A TÁCTICA, AS VIRTUDES E OS ASPECTOS A MELHORAR

Não é um losango, mas antes um 4-1-3-2, ou melhor, um 4-1-3-1-1, pois a mobilidade de Saviola fá-lo recuar frequentemente até à última linha do meio-campo.
Se Ramires é meio interior, meio ala, Di Maria sempre foi, e continua a ser, um extremo puro. Essa é uma das poucas contradições da equipa, pois é justamente à esquerda que reside também o lateral mais ofensivo, o que por vezes destapa o flanco.
Javi Garcia preenche toda a primeira linha do meio-campo, libertando Aimar para se ocupar exclusivamente da construção do jogo ofensivo. Como reagirá a equipa à sua ausência? Os próximos dois jogos darão a resposta.
Principais virtudes: criatividade e fluidez do meio campo para a frente, bolas paradas, eficácia dos avançados, e atitude competitiva revigorada, para além de um banco de luxo.
Principais fragilidades: corredor esquerdo permeável, e algum défice de capacidade de choque de muitos dos principais jogadores - o que talvez explique as dificuldades encontradas diante de defesas mais fechadas e agressivas.
Conclusão: indiscutivelmente a melhor equipa do Benfica dos últimos anos, superiorizando-se claramente ao FC Porto no aspecto criativo/ofensivo, equivalendo-se-lhe na capacidade de pressão em zonas adiantadas, perdendo contudo para os dragões em consistência defensiva e poderio atlético.

6 comentários:

L. Rodrigues disse...

Eu até não achava disparatado, na ausência de Javi, colocar lá o David Luiz.

Jotas disse...

Concordo contigo, também acho que o Benfica joga em termos ofensivos num 4132, mas quando defende, transforma-se num diamante, com Saviola e Cardozo a pressionarem o defesas que trazem a bola, Di Maria e Ramires a fecharem mais por dentro.
Também julgo que é no lado esquerdo defensivo que o Benfica defende menos bem, mas Schaffer, desde que chegou ao Benfica, tem melhorado muito e David Luiz, tem sabido dobrar muito bem o seu companheiro e quando david caí para a esquerda, repara que Javi, vem colar a Luisão, tapando a zona central, Javi é mesmo a chave de todo o processo defensivo.
Julgo que o espanhol não vai jogar com o Leixões, jogando Amorin, o qual tem mais caracteristicas de 8 do que de 6 e o Benfica pode ter aí algumas deificuldades.
Vamos ver, até porque uma coisa que se tem notado é que jogue quem jogar, todo o plantel, parece ter assimilado bem este modelo de jogo e jogue quem jogar, parece que sabe o que tem a fazer em campo.

Vitória do Benfica disse...

Eu gosto do Weldon, não sei o carlos Martins, tenho pena do Miguel Vitor não jogar.

Pois o futebol do FCP é um futebol de intimidação e de poderio atlético só se for porcausa do rapaz que fazia muitas fitas lá para o Japão e que este ano está uma sombra. O Bruto Alves também faz das dele por todo o lado. Eu estou como o RAP não consigo fazer comparações com aquele futebol que cheira a Sicilia.

E já agora quem viu o palito do Dias Ferreira no Dia Seguinte. E é este homem irmão da candidata a primeira ministra e a mais alta figura do Sporting

chefe disse...

Não concordo que o lateral esquerdo é o mais ofensivo... basta estar atento aos ultimos jogos e perceber que o direito sobe muito mais vezes que o esquerdo, sendo que este cada vez tem ficado mais atrás, ao contrário do que sucedia há umas semanas. Claramente ordens de JJ

Anónimo disse...

Há 2 horas foi colocado no youtube um filme sobre o Benfica.
Espectacular.
Pesquisar no youtube por:
Benfica meu eterno amor

Anónimo disse...

Recomendo a todos que gostem do Benfica a ver este video "Benfica, Meu eterno Amor" é espetacular,espetacular, fez-me chorar, não tenho vergonha de o assumir...

É com estas palavras de esperança, de UM Homem de 90 anos que faz o NOSSO BENFICA GRANNNDE...

BENFICA SEMPRE.....