DE VOLTA !

Após uma ausência mais prolongada que o habitual, VEDETA DA BOLA está finalmente de volta ao seu convívio.
Com a temporada na sua fase inicial, é ainda possível recuperar as principais ocorrências verificadas até ao momento, e deixar umas quantas linhas sobre cada uma delas. Depois desta actualização, o blogue voltará aos assuntos do quotidiano, entrando no seu ritmo normal.
Sem perder muito tempo com saudações, aqui vai:

BENFICA-MARÍTIMO
Infelicidade benfiquista num jogo marcado pelo mais atroz anti-jogo que se viu nos últimos anos na Luz. Aceito e entendo que uma equipa utilize esquemas tácticos defensivos (é legítimo que o faça). Não tolero que simule lesões desde os quinze minutos de jogo, e que utilize todos os pretextos para fazer passar o tempo sem se jogar futebol, sempre com o necessário beneplácito do árbitro.
Se o Benfica tem marcado nos primeiros minutos tudo seria diferente (não direi oito, mas, sei lá, quatro? cinco?). Não o fez, deixou-se enlear na pressão defensiva madeirense, e viu-se aflito para pontuar. Ainda assim, só não venceu porque Soares Dias não teve coragem para assinalar mais uma grande penalidade no pouco tempo de descontos que deu.

V.GUIMARÃES-BENFICA
A pior exibição do Benfica de Jorge Jesus, pré-temporada incluída.
Ao contrário do Marítimo, o V.Guimarães não se refugiou no anti-jogo, conseguindo, sem ele, anular algumas das principais armas do futebol encarnado.
Felicidade do Benfica na vitória obtida ao cair do pano.

BENFICA-V.SETÚBAL
Um luxo!
Há muito que a Luz não vivia uma noite assim, para a qual contribuiu – é certo – alguma inexperiência da equipa sadina, mas cuja origem esteve na forma arrasadora como o Benfica entrou em campo.
Ninguém ganha 8-1 sem algum demérito do opositor, mas a exibição de gala produzida pelos principais artistas do Benfica, derrotaria naquela noite qualquer equipa portuguesa, e golearia a maior parte delas.
A primeira parte foi de sonho, e o resultado foi-se avolumando com naturalidade. Na segunda esperava-se algum recato, mas o Benfica continuou a sua cavalgada infernal em busca do golo, da goleada e do esmagamento total do adversário. Desse modo respeitou-o, e respeitou o público presente nas bancadas, oferecendo-lhe um espectáculo inolvidável.
É difícil destacar alguém, mas ainda assim, entre assistências de Aimar, golos de Cardozo e cortes de Javi Garcia, creio que Ramires foi quem mais impressionou, afirmando-se definitivamente como um craque de elevadíssimo gabarito.

SPORTING
Da crise do Sporting há duas coisas que não entendo: a contestação ao treinador e a desculpabilização dos dirigentes.
Paulo Bento tem feito um excelente trabalho com plantéis de qualidade muito duvidosa, e não tem culpa de a SAD leonina não lhe proporcionar meios para alcançar sucessos ao nível da legítima ambição dos sportinguistas.
É verdade que os segundos lugares só foram possíveis por demissão do Benfica, e que sem Liedson o Sporting não passaria, qualquer que fosse o treinador, de uma equipa absolutamente banal. Mas a competitividade e a organização demonstrada muitas vezes pelos leões nos últimos anos (incluindo agora em Florença) foi muito superior àquilo que seria de normal num onze que tem, por exemplo, Pedro Silva e André Marques como laterais titulares.

Dos dirigentes esperar-se-ia que criassem condições para o Sporting, enquanto grande clube, se apresentar nas mesmas condições financeiras e orçamentais que os rivais. E nisso têm falhado gritantemente, deixando-o caminhar para uma situação de menoridade da qual pode não ser fácil sair. Acho uma certa graça quando as principais figuras de Alvalade se vangloriam de competir com orçamentos baixos, como se isso pudesse constituir motivo de orgulho e não de preocupação. Depois há algo que ninguém diz, mas um dia ainda terá de ser equacionado: a aposta radical na formação é simpática, é romântica, mas não dá títulos, que é o que, em qualquer clube, move os adeptos.
Mas tudo isto foi, é, e seria, tolerado pelos sportinguistas, não fosse o estado de euforia em que vive actualmente o… Benfica. Essa pode não ser a raiz da crise, mas é, sem dúvida, o elemento que mais desconforto proporciona em Alvalade, e que mais faz despertar a contestação. E quando tudo corre mal, nem o Atletismo escapa à tendência - Naide (infelizmente) falhou, Nélson foi de Prata, 0-1 !

FC PORTO
Ao contrário do Sporting (a que a RTP dedicou estranhamente todo o mês de Agosto, com vários jogos em sinal aberto, numa altura em que muitas pessoas estão fora da sua residência e sem Sport Tv), e do Benfica (que sempre se faz um esforço para, de um modo ou de outro, com maior ou menor dificuldade, se conseguir ver os jogos), confesso que pouco vi do F.C.Porto até agora.
Em concreto vi a segunda parte do jogo em Paços de Ferreira e cerca de meia-hora da primeira parte do jogo da Figueira. Pouco para emitir uma opinião firme acerca da equipa de Jesualdo, ainda que tanto num como noutro momento me tenha parecido ainda longe dos níveis atingidos nos anos anteriores.
Olhando contudo para os plantéis, e verificando a rápida adaptação e enquadramento de alguns dos reforços (Falcão, Varela etc), o F.C.Porto parece ser o conjunto mais compacto e mais completo dos três. O Benfica pode ser vibrante do meio-campo para a frente, mas tenho dúvidas que consiga rapidamente alcançar a consistência que o F.C.Porto, mesmo sem brilhantismos, vai dando mostras de manter.

SORTEIOS EUROPEUS
Sorte grande para Sporting, favas para Porto e Benfica. O Nacional sabia-se ter, à partida, a tarefa mais complicada.
Começando pela Liga dos Campeões, com um Chelsea imparável o FC Porto deverá discutir com o Atlético de Madrid a passagem aos oitavos-de-final. Tendo em conta que no pote 3 havia equipas como o Dínamo de Kiev, o Besiktas ou o Bordéus não é de gabar a sorte dos dragões. Pior seria que em vez do Apoel tivesse saído o Wolfsburgo.
Também o Benfica não teve muita sorte, vendo sair-lhe logo no segundo pote uma das mais fortes equipas da prova (o Everton), quando lá estavam Copenhaga, Brugges, Heerenveen, Áustria de Viena ou Basileia. Terá também de defrontar o AEK (eram bem mais fáceis o Levski ou o Dínamo de Zagreb) e BATE Borisov (que no ano passado empatou duas vezes com a Juventus). Neste grupo, só o melhor Benfica conseguirá o acesso à fase seguinte.
O Sporting tem, pelo contrário, a fase de grupos no papo, mesmo sem jogar muito mais do que tem jogado. Hertha de Berlim será talvez o principal opositor, mas a sua prestação na Bundesliga tem sido medíocre, à semelhança do que tem acontecido com o Heerenveen na Holanda. Do Ventspils não virá certamente qualquer perigo.
Para o Nacional, tudo o que se conseguir é ganho.

ARBITRAGEM
Mais cartão menos cartão, mais expulsão menos expulsão, o que fica de mais relevante destas três primeiras jornadas é um penálti por marcar no Benfica-Marítimo por mão de Fernando perto do fim, e outro no Sporting-Sp.Braga por mão de Moisés logo no início.
Benfica prejudicado em dois pontos. Sporting prejudicado num ponto. Tudo dentro da “normalidade” portanto.
Classificação “Real” à 3ª jornada:
BENFICA 9
FC Porto 7
Sporting 5

SELECÇÃO
A convocatória de Queiroz para os importantíssimos jogos da Dinamarca e da Hungria foi mais ou menos pacífica. Sobra o caso Liedson.
Sou contra naturalizados na selecção. Sempre o fui, desde Deco, passado por Pepe, e seria-o mesmo que estivesse em causa um jogador do Benfica. O mal foi abrir o precedente, sendo agora difícil de justificar a presença de uns e a ausência de outros (porque não Paulo Assunção? ou outro qualquer?).
Não quero contudo alimentar a polémica nas vésperas de jogos tão decisivos como os que estão diante de nós. Com Liedson ou sem Liedson será Portugal que vai estar representado em Copenhaga em em Budapeste, e com ele ou sem ele terá de conseguir o apuramento para o Mundial.
Portanto, independentemente dos jogadores, independentemente do treinador, mesmo não me revendo nesta selecção tanto como me revia em anteriores, o que mais me importa neste momento é que Portugal ganhe e esteja no Mundial. Depois, poderemos então voltar à questão Liedson.

14 comentários:

BoyGenius disse...

Bem Vindo!! ;)

Silva Barqueiro disse...

Pois... Então e o caso Hulk? Gostava que escrevesses umas linhas, pois se fosse do benfica já lá estavam... Não questionas o porquê dos dois jogos? E não achas que o segundo amarelo é forçado? Neste blog é que está tudo na 'normalidade', mas não te preocupes que para Maio também estarei cá para dizer que está tudo na 'normalidade'...

Anónimo disse...

Onde é que foi penalti no Benfica Maritimo??? Reveja lá a imagem e veja lá se o jogador do maritimo ja n tinha lá a mao, a apoiar o corpo, qdo o Weldon lhe atira a bola!
Claro que nem me apetece mto falar no vermelho directo que ficou por mostrar ao Cardozo e ao David Luis (este podia ter levado um sumarissimo, pois se bem me lembro nem falta foi marcada), mas pronto, n conta para a Liga da "Verdade"... Verdade sua, pois assinalar penalti naquele lance só mesmo por pura má fé!
Nem me apetece discutir a expulsao e o duplo vermelho do Hulk na secretaria, porque eu sei bem quem controla a Liga e o CD. Começa bem esta vergonha!

Vitor Esteves disse...

Bem vindo !
A esperança levanta-se de novo, deixem-nos sonhar.

Anónimo disse...

atenção que também houve penalty a favor do braga por assinalar frente ao scp na 2a parte desse jogo, pelo que ficou igual em nr de erros da arbitragem nesse jogo.

Anónimo disse...

Foda-se não deixaste as palas nas férias!?
Dos penalties manhosos assinalados até agora em todos os jogos do táxi-clube não falas?

antonioslb disse...

Cada vez tenho menos orgulho em ser português, que ao contrário de ser Benfiquista, é um acaso da vida. Eu não escolhi nascer em Portugal. Mas ESCOLHI ser do Benfica! Provavelmente, se fosse estrangeiro a escolha seria a mesma. Aliás, no Mundo somos mais os Benfiquistas do que os Portugueses!
Esta selecção luso-brasileira da FPF não me representa a mim, nem o Povo português, nem Portugal! Esta é a selecção dos poderes instituídos, agarrados á cadeira, dos compadrios, dos interesses particulares de dirigentes e clubes, interessados em manter a actual situação putrificada em que se encontra o futebol português. É a selecção de uma federação corrupta, que apoiou um clube corrupto, de maneira a não ser castigado como merecia na UEFA, continuando impune a todos os crimes e atropelos que vai cometendo, em Portugal e no estrangeiro. É a selecção de jogadores (internacionais jovens pelo Brasil, no caso de Pepe), que quando chegaram a Portugal, sempre disseram que o seu sonho, legítimo como de qualquer jogador NASCIDO no Brasil, era vestir a camisola canarinha. É a selecção de jogadores, que apesar desse ser o seu sonho, NUNCA conseguiram chegar á selecção principal brasileira. Só DEPOIS, então mostraram algum interesse em jogar por Portugal. Pudera! Senão, como poderiam ser transferidos para clubes estrangeiros, dando MILHÕES a ganhar ao seu clube, e com contratos MILIONÁRIOS, esses sim os verdadeiros motivos para a naturalização, caso contrário NUNCA seriam transferidos, pois seriam EXTRACOMUNITÁRIOS, e, para o caso do futebol inglês, porque também não seriam internacionais pelo país de origem. Jogar numa selecção é uma montra e uma questão de reconhecimento e notariedade.
Já vi muitos jogos de VERDADEIRAS selecções nacionais, só com jogadores NASCIDOS em Portugal ou filhos de pais PORTUGUESES, já chorei e vibrei muito com essas equipas que me faziam sentir orgulhoso! Esta selecção não é nada disso. Ela representa a vergonha que é o actual futebol português, s sua federação e os seus dirigentes, e todos os esquemas que se utilizam para serem sempre os mesmos a ganhar, títulos e dinheiro. E é esse dinheiro, que ELES sentem que estão prestes a deixar de ganhar, que lhes faz falta para manter e perpetuar a situação reinante! Para mim, podem perder os jogos TODOS, nem me vou preocupar em os ver sequer!
A minha actual selecção é só uma: veste o MANTO SAGRADO VERMELHO E TEM UMA ÁGUIA AO PEITO!

PS: Caro LF, benvindo de volta
Só umas observações sobre o campeonato: não se esqueça do golo praticamente feito, anulado no último minuto ao Paços por um fora de jogo inexistente, o Porto teria menos 1 ponto, para não falar no penalty com o Nacional e respectivas expulsões cirúrgicas, igual ao que não foi marcado no jogo do Benfica com o Marítimo; há também um penalty idêntico a favor do Sporting com o Braga, compensado com um contra, que não foi assinalado na 2ª parte, para não falar nas expulsões do Moutinho e do Polga no jogo da Madeira com o Nacional, portanto não têm nada que se queixar, antes pelo contrário.

LF disse...

Hulk: Penso que foi bem expulso, mas aceito que talvez um jogo de castigo fosse suficiente

Cardozo: Ficou por expulsar no jogo com o Marítimo.
Se calhar o Benfica até ganharia com isso, pois seria outro a marcar o penálti...

Pedro Silva: Ficou por expulsar no jogo de Coimbra

Clebão: Ninguém sabe porque foi expulso no Dragão

Raul Meireles: Ficou por expulsar no jogo com o Nacional

Keita: Ficou por expulsar na Luz


Penáltis do Benfica: Todos absolutamente indiscutíveis !

Paços-Porto: Não me esqueço do lance em que Carlitos seguia para o golo no último minuto e o fiscal de linha levantou providencialmente a sua bandeira impedindo a derrota portista.

Vitória do Benfica disse...

BOM DIA LUIS

È um prazer tê-lo de volta e em particular depois de mais uma noite memorável Celtic Benfica com uma equipa B a jogar quase com equipa A . Foi o quinto troféu arrecadado esta temporada.

Das exibições do Porto - o normal -joga um futebol de intimidação, possante a que não ficam alheios os árbitros nem os fiscais de linha, nem jogadores da equipa adversária. Nada tem a ver com o futebol espectáculo de inteligência, alegria e classe que leva publico ao estádio. Veja-se a assistência no Naval - Porto

Ao contrário do Benfica que este ano apresenta um futebol inteligente de entrosamento quase perfeito por posição e quase independente do jogador executor. Em termos individuais quase não há pontos negativos com excepção dos guarda-redes cujos os golos que sofrem são erros sistemáticos e por isso permitem aos adversários estudar as jogadas e durante noventa minutos vão 3 ou quatro vezes à baliza e marcam um golo sempre da mesma maneira ou seja com o guarda-redes fora a defender uma jogada que já passou. Isto é uma falha que já vem do ano passado e que só esteve bem com Fernando Santos treinador, algo que o Benfica tem de melhorar também e muito.

Com este Benfica é fácil ama-lo o difícil foi a genialidade de alguém acreditar que era possível reconstruir o Benfica e esse grupo teve o rosto de Manuel Vilarinho.

De salientar os adeptos do Benfica sei de fonte segura que o Benfica aumentou substancialmente o número de sócios durante o mês de Agosto em dois dias seguidos entraram para o Benfica mais de 205 sócios ou seja 100 sócios por dia e na segunda feira antes do jogo com o Setúbal já tinham entrado 60 sócios.

è preciso ver que quando o Benfica ganha e tem um futebol bonito as indústrias nacionais progridem, porque fabricam e vendem artigos de merchandaizing, porque a restauração à volta dos estádios aumenta, porque os bilhetes podem ser superiores aos direitos televisivos. Esta é a diferença entre politicas desportivas centradas na venda de jogadores sem investimento de retorno na industria associada ao futebol nacional e a politica seguida e adoptada pelo Benfica de retorno de investimento. è com a politica desportiva e financeira seguida pelo Benfica que se melhora o futebol nacional e não com investimento em jogadores para emprestar que produzem maus espectáculos onde o anti-jogo predomina e a vassalagem a quem lhes paga o ordenado é uma constante dentro e fora do campo.

Só mais uma palavra para o Trio de Ataque e para a subserviência de APV a Rui Moreira mais uma vez uma defesa débil e pouco consistente quando criticou Pinto da Costa e a agressão ao jornalista, a resposta de APV a Rui Moreira deveria ter sido outra. Mas será plausível desculpabilizar Pinto da Costa então se este tivesse mandado parar o motorista este não o faria. Rui Moreira gosta de fazer argumentações infantis é triste ver APV que tem como fonte de subserviência o salário que oferece no Trio de Ataque e pelo facto de ser Benfiquista defender pior o Benfica que qualquer um de nós que nos blogues e nas conversas de amigos consegue ter mais argumentos que APV. È triste mas é verdade ver a debilidade de pensamentos e argumentos de APV, até parece que o Rui Moreira é o patrão de APV.

Viva o BENFICA

Anónimo disse...

"Penáltis do Benfica: Todos absolutamente indiscutíveis !"

Já jogaste à bola? Acho que depois desta pouco percebes e gostas de futebol. És lampião ressábiado

jfk disse...

Quem 'fala' assim não é gago!

Saudações Benfiquistas ao LF e todos os bloguistas.

Ele há coisas disse...

as polémicas sobre arbitragem só existem quando o benfica ganha.
os mesmos que pediam amarelo para david luiz no penalty contra o marítimo são os mesmos que não pediram, no mesmo jogo, para o lance do penalty sobre saviola, e os mesmos que acharam errado o segundo amarelo para o defesa do guimarães no seu penalty.

podem apostar: quanto mais o benfica ganhar, mais repetições e dúvidas e acusações haverá. nos jogos em que o benfica for roubado, os erros serão todos "aceitáveis" e não suscitarão grande celeuma

jfk disse...

Aliás, sobre os penaltis achei incrível ouvir um comentador de serviço ao jogo dizer que na falta sobre o Ramires com o Setúbal foi o Ramires que procurou a falta.

Ricardo Campos disse...

bem vindo! deves vir de barriga cheia!

espero q contribuas para pagar o salario ao balboa!

abraço