CRIME E CASTIGO

Muita gente, decerto inquieta com os resultados e as exibições do Benfica, tem insistido em desvalorizar os respectivos oponentes, relativizando os verdadeiros méritos do conjunto de Jorge Jesus.
Nunca tal observação fez tanto sentido como neste jogo com o Leixões, em que foi realmente o adversário do Benfica a suicidar-se, antes mesmo da equipa da Luz lhe desferir qualquer irremediável golpe.
O Leixões tentou fazer na Luz o que lá havia feito o Marítimo: anti-jogo, violência, paragens constantes, simulações, protestos e nada de futebol. Tentou que não se jogasse e assim o resultado não saísse de onde estava, arriscando-se desse modo a levar para casa o pontinho da ordem e, sobretudo, a subtraí-lo ao Benfica (talvez o verdadeiro e oculto objectivo de algumas das equipas menores da Liga). Deu-se mal.
Pode acusar-se o árbitro João Capela de ter cometido erros graves, e até de ter prejudicado o Benfica (deixou-me dúvidas um lance com Ramires que ainda não tive oportunidade de rever na televisão, e o cartão amarelo a Aimar foi absolutamente ridículo). Apesar da pertinência dessa acusação não posso deixar de lhe tirar o chapéu: ao contrário de Soares Dias na primeira jornada, João Capela salvou o espectáculo, mostrando desde logo que com ele o anti-jogo dificilmente sairia premiado.
Ao mostrar um, dois, três, quatro, cinco amarelos (todos plenamente justificados), e ao dar cinco minutos de compensações na primeira parte, o árbitro não compactuou com a estratégia negativista da equipa de José Mota, punindo quem devia ser punido. Todos fossem assim e o futebol português mudava muito, e para melhor.
Ora com uma expulsão, com um golo à beira do intervalo, com a segunda expulsão e o penálti que deu o 2-0, o jogo acabou. Não foi o Benfica que acabou com ele, foi o Leixões que, no meio das suas incapacidades e das suas estratégias xico-espertistas, se acabou por embrulhar em equívocos, saindo da Luz vergado a uma justa goleada.

Não se trata de autocarros ou carrinhas da fruta (como deliciosamente se lê em “A Bola”). Quem me conhece sabe que sou tolerante para com estratégias defensivas, aceito-as como legítimas, entendendo que cabe às equipas mais fortes encontrar meios para as perfurar. O que não aceito são comportamentos anti-desportivos como o do Marítimo, que agora o Leixões tentou repetir.
Uma coisa é jogar à defesa: foi isso que fez o União de Leiria há uma semana atrás, e ninguém me ouviu um lamento, apesar de todas as dificuldades que colocou ao Benfica. Outra coisa é não jogar, nem deixar que se jogue. E isto não pode ser permitido pela arbitragem, cuja complacência com estas situações vai fazendo com que por vezes elas sejam bem sucedidas.
Posto isto, pouco fica por dizer relativamente a este jogo. A exibição do Benfica foi a possível, numa primeira parte condicionada pelo anti-jogo adversário, e a exigível numa segunda parte em que o adversário já lá não estava. Foram cinco, podiam ter sido sete ou oito. E seriam merecidos. Em nome do Benfica, e em nome do futebol.

PS1: À hora do FC Porto-Sporting estava no pavilhão da Luz a ver o Benfica-Sp.Horta em Andebol. Até agora apenas vi um brevíssimo resumo do jogo do Dragão, pelo que não poderei emitir qualquer opinião acerca do mesmo, nem mesmo comentar as fortíssimas acusações de Paulo Bento.
Na classificação real – que apenas farei depois dos programas televisivos de segunda-feira -, poderei então falar da arbitragem desse jogo.

PS2: Antes disso, vi a segunda parte da Supertaça de hóquei na televisão. Fiquei indignado com tamanha pouca vergonha.
As regras mudaram mas uma permanece igual: o FC Porto é levado descaradamente ao colo, no âmbito da estratégia da arbitragem e da federação em acabar com a modalidade no sul do país, a qual nem se esforça por disfarçar.
Se não fosse por lhes fazer a vontade, o que se passou em Viana era caso para o Benfica abandonar a modalidade. No Hóquei, os calheiros, os guímaros e os lourenços pintos ainda estão no activo, e continuam a entregar as taças a quem querem.

16 comentários:

angelodias disse...

Então a alma Benfiquista sempre conseguiu levar mais gente ao estádio da Luz do que no menor dos clássicos?
A melhor equipa dos últimos 20 anos, com 6 milhões de adeptos, a jogar num sábado à noite em casa não consegue colocar mais gente no estádio?
Que se passa LF? 40 mil para ver o melhor Benfica dos últimos 20 anos?
E o FCP joga quarta para a Liga dos Campeões, onde o estádio estará novamente lotado, como compreenderás.

P.S - Realmente o Leixões fez um jogo vergonhoso...

Mário disse...

Caro Lf ficaram 2 penaltys por assinalar a favor do benfica, ambos sobre o ramires, um na primeira e outro na segunda parte do jogo.

Quanto ao hóquei, nem a vitoria de ontem no futebol me conseguiu tirar o desagrado e a revolta que senti no jogo de hóquei. as regras mudaram mas a pouca vergonha continua. O lance que podia expulsar o reinaldo ventura e dar livre directo para o benfica já seria assinalado mesmo com as regras antigas, neste caso porém o porto ficaria com menos um jogador.
Adoro hóquei em patins, adoro o benfica, mas se é para continuar com esta palhaçada mais vale o benfica desistir da modalidade ou então criar uma outra liga com outros clubes, e deixar esses corruptos a jogarem sozinhos.
o Hóquei está quase morto em portugal e parece que o querem enterrar de vez, aquela que já foi um dia a segunda modalidade mais importante do país e aquela que maiores alegrias deu ao povo português, mas claro isso foi antes da imundice chegar ao hóquei.


saudações benfiquistas

Anónimo disse...

quando é contra o Benfica é uma vergonha as arbitragens, agora quando é a favor MEU DEUS é absolutamente normal!!!! quer no hóquei, quer no futebol, ganhamos e voltamos a ganhar!!!!

Anónimo disse...

Mais uma vergonha! O amarelo que o jogador do Leixoes que foi expulso apanhou por levar uma joelhada do Ramires é cómico, o Aimar consegue cavar mais um penalti, na área n se pode tocar no menino. Mais uma jornada mais um penalti, é bem possivel que o campeonato acabe com mais penaltis para o Benfica do que jornadas...

Vitória do Benfica disse...

Caro Luis
Quanto ao Hoquei é bom dizer que enquanto aquele qu nuinca chegará a galo mandar não haverá hoquei.

Quanto à lotação do estádio não percebo o Angelo Dias.
Como é que um clássico do tetracampeão tem só mais 2 mil que nós conntra o Leixões um tótó do campeonato e que no ano anterior foi uma bengala do geneticamente modificado.

Sim é bom que o FCP passe aos oitavos de final porque senão ainda vem para a Liga Europa.

Bem se até o Jorge de Sousa assinala penalties a favor do Benfica é sinal que nós não estamos a jogar bem estamos a jogar maravilhosamente.

Benfica maravilhosooooooooooooo

Vitória do Benfica disse...

O melhor ataque da Europa e o resto é conversa

PORTUGAL: Benfica marcou 21 golos em seis jogos (média de 3,5 golos por jogo)
ESPANHA: Real Madrid e Barcelona marcaram 16 golos em cinco jogos (média de 3,2)
INGLATERRA: Liverpool soma 22 golos em sete jogos (média de 3,14)
HOLANDA: Ajax tem 25 golos em 8 jogos (média de 3,13)
TURQUIA: Galtasaray tem 20 golos em sete jogos (média de 2,9)
ALEMANHA: Hamburgo marcou 17 golos em sete jogos (média de 2,43)
ESCÓCIA: Celtic soma 14 golos em seis jogos (média de 2,33)
FRANÇA: Bordéus tem 14 golos em seis jogos (média de 2,33)*
BÉLGICA: Standard tem 19 golos em nove jogos (média de 2,1)
ITÁLIA: Inter e Roma contam 12 golos em seis jogos (média de 2)
GRÉCIA: Panathinaikos tem sete golos em quatro jogos (média de 1,75)*

* Bordéus e Panathinaikos ainda jogam neste domingo, mas teriam de marcar onze golos nos respectivos encontros para bater o registo do Benfica.

xpto disse...

Caro LF,

queira desculpar me, desde já, um eventual exagero na linguagem mas na caixas de comentários dos seus posts, só vê é acefelos...

É o angelidolas que faz comparações e k manda "postas" k nem um miúdo, é o silva barqueiro k só diz merda (embora diga ele, k se o porto conseguir o penta, vem ca comentar, o k significa k pelos visto não levamos com diarreias cerebrais, durante os próximos tempos), e o condor k ofende os benfiquistas sem problemas...
Isto claro, sem contar com os anónimos!!

Então mas isto é um forum de discussao de um benfiquista para benfiquistas e desportistas, ou é algum forum de discussao da merda de jornal pasquim, k é o record???

Haja controlo sobre estes merdas, caro LF...

Eu compreendo o seu ponto de vista, ao deixar esses tipos de comentários dessa gentinha, mas sinceramente torna-se bastante frustrante e irritante, ler certo tipo de comentários, k mtas vezes são feitos só pra meter nojo.

Portanto para terminar, o k lhe peço é uma maior moderação sobre os comentários, se for possivel, pois este espaço a meu ver, é principalmente para os benfiquistas e pessoas k concretamente e objectivamente (e já agora com educação), queiram discutir os seus posts!

Quanto aos acéfelos e quejandos, vão meter nojo pra puta da vossa mãe!
Arranjem um blog tripeiro e morram por lá...



Cumprimentos!

João Dias disse...

mais uma gaf do homem do costume... a tal xico-espertice que ele fala mas que é perito em praticar...

Anónimo disse...

por favor deixem simular o hulk!
mais um jogo em que esse belissimo simulador tinha direito a vir para a rua... enfim... lavagens...

angelodias disse...

"vão meter nojo pra puta da vossa mãe!"

Isto sim é elevação!
Metes-me dó XPTO. Vá, volta para a gruta. Xô.

Jotas disse...

Entrou muito bem o Benfica e aos 5 minutos já tinha mandado uma bola ao poste, obrigado Diego a uma boa defesa e visto Saviola falhar uma boa oportunidade, talvez por isso, os jogadores do Leixões, começaram a dar fruta em tudo o que mexia, não cabendo outra coisa ao árbitro senão começar a mostrar os amarelos correspondentes e que em alguns casos poderiam ter outra cor, facto esse que foi tirando a fluídez de jogo ao Benfica.

Depois veio a expulsão de Pouga, após mais uma entrada violenta sobre Di Maria, um mártir na 1ª parte, qual saco de boxe e o Leixões perdia a sua única referência atacante.

Brytto disse...

Parabens. Excelente Post. Porque será que estas equipas não assumem este comportamento belicista com o Porto?!...

Peter disse...

Mais uma vitória incontestável.

Sry Lanka disse...

Quando se é Octocampeao...ainda falam de arbitragens!! Pobreza de espírito, e complexo de inferiodade é o q é vcs têm! Não podem ver o azul a ganhar, q logo arranjam mil e uma desculpas para desvalorizar os feitos! Só no futsal é q é tudo muito transparente, não é óh cambada de aziados?!?! Aí sim, tudo é limpido e transparente!! Haja paciência! Mas é com a vossa azia, q vamos continuando a divertirmo-nos!! Continuem pf!! E um moderador de um blog, q se tenta fazer passar por pessoa civilizada, q publica um comentário como o do xpto, tá tudo dito! É tao bom ou pior ainda q ele!! Mas vindo de quem vem...não é de admirar...faz parte da formação e dos princípios desta gentalha!

xpto disse...

angelodias, permita-me k o corrija... Nao é elevação, é sim uma regressão para poder responder ao nivel dos "morcões", pois pelos vistos, a julgar pelos seus comentários e os comentários dos da sua laia, qq coisa vos serve para vir aqui expressar o vosso complexo de inferioridade em relação ao Sport Lisboa e Benfica.

Sinceramente, está voce preocupado com a assistencia no estádio da luz, aquando o Benfica-leixões?!?!
Qual foi a assistencia do porto-leixoes?!?!
Tem em mente a assistencia do Benfica-maritimo?!?!

Então pense duas vezes antes de vir aqui comentar...

"Metes-me dó XPTO" - Meto-lhe dó? A sério?

"angelodias
Fumo e bebo pa caralho. Gostava de conhecer Jesus Cristo e jogar uma suecada com ele, com o Judas e com a Princesa Diana."


Talvez, se tivesse espelhos em casa, voce visualizasse a pessoal pela qual devia ter dó...

Cumprimentos!

xpto disse...

E claro... ja ca faltava o iluminado do sry lanka:
"Quando se é Octocampeao...ainda falam de arbitragens!! Pobreza de espírito, e complexo de inferiodade é o q é vcs têm! Não podem ver o azul a ganhar, q logo arranjam mil e uma desculpas para desvalorizar os feitos!"

Afinal andamos a ver td ao contrário. O porto não compra arbitros. As escutas foram todas inventadas pelo LFV.
E o Benfica é k, afinal de contas, anda a comprar os arbitros para andar a ficar em 3ºlugar...

Caríssimo morcão, para si, recomendo-lhe a leitura deste post -> http://vedetadabola.blogspot.com/2008/04/vinte-anos-de-mentira-de-a-z.html

Contudo devo confessar, como é possivel ler no meu comentário anterior, k me excedi na linguagem... Mas não retiro nem um caracter de aquilo que escrevi!!!

"...não é de admirar...faz parte da formação e dos princípios desta gentalha!"

É por estas e por outras k eu contínuo a achar k os "tennis" k uso no dia-a-dia, foram mais caros k a educação de muitos tripeiros k aqui "pairam"...