JESUS NO BANCO, DEUSES NA RELVA E UMA EQUIPA DOS DIABOS

Já não há qualquer dúvida: aconteça o que acontecer em Braga, este Benfica de Jorge Jesus é uma super-equipa, que nos últimos vinte anos do futebol português só encontra termo de comparação no também soberbo FC Porto de José Mourinho.
É verdade que aquele confirmou com títulos a sua qualidade futebolística. Não sabemos ainda se o Benfica terá a mesma dose de sorte, se será capaz de manter os mesmos índices de confiança, se, enfim, materializará no fim da época todo este terramoto de bom futebol e golos que tem feito tremer o país desportivo, e que tem deleitado os seus, cada vez mais fiéis, adeptos. Além de que em 2003-04 o FC Porto não jogava sozinho, e o Benfica, como hoje se percebeu na actuação do fiscal-de-linha do lado dos balneários, tem ainda muitos adversários com que se confrontar dentro e fora do campo.
Não falo pois de resultados – esses só mais tarde poderão ser devidamente ponderados. Falo de futebol jogado, e nesse particular a comparação feita acima é a única que me ocorre.
Pelos mesmos motivos, não adiantará recordar que também na época passada, com Quique Flores, os encarnados mantiveram a liderança da Liga durante várias jornadas, lutando pelo título até à entrada do último terço da prova. Quem vê esta equipa e viu aquela, percebe bem as diferenças. Independentemente das classificações, mais do que o dobro, com Jesus joga-se o triplo ou o quádruplo do futebol que se jogava.
Muitos ainda esperam que o Benfica venha a ceder ao desgaste físico, e, mais cedo ou mais tarde, acabe por ver quebrado seu ritmo competitivo. Não excluindo tal eventualidade, diga-se todavia que a principal força deste Benfica não está no seu fulgor atlético, mas antes na superior classe dos seus jogadores, e numa organização táctica e estratégica que a sabe potenciar. O modelo de jogo do Benfica exige concentração e agressividade, mas nem sequer obriga os jogadores a correr em demasia: a maior parte das recuperações de bola é feita no meio-campo adversário, cabendo à arte dos criativos a tarefa de desequilibrar, e aos avançados a de finalizar. Será assim difícil que, depois de descoberto o segredo do cofre, este conjunto regrida o suficiente para pôr em causa a sua capacidade global enquanto candidato ao título. Em condições normais, teremos pois um Benfica fortíssimo até final da temporada, com todos os predicados exigíveis ao grande campeão em que ameaça vir a tornar-se.
A crónica ao jogo de hoje quase poderia ser decalcada da anterior, e da maioria dos 25 jogos (entre particulares e oficiais) já feitos nesta temporada. Um luxo, uma delícia, um regalo, um primor, são já palavras gastas. A continuar este estado de coisas, ao cronista não restará outra alternativa que não abandonar a prosa e enveredar pelo verso, mais de acordo, aliás, com aquilo que se vai passando no relvado da Luz.
Além de todos os adjectivos - que seriam sempre poucos para ilustrar a exibição encarnada - será de destacar a extremamente bem sucedida adaptação de Fábio Coentrão a lateral-esquerdo, abrindo esperanças de que possa residir nele a solução para o único problema posicional deste Benfica. Para já, nem Shaffer, nem César Peixoto (nem Duda, na selecção) fizeram melhor.
Sobre a arbitragem falarei na altura oportuna. Adianto apenas que há um penálti mal assinalado (sobre Aimar), uma expulsão perdoada ainda na primeira parte (a Patacas), e um golo mal validado (ao Nacional). Minudências face ao luminoso espectáculo que quase 50 mil pessoas tiveram o privilégio de usufruir.
PS: O clima vivido esta noite à saída do estádio foi indescritível, e só encontra paralelo nas últimas jornadas de 2004-05. Chegou-se até a ouvir o cântico "campeões, campeões...", o que, sendo prematuro, não deixa de ser revelador do estado de espírito dos benfiquistas.

66 comentários:

Reis disse...

Ao intervalo o resultado deveria ser 3-0!!!!

Mas enfim, quero ler o comenta a tripeirada!!

Peter disse...

Mais uma goleada que soube mesmo a pato porque fui aniversariante há uns dias atrás e o Benfica deu-me como prenda o bilhete de borla e mais uma exibição magnífica.Não há dúvidas o Benfica é avassalador, mas atenção esta arbitragem é o prenúncio do que aí vem, e basta ter visto o jogo no dragão que os roubos vão começar a intensificar-se.Já o ano passado foi o que foi o que vale é que este ano parece que temos equipa suficientemente boa para até isso superarmos.Carrega Benfica, em braga se marcarmos primeiro o braga tb leva uma goleada.

L. Rodrigues disse...

No lance do penalty sobre Aimar, é obvio que ele já vai em queda quando as pernas se encontram. O que não é óbvio, mas que dá para ver na foto que vem publicada sobre o lance num dos jornais, é que o defesa o está a "controlar" com a mão sobre o ombro.
Acho que é a esse contacto que Aimar responde. Se é falta ou não, é do capítulo das "intensidades".

LF disse...

A tripeirada não vai aparecer.

Aliás, aparecem cada vez menos, e cheira-me que com o decorrer da época isto vai ficar completamente limpo.

Anónimo disse...

Foda-se a tripeirada é campeã há 4 anos seguidos. Não liga a merda

Hugo disse...

Acho piada que quando passam por um óptimo momento estão sempre a lembrar-se de nós.

Anónimo disse...

Façam uma fotomontagem para justificar o mergulho do Aimar! "é que o defesa o está a "controlar" com a mão sobre o ombro" :) :) Fantástico!! Esta é das mais criativas!!
A controlar andam vcs outras coisas!!

Anónimo disse...

AH...E UM JOGUITO PÓ MERGULHADOR DO COSTUME, NÃO HAVERÁ?? AH, ESPERA, VESTE DE ENKARNADO...ESKECE!

Anónimo disse...

Até q enfim tem um treinador à imagem do presidente! Badalhoco e insurreto! O Rui Costa (esse sim, um senhor, plo menos fora do tunel), até deve corar de Enkarnado de vergonha!

Anónimo disse...

O que foi interpretado como uma provocação ao colega, não passou, afinal, nas palavras de Jesus, de instruções tácticas para a sua defesa.

«Se estiverem atentos à minha forma de me expressar em campo já podiam ter reparado que quando estou a falar com os avançados levanto dois dedos. Nesse caso, estava a falar para os meus defesas, eles sabem o que o gesto quer dizer. É para continuarem a jogar em linha, para tirarmos profundidade ao adversário. Por coincidência, foi a seguir ao 4-1», explicou.

Este artista deve pensar que toda a gente tem o QI dele! Mas do Autor do "O Fair Play é uma treta" nada mais se pode esperar.

Vitória do Benfica disse...

O Jesus deste Benfica
È o Jorge da ternura
Daqueles que semeia doçura
Mesmo na terra que fica

Na Terra da amargura
Na Terra para queimar
O futebol com pintura
O futebol de Aimar

(Jorge vem do grego e significa agricultor)

Vitória do Benfica disse...

O Benfica jogou lindamente e mais uma vez o Benfica mostrou o seu nível. Bem podem dizer o que quiserem os comentadores da Antena 1 se comparados com os da TSF.

O APV que quando lhe perguntam do 6 a zero ao monsanto diz que nada tem a dizer o Bruno de Carvalho que queria despedir Jorge de Jesus.

Fácil é agora apoiar o Benfica dificil foi aguentar 25 anos de sofrimento.

Ontem o estádio fez 6 anos e 842 pessoas que se fizeram socias desde quarta feira tiveram no relvado, as bancadas não deram grande relevância a este facto mas o dificil foi trabalhar e construir durante seis anos aquilo que agora estamos a ver.

LFV disse que tem um projecto de rádio Benfica, ainda bem que é assim. Primeiro porque vai dar um novo folego à rádio segundo porque os Benfiquistas vão deixar de aturar todos os maledicentes que procuram uma nodoa do tamanho de um alfinete num fato Armani.

Este Benfica é maravilhoso

Anónimo disse...

Não podemos condescender e aceitar a não existência de penalty sobre o Aimar. Deveremos realçar as imagens através da câmara atrás da baliza e acompanhar a mão do defensor do nacional nas costar do Aimar. Não se discute a "intensidade" mas que houve contacto isso houve. Logo penalty!

eduardo disse...

... se o benfica terá a mesma dose de sorte?... e que teve a sorte com as colhetias do SOBERBO PORTO de 2003 e 2004? tenha tento!...

eduardo disse...

ainda não ganharam; e se DEUS quiser, nada ganharão... falaremos de novo lá p'ra Maio; até lá.

angelodias disse...

Já cantam campeões? LOL.
Isso foi no fim do jogo de Futsal?
Os campeões são encontrados no fim e esse cântico só serve para passar um atestado de burrice a esses benfiquistas. LOL. Campeões ao fim de umas míseras jornadas.
O Aimar mergulha melhor que o Simão. Realmente é um artista!

LF disse...

Eduardo,

A sorte do Porto de 2004 foi, por exemplo, ver um golo limpo anulado ao Manchester em Old Trafford, que lhe permitiu ganhar a Champions.
Foi também a débil oposição de um Benfica ainda à procura da sua identidade perdida, e foi não ter lesões graves (excepto Derlei).

Isto para não falar de tudo o que se ouviu nas escutas do Apito Dourado.

LF disse...

Não sei o que quer DEUS.

Mas os deuses do bom futebol querem seguramente que seja o Benfica o campeão.

Que bom seria para o futebol espectáculo, para o futebol português e até para o país, ver uma equipa tão talentosa, e um clube tão popular, recuperarem por fim o seu lugar.

Já que a Justiça não fez o seu papel e deixou os batoteiros de anos e anos impunes, que seja o talento a castigá-los no campo.

LF disse...

Para já o Benfica é CAMPEÃO do bom futebol.
Até o Miguel Sousa Tavares já reconhece...

LF disse...

Vitória,

O poema é delicioso !
Tão delicioso como o futebol da nossa equipa.

xpto disse...

angelidolas, não voltavas cá só em Maio??!?

Ou já não te lembras do k escreves??
Deve ser da bebedeira...

Pelos visto os andrades andam nervosos, ou não fossem começar já apelar a Deus, para que o Benfica nd ganhe, como se pode ler aqui num comentário.

Com todo o respeito, espero que o LF escreva um bom post bem completo sobre a vergonha k se passou no Dragay, e o k ontem tentaram fazer ao Benfica.

Já parece o mesmo filme do ano passado!!!!

GC 1904 disse...

LF admiro imenso o seu blog e os seus textos mas peço que nao se refira aos portistas como tripeirada. Chame-lhes andradagem por favor pq eu sou do Porto(tripeiro de gema) e ainda ontem fiz 600 kms para ver o glorioso(esta epoca so falhei atenas e poltava). E como eu ha mts benfiquistas do Porto que semana a semana acompanham o nosso tao querido Sport Lisboa e Benfica.
Quanto ao jogo jogado é fantastico o que temos vivido esta epoca. Agora em Braga nem que seja uma goleada de um a zero. Venham eles!!

SAUDACOES GLORIOSAS,
VIVA O BENFICA

Peter disse...

Para o eduardo e o angelo dias tomem rennie que isso passa,preocupem-se com o vosso clube que só vence a roubar como tem sido nestes últimos 3 jogos.

eduardo disse...

Sorte, sorte é não ter um treinador CRETINO; isso sim; o resto, é sangue, suor e lágrimas; vocês ainda não ganharam nada, eis algo que devem manter bem presente; o bom futebol praticado é visível, não merece contestação, e não necessita do lacre de nenhum olho técnico, nem tampouco causa espanto; quanto ao resto, LF, a sua conversa é sempre a mesma, os temas e os argumentos são recorrentes, tem, ao fim e ao cabo, a postura que justifica e deu causa ao declínio vivido pelo seu clube ao longo dos muito últimos anos; afinal de contas, quantos anos (décadas?) necessita de recuar para se lembrar do benfica a jogar de jeito? é ou não é triste? pois é!.... barriga de misérias, eis o que vão tirando.

Migtilt disse...

Sem par.... como podem constar no blog http://pelofutebol.blogspot.com

Apareçam

eduardo disse...

ó Peter, de fraca memória; essas pastilhas têm sido as fieis amigas do seu maltratado estômago; deixe-se de bocas foleiras para cima do CAMPEÃO dos últimos muitos anos; por muito que você o resto dos lampiões vomitem e estrabuchem apitos dourados e afins; deixe-se disso.... tenha tino!

LF disse...

Eduardo,

O presente mostra que o Benfica é a melhor equipa portuguesa da actualidade.
O passado é quase todo nosso (mais títulos, mais taças, mais finais europeias)
Temos muito mais sócios (nos últimos 5 dias entraram mais de 800), muito mais adeptos.
Temos uma TV, um jornal, uma revista.
Praticamos mais modalidades, e temos mais títulos em quase todas elas.
Temos dois pavilhões, o maior estádio, um centro de estágio.


O que quer mais ?

O vosso tempo acabou. Isto é o princípio de uma nova era, onde a normalidade vai regressar ao futebol português: o maior clube coincidirá novamente com a melhor equipa.
Vocês ficarão lá em baixo a esgatanhar-se como fizeram em 80 dos 100 anos da história dos principais clubes portugueses, e de onde só sairam, temporariamente, graças aos meios mais obscuros.

Lamentem-se. É o fim !

eduardo disse...

LF NOSTRADAMUS?
nem o raio das últimas vitórias lhe leva a sanha?
acalme-se, homem;
quem não sabe perder não sabe ganhar;
quero lá saber dos seus números; que é mais isto, o maior naquilo, o primeiro em não sei o quê...
existe algo que nunca terá: porque quando era petiz fez a escolha mais fácil; a de ter afectos e ser adepto do clube que mais ganhava;... grande façanha! aliás, o que se passou consigo, sucedeu com grande parte dos portugueses, e explica os tais muito milhões; não sucede assim noutros países em que as raízes, a ligação espacial e e noção de pertença que incorpora, falam mais alto que os eventuais títulos ou o predomínio futebolístico;
mas, retomando, há um prazer, uma alegria única, que nunca terá: assistir, vivenciar, como me sucedeu, ao crescimento inexorável, ao percurso inigualável na afirmação interna e internacional de um clube de bairro; JAMAIS, LF, JAMAIS!....

Peter disse...

Ò eduardo tu viste o fcp-sertanense? tu viste o fcp-apoel?Tu viste o fcp-académica? Tu leste as escutas? Tu leste o fcp a admitir esses factos ou não? E ainda me pedes para eu ter tino!? Mais vale barrigas de miséria com dignidade do que riqueza com corrupção,tal e qual como adverti ao anónimo lê o ensaio sobre a cegueira.

P.S. Ao fim de vários comentários já conseguiste afirmar que o futebol do Benfica não merece contestação, hã sim senhor estás a evoluir qualquer coisinha, mas deve-te ter custado muito teres admitido isso, afinal o fucile diz que o fcp é a equipa que melhor futebol pratica em portugal (lol).É certo não ganhámos nada de concreto mas jogamos bem e isso dá-nos esperança e confiança, coisa a que tu não estás habituado.Aliás se o fcp tivesse a jogar da maneira como o Benfica joga andavas aqui a dizer que estava no papo e rumo ao penta,portanto deixa-te de falsos moralismos para cima de nós porque humildade foi coisa que os portistas nunca tiveram.

eduardo disse...

vou dizer-lhe mais; você não passa de um faccioso; não sei nem me interessa saber que frustrações carrega nem a natureza das mesmas; fortes serão, para que exijam a compensação da postura que invariavelmente assume no seu blog; sob a veste de um desportivista, não passará nunca de um faccioso; rio-me, acredite.

Jotas disse...

O título do post diz tudo.

eduardo disse...

ó Peter, não és adversário à altura; pede lá ao Cretino que te substitua;

LF disse...

Eu estou calmíssimo.

5-0, 6-0, 6-1,...
Acha que estou nervoso com quê ?????


Vocês é que parecem algo amedrontados.
Segundo me contaram, o Guilherme Aguiar ontem quase espumava pela boca....


Quem me fez benfiquista foi o meu pai. E agradeço-lhe muito por isso.
As primeiras memórias que tenho do Benfica foram derrotas por 5-1 com o Bayern, e 3-0 com o Sporting.
Não foi por ganhar mais ou menos, nem por ser fácil ou difícil.


Quanto a clubes de bairro, também tenho o meu: o Juventude de Évora.
Não fez afirmação internacional, mas por acaso também é azul e branco (o seu único pecado...).

eduardo disse...

está a ver? tem dois e não acertou em nenhum...
UM é o o meu número...

Anónimo disse...

Luis Fialho

profetiza o final do domínio portista que dura 25 anos pelo que aconteceu em 2 meses? a mim parece-me algo precipitado...

e outra coisa que reparo é que mesmo quando o benfica está a passar um bom momento, estão sempre a tecer comparações com o FCP. afinal quem é que vai dormir a pensar no adversário e acorda a pensar nele? por mim o benfica pode golear o que quiser, desde que não seja campeão e perca os dois jogos contra o FCP. a forma do benfica não se manterá no pico até maio (ou estão mesmo iludidos disso?), depois quero ver o que se vai dizer para aqui.

Brytto disse...

É claro que ainda não se ganhou nada, mas é mais que humano qualquer simples adepto se entusiasmar com uma equipa que joga assim... Já vejo futebol há muitos anos e não me lembro de um fenómeno como este, não dá para acreditar -até o Porto de Mourinho não era tão espectacular, ainda ontem me lembrei do fantástico Brasil de 82, para mim o melhor futebol que vi até hoje, e que nada ganhou, eis o meu receio. Até quando, é a pergunta que se coloca. Julgo que se não tivermos baixas de vulto, só o aspecto fisico nos pode tramar, não sei até que ponto é possível a um plantel jogar toda uma temporada com esta intensidade, mas calculo que não seja coisa fácil. Até lá, resta-nos regozijar com todo este futebol que a nossa equipa está a practicar.

Anónimo disse...

La para maio volto aqui para comemorar o penta...

xpto disse...

O eduardo anda nervoso...

Gosta de passar aqui num blog de Benfiquistas para mandar bitaites e apelar a Deus para k o Benfica não ganhe...

Mas o problema do eduardo e de outros tantos como ele, é simples! Ficou tão maravilhado com o vivenciamento das victórias do porto nos útimos, k simplesmente não aceita aquilo k já há uns anos para cá ficou conhecido, e para tantos outros adeptos, já há mt se sabia...

Os métodos menos lícidos do fc.porto!

Deste modo, afirma k o porto tem o "justo" campeão "...por muito que (...) vomitem e estrabuchem apitos dourados e afins..."

As escutas andam por aí... é só lê-las!!
No campo é a mesma coisa! Quem é k não consegue adivinhar as prestações de certos arbitros em certos jogos???

Só mesmo quem tem andado a viver debaixo de uma pedra!!

O "filme" deste fim-de-semana, com o porto a ser beneficiado e o Benfica a ser prejudicado, já está mais k visto!!

Responder ao pateta do eduardo e quejandos, é pura perda de tempo! Ele sofre de um complexo de inferioridade em relação ao Benfica, tal como o presidente do clube dele. Daí a sua presença constante neste blog a afirmar, como se possuídor de uma razão divína fosse, do vivenciamento das vistórias do porto, das não vistórias do Benfica, e de k o apito dourado é "bruxedo"!!

Os factos estão aí, interpretem-nos como quiserem!! Mas se acham k este blog é faccioso, têm bom remédio...


Pirem-se!!!!

joao pedro disse...

sou sportinguista ferrenho mas ando encantado com o futebol do benfica.
nao me identifico com o estado de apatia que atingiu o meu clube, e sei que se o sporting e o benfica cooperassem o porto nao teria hipotese. mas nao vejo hipotese dessa cooperaçao acontecer. assim sendo espero que o benfica seja campeao (uma vez que nao vejo o meu clube com essa força) para esses merdas portistas (gente arrogante, cega, que nao consegue admitir toda a merda em que o pc envolveu o fcp) engolirem a sua soberba. sei bem do que falo, vivi no porto 7 anos - linda cidade com tao fraca gente (salvo honrosas excepçoes)!! cumprimentos

Vitória do Benfica disse...

O Coentrão dá o mote
E o Di Maria o toque.
O Jesus faz o sinal
Que não é da cruz afinal

È pró Cardozo marcador
Seguir o Luisão, demolidor
Futebol com educação
È o nosso pois então

LF disse...

Anónimo,

Se o campeão em título é o Porto, acho natural que se tenda a comparar o Benfica com ele.

LF disse...

João Pedro,

Provavelmente pensa assim porque viveu no Porto.
Não creio que seja a opinião maioritária entre os sportinguistas.

LF disse...

Vitória,

Mais uns lindos versos.

Muitos parabéns pela veia poética, mesmo sabendo que os "musos inspiradores" têm ajudado bastante ;)

Peter disse...

Tens razão eduardo não estou á tua altura até porque o teu nível é muito mais baixo,aliás o nível médio de 1 adepto portista é esse.
As melhoras.

LF disse...

Brytto,

O Porto de Mourinho não era tão espectacular, mas era uma máquina de guerra bem afinada, extremamente sólida e consistente.
Era uma equipa diferente, mas a sua afirmação no campeonato, com muitas vitórias e exibições de grande nível, assemelhava-se à que o Benfica está a conseguir fazer.
Este Benfica é mais espectacular e mais goleador. Veremos se conseguirá ser tão consistente.


O Brasil de 1982 delicou toda a nossa geração.
Era uma equipa de artistas, embora tivesse pontos fracos (nomeadamente o guarda-redes) que a derrotaram.
Foi a última das equipas representativas de um futebol sem grandes preocupações defensivas, voltado para a magia e para o espectáculo.
Mas era uma equipa algo naif em termos tácticos, coisa que acredito Jesus não deixe acontecer no Benfica.
Além de que esse Brasil perdeu numa eliminatória. Num campeonato por jornadas acredito que, mesmo com as suas fragilidades defensivas, se tivesse tornado campeão do Mundo.


Não me parece que o Benfica de Jesus corra muito, e pratique um futebol particularmente desgastante sob o ponto de vista físico.
Eu já o tinha dito, mas Luís Freitas Lobo fala disso hoje em "A Bola".
É uma equipa que vive da organização táctica e do talento dos jogadores. Não faz transições rápidas, e mantém a posse de bola perto da área do adversário sem ter de descer muitas vezes ao seu meio-campo.
Vemos frequentemente Aimar e Saviola, por exemplo, a jogar a passo, embora sempre bem posicionados.
Não será por aí que a coisa vai ruir.

O perigo são as eventuais lesões (Cardozo ? Aimar ? Javi Garcia ? Luisão ?), as arbitragens maioritariamente hostis, e a promiscuidade entre vários clubes e o FC Porto (que lhe facilita jogos e dificulta grandemente os do Benfica, nos quais há fortes rumores de haver dinheiro por fora).
E de dois ou três resultados negativos consecutivos pode surgir uma quebra de confiança que, num clube tão pressionado para vencer, pode ser problemática de gerir.

Mas confio em Jesus e na qualidade do plantel.


É importante que os jogadores mantenham os pés no chão. Têm de continuar a encarar cada jogo como uma final, não diminuindo os seus graus de concentração competitiva.

Mas os adeptos podem e devem rejubilar.
O futebol é para ser uma festa e para nos dar alegrias. Não há que ter vergonha de entrar em euforias.
Não se paga nada por isso.

Anónimo disse...

Caro Luis Fialho

Não comparou o benfica com o FCP campeão, comparou os dois meses que leva esta época com os 25 anos em que o FCP foi a melhor equipa portuguesa. E é isto que eu acho um pouco exagerado; relembro que o benfica para já ainda não ganhou nada; acho perfeitamente natural que embandeirem em arco e pensem que vão ganhar tudo nesta fase (todos os adeptos de todos os clubes o fazem), mas a verdade é que dizer:

"O vosso tempo acabou. Isto é o princípio de uma nova era, onde a normalidade vai regressar ao futebol português: o maior clube coincidirá novamente com a melhor equipa.
Vocês ficarão lá em baixo a esgatanhar-se como fizeram em 80 dos 100 anos da história dos principais clubes portugueses, e de onde só sairam, temporariamente, graças aos meios mais obscuros.

Lamentem-se. É o fim !"

roça o mau-gosto. será que foram meios obscuros que fizeram o FCP tornar-se duas vezes campeão europeu, duas vezes campeão intercontinental, vencedor uma taça UEFA? Repare Luis Fialho, que o benfica teve uma ajuda escandalosa no terceiro e no quarto golo, mas mesmo assim os benfiquistas querem que toda a gente lhes bata palmas e se curve. O senhor desvaloriza o melhor currículo europeu português (porque no final das contas contam os troféus e não o número de finais) e não dá o mínimo mérito a essas conquistas!

Quanto ao senhor sportinguista que comentou aqui: o meu é sportinguista e vive no Porto desde a década de 60, apesar de se penitenciar ambos os seus filhos serem portistas, nunca teve o mínimo conflito devido à sua divergência clubística e o mínimo problema em qualquer momento da sua vida. Se eu fosse trabalhar para Lisboa trabalhar, sendo associado e adepto do FCP, de certeza, que não me iriam bater palmas sempre que o FCP ganhasse um jogo ou um título. Se eu fosse para Lisboa viver dizendo mal da cidade e das gentes e a dizer "o Porto é que é bom para viver" de certeza que não me sentiria integrado e que as pessoas não teriam grande gosto em me receber. Se o senhor veio para cá à espera de ser especialmente bem tratado por ser lisboeta e sportinguista é porque não percebe que Portugal é mais que Lisboa e que os portuenses (independetemente da cor clubística) têm muito orgulho na sua cidade e na sua história. Olhe, digo-lhe mais: apreciar a cidade do Porto não é para quem quer, é para quem (entre muitas outras coisas) entende a nossa forma de pensar, quem aprecia a simpatia única dos portuenses e de quem não gosta de ter tudo de mão beijada! Só o facto de os lisboetas no geral, confundirem Porto-cidade com Porto-clube, constata bem o vosso desconhecimento (e o facto de não quererem saber) relativamente à nossa cidade.

E para finalizar, digo que gosto muito de Lisboa, mas seria incapaz de lá viver. Acho que cada um deve estar onde se sente bem e tenho a certeza que lá não me sentiria em casa.

Anónimo disse...

Luis Fialho eu não lhe peço que seja imparcial, peço que não faça de toda a gente estúpida.

À equipas que têm boas relações com o FCP e que contam nos seus planteis com vários jogadores emprestados, mas dizer que há maior facilitismo e tranferências de dinheiro é já estar a arranjar desculpas para algo que eventualmente pode vir a acontecer.

E o Setúbal que no dia que foi à Luz tinha assinado (pelo menos) um jogador emprestado pelo benfica? e o belenenses, quantos emprestados tem do benfica e quantos tem do porto?? Pois, nesses casos já não há facilitismos é só talento. Tenha alguma seriedade por favor...

eduardo disse...

ó João Pedro, oxalá os sportiguistas que o conhecem selem sob betão a sua boca fétida...

eduardo disse...

PARA O SUPERPATETA (XPTO):
Palhacito:
1.
então não viste os dois golos da Académica precedidos de mãos na bola?
2.
então não viste a falta claríssima que antecede o golo do Rio-Ave, com claro prejuízo do Braga e beneficio do Benfica?
3.
Nervoso andarás tu, depois de tantos anos à míngua, andas com cataclismos pré-orgásmicos, pois bem vistas as coisas, ainda nada ganhaste e, já sabes: SE DEUS QUISER.....
4.
pede ao CRETINO que te substitua, jogas pouco.

Nuno Figo disse...

Caro LF,

Tenho andado longe do blogue, mas continuo a ir ao estádio.

Não gosto de cantar antes do tempo e julgo que, como em quase tudo na vida, deve haver ponderação.

O Benfica está a jogar muito e está na frente. Os resultados e a tendência jogam a seu favor.
Mas há muito campeonato pela frente e muitos obstáculos difíceis por ultrapassar.

Já no fim-de-semana, mais uma "final", com o Braga. Em Dezembro, o FCP.

Até lá, contenho-me. E mesmo depois, se correr bem, contenho-me mais um pouco. O caneco festeja-se no final.

Para já, concordo em festejar o FANTÁSTICO futebol que jogamos. E isso ninguém nos tira.

Vemo-nos no estádio!

Vitória do Benfica disse...

Caro Luis
Muito obrigado pelas suas elogiosas palavras

Sim é verdade são estes passos magistrais dos nossos jogadores e ainda mais ver oS TREINOS que mais parecem uma coerografia da Pina Baush que me fazem versar, se calhar por este andar, não encontro como retratar. (Tenho de chamar o Sebastião Salgado)

joao pedro disse...

LF, penso que os adeptos benfiquistas tb nao aprovariam a uniao de que eu falo.

o sr anonimo, eu sou de biseu (lol), nao sou de lisboa. quer falar de centralismo?! lol
entao mas faz sentido na sua cabeça eu pensar que ia ser melhor tratado no porto por ser sportinguista?! nao tem logica nehuma isso que disse, é de rir!!! eu sei bem com o que contar.
nao me venha é ca pregar a ladainha do norte é que é bom, e que as pessoas sao muito simpaticas, porque isso é tudo uma treta. alias, ja nao me serviram num restaurante na ribeira assim como a um amigo meu benfiquista quando o murcão do patrao perguntou ao meu amigo qual o seu clube. eu conheço bem essa "simpatia" do norte. nao passa de um regionalismo cego e bacoco (aumentado de uma forma exponencial desde que o pc é presidente do porto, como forma de instigar as massas ignorantes contra tudo o que é do sul) e um complexo de inferioridade mal resolvido. existem provas mais que suficientes que o pc EFECTIVAMENTE corrompeu arbitros e adulterou resultados - que so neste pais de corrutos nao chegam - e mesmo assim continuam a clamar que nao, que são tudo invençoes dos "papoes" do sul para prejudicar o porto. isto nao é so cegueira, e tb burrice.

o eduardo: volta para a toca e se te cheira mal é porque tens o nariz muito perto da boca.

xpto disse...

Ó eduardo, andas nervoso...

Não fiques assim... Olha k isso não te faz nd bem!

Permite-me k te diga k escreves bem, mas não escreves nd de jeito!!

Sim eu vi os golos da Académica, mas tambem vi o bruno alves cometer grande penalidade, sem ser assinalda pelo arbitro!!
Vi dois golos em fora de jogo, marcados pelo porto...
E não vi o bruno alves a ser expulso ao 63', depois de mais uma agressão, antes do 1º golo do porto!!

Viste isso eduardo? Ou estarias tu a falar com alguem ao telefone como o "fussile", ou estarias tu a olhar pro chão??

Vi a falta que dá origem ao golo do Rio-ave... mas viste tu o braga a ser beneficiado contra o maritimo ou sporting???

Beneficio do Benfica, eduardo?? Referes-te ao golo irregular do nacional, ou ao golo mal anulado do Benfica, k desfazia o empate??

Não percebi esta tua resposta, trazendo estas questões à ribalta... Não tens por onde pegar...

Olha eduardo, eu não nd nervoso, pois eu mantenho a postura k o Nuno Figo mantém...
Vibro com estas victórias sim... isso naturalmente k sim, o futebol é bom, os golos são muitos, mas só vamos na 8ª/9ª jornada!!

Não é novidade nenhuma quando afirmas k o Benfica ainda nenhum título ganhou... Acho k qualquer Benfiquista sério e preseverante e atento, sabe isso!!

A única coisa k o Benfica é ganhou foi uma equipa!!

"...pede ao CRETINO que te substitua, jogas pouco." - Enfim, é simplesmente o pateta a falar. Não se pode esperar muito...

eduardo disse...

XPTO,
porque insiste no tema? Nada nem ninguém vence tudo sempre, para isso estamos sempre preparados; que nervos poderão surgir depois de tantas e repetidas glórias? O FCP já me deu mais alegrias desportivas (falo de fubebol e das muitas outras modalidades) do que alguma vez podia sequer imaginar; not in my best dreams....; o FCP é um caso único de EXCELÊNCIA, fruto de competência, empenho, profissionalismo, algo que, no íntimo,todos reconhecem, mas que nem todos têm coragem de expressar, algo que ninguém jamais apagará, não obstante o vosso habitual discurso dos apitos; custa-vos, eu sei, tira-vos a tranquilidade, a alegria, a vitalidade; fazem mal em levar a coisa tanto a peito; sabe? ao longo destes anos fui rindo do desnorte, verdadeiro expoente do "sem rei nem roque" em que o Benfica se tornou.... culpa de quem?
crê mesmo no que afirma? a agitação, a histerira e a incontinência são vossas, bem espelhadas nos vossos discursos (a que não escapa o moderador deste blog, que já decretou as cinzas para uns e a Fénix para outros); a v/ falta de humildade e a constante arrogância são as v/ imagens de marca, percam ou ganhem;
mas a histeria é também dos media que, de cor garrida vestidos, investidos e travestidos, sedenta de vender, vendem a isenção e a imparcialidade ao criador;
quanto ao resto, descuide: cá estarei para vos felicitar pelo título, se o conquistarem;
afinal de contas, isto é apenas futebol; na vida há coisas bem mais importantes onde despender/investir energias;

xpto disse...

oh eduardo... és uma bela treta!

A tua "manha" conheço eu bem!

Chegas aqui ao blog, como sempre, com a tua azia a guiar a escrita desses teus dedos... é Deus que se quiser impede k o Benfica ganhe o campeonato, é o LF k é faccioso, enfim o costume.

Levas com as bocas, e lá respondes tu muito zangado, lançando umas perguntas.

Levas com a resposta, e o k fazes tu? Lanças o descurso moralista do andrade justo e imparcialista. Foges às questões k lanças, só mesmo para não teres de caír no ridículo!

"...o FCP é um caso único de EXCELÊNCIA, fruto de competência, empenho, profissionalismo, algo que, no íntimo,todos reconhecem, mas que nem todos têm coragem de expressar..."

Acreditas mesmo k será só isto eduardo??

Poupa-me eduardo... Poupa-nos!!!

"...isto é apenas futebol; na vida há coisas bem mais importantes onde despender/investir energias;"

Delícioso!! Ressabiado, lá passa ele por aqui quase todos os posts, no entanto, ele no fundo não dá lá mtuita importância a isto!!

Quem não te conhecer, que te compre eduardo.

É por estas e por outras que volto a repetir: "Responder ao pateta do eduardo e quejandos, é pura perda de tempo!"

eduardo disse...

ó XPTO, deves estar demasiado habituado a levar da tua mulher, serão muitos anos, por certo, por isso desconfias quando te pretendem tratar com dignidade:

Gostas mesmo é de levar; toma lá, com o devido pedido de permissão ao "reflexãoportista":A comunicação social, afecta na sua esmagadora maioria aos encarnados, está em êxtase. O clube do regime “esmagou”, “triturou”, “mastigou” o Nacional por 6-1 e, beneficiando dos dois pontos deixados pelo Braga em Vila do Conde, atingiu a liderança do campeonato. Nesta história não entram árbitros, nem o “Sistema” e muito menos há problemas relacionados com a verdade desportiva e a credibilidade do futebol português. Como que por magia, tudo é apresentado como se fosse um conto de fadas.
E, contudo, a história do SLB-Nacional poderia ter sido outra...

43': "Aimar entrou a pés juntos sobre Patacas, protagonizando conduta violenta e justificando cartão vermelho que o árbitro mandou às urtigas", Jorge Coroado

48': "Não há falta de Felipe Lopes, mas antes simulação de Aimar, a quem devia ser exibido o cartão amarelo", Rosa Santos

Pois é, mesmo que o árbitro não tivesse expulso Aimar pela entrada violenta que protagonizou aos 43 minutos, o mínimo seria o cartão amarelo e, portanto, teria de o fazer por acumulação aos 48 minutos. Assim, numa altura em que o SLB estava a vencer tangencialmente, em vez de se ver reduzido a 10 jogadores e ter de jogar a 2ª parte toda com menos um, viu-se a ganhar confortavelmente por 3-1. Em contrapartida, no início da 2ª parte o Nacional já tinha metade (!) dos seus jogadores de campo condicionados... perdão, amarelados (28' Edgar Costa, 32' Patacas, 39' Rúben Micael, 47' Mateus, 48' Felipe Lopes).

63': Saviola marca o 4-1, após um contra-ataque precedido por uma falta clara sobre Rúben Micael

«Manuel Machado, por sua vez, não escondeu a frustração pela forma como a equipa sofreu o 4-1, queixando-se ao quarto árbitro, Luís Reforço, de uma falta sobre Rúben Micael, que ficou deitado no chão. No momento do quarto golo, Jesus mandou Rúben levantar-se e não perdeu a oportunidade de picar o inimigo Machado, fazendo um gesto com a mão para o banco do Nacional mostrando quatro dedos»
in O JOGO, 27/10/2009

85': Patacas vê o segundo cartão amarelo e é expulso.

"Patacas corre atrás de Amorim, e não se nota qualquer infracção do jogador do Nacional. Foi exibido indevidamente o segundo amarelo a Patacas.", António Rola

Se até António Rola (ex-assalariado do SLB) o diz, não é preciso acrescentar mais nada.

O 5-1 foi marcado no minuto seguinte ao Nacional ter sido indevidamente reduzido a 10 jogadores e o 6-1 final, obtido em tempo de descontos e novamente de penalty (Cardozo ameaça bater o recorde de penalties de Jardel alcançado em 2001/02), foi já com o Nacional reduzido a 9 jogadores.

"Ao intervalo estava 2-1, analisem tudo o que se passou na segunda parte. O penalty sobre Aimar não existiu e no quarto golo houve falta sobre mim. A segunda parte fica para vocês, jornalistas, comentarem o que se passou. Quando estamos em campo e vemos aquilo que se passa, é muito complicado."
Ruben Micael, médio do Nacional

"A segunda metade não abona o futebol. O penalty que dá o 3-1 e a falta grosseira sobre o Ruben Micael, que dá o 4-1, acabaram com o jogo. Depois, com menos um e menos dois, eles marcaram seis e até podiam ir por ali fora."
Manuel Machado, treinador do Nacional

2 penalties + 2 expulsões + 8 cartões amarelos para jogadores do Nacional.

Esta é a outra história, aquela que não interessa à comunicação social encarnada e que, por isso, não dá origem a capas de jornais, a fóruns de opinião ou a acalorados programas televisivos com convidados escolhidos a dedo.

eduardo disse...

ó XPTO: sim, tu, anda cá, deixa lá que a tua mulher não nos ouve, anda cá um segundo: toma lá:
Ainda com o tal pedido de permissão:
"Parafraseando um conhecido anúncio televisivo, é caso para questionar: poderia o SLB ganhar sem as sucessivas ajudas das arbitragens?
Podia, mas não era a mesma coisa..."

É assim que tu gostas, não é?
ai, esta mulheres

eduardo disse...

não percebes, XPTO, que tens vivido no limbo do saudosismo;

que importa que tu e outros tragam listas infindáveis de presenças em finais, meias-finais, quartos, oitavos, dezasseis-avos,... nano - micro - micro... etc, etc, QUEREM QUER SABER DISSO? As finais ganham-se, não se perdem; devia ser motivo de vergonha, e não de júbilo, recordar os fracassos, pois finais perdidas disso não passam.

Para a História passam os vencedores, não os vencidos; dos vencidos - fracos - não reza, como bem sabes, a história; quem deles se lembra? apenas os próprios;
Queres uma imagem à tua medida? Os testículos também participam; no entanto... queres um desenho?


o FUTEBOL CLUBE DO PORTO tem mais do dobro dos troféus internacionais do que o teu clube: UMA Taça dos Campeões, UMA Liga dos Campeões, UMA Taça Uefa, DUAS Taças Intercontinentais; Que mais queres tu? Achas que o Benfica é termo de comparação? Só se fores o que até arriscas aparentar: NÉSCIO

e, "prontos", lá me fizeste perder tempo precioso; um a zero para ti.

xpto disse...

Boa eduardo... muito escreves, mas nd de novo acrescentas.

A única coisa de novo, que afirmas nos teus comentários, é o facto de me chamares homosexual. Algo de muito original, devo dizer porque ninguém se insulta assim na internet.

No 1º comentário relatas tu, os acontecimentos do Benfica-nacional... Mas só os relatas a partir do 43' min...

Estranho, não faltará aí nd?
Um golo irregular...
Um golo mal anulado...
Uma expulsão do patacas, ainda na 1ª parte...

Essa falta sobre o ruben micael não existe! http://www.youtube.com/watch?v=LWv5qa2e86g&feature=player_embedded - observa e verás que não existe... bom quer dizer, não deverás ver coisa nenhuma, pois como até agr tens andado armado em parvo, ficarei muito admirado se não vires falta nenhuma!

Em suma, ao intervalo, o resultado devia estar em 3-0. Mas tu tendes a ignorar esse facto, tal como qualquer andrade ignora as escutas do apito dourado...

Aliás, tenho a impressão k há uns tempos por aqui passas-te a pedir as escutas telefónicas... Alguém as publicou aqui, e deixas-te de aparecer... enfim não importa.

Como é k te podes achar com parcialidade o suficiente para discutir lances de futebol ou casos de jogo, qd não fazes o mínimo esforço de despir a camisola?? Meu deus k palerma!!

No 2º comentário voltas a insultar!
K requinte de comentário...

No 3º comentário la voltas tu a assumir aquele papel de andrade orgulhoso, k pensa k os benfiquistas são uma especíe de estirpe, pois eles é k inventaram o apito... E k não é possivel comparar o porto com o Benfica...
blá blá blá!!!

Epa não arranjas nd de novo para escreveres? K santa paciência, é sempre a mesma história!

"Achas que o Benfica é termo de comparação? Só se fores o que até arriscas aparentar: NÉSCIO"

k mimo... está muita boa, está.
Pobre pateta...


P.S.: Da próxima vez, para além de mim e da minha mullher, insulta também os meus familiares, e os da minha mulher. Não te esqueças de ninguem...

Anónimo disse...

gostaria de saber aonde para o aurelio burrinho faz tempo que nao o vejo por aqui,sera que foi visitar o seu amigo madeirense padre frederico,leva gel

eduardo disse...

Tens razão em estar desapontado, XPTO;
tive um esquecimento imperdoável:
UMA Supertaça Europeia.

Lá me fizeste perder mais um tempito;

dois-a-zero para ti; já pareces o Benfica a massacrar.... bolas!.....

eduardo disse...

consequentemente, sanada a omissão, devo, em nome da coerência, rectificar:

O FCP tem o TRIPLO dos troféus internacionais do Benfica!....


e, "prontos": trêzazero";
estás imparável

xpto disse...

Carrega eduardo!!!!

Vira o disco e toca o mesmo!!

Não sei o porque de tantos comentários...
Não é por encheres aqui a caixa de comentários, k passas a ser dono da razão!

Por este blog, passas sempre para mandar o Bitaite.
De arbitragens, a sério, já vi k não queres falar.
O apito dourado é invenção!!
Quem faz batota é o Benfica, para não ganhar campeonatos...

Não há paciência!

Estou farto de escrever k os factos andam por aí...

Preferes ignorar os factos, e andar por aqui armado em bronco, a utilizar insultos "baratos" sobre a homosexualidade...

Td bem... A ignorancia e a estupidez também são uma opção de vida!

Quanto à comparação do porto com o Benfica, faço minhas as palavras do LF:

"O presente mostra que o Benfica é a melhor equipa portuguesa da actualidade.
O passado é quase todo nosso (mais títulos, mais taças, mais finais europeias)
Temos muito mais sócios (nos últimos 5 dias entraram mais de 800), muito mais adeptos.
Temos uma TV, um jornal, uma revista.
Praticamos mais modalidades, e temos mais títulos em quase todas elas.
Temos dois pavilhões, o maior estádio, um centro de estágio."

Estou farto de me repetir...

Se quiseres, para mostrares k tens razão, podes ser o último a falar, porque eu já não tenho paciência para continuar discuções com anormais, que recusam qq tipo de isenção, na hora de descutir futebol.

Simplesmente é tempo perdido...

Peter disse...

Realmente este eduardo tem mesmo baixo nível e é ordinário,caro LF não sei como é que tolera este tipo de ofensas no seu blog, crítica e discordância sim senhor agora insulto gratuíto não.Há que elevar o nível.

Nuno Figo disse...

Concordo com o Peter. Estes comentários deste tal eduardo não são aceitáveis.

Discordar, é um direito.
Discordar de forma cega, é burrice, mas um tipo aceita (afinal, pobres coitados, ao fim de 30 anos a ser liderados por um corrupto condenado, é de esperar que tenham uma ideia toldada da realidade).

Agora ofensas gratuitas e estapafúrdias...

Mas admito que tem razão este eduardo quando diz que o porto é superior ao Benfica em alguns pontos...
Em condenações por corrupção desportiva, dão-nos baile.
Em escutas telefónicas que provam ter havido "contactos reprováveis" com agentes do futebol, também ganham 15-0.
Em agressões e tentativas de agressão a treinadores e jogadores do seu próprio clube, também goleiam.

Têm, de facto, razões para se orgulhar.


Adiante, também eu já gastei tempo demais com este totó.

É deixá-los falá-los que eles calarão-se-ão.

eduardo disse...

ó XPTO, és o maior!!!!
longe de mim querer contestar-te;
o clube do meu coração é um clube de bairro; não chega a ser de cidade;
e é precisamente por isso que tenho O MAIOR ORGULHO DO MUNDO em vibrar com o FCP;

para um clube de tantos milhões, em que tudo o teu é maior e melhor que o meu, não tens feito grande merda; vê lá que é preciso recuares 40 anos para te recordares de um troféu dos que verdadeiramente contam; serias nascido, ao temo? e se nascido eras, já saberias o que era o futebol? Sabes lá o que é vibrar com tais vitórias; e algo me diz que não irás saber.....

és um verdadeiro terminator: "quatrazero"; estás quase tão eficaz quanto CRETINATOR....

manda sempre;