PONTO DE SITUAÇÃO

F.C.PORTO
PLANTEL: Helton, Beto (ex Leixões) e Nuno Espírito Santo / Jorge Fucile, Bruno Alves, Rolando, Álvaro Pereira (ex Cluj), Miguel Lopes (ex Rio Ave), Maicon (ex Nacional), Nuno André Coelho (ex Estrela da Amadora) e Cristian Sapunaru / Fernando, Raul Meireles, Belluschi (ex Olympiacos), Sebastién Prediger (ex Colon), Freddy Guarin, Diego Valeri (ex Lanús) e Tomás Costa / Hulk, Radamel Falcão (ex River Plate), Cristian Rodriguez, Mariano Gonzalez, Ernesto Farias, Silvestre Varela (ex Estrela da Amadora) e Orlando Sá (ex Sp.Braga).
INVESTIMENTO TOTAL: 22,6 milhões de euros
SAÍDAS: Ventura, Benitez, Stepanov, Pedro Emanuel, Cissokho, Lucho Gonzalez, Lisandro Lopez, Andrés Madrid, Tarik Sektioui e Rabiola.
PONTOS FORTES: dinâmica de vitória, agressividade competitiva, manutenção de oito titulares e de quase toda a estrutura defensiva, capacidade de desequilibrar de Hulk, alguns bons reforços, organização táctica rigorosa, poder físico sobrenatural, arbitragens simpáticas e várias equipas adversárias domesticadas.
PONTOS FRACOS: saídas de Lucho e Lisandro, eventual perda de ambição de alguns jogadores e falta de peso na área.
FAVORITISMO: 50%

SPORTING
PLANTEL: Rui Patrício, Tiago e Ricardo Baptista / Abel, Anderson Polga, Tonel, Marco Caneira, Pedro Silva, Daniel Carriço, Leandro Grimi e André Marques (ex Vitória de Setúbal) / Fábio Rochemback, João Moutinho, Matias Fernandez (ex Villarreal), Simon Vukcevic, Miguel Veloso, Marat Izmailov, Bruno Pereirinha e Adrien Silva / Liedson, Felipe Caicedo (ex Manchester City), Hélder Postiga, Yannick Djaló e Carlos Saleiro (ex Académica).
INVESTIMENTO TOTAL: 4,5 milhões de euros
SAÍDAS: Ronny, Romagnoli, Rodrigo Tiuí e Derlei.
PONTOS FORTES: manutenção de uma estrutura de vários anos, eficácia de Liedson e expectativas baixas .
PONTOS FRACOS: défice de qualidade nas faixas laterais, nulo aproveitamento de bolas paradas, plantel curto, pouca ambição e dificuldade em surpreender os adversários.
FAVORITISMO: 20%

BENFICA
PLANTEL: Quim, Moreira e Júlio César (ex Belenenses) / Maxi Pereira, Luisão, Sidnei, Shaffer (ex Racing Avellaneda), Patric (ex São Caetano), Miguel Vítor, David Luíz e César Peixoto? (ex Sp.Braga) / Javi Garcia (ex Real Madrid), Ramires (ex Cruzeiro), Pablo Aimar, Angel Di Maria, Hassan Yebda, Ruben Amorim, Carlos Martins e Fábio Coentrão (ex Rio Ave) / Óscar Cardozo, Javier Saviola (ex Real Madrid), Keirrison (ex Palmeiras), Weldon (ex Sport Recife), Nuno Gomes e Pedro Mantorras.
INVESTIMENTO TOTAL: 23,3 milhões de euros
SAÍDAS: Moretto, Jorge Ribeiro, Katsouranis, Binya, Balboa, Fellipe Bastos, David Suazo, Reyes e Urretavizcaya.
PONTOS FORTES: contratações de qualidade, modelo implementado por Jorge Jesus, aparente ressurgimento de Aimar, Saviola, Di Maria e Cardozo ao melhor nível, e opções em quantidade e qualidade para todos os lugares do meio-campo para a frente.
PONTOS FRACOS: muitas dúvidas sobre as capacidades dos laterais contratados, problemas no jogo aéreo se Luisão eventualmente faltar, fragilidade físico-atlética de jogadores fundamentais, pressão mediática em redor do clube, arbitragens hostis e agressividade dos adversários mais pequenos.
FAVORITISMO: 30%

14 comentários:

Ricardo Campos disse...

continua a achar q dás favoritismo a mais ao FCP, será que já te estás a defender caso o teu benfas não chegue ao titulo?

angelodias disse...

Eu daria 60% para o FCP ( tetracampeão), 30% para o Sporting ( sempre vice) e 10% para o Benfica ( quartos lugares e terceiros nos últimos anos).
A equipa do Benfica perdeu Reyes e Katsouranis e Suazo em relação à época passada. Veio Saviola, Javi e Ramires...Assim de momento não me parece que estes sejam melhores que os que partiram. E num campeoanato há lesões, castigos, etc e mais uma vez tirando a frente de ataque o Benfica tem ainda muitas carências.

Anónimo disse...

ou será que são vocês que não estão tão confiantes no "vosso sistema", que não vai durar sempre, e estão a ver as coisas mais dificeis ao ver-nos jogar, vão ter que nos roubar AINDA MAIS e mais descaradamente ...

Anónimo disse...

Atenção que o campeonato ainda não começou, e como Benfica só joga bem quando o título está em disputa, vão ver que, na primeira jornada, o favoritismo do benfas passa para 70%...

Assim os árbitros ajudem o benfas como de costume e o primeiro lugar será uma certeza...

Sry Lanka disse...

Muito bom! Aqueles alfinetadas à analise do Tetra Campeão é que...enfim. Sabemos onde doi. No entanto, iria mais para 40% FCP (estabilidade, competencia, rigor, qualidade, Contra saidas de Lucho e Lisandro), 35% SLB (Bom treinador com capacidade para potenciar as qualidades dos jogadores que já vinham do ano transacto, mais a qualidade dos novos jogadores ainda pra mais, com o peso dos valores envolvidos, Contra instabilidade interna com apetencia para tiros nos pés), 25% SCP (sem ovos nao ha omeletes. Estabilidade é um ponto forte quando é uma estabilidade positiva. No SCP, nao me parece que o melhor caminho fosse optar por este tipo de estabilidade q está enraizada. É mais,comodismo.) Antevejo dos melhores campeonatos dos ultimos anos, com adversarios capazes de lutar até ao final. Mas, nos anos anteriores, inicialmente tb me parecia isto...e no entanto. Aguardemos.

LF disse...

Angelo,

Se o campeão fosse determinado pela temporada anterior, não era preciso fazer jogos, nem campeonatos, nem qualquer competição desportiva.

Quanto aos jogadores do Benfica:
-Javi e Katso serão talvez comparáveis, embora ainda conheça mal o espanhol.
-Saviola parece-me melhor que Suazo, e sobretudo mais útil ao estilo de jogo do Benfica.
- Ramires não substitui Reyes. É um valor acrescentado para a equipa.
-Reyes foi substituido no onze por Di Maria, que pela pré-epoca promete bem mais do que fez o espanhol.
-Entrou também Keirrison (para além de Weldon ou Fábio Coentrão, que se podem revelar boas opções).
Do meio campo para a frente estamos conversados.

Quanto à defesa, tem na verdade lacunas, mas até agora só saiu o Jorge Ribeiro (que não era titular). Pior que no ano passado não fica certamente.

Para além de tudo isto, as primeiras indicações do modelo de Jorge Jesus são francamente animadoras, nomeadamente na forma como aproveitam o talento de alguns jogadores (p ex. Aimar).

Resumindo, o Benfica está de facto muito melhor.
Se chega para ser campeão ? Não sei, pois há muitas variáveis (internas e externas, dentro e fora do campo) que não têm só que ver com a qualidade do plantel.
Mas tenho poucas dúvidas de que vai jogar melhor, e dar mais luta que nos anos anteriores - embora não esqueça que na época passada a meio do campeonato estava na liderança.

Não tenho dúvidas que vc, no seu íntimo, dá mais do que 10 % de favoritismo ao Benfica, e tem mais receio do Benfica do que do Sporting.

Anónimo disse...

Eu gosto de ver o LF entusiasmado! Qto mais se entusiasma com maior cabeça fica no final da época e depois vai ser um prazer ler o LF a falar em corrupçao, arbitros, doping, mau tempo, maus relvados, maus chefes de familia, etc etc etc!
Para mim, este blog é uma risota!

angelodias disse...

Foi uma simples alfinetada caro LF, mas que serviu para analisar um pouco do que mudou no Benfica em relação ao último ano.
Obviamente também não falei da preparação do Jesus para o campeonato português em detrimento da pouca ( ou nenhuma) do Quique.
Não sei se chegará para serem campeões, até porque obviamente confio no FCP e na estrutura vencedora que está enraizada no clube, estrutura essa que não se ganha de um ano para o outro.
Irá haver emoção e que venha o futebol a valer, que isto de ver jogos amigáveis não é a mesma coisa.

Sry Lanka disse...

Caro Angelodias...é FCP vc, certo?Tem por acaso conhecimento de alguns blogs do FCP bons para este debate de ideias e pontos de vista? Obrigado.

LF disse...

Não tem porque não existem.

Agora, com o fim do Portistas de Bancada, ainda pior...

angelodias disse...

O Portistas de bancada não acabou. Houve reformulações e obviamente não está a mesma coisa. Mas o LF como bom expert nessa matéria ( segundo ele não existem bons blogs portistas, pois deve ter corrido toda a blogosfera à procura) é que te poderá dar uns nomes.
Gosto do portistas com orgulho apesar de ter retirado os comentários.
Blogs de outros clubes só venho a este. Apesar de uma certa cegueira em alguns momentos, aqui ainda se vai discutindo o futebol jogado nas 4 linhas, que afinal é o que conta.

O teu blog também já esteve um mês parado e não foi o fim pois não?

LF disse...

O Portistas de Bancada para mim acabou no dia em que saiu de lá o Zirtaev. Depois o Ricardo Costa foi expulso, o Rui Moreira já se tinha afastado, e resta aquela aventesma que lá escreve agora (uma espécie de imitação de feira do Rui Santos, mas com lentes azuis).

Mas há bons blogues portistas. "Paixão pelo Porto", "Carrega Porto" entre outros.
Duvido é que permitam os comentários que eu aqui permito.
Isso efectivamente não existe.

Só um esclarecimento:
O VEDETA DA BOLA só parou por motivos de ausência temporária (férias, questões profissionais etc). Felizmente nunca, desde que nasceu até agora, esteve em equação a sua continuidade.

angelodias disse...

"Não tem porque não existem."

E depois:

"Mas há bons blogues portistas. "Paixão pelo Porto", "Carrega Porto" entre outros."

Ai essa coerência:) Obviamente que faltam lá pessoas que dinamizavam o blog e as discussões mas inclusivamente o Rui Moreira ainda lá vai deixando umas postas.
Mas como em tudo na vida as coisas evoluem e tem de ser dar mais tempo para ver se a qualidade do Portistas melhorou ou piorou.
Obviamente que eu sei que o teu blog só parou ou por férias ou por teres ido ver o Europeu, mas o Portistas sempre teve mais que um "blogueiro" e novidades irão surgir nessa campo.
Quanto aos comentários desde que sejam com elevação e sem maltratar ninguém não vejo porque razão devam ser barrados. Tu próprio discutiste vários temas no Portistas :)

LF disse...

Não existem espaços onde se possa discutir livremente.
Há bons blogues, mas a discussão não existe ou é limitada.

Comentei quando estava lá o Zirtaev.
Agora nem sequer leio, e só por comodismo não o retirei ainda da link list.