O MELHOR BENFICA EM 20 ANOS

O Benfica não iniciava tão bem um campeonato há justamente 20 anos.
É preciso recuar até 1989 - ano em que o muro de Berlim estava a cair, não havia telemóveis e muito menos internet - para descobrir, à 5ª jornada, um princípio de época mais imponente que este (também um empate, mas 22 golos marcados). Brilhavam na altura Valdo, Vítor Paneira e Magnusson (na sua melhor temporada na Luz), e essa equipa haveria de estar presente alguns meses depois na final da Taça dos Campeões Europeus, em Viena, diante do Milan.
Desde então, só em 4 ocasiões o clube da Luz igualou em pontos o registo desta época (a última das quais em 2004-05, ano do título com Trappatoni), mas em todas elas apresentava pior diferença de golos que os 16-3 de agora. Um pleno de vitórias nas 5 primeiras jornadas não se vê desde 1982, quando Eriksson acabava de chegar à Luz.
Se juntarmos os números à qualidade do futebol, temos pois muitos motivos para acreditar num Benfica renascido, na senda daquilo que foi a sua gloriosa e centenária história.
Por alguma coisa os estádios têm enchido e, a acreditar em "A Bola", já lá vão 4 milhões de euros em receitas de bilheteira - praticamente o equivalente uma presença na fase de grupos da Liga dos Campeões.
E se o Benfica continuar a vencer, avisam-se desde já os rivais: a sua força será imparável.
A um nível de que os mais velhos ainda se recordam, mas que os mais novos nunca conheceram. Nos relvados, nas bancadas e na tesouraria.

21 comentários:

BoyGenius disse...

SLBenfica - Atl Madrid 57.462
SLBenfica - ACMilan 62.342
SLBenfica - Maritimo 54.103
SLBenfica - Vorskla Poltava 34.177
SLBenfica - V. Setúbal 40.915
SLBenfica - FC Bate 34.953

Julgo mesmo que estarão aqui bem mais que 4 milhões!!

Estamos certamente lançados!!

Nuno Figo disse...

Caro LF,

(rimando apenas por acaso)
O meu receio... são as forças de bloqueio.

Um Benfica forte é um perigo. Os inimigos do Benfica sabem-no. O insuspeito Boloni disse-o quando foi campeão pelo Sporting: "se o Benfica acordar, é imparável".


Pois eu penso que o Benfica está apenas a espreguiçar-se. Este é "apenas" um forte início de época... após uma anterior época aquém das expectativas e depois de muitas mudanças: treinador, jogadores, modelo e filosofia de jogo.

As forças de bloqueio - chamando os bois pelos nomes, o FCP e seus tentáculos - sabem que não podem deixar crescer o monstro.

Receio que as próximas jornadas venham a ter vários casos (de prejuízo para nós e benefício para "os outros"). Que venham aí sumaríssimos. Que se propaguem as entradas assassinas sobre os nossos jogadores pelas dezenas de jogadores emprestados pela Cosa Nostra.

Temo que ao primeiro deslize a comunicação social caia em força sobre o Benfica. Andam a fazer o caldo, como já deverá ter reparado, questionando o planeamento da época relativamente à preparação física do Benfica (nem um comentário fazem, entretanto, ao desgaste óbvio que o FCP demonstrou em Braga, por exemplo; ou ao caso da recuperação de Cristian Rodriguez, óbvio mau trabalho da equipa médica portista).

Eles andem aí.

Anónimo disse...

só apartir de 95/96 é que as vitorias começaram a valer 3 pontos

Jotas disse...

De facto, um Benfica ganhador é um Benfica imparável e é isso que começa a assustar muita gente e ao mesmo tempo me faz temer para o que pode vir acontecer, pelo simples facto, das pessoas já mais que identificadas e que comandam os meandros do futebol, sabem que pela sua natureza, um Benfica ganhador, torna-se imparável e constitui a verdadeira ameaça ao seu dominio, pelo que não duvido, que haja já um rol de manobras de bastidores que visem pôr termo a esta onda encarnada e que muito os assusta.
A direcção e toda a estrutura do futebol encarnado, tem de estar muito atenta de forma a impedir que tal venha a acontecer, pois todos sabemos, o conceito de ganhar dentro do campo de certos clubes.

angelodias disse...

O único adversário de jeito que o Benfica enfrentou esta época dá pelo nome de U.Leiria ( única equipa na primeira metade da classificação) e nesse jogo gostaria que me dissessem quantas oportunidades flagrantes tiveram para serem uns justos vencedores. Mas gosto de ver todo este "crescimento" no Benfica, porque assim as vitórias do meu clube sabem muito melhor.
Já em Guimarães ganharam sabe-se lá como...Já pensaram nisso? Quando ganharem inequivocamente a uma equipa decente aí sim ficarei preocupado...

Anónimo disse...

Nem mais! Se o Benfica ganha o campeonato nem sei o que vai acontecer!!
Bem se viu da ultima vez que o fez, nunca mais ninguém parou o Benfica!!

Anónimo disse...

Efectivamente, falar do Benfica à 5ª jornada e dizer que é o melhor em 20 anos, diz muito sobre a qualidade do cronista...

L. Rodrigues disse...

Angelo dias,
até por isso que diz, mais injustificada é a animosidade que os adeptos sportinguistas e portistas manifestam face a este sucesso matinal. A procissão vai no Adro.

Mas creio que os benfiquistas celebram sobretudo terem vencido, aparentemente, não os outros clubes mas o proprio benfica. Ou melhor, aquilo em que o benfica parecia ter-se tornado.
O Benfica está diferente e está melhor. Isso não há nenhum portista, sportinguista ou bracarense que possa negar.

Agora, haja campeonato, que ele só se ganha no fim.

Peter disse...

È óbvio que este início de época agrada a todos nós Benfiquistas no entanto faço das palavras do Nuno Figo/Jotas minhas as forças do bloqueio estão á espera de 1 eventual deslize para por tudo em causa outra vez e lançar o pânico na família Benfiquista, a direcção treinador e jogadores terão que estar preparados para isso.Agora uma coisa é certa o Benfica se conseguir manter esta veia vencedora os estádios por este país a fora estarão sempre bem compostos, porque nesse campo não há nenhum clube em Portugal como o Benfica.Quanto ao angelito até parece que ele não sabe que os campeonatos perdem-se é com os clubes mais pequenos.Quanto às forças de bloqueio se bem repararam o lance do Aimar soube bem para disfarçar mais um benefício claro ao fcp por parte do pedro proença que beneficia sempre o fcp, o ano passado foi o que foi no fcp-Benfica há 2 épocas no fcp-scp a mesma conversa, só não vê quem não quer.Se não fosse o charuto do alan porque temos que ser realistas teve uma sorte incrível lá estaria o fcp a ser levado ao colo por este senhor mais uma vez.

P.S.-Sinceramente acho que a nomeação do duarte gomes para o fcp-scp vergonhosa tendo em conta o diferendo com o scp.È que se este árbitro errar seja para que equipa for vai ser trucidado pelo diferendo existente com os leões.

Peter disse...

Ò anónimo da última vez que o Benfica foi campeão viu-se 1 país em festa e não 1 bairro.

M disse...

e uma equipa forte para inequivocamente ganhar será....?

leixoes? p.ferreira? nacional? naval?

ou serão equipas do calibre do Chelsea e Sp.Braga?

parece-me que este ano, depois de jogarem contra Benfica, todas são fracas....

mas estou calmíssimo...enquanto haja quem nao esteja preocupado, eu nao estou eufórico..contas fazem-se no fim.

zephirus disse...

Oh anónimo, lê lá melhor o título. Quando é para falar mal do benfica ainda por cima escondido por trás do anonimato, costuma sair merda.

Coluna dÁguias Gloriosas disse...

belo post caro Luís Fialho,

eu já me tinha apercebido disto....

estão de parabéns(para já claro..) o Luís Filipe Vieira, o Rui Costa, o Jorge Jesus....

e os jogadores claro está....

para além disto quero referir o seguinte....

estão de parabéns também os grandes 'Rapazes da Luz'....

e porquê?

porque precisamente há 20 anos que não se via tanto na Luz como nos jogos fora 'tantas bandeiras do Benfica'.....

é o regresso da 'Mística Gloriosa'....

e quem conhece a sério o Benfica sabe que a Mística do Benfica é aquela força imensa e imparável...

este ambiente que se vive hoje nao é alheio a isto....

o David Luiz e o Pablo Aimar disseram aos jornalistas que este ano 'estão a sentir um apoio diferente'....

disseram que 'é muito forte o que vêm das bancadas' este ano....

pois é....

o que eles estão a sentir sentiram o Diamantino, o Chalana, o Valdo, o Paneira entre tantos outros....

estão a sentir( que desapareceu porque as bandeiras do Benfica nos últimos anos desapareceram dos nossos jogos....) a célebre Mística do Sport Lisboa e Benfica....

vejam este vídeo....

http://colunadaguiasgloriosas.blogspot.com/2009/09/os-grandes-rapazes-da-luz.html

assim o Benfica voltará a ser o grande clube que sempre foi!

assim vai voltar a grande força do Glorioso Sport Lisboa e Benfica!

vai voltar a sorte, vai voltar(já voltou...) um ambiente positivo e uma atmosfera grandiosa á volta da equipa....

os 'Rapazes da Luz' estão de parabéns pelo regresso da Mística ao Glorioso...

saudações benfiquistas,

grande abraço

angelodias disse...

Caro Peter,
Refere-se ao penalty cometido sobre o Lucho no FCP-Benfica?
E no Braga-FCPorto refere-se ao agarrão do João Pereira sobre o Hulk que começa fora da área e só o larga dentro? E se bem sabe, as faltas marcam-se onde acabam...Está na lei! Não deve ser a lei 12 que tanto invocam agora, mas numa outra qualquer...
Sabe que podemos sempre puxar para o nosso lado...
Os campeonatos perdem-se naturalmente nos jogos contra equipas pequenas mas penso que este ano há um fosso enorme entre 10 equipas e as restantes...Belenenses, Naval, Marítimo, Setúbal e o próprio Guimarães este ano estão fraquíssimas...
Cumprimentos!

Vitória do Benfica disse...

Na realida é pena que os adeptos azuis da avenida dos aliados não percebam que estão á vinte cinco anos a ganhar titulos mas nunca conseguiram ter tanto publico como nós os Benfiquistas.
Mas o mais impressionante é que esta alma existe também nos mais novos naqueles que viram o Benfica ser campeão uma vez e o Porto muitas, mesmo esses na provincia vão aos estádios e amam o seu clube.

e gritam nos estádios e nas ruas BENFIQUISTA ATÈ MORRER

E nunca falam do outro clube ao contrário do Porto que até quando marca golos em inglaterra lança improperios ao SLB

Vitoria do Benfica disse...

Angelo Dias

Há clubes que não precisam de penalties porque tem a equipa adversária sempre com jogadores cujo salário é pago por eles.

Ou seja uma evidencia que todos observam

Peter disse...

Sobre o lucho se fosse realmente penalty ele ficava no chão e ele levantou-se a jogada prosseguiu e houve 1 remate perigoso do fcp nada se compara com o mergulho do lisandro que até foi fora da área e foi transformado em penalty(eu estava lá o angelo provávelmente nem lá estava), sobre o joão pereira meu caro até o rui moreira disse no trio d`ataque que o agarrão ao hulk foi fora da área e não prosseguiu dentro da área.Contra o scp há 2 épocas o corte do polga que o tonel deixou passar debaixo das pernas e o stojkovic agarrou foi transformado em atraso deliberado pelo pedro proença e consequentemente em livre indirecto que deu no golo da vitória do r.meireles.Meu caro em vez de se preocupar com o estado da equipa do Benfica se calhar devia era preocupar-se com as 2 recentes derrotas do fcp e com as opções do professor jesualdo ferreira.O belluschi no banco? O hulk em inglaterra a ponta de lança? Isso é que lhe devia levantar alguma perplexidade.O guimarães está fraco mas estou para ver qual é que vai ser o resultado do seu clube lá.A época passada quando o Benfica empatou em matosinhos (e que foi roubado)todos os adversários do Benfica ficaram perplexos mas depois o leixões foi ganhar ao dragão e a alvalade.

angelodias disse...

Nos penaltis não há lei da vantagem, logo tem de ser marcada a falta. O Rui Moreira não disse nada disso e mesmo que tenha dito ele é o dono da verdade? Eu tenho amigos benfiquistas que dizem que o penalti sobre o aimar não existe...Isso não tem nada a ver.
Vitória,
Já contou os jogadores que o Benfica tem emprestados a clubes da primeira liga? Não serão tantos como o FCP mas aí já entra a qualidade dos jogadores e se as equipas as querem ou não...Rabiola e Castro por exemplo...
O FCP está melhor do que na época passada por esta altura, por isso só há motivos para estar confiante:)

Cumprimentos

Peter disse...

Meu caro angelo o rui moreira disse isso disse vá ao site da rtp que está lá o programa.Benfiquistas que dizem que o lance do Aimar não é penalty? LOL conte essa a outro.

Anónimo disse...

"Ò anónimo da última vez que o Benfica foi campeão viu-se 1 país em festa e não 1 bairro."

Caro amigo, para fazer uma festa, basto eu e mais uma. O seu grande problema é que o bairro tem festas todos os anos, o seu país, anda cabisbaixo há muito tempo.

Peter disse...

Caro anónimo sobre o 1ºponto que fala concordo sobre o 2º digo-lhe a que preço?