A CONTA ESTÁ PRETA

O Sporting está, desde há alguns anos, em situação de falência técnica.
À custa de uma restritiva política de desinvestimento, e de três presenças consecutivas na Liga dos Campeões, o clube de Alvalade vinha contudo a trilhar um caminho de recuperação, ainda que ligeira, apresentando resultados líquidos positivos nos últimos exercícios, atenuando desse modo o dramático panorama do seu balanço.
Nas contas relativas a 2008-09, agora publicadas, tudo cai por terra. Prejuizo de mais de 13 milhões, e futuro muito negro para um clube que vê as suas receitas baixarem em quase todos os parâmetros (patrocínios, bilhetes, TV, merchandising etc). Acresce que no próximo exercício os leões não contarão com os 10 milhões que esperariam da Champions, e que lhes têm permitido manter o ventilador ligado.
Espera-se, é verdade, que o resultado líquido anual do Benfica seja ainda pior. Mas o ponto de partida é totalmente diferente pois o clube da Luz tem uma almofada de capitais próprios que lhe permite um maior conforto patrimonial, além de que dispõe de uma projecção de receitas incomparavelmente superior.
Quanto ao FC Porto, espera-se que continue a mascarar a sua situação com as milionárias vendas que Jorge Mendes vai conseguindo efectuar.

13 comentários:

PlanetaEncarnado disse...

Sim sim, isso mesmo já tinha sido destacado no blog planetaencarnado.

http://planetaencarnado.blogspot.com/2009/09/sporting-sad-com-prejuizo-de-133m.html

Anónimo disse...

Quer ver futebol de qualidade?
Então sintonize o seu televisor no canal 1 da rtp e deixe-se fascinar pelo entusiasmante futebol da liga milionária e pelo único representante português na liga milionária.

Brytto disse...

Mas apesar de tudo, tem que se enaltecer a sua academia, estou certo que quer o Benfica, quer o Porto se fossem obrigados a recorrerem à sua cantera como tem acontecido ao Sporting - por motivos financeiros, jamais teriam conseguido os resultados que apesar de tudo o Sporting tem conseguido nestes últimos anos. A C´sar o que é de César...

Silva Barqueiro disse...

sim, vamos ver onde vai parar o benfica se não for campeão... aliás, tenho fontes, que obviamente para vocês valem o que valem, mas para mim valem muito, que o LFV comentou num jantar entre amigos que se este ano não forem campeões ficam na bancarrota. Mas é obvio que isso não vale muito para vocês...

LF disse...

É verdade Brytto,

Mas tenho muitas dúvidas que um clube eminentemente formador possa ser também eminentemente campeão.

Há exemplos na Europa, como é o caso do Auxerre, de grandes escolas que não dão qualquer título. Sobretudo num futebol globalizado e desregulamentado como temos.

Depois há outra questão: há jogadores no Sporting, da sua formação, que só jogam por esse motivo.
André Marques, Adrien Silva entre outros, não tinham lugar no plantel de Benfica e Porto, e também não teriam no Sporting não fosse a protecção que lhes é dada, por virem de Alcochete.

Em todo o caso, digo-te que o Benfica está a fazer um trabalho extraordinário na sua formação (ao nível do Sporting). Não sei se irá lançar jogadores imberbes na equipa principal, como faz o Sporting, mas que há lá muitos talentos não tenhas dúvidas.

No ano passado vi alguns jogos dos iniciados, e chamo a atenção para um brasileiro chamado Diego Lopes, que tem tudo para ser um fora-de-série.
Também nos Juniores (viu-se o Roderick, há também o Nélson Oliveira) e nos Juvenis havia excelentes jogadores.

O Benfica foi campeão de Escolas, Infantis, Iniciados e Juniores. Só os Juvenis falharam, perdendo em casa com o Porto no jogo decisivo.

LF disse...

Silva Barqueiro,

Se está a dizer a verdade é porque alguém lhe mentiu.
Tenho a certeza que Luis Filipe Vieira nunca disse isso.

Estive reunido com ele há pouco tempo, conheço o seu pensamento e as suas ideias para o presente e futuro do Benfica, e garanto-lhe (a si e sobretudo aos benfiquistas) que nada disso faz sentido algum.

Jotas disse...

O nome é falência técnica.
Em vez de andarem sempre preocupados com as contas do Benfica, parece que têm é motivos para olhar para dentro de si, até porque ao contrário do Benfica, o Sporting não tem capacidade, nem mercado para captar investidores.
Lá vai o pavilhão novamente em banho maria, mas como nós temos dois, sempre teremos a caridade de lhes emprestar um.

Manuel disse...

Para o Silva Barqueiro:

Sou do norte, estive casado com uma senhora que vivia a 500 metros das Antas, e conheço muita gente adepta e com grandes conhecimentos daquilo que se passa dentro do seu clube. Estou, por isso, muitíssimo bem informado.

Então aqui vai uma informação que talvez lhe interesse e a que eu, também, dou muita importância: O PC disse num jantar de família/amigos, que estava a pensar fugir para o Brasil pois sabe que vai ser entalado - à semelhança do Al Capone, afirmo eu - pelo Ministério Público que anda a investigar - a ele e a outros - pelo facto de ter desviado dinheiro das contratações e comissões de jogadores para off-shores, no Luxemburgo e na Suiça, como aliás é do conhecimento público. Dinheiro esse que não é dele, mas do clube.

O que me tem a dizer sobre isto?

antonioSLB disse...

Agora imaginem que nestes últimos anos tinhamos trocado de lugares na classificação, e eles não tinham ído á Liga dos Campeões? Conhecem o famoso projecto Roquette? Compreendem porque venderam a alma ao diabo para todos os anos lá poderem estar? Sem isso, já teriam fechado as portas, não conseguiriam sobreviver, pois não têm capacidade de gerar receitas para tal! O número de sócios que dizem ter (quase 100 mil) é perfeitamente irreal, pois, ao contrário de nós, não fazem uma actualização da base de dados há anos! Até o seu "jornal" não oficial, o RecoReco, dizia há umas semanas que os que ainda pagavam quotas não ultrapassavam os 25 mil! As assistências nos seus jogos são ridiculas, inferiores em regra ao número de benfiquistas que estiveram no Restelo, um jogo fora de casa! Dizem que apostam na formação como opção, quando se sabe que o fazem por necessidade, porque não têm dinheiro para mandar cantar um cego quanto mais comprar jogadores! Nenhum clube é campeão com base apenas na formação. Não vendem jogadores, porque a maioria não tem qualidade e porque só acima de determinada verba, recebem alguma coisa, pois a maior parte vai para os fundos de jogadores, para liquidar as receitas antecipadamente recebidas, não têm passes na totalidade, de nenhum jogador! O facto de não terem uma identidade colectiva, ou algum tipo de mística ou paixão, visto que a cegueira, o ódio e a inveja que nos têm, sempre foi a única razão da sua miserável e deprimente existência, vai levá-los, mais tarde ou mais cedo, á sua extinção ou pelo menos ao desaparecimento como clube que conhecemos hoje. Por mim, confesso, não me deixa saudades. Só lhes desejo METADE do que nos desejam a nós. A começar já amanhã.

Anónimo disse...

miserável e deprimente existência é a tua ó antónioslb.

SPORTING SEMPRE!

antónioSLB disse...

Anónimo, bonito nome, aí está mais uma prova da falta de identidade própria típica desse clube e dos seus adeptos. Em vez de esponder com argumentos válidos, parte-se para a ofensa pessoal. Mais palavras para quê?

Anónimo disse...

Anónimo é bem mais bonito que antónioslb. E quem partiu para a ofensa pessoal foi o senhor. Volto a repetir..miserável e deprimente existência é a sua. Deve ter muito tempo livre na vida. Quanto aos argumentos válidos nunca os gastaria com voçê. Deixe o Sporting em paz e fale do seu clube.

Bem haja

antónioSLB disse...

Ao "Senhor" Anónimo, eu não lhe fiz nenhuma ofensa PESSOAL, pelo simples facto de que não me dirigi a si nem falei de si, mas sim do seu "clube". E isso faz parte da rivalidade entre clubes. Percebe a diferença? Todos temos direito a ter opinião pessoal, por isso vivemos em democracia, provavelmente deve ter saudades de outros tempos em que isso não acontecia, tempos em que o seu clube, mais facilmente, de vez em quando era campeão! Ao contrário do que diz, eu tenho pouco tempo livre, porque preciso de trabalhar para viver, o que me ocupa a maioria do tempo. Percebe a diferença?
Por fim, aceito a sua sugestão e convido-o a fazer o mesmo, cada um a falar do seu clube, em locais PÓPRIOS AFECTOS a cada clube. Por isso pergunto-lhe o que faz aqui? Percebe a diferença?