ACTUALIDADES

1) Como qualquer criança sabe, a melhor forma de mentir é dizer quase toda a verdade, omitindo cirurgicamente um ou outro ponto, que tudo altera, que tudo subverte. É isso que Miguel Sousa Tavares faz sempre que fala do Apito Dourado.
Não só os jogos do FC Porto investigados não eram a feijões, como ele afirmou múltiplas vezes e José Diogo Quintela desmascarou muito bem (eu, à minha curta medida, também já aqui o tinha feito), como a conversa escutada entre Luís Filipe Vieira e Valentim Loureiro não partiu de chamada do presidente do Benfica (coisa que ele agora escreve com todas as letras), mas sim do ex-presidente da Liga, o que faz naturalmente toda a diferença.
Esqueceu-se ainda que o presidente do Belenenses confirmou ter sido também consultado sobre a escolha do árbitro para o jogo em causa, e que essa (bem ou mal) era prática comum na Taça de Portugal (havendo também uma escuta relativa a uma final entre FC Porto e U.Leiria nos mesmos termos, que ninguém utilizou), como era o caso. Aliás, desconfio que MST (um verdadeiro especialista da superficialidade) nem saiba qual foi o jogo. É o que dá escrever e falar torrencialmente sobre assuntos de que pouco ou nada se percebe.

2) Durante semanas a fio, o programa “O Dia Seguinte” entreteve-se a analisar todos os encostos, sopros e picadelas de mosquito envolvendo jogos do Benfica, procurando – sem grande sucesso, diga-se – encontrar matéria para sustentar a teoria segundo a qual os encarnados estariam a ser protegidos pela arbitragem, para gáudio do insuportável Guilherme Aguiar (o mais sectário, venenoso e mistificador de todos os membros de todos os painéis televisivos).
Após um fim-de-semana em que uma arbitragem cobarde e sem personalidade quase afastou o clube da Luz da Taça da Liga, eis que o mesmo programa passou quase duas horas sem falar de arbitragem, para só no final, envergonhadamente, passar os lances a correr, já depois do moderador (um portista encapotado, que um ou outro texto denuncia) afirmar, sem se rir, que esta tinha sido uma jornada sem casos.
Eis um belo exemplo do tipo de informação desportiva que temos nas televisões. Eis a prova de que, tal como muitas vezes tenho defendido, o peso do Benfica na comunicação social é (“A Bola” à parte) desproporcionadamente inferior ao seu peso social.

3) Não tenho paciência para falar de túneis, e embora não esqueça o guarda Abel, não me recordo de ter trazido o tema para aqui. Devo contudo observar o seguinte:
- As imagens do túnel de Braga não mostram um único jogador do Benfica envolvido em agressões, sendo que Cardozo foi punido, e o Benfica acabou por ser eliminado da Taça de Portugal num jogo em que o paraguaio fez muita falta. Aliás, as imagens mostram é vários jogadores do Sp.Braga (Ney, Mossoró, Eduardo, Alan) a agredirem elementos do Benfica (entre eles Cardozo), antes ainda de entrarem no túnel, sem que tenha havido qualquer consequência.
- No jogo Benfica-Nacional não se passou nada. Ninguém se queixou a não ser Ruben Micael (e sem concretizar nada), com a credibilidade de ser já, nessa altura, um jogador apalavrado com o FC Porto.
- Quanto ao clássico, parece óbvio (pelas reacções de todos os intervenientes) que Hulk e Sapunaru, provocados ou não, agrediram membros do staff da Luz. A pena preventiva é absurda, mas segundo se sabe foi o FC Porto a propor esta regulamentação.
- Entretanto apareceram umas imagens de 2008, onde se vê, entre outras coisas, um funcionário do Porto a ser empurrado, e depois Helton, Raul Meireles e outros jogadores do Porto a saírem do balneário para tentar agredir alguém.
- As mesmas imagens mostram funcionários do Benfica a alinhar as câmaras de vigilância, procedimento absolutamente normal, e aconselhável em vésperas de jogo importante. A selecção destas imagens prova bem a intenção de quem as apresentou, que era a de concluir tratar-se de uma espécie de emboscada, como se fosse possível alinhar previamente as câmaras para o local onde Hulk e Sapunaru iriam perder a cabeça.
- Em conclusão, será importante que os jogadores do Benfica estejam preparados para as provocações de que vão ser alvo nos próximos jogos fora de casa, e saibam ter a frieza de lhes resistir. Temo que a Liga vá querer arranjar pretextos para compensar os castigos aos jogadores portistas, pelo que qualquer descuido será fatal.

10 comentários:

Anónimo disse...

A pena preventiva é absurda, mas segundo se sabe foi o FC Porto a propor esta regulamentação.

O FCP não propôs...votou foi a favor...de maneira a que, quando surgissem casos de processo disciplinar, as sentenças nao surgissem cirurgicamente na véspera de determinados jogos.
No entanto, a pouca vergonha é tanta, q para o CD da liga, vale tudo, desde q seja para levar as comadres ao colo!

Anónimo disse...

Só pq o Paulo Garcia, nao diz mal do FCP, já não é bom jornalista. So pq se limita a dizer na verdade aquilo q a maioria das pessoas pensa...mas q s escondem em algo q nem esses q tentam denegrir sabem muito bem o que...q até os tribunais "mandaram" toda uma cambada de aziados, esses sim, q tentam dividir o país, arranjar outro bode expiatório para as suas derrotas trágicas consecutivas, pq nas vitórias do FCP, já nao tem argumento.
Bons jornalistas sao as pinhoes, os bonzinhos, os manhas, os guerras, os goberns, todos esses fedorentos, q como este moderador, lateja um ódio vísceral e doentio contra o FCP. Esses sim...sao isentos, imparciais, honestos. Esta cambada de ressabiados, invejosos, de moços de recados, e testas-de-ferro de outros mafiosos de colarinho branco camuflados.
São estes os mesmos q tentam dividir o país, e depois vem armados em cavaleiros da paz. Atiram as acendalhas...pegam o fogo, e depois chamam os bombeiros! São todos da mesma laia, dos q atiram cobardemente pedras aos cidadões, pais de familia, ídolos e orgulho de uma nação...dos mesmos q tentam ganhar campeonatos à pedrada...q incendeiam autocarros...q guardam armas e drogas nas instalações da catedral da azia...dos mesmos q MATAM adeptos de adversários. São estes q são os bons! Os exemplos!
São estes q se vendem às filhas do presidente angolano a troco de euros...daí o petróleo.
Podiam era ir para terra dele...pq os principios de vida são de facto similares. Ódio ao próximo...e terrorismo...
A vossa hora está a chegar...........

Anónimo disse...

Caro LF, podia documentar a seguinte afirmação:

"como a conversa escutada entre Luís Filipe Vieira e Valentim Loureiro não partiu de chamada do presidente do Benfica (coisa que ele agora escreve com todas as letras), mas sim do ex-presidente da Liga, o que faz naturalmente toda a diferença.
Esqueceu-se ainda que o presidente do Belenenses confirmou ter sido também consultado sobre a escolha do árbitro para o jogo em causa, e que essa (bem ou mal) era prática comum na Taça de Portugal (havendo também uma escuta relativa a uma final entre FC Porto e U.Leiria nos mesmos termos, que ninguém utilizou)"

Obrigado

eduardo disse...

este tipo é, definitivamente (!!!!) louco!!!!
internem o homem!!!!

Anónimo disse...

o porto propos e votou a favor... o benfica absteve-se...

Anónimo disse...

o guarda abel é um mito inventado pelo gaspar ramos!

Benfcia - Orgulho,Honra,Gloria!!! disse...

Vai ser só espuma neste post!!

Mas fizeste bem,LF,será interessante ver as reacçoes contrarias.
Realmente,a pena preventiva é algo de absurdo,tendo ou não praticado os tais actos(que os praticaram!),deve haver decisoes celeres.Muito portista reclama que o CD tá a fazer o jogo do Benfica(mas que jogo?!Onde?!Quem?!Tretas enfim...)mas se perguntarem a qualquer benfiquista se acha alguma graça a isto,o mais provavel é ouvir isto:"Eles querem ver é se isto cai no esquecimento,quando decidirem a pena,que será ridicula,já está cumprida!É o costume!!".Portanto,a versão dos coitadinhos tambem não cola neste caso.Quero justiça e JÁ!!Não é daqui a 3 meses!
Como podem ver,o tunel de Braga,já caiu no esquecimento,depois de desmascarados nem abriram mais a boca.O Cardozo foi suspenso e o Leone tambem,injustamente,e no entanto os outros estarolas AGREDIRAM EM DIRECTO,ainda à entrada do tunel,com toda a gente a ver,em directo pra televisão,e ainda há quem tenha a suprema lata de dizer que aqueles dois bofardos do Ney e do Mossoró ao Cardozo não existiram.
É tudo uma cabala contra o Porto e o Salazar controla tudo através de um Blackberry que lhe foi colocado no caixão!Agora,venha dai essa espuma...

PS:E aquele belissimo espetaculo ontem,LF?
É lindo ver o NOSSO clube associado a iniciativas destas,é qualquer coisa de fantastico!
E o Shéu...ainda joga muito!! :)

Grande abraço

Editor deste blogue disse...

Só vou comentar o ponto 1. É exactamente isso que se nota na linha editorial deste blogue, portanto não sei de que se queixa?!

Anónimo disse...

esse Paulo Garcia é um paneleiro de todo o tamanho e feitio....

primo do veiga disse...

Para além de toda as verdades escritas no texto (e escritas ponto por ponto, para certos adiantados mentais perceberem) só tenho a dizer que ainda estou perdido de riso, após rever a foto do "guarda" abel.

Já quase me esquecia como aquele tronco é a imagem fiel do típico andrade, adepto assumidamente corrupto.

Grande LF!