que esta semana eles não vão para a porta da Liga de Clubes queixarem-se.Quando não há mais argumentos....Força S.L.B

Sry Lanka disse...

Tão enganadinhos q estes ressabiados estão! Lá por o FCP de 4 em 4 ou 5 em 5 anos não ser campeão, já pensam q vamos desaparecer do mapa como eles ao longos dos ultimos 25 anos!! Acordem pa vida! Não vivemos de fantochadas nem vitórias morais...nem de kits...nem de reformados...

LF disse...

O facto de o Porto estar praticamente fora da corrida não significa, obviamente, que o Benfica seja, ou vá ser, automaticamente campeão.

A luta será dura, mas é com o Braga. Creio que são os dois únicos candidatos ao título, e é imprescindível que, por exemplo, o Benfica venca os bracarenses em casa, sob pena de complicar muito as contas.

Ninguém está a festejar nada. Apenas a constatar o óbvio: só um milagre fará do Porto penta-campeão.

LF disse...

...mas também não tenho medo de dizer que o grau de favoritismo do Benfica para vencer o campeonato andará neste momento pelos 60%, 70%.

Anónimo disse...

descansa em paz? fdx é mais, arde no inferno

VIVA O GLORIOSO BENFICA

quatro disse...

Caro Sry Lanka, tem toda a razão o amigo, toda a razão. Ao longos dos ultimos 25 anos o Porto não viveu de fantochadas, nem vitórias morais, nem de kits, nem de reformados... Viveu de corrupção de arbitros, de meninas de alterne a fazer favores a todos os podres do ditigismo do futebol, viveu do degredo, de estádios vazios, da terra queimada, da nojice e da pulhice...
Tem toda a razão o amigo.
PS - Eu sinceramente, não sei como é que esta gente ainda tem o desplante de fazer os comentários que fazem... Que caras-de-pau. São filhos de quem são, não têm um pingo de vergoinha nem de formação moral, corruptos ignobéis.

Peyroteo disse...

O que preferiam?

Continuar a treinar a equipa que estão a treinar (talvez) na Liga dos Campeões SEM metade do plantel actual e a andar todo o próximo ano a meio da tabela...

ou

Ir treinar outra equipa na Liga dos Campeões a ganhar por mês 5 ou 10 vezes mais?

Peyroteo disse...

Tudo aponta que ficará:

Benfica
Porto
Braga
Sporting

Se ficar,
Benfica
Braga
Porto
Sporting

O Braga terá os próximos anos muito complicados.

Se por acaso ficar:
Braga
Benfica
Porto
Sporting

Então o sistema estará bem vivo e a massa da LC que o Braga meter no bolso, terá que ser num bolso bem furado para ir parar a outro bolso; para pagar o campeonato; quase como que: "vós ficais com o prestígio do título, mas a massa tem que vir para quem o fabricou".

Apesar de tudo pelas minhas contas o clube até agora mais ajudado em termos de pontos pelas arbitragens é o Braga, com +8 a seu favor.

No FCP-Braga estavam lá 3 frentes:
- Olarápio
- Pazienza
- Núcleo de jogadores avençados